Super Tucano, da Embraer, cai no litoral do Equador

Dois militares equatorianos se ejetaram e saíram ilesos nesta segunda-feira durante a queda de um avião Super Tucano, fabricado pela Embraer, em Manta, no sudoeste do Equador, informou a Força Aérea do país (FAE).

“Os dois pilotos se ejetaram e estão bem”, assinalou o coronel Galo Venegas.

O Super Tucano, fabricado pela Embraer, sofreu um “problema” quando sobrevoava a zona da base da FAE em Manta em missão de treinamento.

“Foi formada uma Junta Investigadora de Acidentes (JIA) para determinar as possíveis causas” da queda do aparelho, destacou Venegas.

O aparelho envolvido foi comprado recentemente pelo Equador para reforçar o controle na fronteira com a Colômbia, onde operam guerrilheiros e narcotraficantes.

O jornal “El Comercio” de Quito informou que “se viu fogo em uma das asas antes da queda”.

Militares equatorianos saem ilesos de acidente com aeronave brasileira

Dois militares equatorianos saíram ilesos depois de ejetarem-se de um avião de treinamento que sofreu um “percalço” ao sobrevoar o porto pesqueiro de Manta, no sudoeste do país, nesta segunda-feira (19). A aeronave era um A-29 Super Tucano de fabricação brasileira, segundo o porta-voz da Força Aérea do Equador, coronel Galo Venegas.

Não foram dados mais detalhes sobre a falha apresentada pela aeronave. A Junta Investigadora de Acidentes deverá investigar as possíveis causas, segundo Venegas.

Segundo o jornal El Comercio, de Quito, uma testemunha teria visto fogo saindo de uma das asas da aeronave antes da queda. Os dois militares foram resgatados e levados para o hospital da Força Aérea, que fica a aproximadamente um quilômetro do local do acidente.

O Equador adquiriu 24 aeronaves do Brasil, no final de 2009, para reforçar o controle na fronteira com a Colômbia.

Na última sexta-feira (16), o piloto de um avião do Exército do Equador, de fabricação espanhola, precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto de Quito. Havia 36 pessoas a bordo, entre militares e civis, mas ninguém ficou ferido.

Em agosto do ano passado, um piloto da Força Aérea do Equador ficou ferido em uma explosão, atribuída a uma descompressão na cabine de um avião de combate de fabricação sul-africana. (Com informações da agência AFP)

Fonte: Surgiu.com

 

12 Comentários

  1. De vez enquando cai um Super Tucano o que lógico pode acontecer com qualquer aeronave,más a Embraer tem de descobrir as causas e procurar aprimorar ainda mais o caça tornando-o cada vez mais seguro!

  2. Não foi o primeiro e não será o ultimo o A-29 ST é uma aeronave de conceito lego planejado as pressas ao meu ver. faltou um pouco mais de testes em seu projeto final.

  3. O Super Tucano tem um longo processo de planejamento no seu desenvolvimento, que começou com o Tucano, do qual a RAF tem mais de 200 unidades fabricadas pela Short Brothers.
    Não conheço maior histórico de problemas com o dito cujo, mas na matéria já se vê o histórico da manutenção equatoriana.
    Antes, temos também diversos casos com os Jaguar, que sempre tinham baixa operacionalidade.
    —–
    Lamentável, como sempre, é atitude de brasileiros desvalorizando o Made in Brazil. O melhor avião do tipo no mundo, analisado por mais de um ano pela USAF, operando em cerca de 10 forças aéreas no mundo, e a turma caindo de pau, só porque é Made in Brazil.

  4. A maioria dos acidentes de aviação é devido a falha humana e falha na manutenção. O supertucano é um excelente avião, tanto que foi escolhido pela usaf, só não levou por causas políticas. O mais importante é que ninguém se feriu.

  5. Falken (nome americanizado)

    “Não foi o primeiro e não será o ultimo o A-29 ST é uma aeronave de conceito lego planejado as pressas ao meu ver. faltou um pouco mais de testes em seu projeto final.”

    Nossa frota de Supertucano é de 100 aeronaves. Quantas o equador têm? Menos de 1/4 da nossa! Quantos acidentes temos?

    Lego é aquela merda do Pilates made in USA!!!

  6. o tucano na minha opiniao ele nao e um caça
    ele seria um aviao de vigilancia e nao um caça de guerra…
    o poder de fogo dele nem se compara com os 32 caças rafale que o brasil comprou..
    e que inclusive e um numero muito baixo para o tamanho do brasil…
    brasil deveria investir mais em tecnologia e começar e produzir bons caças ate mesmo para a exportaçao.. mas o tucano e um bom aviao para patrulhar e nao para abater…

Comentários não permitidos.