Índia é o maior importador de armas do mundo

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Índia lidera a classificação dos maiores importadores de armas pesadas  do mundo, é o que divulgou nesta segunda-feira a organização independenteInternational Peace Research Institute (SIPRI)  sedeada em Estocolmo.
Segundo o relatório, a Índia, é o maior destino das armas produzidas no mundo e foi responsável por 10 por cento das importações globais de armas entre 2007 e 2011. Entre os contratos mais importantes assinados pela Índia está a  compra de 120 aviões de combate russos Su-30MK , 29 Mig-29Ks e 20 caças britânicos SPECAT Jaguar.

Os cinco maiores importadores de armas incluem  os estados da Ásia e Oceania: Índia, Coreia do Sul, Paquistão, China e Cingapura, que respondem por 30 por cento de todas as importações das principais armas convencionais entre 2007 e 2011, disse o relatório.


A SIPRI, que chama a Rússia “um importador menor de grandes armas convencionais”, mencionou acordos recentes de Moscou, que incluem a entrega de quatro  navios LHD franceses da classe Mistral,  além dos 60 veículos blindados italianos,  Lynx LMV  e aviões não tripulados de Israel.

Os Estados Unidos e a Rússia foram nomeados os principais fornecedores de armas, que responderam por 30 e 24 por cento de todas as exportações, respectivamente.

Durante 2011, os Estados Unidos entregou 64 aeronaves de combate, incluindo 11 F-15E para a Coreia do Sul, 7  F-15SGs para Cingapura, 9 F/A-18Es para a Austrália, 12 F-16Cs para a Turquia e 16 F-16Cs para o Marrocos.

“A  mais significativa ordem de compra lançada em 2011, foi feita pela Arábia Saudita que adquiriu 84 aviões de combate F-15SG bem como o upgrade de 70 outros F-15E existentes, que devem ser elevados ao mesmo padrão”, informou a Sipri.

Fonte: RIANOVOSTI

9 Comentários

  1. Não façamos comparações precipitadas…
    A Índia possui dois vizinhos assustadores (para eles): Índia e Paquistão.

  2. Mesmo sabendo que eles se aturam naquela região o Brasil mesmo não tendo um inimigo declarado, deveria aumentar seus gastos pois precisamos de uma força armada que possa atender as necessidades de um país tão grande como o nosso, por isso não seria nada demais o Brasil aumentar seus efetivos em no mínimo 50% para cada uma das três armas !

  3. O pessoal vive difamando a logística de manutenção russa,vai ver que ou os indianos tem uma paciência de Yogi ou são masoquistas.
    Façam as contas 120 aviões de combate russos Su-30MK e mais 29 Mig-29Ks,fora o Pak-fa e o míssil russo/indiano Brahmos.
    Agora a Arábia Saudita com 84 aviões de combate F-15SG bem como o upgrade de 70 outros F-15E,tá querendo o que?
    Se eu fosse piloto do Irã me ejetava antes de chegar perto de uma patrulha de F-15 sauditas.

  4. Rick / EB/MB/FAB disse:
    19/03/2012 às 15:59

    Mesmo sabendo que eles se aturam naquela região o Brasil mesmo não tendo um inimigo declarado, deveria aumentar seus gastos pois precisamos de uma força armada que possa atender as necessidades de um país tão grande como o nosso, por isso não seria nada demais o Brasil aumentar seus efetivos em no mínimo 50% para cada uma das três armas !====E como 6ª econômia do planeta, comprar uns 250 caças Su-35″S” e mt outras armas de defesa e td isso p ontem…Sds.

  5. Os problemas da India são equivalentes aos planos militares que eles vem adotando, assim não há qualquer anomalia nos indianos, ou melhor arianos.
    Perigo e anomalias vê-se é aqui no Brasil que a cada dia se empurra em precipico e ao buraco de uma guerra por mostrar-se incapaz de se defender mostrando-se uma onça de papel.

  6. O Brasil tem dois grandes problemas que são causados por um inimigo chamado de “cobiça internacional” pelos recursos das duas amazonias,a verde e a azul(pré-sal),será que temos meios de qualidade para proteger essas áreas,sabemos nós aqui que não.Muitos dizem que não temos inimigos,sim é verdade,nós não temos inimigos declarados, más que estão ai estão!

  7. Nao sei ate que ponto India esta desenvolvendo sua industria belica. Sei que esta gastando bem comprando material belico no exterior. Nao sei se o pessoal do Estado Maior das Forcas Armadas India estudam historia, cao Argentina, quando os franceses entregaram aos ingleses os codigo do sistema de comunicacao computerizado dos misseis Exorcet, que estavam praticamente destruindo a marinha britanica enviada as Malvina, o caso da maneira como esse armamento nas maos de Saddan Hussein foi neutralizado, a maneira como foram inoperante na Libia de Kadafi. Sei que India tem dois adversarios, China e Paquistao. Se a classe politica indiana for tao submessiva quanto a brasileira, creio que sera manipulada pelos imperialistas a entrarem em guerra contra o Pakistao ou contra China, causando a destruicao de dois rivais com capacidade geografica, economica para depor os imperialistas ocidentais da posicao de numero um que ora ocupam.

Comentários não permitidos.