Alemanha venderá a Israel mais um submarino com capacidade nuclear

Ministro da Defesa alemão declarou que país fornecerá sexto submarino com capacidade nuclear aos israelenses. A Alemanha, que subsidiará parte dos custos da embarcação, alerta, porém, sobre os riscos de um ataque ao Irã.

O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maiziere, anunciou nesta terça-feira (21/03) que a Alemanha venderá a Israel o sexto submarino da classe Dolphin, com capacidade nuclear. A venda da embarcação foi confirmada após conversas com o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, em Berlim.

“Um submarino adicional será fornecido a Israel”, declarou de Maiziere, adicionando que a Alemanha subsidiaria parte dos custos.

O ministro não revelou o valor do subsídio. Em novembro de 2011, uma fonte do governo alemão havia informado que o país pagaria um terço da conta, totalizando no máximo de 135 milhões de euros. A quantia está prevista no orçamento alemão de 2012 para gastos com “sistemas de defesa para Israel”.

Negociações

De acordo com informações divulgadas pelo jornal israelense Yediot Aharonot em outubro, a Alemanha reavaliou a venda do submarino a Israel após tensões envolvendo a construção de assentamento judeus em territórios palestinos ocupados.

No entanto, Berlim acabou concordado em vender a embarcação a Israel depois de o Estado judeu liberar milhões de dólares para a autoridade Palestina em direitos aduaneiros, reportou a rádio do exército israelense dois meses depois.

Atualmente, a marinha israelense possui três submarinos da classe Dolphin, fabricados na Alemanha pela Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), uma unidade da ThyssenKrupp. Desses três, dois foram comprados após a Guerra do Golfo de 1991.

Após um acordo com Israel em 2005, dois outros submarinos estão sendo construídos em um estaleiro na cidade de Kiel e devem ser entregues em 2012. A Alemanha contribuiu com 333 milhões de euros pelos dois – cerca de um terço dos custos. Agora, um sexto submarino foi incluído no acordo com Israel.

Assume-se que Israel tenha as únicas armas nucleares do Oriente Médio, o que o país não confirma nem nega. As armas poderiam estar a bordo dos Dolphins – submarinos pequenos, movidos a diesel, destinados à patrulha costeira e equipados com dez tubos de torpedo.

De olho no Irã

De Maiziere disse temer, assim como Israel, que o Irã se arme nuclearmente e estar convencido de que o país tem esse objetivo. Porém, o ministro alemão pediu cautela. “Uma escalada militar significaria riscos incalculáveis para Israel e para a região”, declarou.

Barak, por sua vez, afirmou que todas as opções com relação ao Irã deveriam ser consideradas, menos a contenção. “Aceitar um Irã nuclear seria inconcebível e inaceitável para o mundo todo.” O Irã insiste que seu programa nuclear é puramente não militar.

A Alemanha – que após o holocausto tornou-se absolutamente comprometida com a segurança de Israel – defendeu campanhas diplomáticas internacionais para controlar Teerã. Mas Berlim também criticou o programa de construção de assentamentos de Israel.

“Israel tem garantida a solidariedade alemã quanto à sua integridade soberana e sua existência. Mas é importante que o país e seus parceiros caminhem em direção a uma solução para o conflito no Oriente Médio”, disse de Maiziere. (Revisão: Francis França)

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. Carlos Argus.
    É certo que cada nação deve cuidar de seus interesses sempre mas com todo o bom senso e responsabilidade, coisa que Israel não tem feito. Daí vem grande parte desses problemas e o perigo de uma guerra em grande escala agora…

  2. Quanta intolerancia para com os judeus!!!… e ainda vem uns lucenaticos falando em preconceito… logo eles, anti-semitas, adoradores do islã, verdadeiros terroristas da verdade… RETIRE PRIMEIRO A TRAVE DO SEU PROPRIO OLHO E ENTÃO PODERA LIMPAR A REMELA DO OLHO ALHEIO, caro HIPOCRITA!!!… não tens vergonha na cara de tentar impingir a outros seu estado de demencia intelectual?… pobre desvairado… VC NÃO ENGANA MAIS NEM A SI MESMO… vais morrer na praia com essas tolas tentativas de tergiversar os fatos… metido a espertalhão… RSRSRSRRSRSRSRSR… falta-lhe competencia, morimbundo das ideias…

  3. Continuo perguntando: o que é um submarino com capacidade nuclear?

    Como projetar um submarino sem capacidade nuclear?

    Bacchi

    • Rginaldo, Israel possui uma versão do míssil sub harpoon capáz de transportar uma pequena ogiva de cerca de 1 kt, considerando-se a possibilidade desta arma ser incorporada ao submarino, esta seria a descrição de “capacidade nuclear” mal explicada pelo autor.
      Sds
      E.M.Pinto

  4. Reginaldo Bacchi

    Um submarino com capacidade nuclear é aquele capaz de carregar ARMAS NUCLEARES em forma de mísseis balísticos ou mísseis de cruzeiro.

    Agora, um SUBMARINO NUCLEAR é aquele movido a energia nuclear. Os de Israel são SUBMARINOS CONVENCIONAIS movidos a Diesel-eletricidade, capazes de disparar armas nucleares, portanto são submarinos convencionais com capacidade nuclear.

    Comparativamente os submarinos brasileiros são submarinos convencionais sem capacidade nuclear e o nosso futuro submarino nuclear NÃO TERÁ capacidade de levar armas nucleares.

  5. E.M.Pinto, muito obrigado por sua explicação.

    Vou tentar descobrir mais a respeito do que o uso do Harpoon provoca de mudança no projeto do submarino.

    Eu REALMENTE estou interessado em entender o que é um submarino com capacidade nuclear.

    Eu escrevo artigos sobre tecnologia militar desde 1990 e como primeiro passo procuro entender o assunto.

    Infelismente a resposta de Relojoeiro não esclareceu nada, pois pelo que sei Israel não tem nem misseis balisticos nem misseis de cruzeiro.

    Ou como diria Datena: estarei eu enganado?

    Bacchi

  6. Consultei o livro “Cold war submarines” (Norman Friedman e Kenneth J. Moore – Potomac Books, 2004) e encontrei a informação que tanto o missil Harpoon como o missil de cruzeiro Tomahawk podem ser lançados de tubos de torpedo de 533 mm.

    O Tomahahawk foi projetado a pedido do almirante Rickover com o diametro que permitisse este fato.

    Isto para mim significa que todo submarino com tubos de torpedo de 533 mm e espaço suficiente para armazenamento dos misseis, é um submarino de capacidade nuclear!

    Muito bem, sendo isto verdade, e tendo os submarinos brasileiros classe Tupy (e o Tikuna) tubos de torpedo com este diametro, por que eles não tem capacidade nuclear, como afirma Relojoeiro?

    Estou realmente curioso.

    Bacchi

  7. Rogerio Schneider,já entrei em MUITA discussão sobre isso,mas o que você está afirmando… isso mostra duas coisas,VOCÊ É JUDEU!Todo Judeu defende Israel.E SEGUNDO,VOCÊ É UM SER HUMANO MEDÍOCRE! Eu não sou Ateu,aliás sou católico,e mesmo assim sou contra o estado israelense,a única coisa que eles fizeram de bom na história,foi que Jesus nasceu lá,e pronto,depois disso nada mais de bom aconteceu naquela terra depois da morte do mesmo.

    Se você realmente estudasse,você veria que os Israelenses não estão atrás de se defender,e sim de atacar,Israel atual é apenas uma pequena parte da “terra sagrada” prometida aos Judeus na Bíblia,eles querem não só a Palestina,como a Arábia e a Pérsia também!

    Sou contra o estado de Israel e pronto!

  8. Artur, vc vai me desculpar, mas um catolico que é contra o estado de Israel não esta usando muito bem a cabeça… se não é o estado de Israel, combater o islã seria muito mais dificil para nós cristãos… vamos pensar um pouco antes de tomar partido errado…

Comentários não permitidos.