Entrevista com Eric Trappier: Rafale e as outras concorrências

Sugestão: Justin Case

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Plano Brasil

Eric Trappier (Dassault):

“A Índia visa uma assinatura de contrato para o Rafale em seis meses”

Apesar da tentativa da BAE em tentar reoferecer o Eurofighter na corrida, a  Dassault espera concluir a primeira venda do Rafale no exterior este ano. A decisão de Nova Délhi tem tido um efeito cascata sobre outras campanhas em curso, diz o diretor da fabricante de aeronaves internacionais.

Na Índia, o Rafale ganhou a concorrência para a compra de 126 aeronaves de combate. O que poderia parar de negociações exclusivas agora?

“A Índia é uma assinatura de contrato para o  Rafale em seis meses”, Eu não vejo nenhuma razão para que os indianos voltem atrás nas suas decisões, eles fizeram a parte mais difícil. O procedimento foi iniciado em 2007. Após várias semanas de avaliações em condições extremas, das encostas do Himalaia para as areias do deserto, a Força Aérea selecionou duas aeronaves: o Rafale e o Eurofighter. Em última análise, foi o menor lance que ganhou, tanto em termos de custo unitário quanto de sua manutenção ao longo do prazo. Tudo foi realizado com base em critérios definidos previamente e têm sido escrupulosamente observados, sem envolvimento de política. Esta concorrência é exemplar.

Quando você espera concluir?

Os Indianos querem rápido, isto considerando uma conclusão em cerca de seis meses. Precisamos finalizar os termos técnicos e industriais, e construir um contrato cujos termos são equivalentes às do Mirage 2000 (assinado em 2000).

A BAE tem  sugerido que o Eurofighter pode voltar à pista …

Eu não acredito e eu estou surpreso que algumas pessoas ainda estejam surpresas pelo fato do Rafale ter prevalecido. Em todas as competições onde os dois aviões foram postos a prova, o Eurofighter foi eliminado logo na primeira rodada, como na Coréia, Holanda e Brasil, onde ele foi sempre classificado atrás do Rafale, o mesmo ocorreu na Índia e na Suíça, como evidenciado pelo relatório de avaliação das forças armadas publicados na imprensa. Acrescento que os cálculos do Tribunal de Contas do Reino Unido mostram que o Eurofighter é muito mais caro de se operar. Em seguida, o Rafale provou a sua versatilidade durante a Operação Harmattan, ao contrário do Eurofighter que foi concebido como um caça puro. A concorrência Indiana nomeou  claramente a melhor aeronave.

A que preço? Você já ofereceu mais barato do que vendeu para a França?

O preço do Rafale na Índia é oferecido ao mesmo preços dos franceses, ajustado para despesas relacionadas ao contrato, uma vez que não é bem a mesma configuração técnica e que a produção será em parte localmente efetuada na India. A competição foi tão difícil que cada lado tinha que oferecer o melhor preço possível. Dito isto, nós não fizemos dumping para ganhar. Propusemos o preço doRafale francês .

Das 126 unidades previstas, apenas 18 serão fabricados na França. Devemos esperar limitados benefícios industriais?

Os benefícios industriais não se referem a produção de 126 Rafale na França, mas sim da produção licenciada. A transferência de tecnologia será feita de forma gradual e não haverá nenhum acordo de licenciamento global, mas sim, acordos de licenciamento para cada aeronave. Haverá um aumento efetivo progressivo na transferência de tecnologia de aeronave para aeronave a medida em que a produção for aumentando. O objetivo é que a Índia seja capaz de produzir o Rafale, sem que haja perda de participação de produção de itens na França. De uma maneira global o contrato irá empregar dezenas de milhares de pessoas.

Um acordo com Emirados Árabes Unidos ainda é possível antes da eleição presidencial?

No nosso caso, a negociação chegou a um fim, mas aind anão sabemos se ela realmente acbou.

Em novembro, o Abu Dhabi classificou a sua oferta de “irrealista”. Como anda as sdiscussões nos bastidores?

Houve briga? A discussão só termina quando encerram-se as conversações. Mas nós nunca paramos de discutir. As palavras usadas não são compatíveis, o “irrealista” significava que a Dassault tinha que fazer melhor. Em uma negociação, há sempre altos e baixos, mas sempre há um resultado no final. Hoje, nós não estamos lá ainda. É por isso que nós trabalhamos e continuamos cautelosos.

Se houver mudança política em maio, há um risco de atraso de vários meses as negociações?

Uma mudança de governo não é susceptível de acelerar este tipo de decisão. Agora, os acontecimentos políticos na França são bem conhecidos. O aspecto políticos são tão importantes com este tipo de contrato.

O Rafale é novamente dado como vencedor no Brasil. Ou  ainda há uma concorrência?

A escolha de Nova Délhi tem tido um efeito cascata sobre as nossas outras campanhas. Nós não vamos nos superestimar, mas não nos subestime também, porque ela( MMRCA) nos permitiu passar um grande número de mensagens. Seguindo um procedimento muito profissional, a Índia rejeitou os nossos concorrentes americanos, russo, sueco e europeu. Este não passa indiferente para o país que lançou um concurso. Como no Brasil, onde o Rafale se opõe à Boeing F-18 e Gripen da Saab, especialmente pelo fato de ambos terem sido eliminados na primeira rodada na Índia. Dito isto, hoje, a concorrência no Brasil permanece congelada. A bola está no campo do governo brasileiro.

O cancelamento do contrato de aeronaves Embraer Super Tucano feito recentemente pelo Pentágono, fez o jogo virar aos eu favor? Você vê uma decisão este ano?

Vemos este negócio com um olhar atento. Isso mostra que os EUA sabem proteger seus interesses. Não vejo como isso poderia servir-nos. Um ano atrás, as autoridades disseram que a decisão deve iria ser tomada no início de 2012. Agora já estão falando no “meio do ano”. Nós aguardamos e assistimos um sinal do governo. Enquanto isso,  nós continuamos a construir as nossas parcerias locais.

Você  acredita em recurso na Suíça, que preferiu o Gripen?

O Parlamento iniciou uma investigação. Queremos ter a certeza do procedimento, o que exigiu a aeronave a ser testado deveria estar pronta para a produção. O Rafale eo Eurofighter foram avaliados em voo. Mas qual a versão do Gripen que  foi avaliada? Será que um avião de papel? Um protótipo? Se este for o caso, então seria ao contrário do que requerido pela Força Aérea Suiça. Vamos esperar o resultado do inquérito parlamentar. Se ele confirmar que o procedimento foi seguido, não vamos estabelecer uma ação legal contra um Estado soberano.

Quer ou não controlado, o avião de combate futuro europeu vai estar lá antes de qualquer franco-britânico?

Isto é o que podemos deduzir do Tratado de Lancaster House em novembro de 2010 e a declaração bilateral de 17 de Fevereiro. Ambos os países manifestaram o desejo confiar este projeto nos seus dois campeões nacionais, a BAE Systems e Dassault Aviation.

Não haverá espaço para outros países e especialmente para aqueles envolvidos no protótipo Neuron UCAV?

Estamos apenas no começo, mas estamos prontos para abrir o projeto para outros países. Também é necessário que os governos queirem e estejam dispostos a contribuir. A questão surge porque o projeto Neuron (que liga a França, Suíça, Espanha, Itália, Suécia e Grécia) vai acabar em meados de 2013. Dito isto, a liderança permanece com a BAE e Dassault.

Eric Trappier, International Managing Director da Dassault / Dassault
ENTREVISTA ALAIN RUELLO

Fonte: LESECHOS

50 Comentários

  1. La vai la vai la vai la vai…La vem la vem la vem la vem….Calma não é o Rafale é a narração radiofonica de um jogo de futebol do campeonato Portugues.

  2. Limpem vossos filtros de casquinha de feijão é pélinha de tomate o esbudegador de Tonhos existe e esta chegando e tem versão mono e bi de acordo com a preferencia do fregues rsrs rsrs



  3. 01 dos motivos que levou a India escolher o Rafale… foi seu avionico ..de barramento de dados e gerencia eletronica do sistemas de armas… cuja a tecnologia será repassada aos indianos… sendo que os Russos (obviamente) irão aprimorar no Putin-50… sic.. PAK-FA T-50

  4. Dos três o Rafale é a melhor opção sem duvidas. 2 turbinas, o que nosso território exige, a mais nova tecnologia e o que mais será capaz de repasar tecnologia mesmo que não seje 100% chegará próximo e já mostrou-se capaz em combate e testes sérios como os da India. Pode ir aos 100% na transferencia pois com os subs até passou disto.

  5. rsrs rsrs e voces ainda não se tocaram que a Dessault e a França ja perceberam que a intenção é o conhecimento de sensiveis e por isso pensam em liberarem-nos aos poucos em parcelas ou ELES AINDA NOS DARÃO ESSE CAÇA DE GRAÇA” e vem com a Carla Bruni vestidinha so de pantyhose transparente lilazinha,dedilhando a viola e fazendo biquinho dizendo “Mon amour baiser ma bouche et appelez-moi votre chien” rsrs rsrs

  6. O Rafale liquidou o SH e o Gripinho inutil, onde foi amplamente testado.
    O Brasil tem que decidir logo, agora ficou mais facil, ainda mais com a sacanagem americana com os Sup.Tucanos.
    Rafales sao perfeitos pra FAB.
    Que venham o mais rapido possivel, juntamente com a India.!

  7. ´´O objetivo é que a Índia seja capaz de produzir o Rafale, sem que haja perda de participação de produção de itens na França.´´
    Ou seja : A India vai receber as peças e montar o Rafale na India. Em termos de transferência tecnológica vão apertar parafusos. Turbinas, radar, eletrônica e partes importantes da fuselagem serão fabricados na França.
    Qualquer um dos concorrentes do FX2 brasileiro que vença, F18 SH, Gripen NG ou Rafale. A transferência tecnologica recebida será a mesma que a India vai receber da Dassault, apertar parafusos e dobrar lata.
    Alguém acredita que algum país irá transferir sua tecnologia para produzir radar AESA, turbinas e eletronica avançada ? Ou que a França não vai chipar o Rafale.
    A unica grande transferencia que o Brasil pede são os códigos fonte, para que possa utilizar qualquer tipo de armamento, de diferentes procedências. Essa hístoria de TOT é um mito criado pela imprensa.

  8. Eric Trappier disse: ´´ O OBJETIVO É QUE A ÍNDIA SEJA CAPAZ DE PRODUZIR O RAFALE, SEM QUE HAJA PERDA DE PARITICIPAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ITENS NA FRANÇA´´.
    Vão receber as peças da França para montar o Rafale. Essa será a transferência de 100% de tecnológia que a Dassault ira repassar a India e Brasil. Bem como a Boeing e SAAB. TOT é mito do GF e FAB.

  9. Antonio, bom dia.

    A tradução do parágrafo não está precisa:

    “Le but est bien que l’Inde soit capable de fabriquer des Rafale, mais il y aura toujours une certaine activité en France.”

    “O objetivo é que a Índia seja capaz de fabricar o Rafale, mas sempre haverá alguma atividade na França”.

    Mesmo imaginando 99% do avião feito na Índia, é vantagem enorme para a França. Além de não entregar o ouro para a concorrência, apenas 1% já seria muito melhor do que zero. E os primeiros dezoito serão produzidos na França.
    http://www.lesechos.fr/entreprises-secteurs/air-defense/interview/0201954786647-eric-trappier-dassault-l-inde-vise-une-signature-du-contrat-rafale-dans-six-mois-environ-303002.php
    Abraço,

    Justin

  10. Em termos de ToT, imagino que o que aconteceria seria o Seguinte:

    1)F-18: nada;
    2)Rafale: como apertar os parafusos para juntar as peças (isso é meio obvio, visto ser um projeto já descontinuado, sem novos desenvolvimentos dignificativos;
    3)Gripen: a proposta “menos desonesta” nesse sentido, visto ser um caça ainda em fase de desenvolvimento, o que permitirá ao Brasil realmente participar da evolução de um vetor.
    .
    Como já disse: 36 aviões não são nada, não é disso que precisamos, precisamos é da tecnologia para começarmos a caminhar com as próprias pernas…
    .
    Entretanto, por questões políticas ($) e não técnicas, acho que o Rafale leva essa…

  11. Aparentemente lá na Índia a ToT não é tão irrestrita assim. E na verdade, nem há como transferir 100% do caça. Os franceses não são uma instituição de caridade.

    []’s

  12. O Objetivo da India é apenas adiquirir conhecimentos de sensiveis e os Fraceses ja perceberam isso e querem usar da artimanha de repassa-los gradativamente é claro deixando o pingo de mel da cereja do sorvete para o final.A India não vai entrar nessa.Essa negociação jamais se efetivara.Querem apostarem comigo?Ja cansei de dizer que o MMRA e o FX2 são blefes.O que rola entre India e Brasil com a Russia como fornecdora de material e tecnologia é tratado em segredo desde 2008 pra ca e não envolve somente aviação de caça e sim outros armamentos tambem.Isso sera ainda mantido em segredo por mais tempo e para suprir-mos nossas necessidades sera adiquirido vetores de prateleira.Tudo o mais vem depois com algumas coisas ate mesmo vindo em segredo.A França ja levou a parte que lhe cabe..

  13. Meu Santo…

    Fique quieto maluquinho, só tumultua as coisas, quando não é com suas previsões estratosférias, é com seu discurso político desgastante e tendencioso.
    Tenho pena dos editores do site ao ler todos os dias vosso comentário… pois a maioria são repetitivos e sem noção.
    É postar algo sobre o FX-2, você vem com suas teorias de que todo mundo esta enganado que vai vir um avião russo, com míssies, sistemas antiaéreos, tanques, as naves 1000C e 1/3C do Dandolo… por favor meu colega, coloque fontes, embasamento teórico no que vc fala, jogar merda no ventilador todo mundo faz.
    Coloque matérias, fontes, tudo que for possível para embasar suas locuragens, estou quase boicotanto o site, em tudo vc mete o bedelho com comentários às vezes, bastante realistas e pertinentes, mas em alguns vc faz juz ao nome de “1maluquinho”, um dandolo no site já é o suficiente, agora 2, assim ninguem aguenta.
    Eu também afirmo, que vai vir F-35 do encontro do Obammis com a tia Dilmis, digo também que vai vir, PAK-FA, T-50 Golden Eagle da Coréia do Sul, e alguns mísseis comprados da Coréia do Norte…. viu como é fácil jogar a “m&rd@” sem dizer a fonte?????
    Abraço.

  14. Até agora o FX-2 é um mistério!! O que a FAB quer? Um caça ou uma fábrica de caças??? Se fôr apenas um caça, tudo que ela deveria fazer é especificar as operacionalidades e a empregabilidade. E, depois escolher no mercado mundial o caça que atende estas exigências. Simples assim!!! Agora se a FAB quiser uma fábrica de caças a coisa complica muito. Mas , pelo que lí ao longo destes anos, a “menina dos olhos da FAB” é o código-fonte, ou os códigos-fonte do caça. Sendo isto a proposta da SAAB é a ideal. Porque? Além de mais barato, dá acesso total aos códigos-fonte, e se quisermos, nos passará a tecnologia de fabricação dos motores aeronáuticos VOLVO, os quais são um pouco menos potentes que os GE F-414. Assim poderíamos dizer que temos 80% do que é preciso para fazermos um bom caça. Quanto aos aviônicos, poderiam ser da SAAB ou da Elbit.

  15. n sei se e aki seria o lugar pra discutir isso (tema)mais gostaria de fazer um comparativo e pedir a opiniao de vcs … qual desses e de fato o mais caro por ordem …. compra/manutençao /hora voo /desempenho=valor total.. pra mim a ordem seria essa ..
    f-35 A/B/C ainda n se sabe o real valor do custo total
    EF-2000 III
    F-15E SE
    SU-35MB
    RAFALE-F3
    *SH-18
    *F-16E os dias ai se equivalem quando vc equipara no geral
    GRIPEN E/F
    ..
    ”compra de prateleira”
    quanto ao nosso F-X2 ..
    RAFALE F3 – pela tt oferecida segundo alguns envolve ate motor e radar AESA (tb so acredito vendo/lendo).. acho s um boa escolha..meu favorito em se tratando do q virou o FX-2 …
    SH-18 -n havera transferencia de tec .. muito menos motor e AESA.. no maximo um parceria q ate agora n foi explicada…ficanda somente na base do ”politicamente correto”(acho s o SH um bom caça .. e se fosse pensar como base somente ”compra e uso” seria a escolha mais barata e segura )..
    GRIPEN E/F … como confiar em um proposta na qual vende a ilusao de ser um caça de ponta ..semelhante a um f-16E em se tratando de desempenho e com manutençao de f-5 .. sendo q seu motor apesar de ser um VOLVO ..e nada mais e q um GE fabricado e modificado sob licença .. tendo muita tec mande in usa .. se ele n e 100% EUA deve ser uns 60% .. seu radar AESA ainda n existe .. como comparar com os atuais em uso ?? .. sei la ….. e pra mim seria uma boa compra de prateleira uns 24 da versao C/D (ele e superior aos nossos f-5M) .. ou mesmo fabricar essa versao por aki .. aposto q chile (apesar dos seus f-16) Peru .. entre outros paises da regiao o comprariam com quase toda ctz …

  16. AntiNavalDaSilva disse: 19/03/2012 às 14:12
    Cara vou concordar com vc em cada palavra.

    Mudando de assunto, a foto ficou mesmo incrível! Lindo esse avião, só seria mais lindo se a FAB fosse a dona dele 🙁

  17. BrunoRJ, acredito que a ordem deva se essa:
    1. F-15C/E
    2. Su-27/30/35
    3. EF-2000
    4. Rafale
    5. F-18E
    6. F-16E

    *O F-22 é o mais caro de todos sem duvida e o F-35 não tem como te nenhuma ideia, o NG podemos compara-lo ao Gripen C.

    Caças pesados como o F-15 e Su-27 (e suas variantes) são na teoria sempre mais caros que os médios SH, EF-2000, Rafale e etc. Mesmo que não seja na hora da compra a sua manutenção e hora de voo acabam por fazer eles ficarem mais caros, mas esses caças pesados tem grande valor em combate e valem pelo que custam.
    Bem, essa é minha opinião.

    sds BrunoRJ

  18. ANTINAVALDASILVA voce amiguinho e muito outros ainda vão dar muitos xilikinhos com o FX e que no final não sera nada que por anos vivem endeuzando e fazendo apologia rsrs rsrs

  19. ANTINAVALDASILVA quais as fontes oficiais que voce ou alguem teem para fazerem alguma afirmação a respeito do FX ou do MRRA tudo o que dizem e pensam é o que é disponibilizado na midia GDA rsrs rsrs Quer nomes,quer fontes rsrs Vais ficar querendo rsrs rsrs

  20. Carl94fn
    comparei com base no q esta disponivel no mercado ..pra uma compra visando FAB ..algumas opçoes q o pessoal coloca em discusao .. o do ”pq n compra esse ” etc ..
    o EF 2000(III) e bem mais caro q o RAFALE e pra mim ainda um caça incompleto em se tratando de ar-solo .. porem superior ao Rafale e talvez com o mesmo desempenho de um F-15D em se tratando de combate ar-ar .. porem leva menos carga q um f-15 em si.porem consedero o EF-2000 mais caro de manter q um F-15E por exemplo .. hehehehe .. aonde quero chegar e o do pq reclamar tanto .. dando dsculpa q determinando caça e muito mais caro q o outro sendo q no geral .. dada a sua class pesado /medio /leve .. no geral se equivalem …no custo total da compra ao uso ”diario”.. por isso mesmo eu fico do lado do RAFALE ,, e minha logica e em se tratando de F-X2(tema princiapl tt) n ha melhor opçao …n sabemos o custo total do contrato em si…dai o pq acho muito exagerada algumas criticas a determinados caças

  21. Antonio, bom dia.

    A tradução do parágrafo não está precisa:

    “Le but est bien que l’Inde soit capable de fabriquer des Rafale, mais il y aura toujours une certaine activité en France.”

    “O objetivo é que a Índia seja capaz de fabricar o Rafale, mas sempre haverá alguma atividade na França”.
    Muito obrigado pelo esclarecimento e correta tradução Justin Case.

  22. ALDO o raciocineo mais claro e isento foi o teu meu caro.O Gripen NG é sim o melhor pacote as pretenções do Brasil e não pensem que ele não tem força de lvar o FX porque tem e muita e a meu ver o Gripen NG como pacote complementado pelo SU35BM consecionado e fabricado aqui seria o perfeito hi-low e se tivessemos o SU34 consecionado tambem ai seria a melhor escolha possivel.Mas falar nos blogs do genero sobre caças Russos onde a maioria dos frequentadores são aficcionados da tecnologia OTAN e reacionarios de direita é o mesmo que cometer crime.

  23. ALDO o raciocineo mais claro e isento foi o teu meu caro.O Gripen NG é sim o melhor pacote as pretenções do Brasil e não pensem que ele não tem força de lvar o FX porque tem e muita e a meu ver o Gripen NG como pacote complementado pelo SU35BM consecionado e fabricado aqui seria o perfeito hi-low e se tivessemos o SU34 consecionado tambem ai seria a melhor escolha possivel.Mas falar nos blogs do genero sobre caças Russos onde a maioria dos frequentadores são aficcionados da tecnologia OTAN e reacionarios de direita é o mesmo que cometer crime.

  24. 1maluquinho
    o q vc falou ai ctz sera perfeito esse ”hi-low” (gripen/su-35) …SU-34 na MB meu unico medo e justamente sobre o gripen ..ele ..mesmo o ng .. n pode ser nosso principal vetor de defesa … seria . .ao meu ver .. um erro absurdo ..consta na END .. .”caça padrao a ser usuado por MB e FAB”(n prescisa ser o principal vetor da força .. teriamos um SU-35 na FAB e SU-34na MB como ‘TOP’)… nos sobra RAFALE ///ou F-18 . .ainda n exite o SEA-GRIPEN …( ha estudos sobre essa aeronave vir a ser utilizada pela Inglaterra .. tudo vai depender dos custos e quantos o comprariam …)…pra Marinha como caça embaracado .. pensar no SU-33 esse ai ctz estari fora de questao …
    vamos ver .. ctz estou aki na torcida de algo grandioso pras nossas Forças Armadas …mais se vc minimamante conhece o comando da Força .. vc perder qualquer tipo de esperença…vamos ver .. no aguardo aki ..a espera de um milagre .. heheheheh

  25. 1maluquinho,

    Tomara que vc esteje certo sobre aviões russos, são superiores devido aos parâmetros continentais do Brasil.
    No entando o que eu falo é o que sai na mídia, o que é noticiado não por um, mas diversos sites específicos sobre defesa ou não; comentar sobre algo que nem é noticiado é um tanto quanto especulativo né??
    Abraço.

  26. Meu caro ANTINAVALDASILVA e acaso voce ja viu alguma coisa tratada em segredo ser vinculada nas midias e não se esqueça que a maioria dos sites do genero são de tendencias Ocidentais ou melhor seguem sempre o que Americanos ditam e ao padrão OTAN.

  27. BRUNORJ nossos pilotos com o NG pousam ate na cabeça do Cristo redentos e a versão navalizada do mesmo depende apensa de reforço no trem de pouso não sendo necessario alteração extrutural na aeronave.O Gripen como pacote é perfeito ao que queremos e como padrão e assimetria se encaixa tambem perfeitamente.SU34 para a MB mas em bases costeiras com o Gripen embarcado e SU para a FAB.Durante muitos anos falaram muitas coisas desde desmerecerem os vetores Russos ate afirmações que eles não repassam nada e que não cumprem contratos e serviços.A comprovação de que isso é mentira é a propria India que ja constroi em casa o SU50MKI que na verdade é o T-50 Indiano.Eles sempre nos ofereceram a possibilidade de repassarmos o SU35BM o que eles jamais fizeram para pais nenhum nem mesmo para a India ou termos ele consecionado dependendo apenas do pacote que optarmos ou pagando a tecnologia completa ou consecionado.Eles não são protecionistas pois se fossem India e China não estariam no estagio que estão.

  28. BRunoRJ, a “ilusao de ser um caça de ponta”, o “radar AESA ainda n existe” e “ainda n exite o SEA-GRIPEN” na verdade são AS MAIORES VANTAGENS da proposta do do GRIPEN E/F: significa que o Brasil vai participar ativamente do processo de desenvolvimento de um novo avião, em vez de só comprar o aparelho e encomendar suas manutenções, às cegas, sem nem saber o que está “acontecendo” por trás…
    .
    Porque 36 caças não são nada, não garantem nada, o que precisamos é de SABER COMO FAZER, para começarmos a andar com as próprias pernas… Para daqui a uma geração estarmos exportando caças de ponta, em vez de fazer um FX-N…

  29. Qualquer caça que vencer a licitação está bom para o brasil, devido ao grau de sucateamento da força aérea, apesar de o rafale ser o melhor deles. Mas 36 aviôes para um país do tamanho do nosso é muito pouco.

  30. KIKO voce pensa pequeno apenas em reequipamento e a intenção do Brasil é bem mais profunda do que apenas isto.

  31. meu unico contra ao gripen NG .. e meu medo se ele for a escolha do fx-2 e ele vir a ser o nosso principal vetor de defesa pelos proximos 20/30/40 anos .. .. apenas n acho aceitavel esse fato …o perfeito ctz seria o mix de su-35 ou f-15SE …com os gripens NG/SEA

  32. ALDO quanto ao gripen BR … tudo nele vai depender dos custos … seja valor unitario /tempo de desenvolvimento /mercado pra ele … pode vir a se tornar uma novo AMX …ou n ..

  33. BRUNORJ tudo depende do Brasil investir ou não.Seja qual for o vetor se depois de adiquirido for abandonado como foi o AMX sera sera a mesma coisa.No Gripen os materiais e sensiveis que os Suecos não dominam podem serem substituidos e o comprometimento deles de nós repassarem os codigos fonte é feito abertamente nas midias,os demais não fazem isto.Sem falarmos do motor Volvo que esta ainda mais sendo aprimorado e nos tiraria da dependencia dos Anglos.O pacote Gripen ao Brasil é de sociedade e não so de venda.

  34. 1maluquinho
    ctz e um risco …muito grande .. esse motor VOLVO e nada mais e q um GE .. feito sob licença com modificaçoes q o tornam mais confiavel (dura mais/bebe menos) … e tudo leva a crer q tem muita tec USA nele (mais um risco)..o projeto n pertence a SAAB e as vendas do GripenBR estaria sujeitas q ”terceiros” n ha independecia nisso .(sem contar q ate o fim desse ano muito provavelmente Volvo Aero(quem fabriCa esses motores )sera vendida ( as opçoes /China /Inglaterra..q lidera essa disputa..seria uma meio caminho ate o SEA-gripen /EUA//e por um milagre … Brasil.. pode ser atraves do FX-2…quem sabe..)…quanto aos ”codigos fonte” esta garantido nos 3 … ( F-18 ainda gera duvidas ….).. era a base do FX-1….tenho seria duvidas ..sim .. em relaçao ao GRIPEN .. q mesmo hoje ja na e la essas coisas .. e n se engane q a SAAB ira desenvover sozinha ( talvez com auxilio de alguma empresa brasuca … se ganhar o fx-2 ira desenvolver um radar AESA .. de ”ponta” 100% (80%..^~)sueco-brasuca .. duvido muito q chega perto do desenpenho de um AN/APG-79…a FAB precisa de caças pra no maximo 2014 ..pra mim o tal Gripen Demo e s Base do Gripen NG ou seja um pouco maior em tamanho .. mais n deixa de ser o mesmo gripen com um raio de alcance reduzido..pra mim um projeto ja pronto .. a espera de um novo AESA (o N.O.R.A) q tb ja esta saindo do ”forno ” com auxilio de empresas dos EUA ..n havera desenvolvimento de AESA do 0 .. eu acho .. no maximo uma repasse de custos de um projeto ja pronto …hehehehehhe e o q acho … minha opiniao sobre o Gripen …
    e pensar q descartamos o PAK …se n houver nada de novo e relaçao a Russia….ainda tenho esperança sobre a tal ida de Dilma a Russia .. mais de 0 a 10 .. minha esperança q algo de concreto saia e 2 (1.5.. hehheheh ).. ate pq hoje n vejo nenhum tipo de tentativa ”’oficial”de aproximaçao do gov Russo conosco .. estao mais preocupadoas com a Siria ( com toda razao )

  35. Bruno meu caro hoje as coisas relativas a assuntosde defesa envolvendo paises dos BRICS são tratadas em segredo e o pouco que são sabemos são que vazam como a pouco vazou para a midia de entendimentos em segredo entre India e Brasil em relação ao Brahmos numa possivel versão navalisada.Sinceramente para suprir a carencia da FAB qualquer um dos 3 do FX serve embora eu creia que nenhum dos tres nos dara o que se alardeia que buscamos Auto-suficiencia Tecno-Industrial e apenas atravez deles teremos o que teriamos naturalmente buscando fazermos um 4.5 nacional complementado como ja usamos na area civil.Repasse de tecnologia completa de vetores de caça so os EUA e a Russia podem fazerem se quiserem fazer.É uma ilusão acharmos tambem que a Dessault repassara na integra todo o Rafale e so garantir abertamente nas midias sobre o repasse de codigos fontes so a Saab fez isso.Os Franceses tambem afirmavam que repassariam na integra todo o EC725 e depois que consolidaram o contrato nossos militares os indagaram a respeito dos codigos fontes e sensiveis e eles alegaram que não lhes pertenciam e que deveriamos nos intendermos diretamente com os proprietarios dos mesmos.Como é um projeto que mais servira a area off-shore e iniciativa privada do ponto de vista comercial ficou por isso mesmo e quem sabe mais na frente possamos atravez do know how adiquirido fazermos um Heli de transporte militar e um de emprego de ataque.No caso dos caças é mais complexo e entrarmos tambem em sonhos de nos associarmos com paises que não teem know how e nem propriedade de sensiveis para com eles fazermos um 5.0 é um tiro no escuro.Reclamamos das oportunidades desperdiçadas mas hoje em 2012 as coisas podem sairem bem melhores do que sairiam em 2008,2010 tenha certeza disso.

  36. 1maluquinho
    eu sou um grande defensor dos BRICS .. e torço muito q algo de concreto saia ….com um tipo de ”FMI”fundado e gerido pelos BRICs ..etc ….n sou totamente contra o EC-725 pelo q sei n nos foi oferecido nada parecido com isso . e o preço do ”pacote” tt mesmo q chega a 50% acho aceitavel .. ja q pelo q sei daki a algum tempo vamos fazer turbinas pra Helis do tipo .. e assim vai …quanto ao resto .. vc sabe q ainda tenho muita esperença q algo ”grande” 9epecialmente sobre o SU-35) saia ate o final desse ano .. mais se esse tempo passar ..ai complica

  37. BRUNO prepare-se mes que vem a Tchutchuca de validade vencida pode abrir bem abertinhas as perninhas ao Irmão Caim do Norte deixando de vez o Tonho dos Brasileiros na reta.Ja foi oferecido tudo pelos Russos mas o capaxismo aqui sempre fala mais forte como sempre afirmo que governa de verdade o Brasil é uma Mafia Oculta e todos que chegam no poder fazem o jogo.

  38. se der F-18 …melhor fechar as portas…vai ter militar pedindo baixa no comando da FAB pode apostar .. a mais de 30 anos a propria FAB vem sofrendo com material americano..falta isso e aquilo n pode compra isso .. e peça q n chega nunca e etc seria no minimo ridiculo essa escolha memso com tudo q vem acontecendo ..desde o LAAS ao tratamento q Dilma ira receber la nos EUA ( n e considerada visita de Estado..) …pelo q sei o motivo do F-18 estar nessa lista e o seguinte … ser tb um caça q posso vir a ser utilizado pela MB …barato de manter .. preço unitario baixo pra um caça do tipo .. mais n havera TT alguma …ou seja …o responsavel pela ”lista” n pensou no quesito TT em nenhum momento…q foi imposiçao politica ( podemos pagar caro pela TT mais acho q foi uma decisao acertada )pensou q o FX-2 era nada mais q um FX-1 .. e assim vai ..se lista da FAB fosse seria de FATO .. o 3 finalista seriam .. o F-16E /SU-35/RAFALE… esses 3 nos abririam um grande leque de possibilidades …mais ja parei de acrediatar q o Comando da FAB ( especilmente ) seja algo serio …pra mim n e o ( opiniao pessoal ) parece mais e um clubinho ( isso esta presente nas 3 forças ).. da vergonha .. hoje as forças armadas estao classificadas em 3 niveis o primero e composto por oficiais ”antigos ” os ditos DINOS ..em sua maioria carrancudos …”burros” ou pessoas como o ”SAITO” q por mais esforçado q seja ( ele é) pensa pequeno …o segundo nivel em sua imensa maioria formada por ”carreiristas”…e o 3 nivel e formados por oficiais ”novatos” ..com mentes atualizada sobre o q e o mundo atual representaria uma nova mentalidade a Força em si .. mais e sistematicamente reprimida e sacaneada pelos niveis ”superiores” pelos simples fato da ”hierarquia militar”presente .fora a falta de equipamento….esse e o resumo das forças armadas brasileiras…dos males hoje .. por mais q seja caro .. pra mim hoje o RAFALE sera a nossa melhor escolha ..e caro de comprar .. alem de sua TT mais n e tao caro de manter quanto um F-15E … ou seja …das escolha q temos hoje .. e o melhor dos piores … n caio no conto de fadas q e o Gripen .. sua TT n e de um 5G ..e muito limitado em tudo .. n iremos desenvolver um caça do zero .. nem o motor pertence a ela SAAB .. e seu radar ja esta ”pronto” … pra mim o Gripen E/F e um piada sem graça (hoje o Gripen E/F e no minimo 40% made in USA.. ) .. mais segundo a propria FAB …tanto q segundo muitos … se o final do FX-1 tivesse um escolhido .. seria o Gripen C/D ( ta de sacanagem ..ne FAB )pelo simples fato de ser o ”mais barato’…pode isso ?? ..volto a repetir .. tenho sim um pouco de esperança .. e hoje uma decisao ”politica” pra força e muito necessaria … um MIX de RAFALE com SU-35(ele e s mais caro de manter q um RAFALE) e possivel s …basta a força pensar GRANDE

  39. BRUNO meu cro sei que o Rafale é um excelente caça mas não acredito que a Dessault repassara a tt completa como afirma sem falarmos que a França alem do momento economico desfavoravel morde e assopra,é a nação europeia-ocidental mais protecionista e segregadora alem de formar na OTAN sendo atualmente dentro da OTAN a nação europeia mais belicista.Infelizmente o setor defesa no Brasil é decidido por politicos e empresarios gananciosos que usam do sentido patriotico apenas como argumento de meterem a mão nos cofres da União.Não sei se alguem do Comando da FAB pediria baixa se o F18 ganhar mas sei que Jaspion Saito Medalha ficara muito alegre.O Brasil forma em diplomacia com os emergentes e abana o rabinho em comercial-economico com EUA e Europa,é como uma putinha que faz qualquer programa para agradar fregueses.Habita o meio termo buscando agradar a todo mundo e quando tiver que tomar uma decisão ficara na mão.Sabe meu caro se a Dilminha não se entender com Obama em abril e não fechar com a Saab ela pode ter uma crise de TPM de alto fluxo incontido e ir aos Russos.Eu duvido que ela escolha o Rafale e nem acredito que o Rafale va a frente na India.É um caça fora do orçamento da FAB e para nós o tivermos recolhidos em hangares melhor não os termos.Em breve a França estara comprando Typhon ou F35 se o candidato de esquerda ganhar la a França mudara e com a crise podera ate mesmo afastar-se da zona do Euro,da Otan,dos EUA e aproximar-se ainda mais ate mesmo da Russia.Acredito que a Alemanha mais cedo ou mais tarde va tambem pelo mesmo caminho o que levara tambem outras nações Europeias a fazerem o mesmo.restara Eua e Uk e seus satelites expalhados pelo mundo.Ate que ate estes todos se cheguem a Russia e todos cobicem a China.

Comentários não permitidos.