Defesa & Geopolítica

Escolhendo os sistemas de defesa anti-aérea russos: “Rabugento” ou “Gladiador”

Posted by
O Ministério da Defesa da Rússia contratou a empresa Almaz-Antei para o fornecimento das três divisões C-300B4.

A produção em série dos C-300B4 permitirá o incremento rápido da proporção dos novos sistemas nas unidades da defesa anti-aérea da Rússia.

O escudo anti-míssil do exército

Três divisões dos sistemas de mísseis anti-aéreos C-300B4, conhecidos pelo Ocidente como SA-12 “Gladiador” são previstas para entrar ao serviço no Distrito Militar Sul (DMS). Terão a tarefa de proteger as tropas e os objetos estratégicos do DMS contra possíveis ataques de mísseis de pequeno e médio alcance vindos do Sul. C-300B4 também tem ótimas possibilidades de combater alvos aerodinâmicos (aviões, mísseis de cruzeiro), o que lhes permite exercer as funções da defesa anti-aérea tradicional.

A modificação B4 é capaz de atingir alvos nas distâncias superiores a 300 quilómetros, o que representa a sua vantagem mais importante. As capacidades deste sistema aproximam-se ao amplamente conhecido C-400 (SA-21 Growler – “Rabugento”). Além disso, enquanto o “míssil pesado” 40H6 do sistema C-400 permanece não implantado, o C-400B4 continua sendo o sistema anti-aéreo/anti-míssil com mais alcance das Forças Armadas da Rússia.

C-300B já começa a conseguir reconhecimento no mercado externo. A Venezuela comprou algumas divisões dos “Gladiadores”. Este último faz parte duma leilão para um sistema anti-aéreo de longo alcance moderno para Turquía, negociações com outros possíveis clientes estão em curso. Nesta situação, o Ministério da Defesa da Rússia acabou decidindo incluír a modificação mais moderna C-300B4 nas encomendas militares do Estado. Isto permitirá acelerar considerávelmente o reeqiupamento da defesa anti-aérea russa. O “Gladiador” continuará sendo fabricado até que a produção em série do míssil pesado 40H6 para o sistema C-400 seja iniciado, ou possívelmente até que o sistema C-500 apareça.

Fonte: Diário da Rússia

12 Comments

shared on wplocker.com