Produzir no Brasil custa mais que nos nos Estados Unidos

Custo da mão de obra subiu 46% no país nos últimos cinco anos, enquanto apenas 3,6% nos EUA, onde um gerente chega a ganha até 20% menos que aqui.

Está mais barato produzir bens industriais nos Estados Unidos do que no Brasil. A afirmação parece um contrassenso, mas se tornou realidade. A crise provocou uma reviravolta na estrutura de custos das empresas, encarecendo uma nação emergente como o Brasil e tornando os EUA um país de baixo custo.“As empresas relatam que hoje existem condições mais favoráveis para a produção industrial nos Estados Unidos do que no Brasil”, conta Gabriel Rico, CEO da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Brasil), que reúne as multinacionais americanas instaladas no País.

O câmbio é o principal vilão por causa do enfraquecimento do dólar, especialmente diante do real, mas não é o único. Levantamento da MB Associados, feito a pedido da reportagem, aponta que despesas importantes, como energia e mão de obra, subiram muito mais no Brasil do que nos Estados Unidos.

Nos últimos cinco anos, o custo do trabalho em dólar na indústria aumentou 46% no Brasil e apenas 3,6% nos Estados Unidos. Segundo Aluizio Byrro, presidente do conselho da Nokia Siemens na América Latina, a mão de obra no Brasil está entre as mais caras do mundo. “Um gerente de nível médio chega a ganhar 20% menos nos EUA do que aqui.” 

No Brasil, os encargos trabalhistas são pesados e a variação cambial encareceu os salários em reais. Além disso, o crescimento da economia e a baixa escolaridade da população provocou uma forte escassez de mão de obra qualificada. Nos Estados Unidos, trabalhadores não têm direitos como décimo terceiro salário ou licença-maternidade. Com a crise, as empresas ganharam poder de barganha e conseguiram até redução de salários.

“No setor automotivo americano, por exemplo, tudo foi repensado para salvar empresas que estavam à beira da falência”, diz Marcelo Cioffi, sócio da consultoria PwC. “Já o Brasil é um dos países mais onerosos do mundo para produzir carros. Não só pelo câmbio, mas também pela falta de escala, excesso de impostos, mão de obra e matéria-prima mais caras.”

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. Com certeza é mais caro pois os lucros dos empresários brasileiro esta acima de até dos estadunidenses. E os salários nada.
    O sistema de produção que havia no séc.XX acabou e esses caras querem viver no sistema industrial do mileno passado.

  2. Atenção aos salários tudo o que é demais é moléstia e o que é de menos também. O equilíbrio é sensato. E produtividade é fundamental. Caso contrário o Brasil deixa de crescer e afunda-se criando um espirito de fidalguia nos cidadaos o que é mau.

  3. Não me venha a colocar a culpa no trabalhador denovo! O problema é o tamanho do Estado, impostos altos, altóssimos em cascata, e o lucro abusivo do empresários. Empresário não é santo não, assim como a máquina gigante do governo. Para que tantas agências reguladoras, para que tanta gente debaixo do guarda chuvas do governo, para que ainda temos empresas estatatais? O governo deveria cuidar somente de duas coisas saúde e educação (até o nível médio), e o resto deveria entregar a iniciativa privada, inclusive universidades públicas qucomo as particulares não produzem nada.

  4. Moeda ascendente,alta carga tributaria,alta carga de impostos.Beneficios a externos e isenções.Esta ai a combinação da destruição da nossa industria e a armadilha do individamento do nosso povo ao manipularem a taxa de juros.Meu caro MARCIO o Espirito de fidalguia ja se alastrou no povo Brasileiro que jamais teve oportunidade de viajar ao extrangeiro com generosa gastança.Todas as iniciativas para se atrair industrias e empresas extrangeiras e a falsa ilusão de SEXTA ECONOMIA que diga-se de passagem 47% deste fenomeno economico É PURA CARGA TRIBUTARIA E IMPOSTOS.Hoje Brasileiros sorriem de orelha a orelha e sentem-se alguma coisa na vida,amanhã estarão endividados ate o pescoço e as nossas industrias,empresas e comercios entregues nas mãos de extrangeiros e cada vez mais estaremos subjugados,condicionados e dependentes.O Brasil é hoje A GALINHA DOS OVOS DE OURO do especulador cobiçador oportunista e tudo isto disponibilizado e oferecido por nós mesmos.

  5. Wolfpack disse:
    18/03/2012 às 11:15

    Não me venha a colocar a culpa no trabalhador denovo! O problema é o tamanho do Estado, impostos altos, altóssimos em cascata, e o lucro abusivo do empresários. Empresário não é santo não, assim como a máquina gigante do governo. Para que tantas agências reguladoras, para que tanta gente debaixo do guarda chuvas do governo, para que ainda temos empresas estatatais? O governo deveria cuidar somente de duas coisas saúde e educação (até o nível médio), e o resto deveria entregar a iniciativa privada, inclusive universidades públicas qucomo as particulares não produzem nada.
    ==
    ==
    Wolf, a culpa sempre vai ser do governo. Mas não é verdade.
    50% de 10 reais é 5 reais.
    Os mesmos 50% de 100 reqais já são 50 reais.
    O problema é que tudo é uma cadeia que começa na matéria prima. Sobe-se o preço da matéria prima para aumentar o lucro ao invés de se investir na produtividade. O produto que usa a matéria prima que teve aumento, têm seu preço aumentado para compensar a perda do lucro que se teve.
    O atravessador que agora percebeu que o preço do produto representado teve aumento, agora decide aumentar o preço para manter o seu lucro. E no final o consumidor é refém de toda essa cadeia produtiva doente.
    O preço do suco de laranja, da carne, dos carros, etc, são todos maiores aqui do que lá fora. Nenhum empresário que ganho menor do que 150%. É por isso que o governo propõe redução de impostos para negócios inovadores e nenhum empresário que apostar neste negócio.
    Mais um exemplo: o leite. Sai do produtor imagino que por menos de R$0,50 e chega na prateleira de um grande supermercado a valores em torno de 1,80 a até mais que 2,00 reais.
    É muito fácil pegar uma matéria mastiga pelos meios de comunicação e sair a repetí-la como se fosse uma verdade.
    Mas a grande verdade é que basta analisarmos melhor para perceber que o empresário brasileiro está viciado em ganhar muito e empreender pouco.

  6. Mais um exemplo:
    Quer compara quem administrar melhor?
    Veja os planos de saúde: são PRIVADOS!!!
    São uma merda. Precisou-se criar uma lei para garantir o atendimento e impedir que as pessoas ficassem de 20 dias à mais de 1 mês sem atendimento (por isso de tentas agências reguladoras, uma vez que a justiça é ineficiente).
    O custo do plano é altíssimo e no final ainda tem gente que faz uma marmelada e o usuário ainda acaba fazendo uso do SUS.
    Acho uma vergonha a gente ficar reclamando dos impostos e criticando o governo sendo este o nosso melhor subterfúgio. Além do mais, qualquer ação ajuizada contra o governo, o governo perde. E para se ganhar uma ação contra qualquer iniciativa privada é uma tortura. O Estado é uma mãe e fica todo mundo reclamando do estado.
    Se nós, antes de mais nada fizéssemos a nossa parte….
    Quando há uma crise, o empresariado todo corre de pires na mão pedindo money para o gverno. Mas quando tudo está bom, ficam todos reclamando do governo porque este interfere demais na economia.
    Uma verdadeira pouca vergonha.

  7. Principal motivo do Brasil não crescer é este, perde muito tempo procurando e apontando culpados, e gasta pouco atras de soluções, sou empresario e me sinto ofendido com os comentários acima, quando nós passamos por apertos ninguém vem passar a mão na cabeça, falto dinheiro pra pagar funcionários? e dai, vai no banco pegar empréstimo é sua obrigação, não consegue crédito no banco? venda suas coisas não quero nem saber, já vendeu tudo? não tem mais nada? vá se ajoelhar perante seus funcionários e governo pedindo ajuda, sempre é assim, quem já levo golpe do governo e de outras empresas sabe do que estou falando, pro funcionário tudo é simples, ele mesmo poderia montar uma empresa enorme a prova de falhas a qualquer momento, mas como pesquisas indicam em nosso pais a maioria desiste no primeiro ano, pois quer férias remuneradas, todo tipo de auxilio estando ele trabalhando ou não, agora empresario não tem férias e só ganha bem se as coisas vão bem, nos primeiros anos da empresa se não der um golpe de sorte vai passar anos trabalhando todos os dias a fio, tirando o suficiente para sobreviver, o brasileiro para crescer tem que perder esse costume de dividir tudo como se fossem times de futebol, no final das contas é tudo igual e só a união traz a prosperidade politica, religiosa, social e financeira, repeitando a opinião e escolhas realizadas pelos outros, não ajam como crianças birrentas cresçam.

  8. Produzir no BRASIL e mt caro, é ainda assim somo a 6ª econômia do planeta e ano q vwem seremoa à 5ª do mundo. Com certa o sr.Manteiga, vai corrigir esse problema dando “incentivos” p melhorar n produção e aumentar a empregabilidade em Pindorama. P Ontem.Sds.

  9. Isso não é verdade, quero ver os dados a respeito disso, chega dessa campanha mentirosa que andam espalhando por aqui. A realidade não indica isso, ninguém vai para os EUA produzir, os salário dos EUA ainda são muito superiores aos nossos.

  10. Isso tem um nome carga tributária.

    Só que essas reformas tem que ser implementadas com cuidado, pois os deputados e senadores não trabalham para o Brasil e sim para os interesses de quem pagou a sua campanha.

    Um exemplo é a reforma referente a regularização da tercerização, que dará grandes lucros para o empregador e para o trabalhador um trilho para a pobreza eterna.

  11. A fome do governo por impostos não tem limites. Um carro aqui no brasil chega a ter quase 50% do seu valor em impostos. Ou seja o governo é sócio do empresário só que não corre riscos, tem o seu lucro garantido, não corre atrás e quando vai comemorar, ainda toma vinho importado.

  12. EXDSombra disse: 18/03/2012 às 13:10 Principal motivo do Brasil não crescer é este, perde muito tempo procurando e apontando culpados, e gasta pouco atras de soluções, sou empresario e me sinto ofendido com os comentários acima, quando nós passamos por apertos ninguém vem passar a mão na cabeça, falto dinheiro pra pagar funcionários?
    ==
    ==
    Você está certo em partes Sombra.
    Tenho amigos empresários, na minha família temos negócios particulares e já trabalhei com custos.
    Um parafuso Alen M10x35 (de prateleira) tinha o seu valor acrescido de 2,3 vezes quando comprado no balcão da empresa (revenda) para aplicação em conjuntos de máquinas vendidas. Depois se acxrescia o imposto.
    Um parafuso especial, usinado dentro da empresa após todos os custos de usinagem e tratamentos superficiais tinha o seu custo acrescido em 3.5 vezes. Ao final vinham os impostos.
    Não são todos os empresários que conseguem ganhar. É fato. O empresário que ainda está se consolidando, além de ter que diminuir o seu lucro, lida com outros empresários que adquirem o seu produto e dão calotes como acontece com meus amigos.
    Meu caro, todos têm suas histórias. Não duvido de nenhuma. Mas o fato é que nossa cadeia produtiva é fraca. Muitos preferem viver de serviços comprando produtos importados do que desenvolver algo nacional. E quem desenvolve algo nacional lida com uma competição desleal que já começa no custo da matéria prima e só vai subindo ao longo da cadeia produtiva até chegar no balcão do outro empresário que diz que o seu produto não lhe interessa. Não ver onde que o custo Brasil seja na verdade o custo do Estado.

  13. O Kiko disse tudo… mas como somos trouxas, acreditamos que o governo é um santo e que o culpado é o industrial que corre TODOS os riscos sozinho… eita cangalha ideologica esquerdista… esta é pesada!!!…

  14. Puxa, a mídia as vezes viaja viu. Salário minimo nos EUA ultrapassa os 1000 USD, empregar no Brasil esta ficando caro, mas ainda não esta pra tanto.

  15. O resultado da crise economica nos Estados Unidos foi a falencia de muitas empresas, muita gente perdendo casas, que haviam comprado na base de prestacao, e que despojados vivem quase como favelados, sem empregos e com enormes dividas, aceitam trabalhar por salarios reduzidos e sem direitos sindicais. Isso e receita velha sob o regime capitalista. Esse ataque aos padroes de vida do operario norte americano so foi possivel por causa da colaboraao dos sindicatos com as empresaas e o governo. Li algum lugar, esqueci me da fonte, que o poder aquisitivo dosalario de um operario norte americano na General Motors no ano 2012 e inferior ao poder aquisitivo do salario pago em 1936. E que esse salario esta descendo quase ao nivel do salario pago na China. Numa condicao dessa e claro que o Capital norte americano que hoje esta investido na China e outros paises da Asia, retorna ser investido nos Estados Unidos. Uma vez escrevi aqui que as empresas industriais estao se movendo do Brasil para China porque aqui o salario, por causa da politica do PT de querer elevarf o padrao de vida das massas e forcado a aumentar a taxa de imposto, faz com que nossa mao de obra e cara. Gente aqui ate me acusou de ser pelego, porque disse que para o Brasil se tornar uma nacao industrializada sob o regime capitalista, a classe capitalista exige, a destruicao de todos aqueles direitos que a classe operaria adquiriu nos ultimos 50 anos. Exige voltar aqueles tempos quando questao social era considerado caso policial, exige o fim do decimo terceiro, cexta basica, hospital e escola sem pagar, direito a ferias e a aposentadoria, fim dos direitos sindicais etc, tal qual na China e hoje tal qual nos Estados Unidos. Que me desculpe a franqueza, se querem viver sob o regime capitalista, e isso ai, e regime onde a crise economica e constante, onde nada e seguro, hoje podemos estar bem, mas con certeza amanha sera pior. Hoje vivemos sob um teto, amanha estaremos na rua a procura de um espaco na favela para viver.

  16. o custo com funcionários é o maior em 90% das empresas no mundo, mas em cada estado e em cada pais tem motivos diferentes, um funcionário no Brasil que recebe R$1000/mês custa ao empregador no minimo R$1500/mês, os impostos são abusivos? são, mas creio que muitas pessoas de boa razão concordariam comigo, que não se incomodam em pagar impostos, pois para uma comunidade crescer e desenvolver o dinheiro é algo básico, oque quero dizer é que ao invés de reclamarmos sobre os impostos que pagamos vamos reclamar sobre a péssima gerencia de recursos, ao menos é o meu ponto de vista, a maioria das pessoas não tem instrução o suficiente para fazer um bom uso de seu próprio dinheiro(vale para o mundo todo) então o estado deveria fazer essa aplicação inteligente, hoje temos meios de averiguar aonde vai o dinheiro sem sair de casa, então é mais uma questão de vontade do que de possibilidade ou tempo, fica ai meu convite até mesmo para o Plano Brasil, vamos ser mais ativos? vamos cobrar mais? pode ser pela internet mesmo, se nossa vontade for grande assim como nosso desejo de evoluir tenho certeza que conseguiremos algum resultado.

Comentários não permitidos.