Chevron tentou indevidamente alcançar a camada pré-sal

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira (d) e o diretor de assuntos corporativos da Chevron, Rafael …

As petroleiras Chevron e Transocean tentaram indevidamente alcançar a camada pré-sal no campo de Frade, afirma o Ministério Público Federal (MPF). Na denúncia apresentada quarta-feira à Justiça contra as empresas, o procurador da República Eduardo Santos sustenta que elas “buscavam explorar a camada do pré-sal brasileiro, tendo se lançado a perfurar sem condições técnicas e de segurança”. As petroleiras negam a acusação.
Para Santos, há “indícios de que não havia a intenção de parar a perfuração enquanto não se atingisse o pré-sal”. Na tentativa, teria ocorrido a ruptura de alguma estrutura do poço perfurado, dando origem ao primeiro vazamento, de 7 de novembro.O procurador conclui que os denunciados devem responder criminalmente por terem tentado produzir petróleo em desacordo com as licenças e autorizações recebidas dos órgãos competentes. “É certo, tal como exposto pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que o contrato de concessão dos blocos petrolíferos pertencentes à União cobre as profundidades conhecidas como pré-sal. Entretanto, não é menos certo que a exploração e produção efetiva dos hidrocarbonetos, se demandam atividade maior e mais complexa do que a inicialmente prevista nos instrumentos legais, devem ser comunicadas, avaliadas e especificadas pela ANP previamente”, escreveu Santos na denúncia encaminhada à Justiça.

O secretário de Ambiente do Rio, Carlos Minc, defendeu ontem que uma parte dos royalties do petróleo seja usada para equipar órgãos de fiscalização. “Além de uma coordenação forte, deve haver uma estrutura poderosa, em parte bancada pelo governo e em parte pelas empresas. Não é admissível que, em uma atividade tão rentável como o petróleo, quem fiscaliza, como o Ibama e a ANP, tenha uma estrutura tão precária de helicópteros e satélites para monitorar. Há um desequilíbrio. Quem dá a licença deve ter equipamentos para fiscalizar”, disse o ex-ministro do Meio Ambiente. Minc deverá reunir-se hoje com a direção da ANP.

Fonte: YAHOO

16 Comentários

  1. Só nesse Brasil mesmo, criar órgãos de fiscalização inoperantes.
    Então meus amigos já começou a corrida bélica atrás do Pré-sal.

  2. Adriano disse:
    22/03/2012 às 21:40

    Só nesse Brasil mesmo, criar órgãos de fiscalização inoperantes.
    Então meus amigos já começou a corrida bélica atrás do Pré-sal.======A mt tempo, e nem armas p impor a n vontade legal nós temos…um verdadeiro descompasso. Trágico.Sds.

  3. Xô Chevron!

    Caso a maléfica Chevron (a maior petroleira americana) ser convidada a se retirar do programa do pré-sal,o governo americano irá contestar a Amazônia azul,visto que estes assaltantes de riqueza alheia ão reconhecem os direitos das 200 milhas náuticas brasileira e nem a mais do que isso(350 milhas).

    A 4º frota ira começar dar o ar da sua graças no litoral brasileiro,para alegria dos cocacolas daqui,provavelmente estes vermes acenarão com lencinhos para os piratas americanos-Rsrs…..

    Graças a essa Chevron a praia do Neblom mudou de nome,hoje se chama “praia do Chevron”! _ Hahah…

  4. O governo brasileiro não pode nem deve desperdiçar mais esta chance de mandar à pqp e para fora do País essa imprestável e despeitada gigante ianque e sua comparsa. Devem exemplarmente serem punidas com multas milionárias e cadeia para os seus mandantes e definitivamente expulsa do Pais por insubordinação às leis do Brasil e crimes ambientais.
    Sds.

  5. Uma das 7 irmãs do cartel petrolífero.

    A Chevron em sua atuação foi uma das empresas mais porcas do mundo colaborando inclúsive para diversos desastres ambientais e geopolíticos.

    O pior desastre ambiental e geopolítico criado por esta empresa foi a poluição durante decadas do delta do rio Niger, que em seu climax resultou em um erro primário que ocasionou um acidente em um gasoduto que está pegando fogo até hoje. O resultado foi que agora há gente hospitalizada, as águas esquentaram e as bactérias que cresceram matam os peixes que são a base de sustento da população local, há piratas que destroem as intalações da Shell que também é bastante porca e roubam petroleiros e navios assim como foi na somalia.

  6. Se esta empresa age no esquema da casa da mãe Joana DEVE ser descredenciada a explorar o petróleo de nosso solo.

  7. esqueça aqueles que acham que a chevron sera expulsa do nosso pais, chevron(dos rockefeller) é a maior companhia de petroloe do mundo com muitos acordos com o governo brasileiro.

  8. safados estavam tentado roubar nosso petróleo, que ainda nem tiramos,assim quando agente fosse lá eles já estariam vendendo petróleo do Pre-Sal.

  9. AHÁ, pegaram os piratas no fraga, tentando furar nossos olhos,so não contaram com essa fisura que denunciou as perfurações criminosas,parabens a justiça brasileira, que determinou que não deixem o pais de quem estava tentando roubar nossas riquezas, e ainda fazem essa ..agada ambiental, e agora NELORE ?, e agora HMS TIRILESS ?, defendam seus patrões piratas que eu quero ver ??

  10. “O governo brasileiro não pode nem deve desperdiçar mais esta chance de mandar à pqp e para fora do País essa imprestável e despeitada gigante ianque e sua comparsa. Devem exemplarmente serem punidas com multas milionárias e cadeia para os seus mandantes e definitivamente expulsa do Pais por insubordinação às leis do Brasil e crimes ambientais.”… como fazer isso se O PROPRIO GOVERNO quem as trouxe para cá… vcs ainda acham que este governo esquerdista é PATRIOTA?… vcs merecem o governo que lhes pisa o pescoço…

  11. te toda razão BLUE EYES, quem se lembra da maleta que sumiu com dados sobre o pre-sal, sumiu ??, isso foi cobra mandada, ja estão vendendo nosso petroleo por baixo dos panos e enfiando o dinheiro no seus bolsos fisiologistas,os atuais desgovernantes, so não querem contrariar seu “discurso de campanha”, so não contavam com essa cagada ambiental que os piratas da chevron fizeram na bacia de campos, senão estaria tudo certo e obscuro ainda, certo para eles, não para nos, lamentavel

Comentários não permitidos.