Espanha acha injusto tratamento a seus cidadãos na chegada ao Brasil

Jornal diz que governo espanhol considera que reciprocidade está sendo antecipada

Por Priscila Guilayn

 O governo espanhol considera “injusto” o tratamento que está recebendo do Brasil, segundo o jornal catalão “La Vanguardia”. O diário, de tiragem nacional, afirma que, desde o dia 2 de março, seis espanhóis que desembarcaram em Guarulhos foram impedidos de entrar no país. Desta maneira, o Brasil estaria demostrando que “decidiu, de surpresa, antecipar”, de acordo com o meio de comunicação espanhol, a adoção do princípio de reciprocidade, que começaria a ser posto em prática no dia 2 de abril.

Ao La Vanguardia, o diplomata Juan José Buitrago, da embaixada espanhola em Brasília, declarou que o importante é dialogar, para que o conflito possa ser resolvido sem que atrapalhe as excelentes relações bilaterais. Buitrago lamenta a “imagem injusta” que está sendo dada da Espanha no Brasil.

Por conta do suposto endurecimento no controle migratório aeroportuário aos espanhóis, o jornal catalão menciona que Guarulhos exigiu, a um dos turistas, no fim de semana passado, o comprovante do pagamento do hotel durante toda a sua estadia. O procedimento, no entanto, deveria se limitar a requerer a reserva ou, no máximo, a primeira noite paga.

Outro espanhol, Pablo Ferreirós, com quem O GLOBO teve a oportunidade de falar por telefone, afirmou que tinha todos os documentos solicitados, mas que, por viajar para assistir a um ciclo de conferências, lhe foi exigido visto de trabalho. Ferreirós, que no dia 2 de março foi devolvido no mesmo voo a Madri, voltou a viajar ao Brasil, desta vez a Porto Alegre, no dia 10 e conseguiu entrar sem problemas.

La Vanguardia relembra o caso de Dionisia da Silva, de 77 anos, que dormiu três noites no aeroporto madrilenho de Barajas por não ter apresentado a carta-convite exigida pela normativa Schengen. Cita fontes oficiais que afirmam que Dionísia recebeu atendimento médico, intérpretes, apoio e banheiro, serviços que foram considerados bons pelos inspetores de imigração brasileiros convidados a visitar as instalações de Barajas, quando começou o conflito, em 2008. Segundo estas fontes e outras testemunhas, diz o jornal catalão sem mencionar nomes, os serviços oferecidos na Espanha “superam muito os oferecidos no Brasil”.

Fonte: O Globo via Resenha

35 Comentários

  1. O problema não é somente os espanhois mas, toda aquela massa de desempregados da Espanha que se origina de toda a américa latina, não vão querer voltar pro países de origem e sim irão tentar vir pra cá direto.

  2. Eita povo cara de pau!!!

    Eles humilham e fazem o que querem e agora vem reclamar e encher a paciência?

    A turma do Rajoy tem que se preocupar com outras coisas do que tentar fazer cara de pau e tentar tomar os nossos empregos, pois o governo brasileiro tem razão em fazer isso.

    Como brinde tem esse video do You Tube, para quem quer entender como aconteceu a situação da bolha Espanhola:

    watch?v=EqW9srTn7xM

  3. Podiam começar por expulsar empresas espanholas que não prestam bons serviços aqui: TELEFONICA E SANTANDER.

    O Santander depois que comprou o Real – o meu banco – passou a cobrar taxas absurdas! E não por acaso eu li uma noticia uns meses atras dizendo que o banco enviou bilhoes de dolares do Brasil para a matriz, e que as empresas espanholas estavam enviando montanhas de dinheiro para lá para amenizar a crise espanhola. Ou seja, tiram do nosso lombo o dinheiro que vai salvar os espanhois!

    A Telefonica, essa nem precisa de explicação, lidera todos os rankings de reclamações do consumidor.

  4. Engraçado, quando os brasileiros eram barrados na Espanha, não era prublicada nenhuma nota em jornal espanhol… Deveriam mandar todos de volta. E digo mais, deveríamos boicotar produtos e bancos espanhois no Brasil. Estes adoradores de touradas tem que provar do próprio veneno. Não precisamos de nenhum espanhol no Brasil, absolutamente nenhum espanhol no Brasil e de nada de lá.

  5. A reciprocidade não está sendo antecipada, ela é tardia. Passou da hora do brasileiro parar de pagar pau pra gringo “primeiro mundista.”

  6. Camaradas.

    Os espanhóis estão se importanto muito pouco com essa questão. Para eles, no momento, evitar que mão de obra tão qualificada quanto a deles adentre seu território, é de importância muito maior do que manter relações com um país do outro lado do Atlântico. Nós endurecemos aqui, eles endurecem lá e fica por isso mesmo. Haverá uma reclamação daqui, outra dali, e no máximo ocorrerá um resfriamento de relações. Não demora, eles logo entenderão o monstro econômico que o Brasil representa e logo tornarão a estender a mão em sinal de amizade. Já estão buscando isso de uma certa forma.

  7. As empresas espanholas que pretam serviço,por aqui,são uma porcaria.Agora eles querem que a gente dê a outra face,depois de nos esbofeteat.É dose.
    Lei.Reciprocidade nesses arrogantes!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Para la migracion de Barajas!

    ━━━━━━━┓┓┓  o
    ┏┫  | |   _
    ┗┫━━ ┃ ━━┣┛ ┣┫ 
     ┃ ━━━━━  ┏┳┫┣┳┓ 
     ┗━━┳━┳━━┛ ┃   ┃ 
    ━━━ ┃ ┃   ┗━┳┳━┛ 
    ━━━━┃ ┗━━━━━━┛┃ 
    ━━━━┃ ┏━━━━━━━┛

  9. Tem que enfiar o pé na bunda desses espanhóis mesmos, na hora em que eles trata os brasileiros igual cachorro a mídia e o governo deles não fala nada , quando lhes é aplicado a reciprocidade, eles se apresentam como coitadinhos.É nosso pessoal da imigração tem que aplicar as normas ao pe da letra e mostrar….

  10. Aconselho a quem TEM DINHEIRO NO BANCO SANTANDER, A RETIRAR SEU DINHEIRO DE LÁ. Segundo o que li e vi na net o BANCO SANTANDER ESTA NA LISTA DOS QUE VAI FALIR na Europa.
    Quanto aos espanhois que vão se ferrar, que todos sejam barrados, e que nenhuma empresa brasileira de emprego a eles. Alias na Europa os espanhois são considerados como vagabundos para o trabalho, faltam muito, não cumprem a carga horaria, são ineficientes.

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, bela chargem, ja deveriamos ter começado a agir assim desde muitos anos atrás.Parabens ao Dpto de imigração brassileiro, começamos a nos valorizarmos, ou melhor de agirmos como tapetes.

  12. A reciprocidade vem muito tarde, desde 2008, o governo do Brasil vem pedindo aos espanhóis um tratamento menos humilhante, aos brasileiros, eles ao contrário pioraram o tratamento, deixaram uma senhora de 77 anos de idade, retida por três dias num aeroporto, sem deixa-la entrar no país para ver a filha, depois embarcando esta senhora de volta ao Brasil de maneira humilhante. Porque agora as reclamações, se eles estão somente experimentando o gosto do remédio dado à nós brasileiros.

  13. Injusto foi o que fizeram com a senhora de 77 anos bem feito para esses espanhóis fdp que acham que fazem e acontece e pensa que vão sair na boa chute na bunda deles!

  14. O espanhois não tem que reclamar de nada, até mesmo porque é muito mais fácil para eles apresentarem os documentos exigidos pelo governo brasileiro aqui,do que os brasileiros apresentarem os documentos exigidos pelo governo espanhol lá.

  15. Espanha é muito ridícula,eles não deixam Brasileiros entrarem na Espanha não é de hoje não,um monte já foi parado lá,,agora que o Brasil revida eles querem pagar uma de coitadinhos e que o Brasil que é do mal.Espanha tá com nada.

  16. Se esse príncipio da reciprocidade fosse utilizada em larga escala, o Brasil já estaria em um outro patamar. Vira-lata é a mãe e tá mais do que na hora dos brasileiros criarem vergonha na cara.

  17. Comecei lendo a matéria e terminei rindo dela. Um absurdo, no que diz respeito ao tratamento dado aos brasileiros assim que desembarcam naquele país. Uma coisa é certa, não há dúvidas de que o que é oferecido lá, em termos de serviço, é superior ao que se é oferecido aqui, tanto que até mesmo os brasileiros levam ferro em ocasiões como hospedagem e outros serviços básicos. Concordo com o endurecimento das medidas dadas a eles assim que pisam em nosso solo, tem de ser assim, pulso mais firme, olhos atentos ao que acontece lá, e dar menos ibope aos chorões espanhóis.

  18. Toninho disse:

    18/03/2012 às 11:12

    Podiam começar por expulsar empresas espanholas que não prestam bons serviços aqui: TELEFONICA E SANTANDER.

    O Santander depois que comprou o Real – o meu banco – passou a cobrar taxas absurdas! E não por acaso eu li uma noticia uns meses atras dizendo que o banco enviou bilhoes de dolares do Brasil para a matriz, e que as empresas espanholas estavam enviando montanhas de dinheiro para lá para amenizar a crise espanhola. Ou seja, tiram do nosso lombo o dinheiro que vai salvar os espanhois!

    A Telefonica, essa nem precisa de explicação, lidera todos os rankings de reclamações do consumidor.


    CLAP CLAP CLAP, eu não so compartilho da mesma opinião como passo pelos mesmos problemas com as instituições citadas, eu tambem era criente do exelente banco real, ate esse espanhois filas da p… comprarem e me fo… legal.

  19. O Brasil começou a reciprocidade tarde, devia ter sido desde o primeiro brasileiro extraditado injustamente de lá.

  20. Ahh tá essa é nova, temos de avisar pra eles:

    Ei psiuuu, espanhóis olha depois do dia 2 de Abril faremos a lei da reciprocidade viu… tão avisados !

    Má vá tomar no sul… Tens todos os espanhóis receberem uma jeba, a culpa não é nossa é do governo deles que tratam os brasileiros iguais a cachorros, então tome lá e tome aki tbm !

  21. Parabéns ao Governo Brasileiro !!!! Uma das poucas notícias que nos enche de orgulho nos últimos tempos !!!! Chega de ser capacho de europeu e americano !!!!
    .
    Brasil, MOSTRA A SUA CARA !!!! Força !

  22. UÉ!!!… E existe princípio mais justo que o da “RECIPROCIDADE PROPORCIONAL”?!?!?… Infelizmente, à meu ver, a única injustiça nestas políticas é que, quem faz as “m.” são os governos, mas quem tem que conviver com o “mau cheiro” são seus governados… Pelo menos até o dia que o povão se cansar, e resolver jogar toda a “titica no ventilador de teto”… Aí, talvez, eles aprendam que tudo que eles “defecam”, mais cedo ou mais tarde, também será despejado sobre suas cabeças…

  23. KKKKKKKKKKKKK, quando eles fazem com nosso povo no pais deles é legal, quando é com eles é injusto, bando de fuinhas….PORQUE NÃO TE CALAS….Temos mesmo que dar um pé no traseiro desses europeus que sempre se acharam os donos do mundo.

  24. As festas de ibiza e em barcelona ficarão menos “animadas” com a quantidade inferior de mulas que passarão a levar a cocaína brasileira no ânus e no estômago… o transporte da droga ficará mais caro… que peninha em espanhois?
    Logo logo eles não estarão nem revistando mais as pessoas vindas do brasil….

Comentários não permitidos.