Comércio mundial de armas cresceu 24% nos últimos 5 anos, aponta estudo

O comércio internacional de armas aumentou substancialmente nos últimos cinco anos, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês).

De acordo com o levantamento, o comércio de armas aumentou 24% entre 2007 e 2011, sobretudo por conta da militarização empreendida pelos países asiáticos.

Os Estados Unidos permanecem como o maior exportador mundial, seguido de Rússia, Alemanha, França e Grã-Bretanha.

A Índia se tornou o maior importador de armas do mundo, seguida de Coreia do Sul, Paquistão, China e Cingapura.

Segundo os autores do estudo, a Índia ultrapassou a China como maior comprador graças em grande parte ao fato de que a indústria bélica chinesa cresceu muito nos últimos cinco anos.

As armas compradas pelos indianos representaram 10% do comércio mundial no período analisado.

O relatório dá assim um novo sinal da corrida armamentista na Ásia. Um estudo também divulgado neste mês por um centro de estudos de Londres indicava que os gastos militares asiáticos superarão os europeus pela primeira vez em 2012.

Stephanie Blencker, da Sipri, afirmou que a China está a ponto de entrar no grupo dos cinco maiores vendedores de armas do mundo, sobretudo por conta de suas vendas ao Paquistão.

Mas seus motivos não são puramente financeiros, segundo ela. A China teria também como objetivo, ao elevar suas exportações de armas, aumentar sua influência.

Porém Blenckner observa que a diferença entre a quantidade de armas vendidas pelos Estados Unidos e pela China ainda é muito grande.

Primavera Árabe

Tunisianos celebram primeiro aniversário da Primavera ÁrabePrimavera Árabe não mudou padrão de compras de armas por países da região

O relatório também mostra que as vendas de armas aos países protagonistas da Primavera Árabe não mudaram substancialmente no último ano.

Apesar de os Estados Unidos terem revisado em 2011 suas políticas de comércio de armas para a região, continuam sendo o maior fornecedor à Tunísia e ao Egito.

Os Estados Unidos venderam 45 tanques ao Egito no ano passado, e prometeram ao governo egípcio mais cem.

A Rússia, por sua vez, vendeu no ano passado a maior parte dos armamentos comprados pela Síria, incluindo aviões de combate e um sistema de mísseis.

O Sipri explica que os questionamentos éticos de exportar armas a países instáveis têm um impacto limitado.

A compra de armamentos não está necessariamente ligada à existência de ameaças externas, segundo o centro de estudos sueco.

Alguns países as compram simplesmente para aumentar seu prestígio internacional.

Mas a capacidade de pagar por elas segue sendo um fator importante, como aponta o jornalista da BBC John McManus. Ele destaca que as importações de armas pela Grécia vinham caindo progressivamente ao longo da última década, até zerarem totalmente no ano passado.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

  1. Eu Acredito que este número seja dezenas de vezes superior, até porque as nações, especialmente os europeus e os chineses estão vendendo armas ilegalmente no atacado para todo e qualquer tipo de gente, Alqaeda, revolucionários e governos, especialmente depois das Revoluções verdes.
    portanto, seria hipocrisia achar que 5% é um número realista.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Em relação a armamentos de defesa a China não tem ética, ela não se importa a quem esteja vendendo desde que não seja inimigo ou quando outros governos sabem quando ela está prestes a vender armas a inimigos dos EUA, Russia e alguns na Europa.
    Os chineses tem a cara de pau de comprar e copiar as armas dentro de seu país e ninguem toma atitude sabem porquê ? Pois o país possui bombas atômicas !

  3. kkkkk.Sera que ninguem mais escreve a serio ,ou estao indo para o chutometro..hehe,, e as tais armas enviadas a siria pelos eua,franca,reino unido,armas enviadas para a coreia pela china,para o irao pela mesma china,pela Alemanha que até agora ninguem sabe,para onde iam,pela russia ao Egito etc etc etc,acredito eu que pelo baixo dos panos ai vai mais ums 24% que dariam por cima ums 48%. sds

  4. E.M.Pinto
    É concordo contigo completamente.
    Essas vendas de armas ilegais é o verdadeiro perigo nisso e não países se armando para ser visto por todos pois isso é normal.
    A Grecia tem uns Leopards 1A5 parados por falta de grana, seria bom traze-los pra cá tamben, parece ruim dizer isto mas daria pra aumentar a nossa cavalaria e ou substituir outros blindados. RSRSRSRSR

  5. O triste é saber que, se nosso governo tivesse dado a devida importância a nossa industria bélica algumas décadas atras, uma fatia desse bolo poderia ser nossa. Espero que desta vez acordem Pra vida. Nem tudo são flores.

Comentários não permitidos.