França: Suspeito foi morto por franco-atirador com tiro na cabeça

Franco-argelino Mohamed Merah, suspeito de ataques contra militares e escola judaica, é morto por polícia após 32 horas de cerco.

O promotor antiterrorismo da França, Francois Molins, disse nesta quinta-feira que o suspeito por três ataques mortais na área de Toulouse, sudoeste francês, foi morto com um disparo na cabeça feito por um franco-atirador quando tentava fugir ao pular da janela de seu apartamento. (Veja cronologia dos ataques e do cerco a suspeito na França)

O franco-argelino Mohamed Merah foi morto depois de um tiroteio de cinco minutos. “Fizemos tudo o que pudemos para prendê-lo com vida”, disse Mollins, que também confirmou a informação de que ele gravou os três ataques. A autópsia no corpo será feita nesta tarde em Bordeaux.

No vídeo: ‘Você matou meus irmãos, vou te matar’, disse suspeito de ataque na França

Oficiais da força de intervenção especial da França deixam área em Toulouse onde suspeito de ataques foi morto

Galeria de fotos: Veja imagens do terror na França

A morte foi o desfecho de um cerco policial e de uma negociação de 32 horas para capturar vivo Merah, 23 anos, suspeito de ataques contra militares e uma escola judaica e que alegou ter laços com a rede terrorista Al-Qaeda. Sete pessoas foram mortas na área de Toulouse em nove dias – três militares, um rabino e três crianças de uma escola judaica. De acordo com autoridades, Merah viajou para o Afeganistão e Paquistão para treinamento.

Discurso: Sarkozy anuncia medidas antiterroristas e punição para extremistas

Previamente, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse em um discurso televisionado que tudo havia sido feito para levar Merah à justiça, mas tomou-se a decisão de que mais vidas não poderiam ser postas em risco. “Tudo foi feito para levar o assassino à justiça, mas era inconcebível arriscar vidas… já houve muitas mortes”, afirmou após um encontro com seus ministros de Defesa, Justiça e de Relações Exteriores.

De acordo com o promotor, o atirador saiu de seu banheiro quando a polícia entrou no apartamento na manhã desta quinta-feira, disparando cerca de 30 vezes com uma Colt 45 e pulando a janela. Merah continou disparando até “ser atingido por um disparo da Raid (polícia de elite), que o matou com um tiro na cabeça”, contou.

Eleição: Ataques e cerco policial podem beneficiar candidatura de Sarkozy

Ele também acrescentou que o suspeito, que usava uma colete à prova de bala sob uma túnica, tinha coquetéis molotov e um estoque de munição disponíveis e houve um forte confronto antes de sua morte. Cinco membros do esquadrão de polícia francês ficaram feridos, afirmou, acrescentando que a polícia foi orientada a apenas disparar em autodefesa. De acordo com o jornal Le Monde, durante o cerco Merah disse aos negociadores que usou dinheiro de roubos para comprar as armas.

O promotor Molins confirmou que o suspeito filmou todos os três ataques e alegou ter colocado as gravações na internet. A polícia assistiu aos vídeos. No primeiro assassinato de um paraquedista, em 11 de março, escuta-se Merah dizendo “Você matou meus irmãos; vou te matar“. Quando assassinou dois outros paraquedistas quatro dias mais tarde na cidade vizinha de Montauban, ouve-se ele gritar na gravação: “Allahu Akbar”, ou “Deus é grande!” em árabe.

Ministro francês: Suspeito diz que foi instruído por Al-Qaeda no Paquistão

O Grupo de Inteligência SITE, que monitora mensagens de internet, informou nesta quinta-feira que um grupo jihadista menos conhecido reivindicou a responsabilidade pelos ataques na França. SITE disse que o Jund al-Khilafah (Soldados do Califado, em livre tradução), um grupo que também anunciou ser autor de ataques prévios no Afeganistão e Casaquistão, divulgou uma declaração afirmando que o “Yusuf da França” (referindo-se a Merah) liderou um ataque na segunda, dia dos disparos contra a escola judaica. Não há confirmação independente da alegação.

Ouça em vídeo barulhos de disparo durante invasão policial: 

O presidente Sarkozy disse que a investigação continua para verificar se o suspeito na série de ataques tinha algum cúmplice. De acordo com o promotor, Abdelkader, irmão de Merah preso na quarta-feira e que já havia sido relacionado a redes islâmicas iraquianas, ainda está sob custódia e sendo questionado sobre o caso. A mãe de Merah também está presa depois que seu computador tornou-se uma pista crucial para rastrear o suspeito. Molins também contou que a polícia conseguiu identificar o endereço de Merah na segunda-feira à noite e rastreou suas chamadas telefônicas.

Medidas antiterror

Em seu discurso na televisão, Sarkozy anunciou que franceses que visitam sites na internet que apoiam o terrorismo serão punidos por lei. “Aqueles que regularmente visitam ‘websites que apoiam o terrorismo ou conclamam o ódio ou a violência serão punidos perante a lei”, disse. O líder francês também prometeu reprimir aqueles que vão ao exterior com “os propósitos de doutrinação na ideologia terrorista”.

O presidente apelou para que os franceses não confundam terrorismo e islamismo. Os muçulmanos franceses “não têm nenhuma relação com a motivação maluca de um terrorista”, disse referindo-se aos 5 milhões de muçulmanos do país, a maior comunidade na Europa ocidental.

Foto: AP

Bombeiros franceses partem após ação policial contra suspeito de ataques contra militares e escola judaica em Toulouse

De acordo com a polícia, durante as horas de negociação na quarta-feira, Merah admitiu sentir orgulho dos sete assassinatos. Acredita-se que eles sejam os primeiros com inspiração radical islâmica na França desde os ataques do 11 de Setembro nos EUA.

*Com AP e BBC

Fonte: Último Segundo

11 Comentários

  1. No meu ponto de vista foi um fiasco completo o desfecho deste cerco ao atirador jihadista em Toulouse. Cercaram o cara por mais de 30 horas e depois resolvem invadir e forçar o assassino acuado a reagir e depois ser morto. Uma tremenda prova que polícia lá e cá tem o mesmo comportamento. Faltando estratégia e inteligência. Se fosse para invadir e provocar o confronto, deveriam tê-lo feito no momento que identificaram o local, para não dar tempo ao assassino de ficar conjecturando sobre seus atos, ganhar notoriedade no Mundo Mulçumano, em resumo virar héroi para alguns. Quando decidiram esperar 30 horas, deveriam estar preparados para esperar um mês.
    Mal conduzida, mal operacionalizada a missão. Um fiasco completo esta RAID Francesa.
    [ ]s

  2. e pela intensidade dos tiros o cara mandou muita bala também, vai saber se não saiu mais elementos atingidos…fiasco total, mas ao que parece veio em hora certa…para o Sarkosi

  3. Sarkozy anuncia medidas antiterrorismo

    É piada,um calhorda que patrocinou um ato de terrorismo na Líbia,sacaneia com os miseráveis francês,persegue ciganos,os árabes, espezinha a cultura islã,promove o xenofobismo na França,…etc.

    Este moleque fascista francês esta mais é satisfeito com tudo isso que acontecera por lá,como há muito extremismo florindo nos quatro cantos da Europa,ele irá com isso tudo se autopromover politicamente.

    Afinal é isso que se chama de extremismo;preconceito,intolerância;é a idiotice tomando as rédeas por lá.

  4. E FALANDO EM FASCISMO

    O sionismo assim como o que está acontecendo na França não perde o seu cinismo.

    ********(trecho do original)

    Israel ataca Conselho da ONU como “hipócrita”

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou de “hipócrita” o Conselho de Direitos Humanos da ONU, por ter dado sinal verde, nesta quinta-feira, à criação de missão de investigação internacional sobre as consequências das colônias israelenses no “território palestino ocupado, inclusive em Jerusalém Oriental” – uma resolução saudada como “vitória” pelos palestinos.

    *****************************************

    (*)Fonte:UOL / AFP

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=178906&id_secao=9

    Mais uma vez a prostituída ONU irá altar para com a decência e a moral pois o capanga dos sionistas(EUA) irá sabotar os direitos sagrados dos palestinos de reaver as suas terras roubadas.

    O mundo irá ver a vergonhosa sena patética dos EUA a se curvar aos párias do sionistas.

  5. CORRIGINDO

    Mais uma vez a prostituída ONU irá FALTAR para com a decência e a moral pois,o capanga dos sionistas(EUA) irá sabotar os direitos sagrados dos palestinos de reaver as suas terras roubadas.

    O mundo irá ver a vergonhosa cena patética em que os EUA a se curvará mais uma vez aos párias do sionistas.

  6. E TEM MAIS

    O extremismo ele é implacável em maldade para com uma sociedade que quer evoluir,a sua “resistência” a evolução é impressionante.

    ***************(trecho do original)

    Direita xenófoba tenta lucrar com crimes de Mohamed Merah

    O suposto autor dos assassinatos na França não só destruiu muitas vidas em sua trajetória mortal, mas também dinamitou o processo democrático que estava se desdobrando com vistas às eleições presidenciais de abril e maio próximos – primeiro e segundo turno.

    A sombra do terrorismo de corte islâmico e sua sequela de acusações, recuperação política do drama por parte da ultradireita xenófoba, acusações cruzadas e um sem fim de insensatezes irromperam na campanha junto à dor humana pelos crimes cometidos

    (*)Por:Eduardo Febbro – De Paris

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19812

    ******************************

    Parece que a terra da luz entrará nas trevas do medievalismo social/político de novo?

  7. Essa operação acabou sendo uma fanfarronagem com fins eleitoreiro.O cara estava acuado e captura-lo vivo com gazes seria facil.Pra mim executaram-no e o atiraram da janela.Dizer que um Sniper acertou-lhe na testa enquanto se projetava no ar so engana trouxa.Talvez ele vivo poderia falar demais e não so entregar a quem servia mas jogar merda no ventilador Frances.

  8. CHOREM ESQUERDALHAS… CHOREM… a mascara do internacionalismo e multiculturalismo que vcs defendem esta caindo… quero ver agora alguem vir dizer que a direita é terrorista como são VOCES e os SEUS alinhados, caros esquerdistas canalhas… gente estupida… gente hipocrita… alinhados da Al-Qaeda… “Homem abre fogo em escola judaica e mata 4”… dai vem um cretino e diz que a direita quer lucrar com crimes do terrorista… a direita não tem culpa se a esquerda se liga a gente ruim, porcaria e terroristas no mundo todo… vejam o caso das Farc e suas vitimas inocentes… ai veem vomitar mentiras e distorções como se fossem eles as vitimas… SAFADOS… não enganam mais ninguem… REVOLUCIONARIOS DE M.!!!…

  9. Isso é problema dos franceses. Eles que resolvam como acharem melhor. Se acham que dar um belo dum head shot de cal 50 no cara é a melhor solução que assim seja. Temos coisas mais importantes para nos preocupar do que se houve ou não execução do cara pela polícia francesa.

Comentários não permitidos.