Deu no Cavok:Rússia encomenda 30 novos caças Sukhoi Su-30SM

O Ministério de Defesa da Rússia assinou com a corporação Irkut um contrato para o fornecimento de 30 novos caças Su-30SM Flanker, de acordo com a agência de notícias militares Interfax. Através do acordo, as aeronaves serão fabricadas até 2015. O contrato foi assinado pelo Ministro da Defesa russo Anatoly Serdyukov e pelo representante da empresa Alexei Fedorov. O valor da transação não foi especificado. As aeronaves serão fabricadas na unidade de Novosibirsk.Na metade do mês de de agosto de 2011, foi relatado que a Corporação Irkut iria suprir cerca de 40 caças Su-30 para o Ministério da Defesa, e que posteriormente seriam transferidos para a Força Aérea e para Marinha russa. “As entregas desses aviões estão definidas para o programa do Estado de 2013. Dentre o Orçamento de Compra de Armas, em 2012 o Ministério da Defesa russo iria assinar um contrato para compra de 28 caças Su-30SM, enquanto as 12 aeronaves restantes seriam incluidas no acordo como opcionais.

A aquisição de novos caças produzidos através do programa de armamento russo para 2011-2020 tem uma verba de 23 trilhões de rublos. O documento prevê a compra de 28 caças Su-30SM para a Força Aérea da Rússia e 12 para a aviação naval. Anteriormente, havia sido relatado que 12 caças Su-30SM seriam parte da frota de aeronaves Mar Negro e substituirão os antigos jatos Sukhoi Su-24. As aeronaves ficarão baseadas no aeródromo na Crimeia.

O Su-30SM é uma modificação do modelo Su-30MKI, principal caça na Força Aérea Indiana. De acordo com Fedorov, a versão básica da nova aeronave tem modernizados aviônicos, sistema de identificação “amigo ou inimigo”, e vários outros parâmetros. Os Su-30SM são capazes de atingir velocidades de até 2.100 km/h e voar a numa distância de até 3.000 km. O raio de combate do jato é de 1,5 mil quilômetros. O caça pode carregar até oito toneladas de diferentes armas ar-ar e ar-solo.

Texto: Rustam, direto da Rússia – Tradução: Cavok

Nota do Autor: A unidade da Irkut de Novosibirsk, nos últimos 6 anos já assinou os seguintes contratos:

  • 65 jatos de treinamento Yak-130 aeronaves para a Força Aérea Russa
  • 16 jatos de treinamento Yak-130 para Força Aérea da Argélia
  • 18 caças Su-30MKA para a Argélia
  • 18 caças Su-30MKM para a Malásia
  • 42 caças Su-30MKI para a Índia

e entrega anualmente cerca de 20 conjuntos de jatos Su-30 para a produção desses caças na unidade da HAL na Índia.

Além disso a unidade produz peças individuais para a AERBASS, as quais serão usadas na aeronave civil europeia MS-21.

Fonte: Cavok

17 Comentários

  1. É de ficar imprecionado mesmo com essa Sukhoi. Antes de ler este artigo estava postando minha opnião desgraçada sobre os desgraçados planos de compra dos aviões da MB, e agora lendo isto sinto-me mais lastimável quanto oa Brasil.

  2. so nos resta lamentar em n ter um vetor desses por aki …. fazer o q se a FAB prefere o Gripen ..hehehehehee ….tragico !!!

  3. Quase toda a semana nós vemos a Rússia adquirindo novos armamentos para aumentar ainda mais seu poderio bélico, principalmente com novos caças e bombardeiros, além de novas baterias de defesa aérea S400, com a Europa em crise e os EUA ainda tendo problemas financeiros a Rússia, China e Índia comprando e fabricando armas sem que houvesse crise alguma pra eles !

  4. Os russos estão vindo é com tudo!….te cuida Tio Sam,fico imaginando essas belezinhas voando sobre a Síria e no Irã….seria o show do “dogfire” de todos os séculos!…Hehehe….!

  5. Creio que existe algum impecilio para adquirirmos nossos vetores!…
    Qual não sei! Ai mora misterio.Falta de dinheiro não acredito,porque no mundo inteiro temos credito.Seu vc presidente dava uma de doido, cancelava
    o programa FX2, comprava na pratileira o Sukhoy, e esperava o acontecimento!…

  6. Lucena disse:

    …”fico imaginando essas belezinhas voando sobre a Síria e no Irã…”

    Se de fato essas maravilhas estivessem sobrevoando os céus de Siria e Irã, e ainda alguns S300 também estivessem nessa brincadeira, com certeza o nível da discussão seria outro, digo, EUA e Israel estariam mais mansos.

    Agora, saber que podem de certa forma irem pra cima de Síria e Irã pelo fato de que irão encontrar duas Forças Aereas obsoletas, até eu iria.

  7. Sem contar os Su-34 que são produzidas na NAPO também em Novosibirsk.
    Conheço uma cossaquina que mora lá e ela nem sabia desta fábrica até eu contar para ela, vc podem ver a planta no google earth é digitar NAPO(Новосибирское Авиационное Производственное Объединение) novosibirsk.

  8. Caro Marco Antonio, não tenho a menor dúvida que ha um “impecílio” e sem medo de errar pego no veto ianque e seus aliados na FAB. Veja, preferir os monstregos inofensivos e inexistentes Gripens NG – estupidamente recheados de componentes americanos, sujeitando-nos a embargos – aos latas-velhas mas já consagrados F-18 e aos já consagrados Rafales de 4.5 geração, dá muito na vista. A escolha dos Grippens é uma armadilha e ficariamos nas mãos dos ianques da mesma forma ou até pior ainda, pois um projeto de caça tupiniquim jamais sairia do chão, com certeza. Eu não tenho a menor dúvida que a Embraer já tem tecnologia para fabricar um A-1 NG, totalmente nacional comparaveis ou melhor que os Grippens!

  9. governo que leva sua geopolitica e sua soberania a serio, e que não olham seus militares como “inimigos do povo” não se atrelam a praticas revanchistas trasvestidas de intelectuais, e sabem que o bom desenvolvimento belico de um pais se torna na pratica em empregos e renda para seu povo, se comporta assim mesmo

  10. Uns SU30MKBr de pronta entrega pra suprir os caças que serão baixados heim nada mal para a FAB e a MB e uns SU34 e SU35 com o Brasil entrando no programa SU50MKBr como a India ja faz desde 2009 em seu territorio estaria resolvido a questão defesa aerea enquanto isso voces sonham com Rafales e Gripens rsrs rsrs e ainda uns YAK130 para interceptações Amazonicas Ebaaa…Mas isso seria inaceitavel aos Esquisofrenicos Capaxos não é mesmo rsrs rsrs

  11. Al Carvalho disse:
    23/03/2012 às 12:25

    Caro Marco Antonio, não tenho a menor dúvida que ha um “impecílio” e sem medo de errar pego no veto ianque e seus aliados na FAB. Veja, preferir os monstregos inofensivos e inexistentes Gripens NG – estupidamente recheados de componentes americanos, sujeitando-nos a embargos – aos latas-velhas mas já consagrados F-18 e aos já consagrados Rafales de 4.5 geração, dá muito na vista. A escolha dos Grippens é uma armadilha e ficariamos nas mãos dos ianques da mesma forma ou até pior ainda, pois um projeto de caça tupiniquim jamais sairia do chão, com certeza. Eu não tenho a menor dúvida que a Embraer já tem tecnologia para fabricar um A-1 NG, totalmente nacional comparaveis ou melhor que os Grippens!
    Novo Brazuk disse:===== Esse seu comtário foi mt lúcido,faço meus o mesmo, e coerente,cadê os caças da n MB e FAB , dona? P Ontem.sds.

Comentários não permitidos.