Conflitos na Síria chegam a Damasco, capital do país

Por Renata Giraldi

Os conflitos na Síria se intensificaram hoje (19) na região de Damasco, capital do país. Integrantes das forças de segurança sírias e grupos armados se envolveram em confrontos durante a madrugada. Porém, ainda há registros de vítimas.

Os conflitos em Damasco preocupam as autoridades estrangeiras, pois até então os confrontos se concentravam na região de Homs – considerada cidade de domínio da oposição. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram em um ano de tensão na Síria.

Um morador do bairro de Mazzeh, na capital síria, disse que os confrontos duraram cerca de duas horas. Segundo um ativista, os conflitos ocorreram em frente ao edifício da administração central de Damasco.

Manifestações contra o governo do presidente da Síria, Bashar Al Assad, ocorrem desde o ano passado. Os manifestantes cobram do governo mais liberdade política e de expressão, além do fim das violações aos direitos humanos.

A comunidade internacional fixou uma série de sanções ao governo Assad, impondo restrições econômicas e financeiras. Porém, o governo Assad indicou que não está disposto a negociar com a oposição por considerá-la terrorista. (Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto)

Leia: Al Jazeera divulga planos secretos do presidente Assad

Fonte: AgênciaBrasil

13 Comentários

  1. ‘7.000 só nos hospitais!… os 75.000 é no país todo, mas estará mais para 150 mil por ser difícil a contagem, por causa do regime! Que também é culpado por isto.’

    Vive la démocracie!

    ‘Amigos da Síria! Não é lindo?! Tudo pela a liberdade política e de expressão, chega à violação dos direitos humanos!’

  2. Daqui a pouco o número de mortos ditados pela imprensa passa dos 100% da população síria, e mesmo assim vão continuar na mais cara-se-pau noticiando milhares de mortes diárias no conflito dentro da Síria.
    Estou vendo aí o destino do Brasil literalmente.

  3. A medida em que o ditador assad, no combate aos rebeldes massacra a população civil, aumenta o descontentamento dos sírios, diminuindo assim o apoio ao seu governo.

  4. Isso é papinho…

    A Mídia manipula e os troxas acreditam!

    Não é Impossivel saber o numero de mortos. Basta pegar os numeros divulgados na mídia internacional, descontar metade por causas naturais, 40% dos que sobraram não existem (Números fantasmas). o que sobrar são os que morreram nos protestos/confrontos e etc…

    Apoio Sirio ao Assad é GIGANTESCO! Não é meia duzia de “revolucionario ocidentalizado” que vai derrubar um governo solido e Puppet russo.

  5. Adriano disse: ” Estou vendo aí o destino do Brasil literalmente”. Por isso quiseram nos desarmar. Nestes últimos 18 anos, nós os cidadãos, tivemos pràticamente negado,o nosso direito de auto-defesa. Some-se a isto, o sucateamento das Fôrças Armadas, e, temos aí um país fàcilmente dominável por uma intervenção estrangeira.

  6. Chegaram os ultimos numeros, divulgados pela CNN( so me informo pela globo ou cnn) sao 7,5 milhoes de mortos, 95% deles sao mulheres e criancinhas inocentes.
    Assad tambem fez mais comprar de vibradores e bolinhas tailandesas pra sua esposa usar nele, essa quem deu em primeira mao foi a globo.

  7. Adriano disse:
    20/03/2012 às 12:09

    Daqui a pouco o número de mortos ditados pela imprensa passa dos 100% da população síria, e mesmo assim vão continuar na mais cara-se-pau noticiando milhares de mortes diárias no conflito dentro da Síria.
    Estou vendo aí o destino do Brasil literalmente.==============Espero q ñ ocorrar tal coisa, + q existe grande possibilidade , isso nós sabemos q poderá acontecer…Parece-me , tenho essa quase certeza, q estão preparando o país p ser invadido … só pode. Lamentável, trágico. Quem viver verá. P Ontem.

  8. Imagine se índios e até o movimento MST pegar em armas e exigir a mudança de nosso regime…
    como isso será mostrado pela mídia internacional?
    Eles serão os terroristas ou assumirão o papel de rebeldes em prol de um país melhor?

  9. Gustavo G, dá idéia não!! Heueheh

    Mas brincadeira à parte, bela analogia!… Os setores de inteligencia vivem fuçando os cabeças destes grupos. A cidade em formato de pássaro! Agradece pela a estabilidade tentadora.

Comentários não permitidos.