Comissão aprova novas regras para ingresso nas carreiras do Exército

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 2844/11, do Executivo, que busca incorporar à legislação os requisitos para ingresso nos cursos de formação de oficiais e sargentos de carreira do Exército, após aprovação em concurso público.

O texto aborda pontos como limites de idade, idoneidade moral e bons antecedentes, cumprimento das obrigações eleitorais e do serviço militar, condições psicofísicas e limites máximo e mínimo de altura.

O texto foi aprovado com emendas do relator, deputado Hugo Napoleão (PSD-PI). O parlamentar ampliou a proibição de tatuagens, incluindo aquelas cujas dimensões ou natureza prejudiquem a camuflagem e comprometam as operações militares; a proibição do casamento para ingresso no curso preparatório de cadetes; nos cursos de formação de oficiais, do Quadro de Material Bélico e do Serviço Intendência; e no curso de formação de sargentos das diversas qualificações militares. O relator também apresentou emenda que fixa o prazo de cinco anos para o ingresso de mulheres na linha militar bélica de ensino.

“Serão necessárias medidas para a adequação das instalações físicas dos estabelecimentos de ensino nos quais irão ingressar integrantes do segmento feminino. Também precisamos de determinações para revisão e adequação do conteúdo programático dos cursos”, afirmou.

Exigências
Conforme a proposta, para ingresso nos cursos de formação de oficiais, o candidato deve ser brasileiro nato. Já os cursos de formação de praças destinam-se tanto a brasileiro nato quanto a naturalizado que tenha concluído o ensino médio.

A matrícula nos cursos de preparação de cadetes e de formação de oficiais e sargentos caracteriza o momento de ingresso no Exército. Os requisitos de ingresso incluem também aprovação em exame de conhecimentos gerais ou específicos, conforme o caso; em inspeção de saúde, em teste de aptidão física e em avaliação psicológica, além de cumprimento das obrigações do serviço militar e da Justiça Eleitoral.

Idades e alturas
A altura mínima exigida é de 1,60 metro para homens e 1,55 metro para mulheres. Os limites de idade variam de 16 a 36 anos, conforme a carreira pretendida. Por exemplo, para admissão no curso preparatório de cadetes, a idade exigida varia de 16 a 21 anos. Já os candidatos a oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e do quadro complementar poderão ter no máximo 36 anos.

O candidato também não poderá possuir tatuagem que faça alusão a ideologia terrorista ou extremista, violência, criminalidade, ideia ou ato libidinoso, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou ainda ideia ofensiva às Forças Armadas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Edição – Oscar Telles – Reportagem – Marcelo Westphalem

11 Comentários

  1. São uns idiotas reacionários fazendo isto! O que esses imbecis querem provar qo as Fas brasileiras são? Uns bandos de conservadores iguais a eles ou guerreiros de verdade, pois se for chamado pra combate duvido que vão ver isto, ou então vamos ver monte de gente escapando do recrutamento em guerra!

  2. No final se o Brasil entar em guerra eles vão precisar chamar até os aleijado, crianças e mulheres depois que as forças regulares forem destruidas.

  3. O que teria impacto e deveria ser aprovado era a profissionalização de nossas Forças. Chega de trabalho escravo nas Forças Armadas. Não precisamos ter duzentos mil conscritos. seria melhor ter vinte mil profissionais (claro que estou fazendo uma analogia, os números não são esses). Essa mudanças mexem apenas com as moscas, a M…. continua a mesma. P.S.: o novo formato do site ficou mais limpo e carrega mais rápido, porém, a área dos comentários perdeu algo que ainda não consegui definir.

  4. sinceridade eu acho uma babaquice o que esse cara quer pois essa de tatuagem sempre roluo essa ideia de nao poder mas todo mundo faz frescura de gente que nao tem nada melhor para legislar esse é o politico fingindo que faz mas na verdade está é atrazando o lado de quem realmente é o guerreiro para entrar ,e como disse a rapaziada do site em caso de guerra até quem já morreu eles convocam só tiram os filhos deles pois eles sabem que invez de investir nas forças armadas em tempo de paz ficaram inventando moda.

  5. TEM COISA MUITO MAIS IMPORTANTE PARA RESOLVER NA FAAs DO QUE ISTO.
    SINCERAMENTE ESPERO QUE O DILMÃO VETE ESTÁ BESTEIRA..

  6. ta certo, as forças armadas não são casa da mãe joana, e nem refugo de ideologias falidas pseudo “sociais”, e devem representar toda uma nação, e não serem formadas por “mercenarios proficionais” E PRECISO TER MERITO


    mas tambem devem ter um SOLDO ( militar não recebe salario,soldado que recebe salario e mercenario )que lhes deem dignidade, e que posam prover suas familias


    quem gosta dessas “pseudo modernidades secularistas ” dos dias de hoje, fiquem longe de nossas forças armadas,pois elas são para quem dignifica a patria e a familia,quem não tem esses conceitos morais, se escrevam em big brothers, fazendas de biscates, e levem suas namoradas em casas de swings de cornos mansos, a quem a carapuça servir e so pegar

  7. Pô CAPA PRETA… ce falou tudo e não deixou nada para mim?… rsrsrsrsrs… valeu irmão… assim vc facilita meu trabalho de chamar os incaltos a verdade… esses vendidos são assim mesmos… tergiversar é com eles mesmos… e vc colocou os pingos nos i’s… saudações fraternais…

  8. Blue Eyes, Na Resistência disse:


    fala meu camarada de olhos azuis, ta sumido pó, o debate fica mais pobre sem você e sua resistencia, pra fazer o contraditorio aos que querem um mundo de uma unica e pobre visão, continue firme e forte irmão.


    e tenha certeza que suas preocupações são as mesmas minhas BLUE EYES, ha tempos tenho percebido que o secularismo sexista sem moral, quer aparelhar ideologicamente um dos ultimos redutos de honra de nossa sociedade, AS FORÇAS ARMADAS, ja tivemos ate casos de conscritos dançando funk ao som do hino nacional, tudo bem são jovens, carecem de orientação, e e isso que o nosso exercito faz muito bem e muitos não entendem( ou se recusam a entender) o serviço militar trasforma MOLEKES EM HOMENS, muitas vezes vindos de familias desestruturadas e sem pespectiva, a diciplina e ordem unida, e acima disto os valores civicos patrioticos, trasforma a vida de muitos jovens, lhes ensina valores de familia e patria, e salva milhares de jovens da vadiagem,a maioria sempre diz que o tempo de rancho no quartel foi a melhor fase de suas vidas, onde se ganha uma segunda familia, e se aprende a volirizar a primeira, que outro orgão em nossa sociedade faz isso tão bem quanto as forças armadas ? educa-se antes para depois não ter que reeduca-los em febens e presidios depois, e alguem reconhece ? pelo contrario mete-se o pau, mas não se oferece alternativa, alias oferecem sim, a alternativa de uma sociedade sexista, que esta trasformando nossos jovens garotos em mumias androgenas retardadas, e nossas menias são bombardeadas pela midia com pessimos exemoplos de prostituição e falta de etica em horario nobre.


    daqui a pouco essa verdadeira sodoma que virou nossa sociedade, ta defendendo que soldados tenham cabelo comprido, barba, brinco, as militares femininas de mini saia ao som do pancadão, imagina dois marmanjos fardados andando de mãozinhas dadas ( não tenho nada contra a opção sexual de ninguem, mas o que o individuo faz em sua intimidade, deve ficar dentro de seu quarto, se querem respeito aprendam a respeitar) palhaçada pura !!!

  9. É capa preta… me lembrou um sertanejão que dizia o seguinte:
    **********************************************************************
    MUNDO VELHO TÁ PERDIDO
    (…)
    ***
    Mundo velho mudou tanto
    Que já está entrando areia.
    Grande pisa nos pequenos,
    Coitadinhos desnorteia
    ***
    Quem trabalha não tem nada,
    Enriquece quem tapeia.
    Pobre não ganha demanda,
    Rico não vai pra cadeia.
    ***
    Na moral do velho mundo
    Quem não presta pisoteia.
    Os mandamentos de Deus
    Tem gente que até odeia.
    ***
    Igrejas estão vazias,
    Antigamente eram cheias.
    O que é ruim está aumentando,
    O que é bom ninguém semeia.
    ***
    Ó meu Deus venha na terra
    Porque a coisa aqui tá feia,
    Mas que venha prevenido,
    Traga chicote e correia.
    ***
    Tem até mulher pelada
    No lugar da Santa Ceia.
    Só Deus pode dar um fim
    No que o diabo desnorteia
    **********************************************************************
    Não é atoa que temos que conviver com tipos como o Corbin07… neobabaca, boca aberta… por isso o mundo ta piorando… mas vamos dar a volta… o que não presta vai naturalmente para o ralo… sobra quem quer fazer a diferença… saudações guerreiras…

Comentários não permitidos.