Unasul pede ao Reino Unido que negocie sobre a soberania das Malvinas

Os chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) pediram neste sábado ao Reino Unido que negocie com a Argentina uma solução para a disputa pela soberania das ilhas Malvinas, em uma declaração especial emitida ao término de sua reunião em Assunção.

Na declaração, os ministros do bloco sul-americano reiteram seu respaldo “aos legítimos direitos” da Argentina “na disputa de soberania” sobre as Malvinas e lamentam que apesar do tempo transcorrido ainda não tenha sido cumprido o “mandato descolonizador” da ONU.

O conflito argentino-britânico pelas Malvinas, que estão sob soberania britânica desde 1833, subiu de tom nestes meses anteriores ao 30º aniversário do início da guerra que explodiu entre os países depois que, em abril de 1982, tropas argentinas tomaram as ilhas de surpresa.

Os chanceleres elogiaram a “permanente atitude construtiva” e a disposição argentina para “alcançar pela via das negociações uma solução pacífica e definitiva a esta anacrônica situação colonial em solo americano”.

Os ministros da Unasul censuraram a presença militar britânica nas ilhas como “contrária à política da região de buscar uma solução pacifica”.

Além disso, os participantes pediram ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que renove seus esforços para encontrar uma solução à disputa das Malvinas. (EFE)

Fonte: Folha de S.Paulo

19 Comentários

  1. Já a França resolve os problemas da Guiana françesa fazendo um escambo tecnológico para o Brasil, como fez com os subs e fará com o Rafale e ou qualquer outra coisa que o Brasil queire comprar deles em assunto de defesa.

  2. A única solução para esse conflito é os hermanos enfiarem seu acordeon no saco e pedirem para sair. A nota desse patético e ideológico clubinho terceiro mundista chamado Unasul é absolutamente risível pois não existe legítimo direito algum a amparar a “pretensão” dos argentinos. E Se o Reino Unido militarizou as ilhas isso se deve a injustificada agressão argentina de 30 anos atrás.

  3. Essa UNASUL nao vao unir nada, e como de se esperar a Argentina se mete em UNASUL, MERCOSUL e outras suis por ai nada mais para envolver outros paises na sua busca pelas Malvinas. Todos seus tratados e convenios tem a ver com Malvinas.
    Os Argentinos, depois de ‘abandonaram” as Falklands/Malvinas voltaram a reindivicar as ilhas e para isso invadiram e tomaram a forca. Qulaquer outro pais faria o que o Reino Unido fez em 82 e a defendeu. Nem passou 30 anos e os Aergentios estao de volta as Flaklands/Malvinas, mas agora querem embrulhar todo mundo da AS no assunto. Os Bolivarianos/Esquerdopatas estao prontos a declarem guerra mas na maioria das vezes e so conversa fiada…tipico

  4. A relevância da UNASUL para os inglesas é simplesmente nula. Um país que pertence a maior aliança militar que o mundo já testemunhou tem muito pouco a temer de um grupo sem qualquer expressão militar ou real integração.

    No mais, as Falklands não são um pedaço de terra “fincado” na Argentina. Podem esperar sentados os ingleses fazerem tremular um pavilhão argentino por ali…

  5. A Unasul ainda vai ser grande. No futuro será como uma OTAN. É através dela que Argentina tem chance de pressionar os Ingleses.

  6. Meu caro Henrique: Tu és otimista pra caramba, em que século achas que isso acontecerá, só se o Chile puxar a carruagem coisa que duvido muito.

  7. Henrique disse:
    18/03/2012 às 12:33

    A Unasul ainda vai ser grande. No futuro será como uma OTAN. É através dela que Argentina tem chance de pressionar os Ingleses. Assim esperamos, + se os Argentinos contimnuarem a implodir td as instituições , como estão fazendo c o MercoSul, logo logo vão acabar tbm c essa, a UnaSul…Espero estar mt errado, pois só assim, juntos, unidos, seremos capazes de deter tantos os iangleses qto os ianks.Aliás, já eramos p ter um exercíto com “X” número de homens de td os integrantes, das 3 armas e equipamentos e sobre o comando de …a eleger. E p ontem. Sds.

  8. Elogiam a Argentina por buscar uma solução pacifica. Isso como se eles tivessem outro meio recuperar as ilhas. Chamam os ingleses de colonizadores mas se pensarmos bem, na ilha vivem ingleses que não querem sair do domínio inglês. Se a Argentina dominasse as ilhas quem seriam os colonizadores? As ilhas são inglesas e pronto.

  9. R22 disse:
    18/03/2012 às 19:55

    Elogiam a Argentina por buscar uma solução pacifica. Isso como se eles tivessem outro meio recuperar as ilhas. Chamam os ingleses de colonizadores mas se pensarmos bem, na ilha vivem ingleses que não querem sair do domínio inglês. Se a Argentina dominasse as ilhas quem seriam os colonizadores? As ilhas são inglesas e pronto.
    _____________________

    Se você for procurar saber sobre a História de Diego Garcia e Chagos verá que muitas vezes a história de autodeterminação dos povos por muitas vezes é letra morta.

    Um exemplo mais recente é a questão sobre a indepedencia da Escócia que o Cameron está tentando melar de qualquer jeito.

    Se a Argentina souber jogar com os Players certos a Inglaterra vai só perdendo espaço.

    A Unasul não tem o tamanho de uma OTAN, mas se fosse insignificante o Harry não viria aqui com sorrso aberto e com um pires na mão, inclusive com o Irã e a China batendo a porta. O Cameron sabe e o Obama Sabe desse fator e nem quer saber de influência chinesa em sua futura ex-área de Influência.

  10. Gente, caramba: as Malvinas são a base de EUA/OTAN para subjugar todas a América Latina, inclusve o BRASIL!
    .
    Caramba, é tão difícil ENXERGAR isso?

  11. R22, lá vivem ingleses porque eles mandaram seus navios piratas corsários a mais de um século atrás para matar todos os argentinos que lá vivam e tomaram à força / colonizaram as Malvinas, como fizeram com 50% do resto do mundo…
    .
    Não se esqueçam que antes da 2ªGuerra, a Inglaterra era a maior potencia colonialista do mundo… Só Deus sabe o que África do Sul, Índia, China (Hong Kong) e muitos outros povos sofreram na mão dos piratões…

  12. Aldo disse:

    19/03/2012 às 07:31

    Gente, caramba: as Malvinas são a base de EUA/OTAN para subjugar todas a América Latina, inclusve o BRASIL!
    .
    Caramba, é tão difícil ENXERGAR isso?
    —————
    Pois é, tem gente que tem tendência pra vacilão, ops, quer dizer vassalão, façam o seguinte tentem arrumar um emprego no jardim real da rainha como gnomo, e não corre no metrô de londres com uma mochila nas costas que vão encher a tua cabeça de 9 mm .

  13. Aldo, só se for para a OTAN subjulgar a Argentina, pois para o Brasil as Falklands estão muito mas muito distante do Brasil, vá estudar geografia cara.
    É mais crivel crer que a OTAN queira utilizar as Falklands como ponte para a Antarctida, pois aquela é a maior reserva de agua doce do mundo (congelada), e sera o futuro interesse internacional

  14. Niteroi, cerca de 2000 km de Porto Alegre, capital e coração $ do Rio Grande do Sul, da casa dos meus pais, é muito longe? Só se eu estivesse vivendo a 500 anos atrás eu pensaria dessa forma.. Seria uma viagem bem rápida e segura para qualquer misselzinho balístico para atingir-nos…
    .
    P.S.: graças que hoje em dia a informação está bem difundida, não é necessário “ir estudar geografia”, basta querer procurar informações verídicas que não é tão difícil encontrá-las nem comprová-las.
    .
    Abraços!

  15. Que bonito de outra das nações sob a benção da rainha da Inglaterra:

    Um estudante brasileiro de 21 anos foi morto na madrugada de domingo (18), na região central de Sydney, na Austrália… testemunhas da ação disseram que, mesmo depois de caído no chão, ele foi atingido pelo menos mais três vezes com as armas de choque… a polícia abordou o jovem porque ele era suspeito de ter roubado um pacote de bolachas de uma loja de conveniência. (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1063917-brasileiro-e-morto-por-policiais-na-australia.shtml)

Comentários não permitidos.