Avião supersônico do futuro será biplano

Redação do Site Inovação Tecnológica – 20/03/2012

Avião biplano poderá ser o jato supersônico do futuro

O grupo do Dr. Shigeru Obayashi, da Universidade de Tohoku, trabalha há vários anos tentando melhorar o projeto do alemão Adolf Busemann, que criou o conceito de um avião supersônico biplano nos anos 1930. [Imagem: Obayashi laboratory/Tohoku University]
 

Sucessor do Concorde

Engenheiros acreditam ter encontrado a solução para um avião supersônico que não sofra dos mesmos problemas do Concorde.

O Concorde voava de Nova Iorque a Paris em três horas e meia – mas a capacidade de passageiros era pequena, as passagens eram caras, o avião consumia muito combustível e só podia superar a barreira do som quando voava sobre os oceanos, por causa do estrondoso boom sônico.

Buscando inspiração em um projeto alemão dos anos 1950, uma equipe japonesa e outra norte-americana acreditam que tudo pode ser solucionado colocando mais um conjunto de asas, ou um segundo plano de sustentação, criando um avião supersônico biplano.

Jato supersônico biplano

O grupo do Dr. Shigeru Obayashi, da Universidade de Tohoku, trabalha há vários anos tentando melhorar o projeto do alemão Adolf Busemann, que criou o conceito de um avião supersônico biplano nos anos 1930.

Avião biplano poderá ser o jato supersônico do futuro

A grande vantagem do jato biplano é a eliminação do incômodo boom sônico. [Imagem: Obayashi laboratory/Tohoku University]

A grande vantagem do biplano é a eliminação do incômodo boom sônico, o estrondo que resulta de ondas de choques criadas pelos aviões quando eles superam a barreira do som.

Segundo os cálculos, duas asas, uma posicionada acima da outra, cancelam as ondas de choque produzidas pelas asas individuais, eliminando definitivamente o estrondo.

O problema é que o projeto de Busemann sofria de um mal irremediável: a falta de sustentação. Ele voaria bem em velocidades supersônicas, mas a transição para Mach 1 geraria um arrasto tal que a aeronave não se manteria no ar.

A solução do grupo japonês é usar partes móveis nas asas para lidar com as diferentes características de voo durante as velocidades sub e super-sônicas.

O projeto foi elaborado com o auxílio dos chamados algoritmos genéticos, programas inspirados na teoria da evolução que “aprendem” com os erros anteriores, gerando novas gerações de soluções que mesclam características das gerações anteriores que tiveram maior sucesso.

Eles batizaram seu avião de Misora, a palavra japonesa para céu, e também sigla para MItigated SOnic-boom Research Airplane.

Avião biplano poderá ser o jato supersônico do futuro

O projeto do MIT não apresenta diferenças visíveis em relação ao projeto Misora, mas elimina a necessidade de partes móveis ativas nas asas. [Imagem: Christine Daniloff/MIT/Obayashi laboratory/Tohoku University]

Asas passivas

A equipe do MIT optou por uma técnica mais tipo força bruta.

Qiqi Wang e seus colegas fizeram simulações por computador testando 700 configurações de asas, cada uma delas voando nas diversas velocidades que se espera de um avião supersônico.

Além de confirmar os cálculos da equipe japonesa – o biplano supersônico parece que realmente elimina o boom sônico – o grupo conseguiu eliminar a necessidade de materiais ativos, conseguindo manter a estabilidade do avião em todas as velocidades usando asas inteiramente fixas.

Os resultados mostraram que, com uma superfície interna de cada asa mais lisa, cria-se um canal largo através do qual o ar pode fluir.

Os pesquisadores também descobriram que saliências na borda superior da asa de cima, e na borda inferior da asa de baixo, reduzem à metade o arrasto de jatos supersônicos como o Concorde.

O próximo passo da pesquisa é construir um modelo tridimensional para realizar testes em túneis de vento.

Fonte: Inovação Tecnológica

11 Comentários

  1. Como sempre os cientistas alemães são originais em suas ideias. Criando artefatos plausiveis, que ninguem imagina poder existir. O resto do mundo sempre copia suas ideias e aperfeiçoa.



  2. ok… voa .. acaba com o boom sonico..etc…

    mais é muito feio…kkk

    parece a Wilsa Carla com asas…kk

  3. Nosso amigo Dandolo projetaria coisa mais eficiente e bonito.Lucas o Hitle não soube aproveitar ou melhor não soube valorizar e respeitar a massa critica que tinha nas mão, por isso perdeu a guerra, caso semelhante estamos vendo no momento só que de forma diferente nos EUA.

  4. Opa! Calma lá! Nem todo alemão era nazista e nem todo nazista era alemão. Na época da Alemanha comandada pelo nazista existiram grande gênios alemães e nem por isso eram nazistas.
    Vamos nos policiar neste tipo de fala pessoal, por que é o tipo de coisas que os “vencedores” gostam de fazer-nos acreditar.

  5. André Martins Mendes disse:
    22/03/2012 às 12:50

    Opa! Calma lá! Nem todo alemão era nazista e nem todo nazista era alemão. Na época da Alemanha comandada pelo nazista existiram grande gênios alemães e nem por isso eram nazistas.
    Vamos nos policiar neste tipo de fala pessoal, por que é o tipo de coisas que os “vencedores” gostam de fazer-nos acreditar.=== Eu falo da forma de governo vigênte da época na Alemanha..Sds.

  6. O meu avião é bem mais avançado do que esse.
    Não tem asas. O corpo do avião faz papel de asa, e para isso tem um macete.
    Lamentavelmente, os alemães de hoje emburreceram.
    Eles colocaram asas duplas, para reduzir o comprimento delas,nada mais.
    Vocês esqueceram que sobre a Nave 1/3 C ?
    Na verdade é um disco-voador simples.
    É essa que eu quero fabricar. Vai da Terra a Lua em 15 minutos.

  7. Não importa se é feio,o que importa é se é poderoso,no caso não me parece muito poderoso,o que me leva a dizer que é bem mais plausível continuar construindo os stealth de 5g normais.

    No caso,é como o cara lá disse,”Nem todo alemão era nazista,e nem todo nazista era alemão”,os cientistas ALEMÃES foram sempre muito bons e exemplares,eles continuam a ser geniais,mas não tem o mesmo investimento que tem outros países.

    E Hitler era um monstro,eu sei a história dele e ainda o acho um monstro,Hitler foi apenas amostra da frase “Não importa quantos recursos você tenha se não souber aproveitá-los”,não aproveitou as melhores armas.

Comentários não permitidos.