Deu no Voo Tàtico Brasil é a 12ª Potência Militar do ano de 2012

Já haviamos aqui reportado em outras ocasiões, mas desta vez o Voo Tático levanta algumas considerações importantes sobre o Ranking Global Fire Power, que considera o Brasil a 11ª potência militar do ano 2012.

Vale ressaltar que o site usa de 43 parâmetros distintos para avaliar o poder militar de um país, fatores como reserva científica, recursos, combustíveis, químicos básicos, capacidade de produção, reservistas entre outros são considerados no cálculo que não simplesmente compara os números e nomes de sistemas de armas ou efetivos.

Segundo o Voo Tàtico

O site Global Firepower elaborou um ranking dos 55 países com o maior poder militar.

Como em todo levantamento estatístico (“a arte de mentir com números”), os métodos utilizados podem causar surpresas. O fato é que o estudo não leva em consideração vários itens bastante difícieis de serem levantados e de serem comprados entre si, como tecnologias, disponibilidade, grau de profissionalização e adestramento, etc.

Independente das comparações, serve como uma fonte de referência rápida para se conhecer as forças armadas de um país qualquer. Neste ranking, o Brasil aparece como o 11º classificado. O que vocês acham dos resultados apresentados?

Global Firepower 2012

 

9
Map of Japan
29
Map of Spain
10
Map of Israel
20
Map of Ukraine
30
Map of Mexico
Country Ranks 31 through 55…
33
Map of Greece
43
Map of Jordan
53
Map of Kuwait
35
Map of Syria
45
Map of Chile
55
Map of Qatar
36
Map of Iraq
38
Map of Algeria
48
Map of Yemen
39
Map of Libya
49
Map of Belgium
40
Map of Norway

11 Comentários

  1. 1maluquinho, o Adriano Benanyon pode ser doutor, mas está precisando de um doutor também, doutro que cuida de cabeça.
    É muito xenofobismo numa só cabeça.

  2. O BRASIL tem capacidade de construir a “BOMBA”, aliás , traduzimos à W-87 dos ianks..e corre o boato q temos 3(tres) bombas já montadas em algum QG em algum ponto do BRASIL..só falta o meio, o veículo p fazer-mos às entregas, se necessário, das mesmas ao destino..logo logo será realidade o n VLS, o foguete de hj o missil de amanhã..Quem viver verá. Sds.

  3. Meu caro Aurélio às 18:16, como bem disse o nosso colega Maxtedy “O Brasil e outros países pode ser limitado em alguns aspectos, mas pode ser super efetivo em outros tantos”.
    .
    Essa é a lógica para Israel não estar no meu ranking das 10 maiores potências militares do planeta(É claro que estaria se fossemos fazer um ranking por exemplo com os 20 mais…). Israel pode ter artefatos nucleares e um exército bem treinado, mas, carece de alguns outros meios imprescindiveis para um Power Global. Por exemplo, Israel carece de meios navais para projetar poder a longa distância. Sem contar que seu exército estaria em uma seria sinuca de bico se hipoteticamente tivesse por exemplo, que dominar todo o território de uma país com o tamanho do Brasil(A população total de Israel é de pouco mais de 7 milhões de habitantes).
    .
    Estes são apenas alguns exemplos que pesam na hora de aquilatar o real poder militar de um país, para “influênciar” outros Estados, e “respaudar” a defesa de seus interesses globalmente . Creio que agora o amigo entendeu muito bem minhas colocações.
    .
    Grande abraço!

  4. Recursos financeiro e humano para estar entre as maiores potencias militares do mundo nós temos, mas a realidade é outra, o descaso de vários governos que passaram por aqui sucatearam as nossas forças armadas, que vivem hoje em situação de penúria, com os vários contingenciamento de verbas e recursos. Nada que não possa ser mudado.

  5. Parece 1º de abril adiantado!Mas conforme a apropriada colocaçao do nosso editor E.M.Pinto, a partir desses pressuposto pode se compreender a posiçao colocada em favor do Brasil!Que sirva de elemento intimidador a pretenso futuro aventureiro caso queira nos desafiar, ao menos!

  6. E.M.Pinto disse:
    Eu também acho meio bizarro este tipo de comparação, o super trunfo nunca me agradou.
    Porém devo concordar que não são apenas máquinas ou níveis tecnológicos que ganham uma guerra e há muitos exemplos disso.
    Sparta é um claro.
    Mas eu iria além, a problemática da guerra reside na capacidade dos inimigos manterem seus exércitos em guerra.
    Isto nem sempre é possível.
    ==
    ==
    Perfeito EM Pinto!
    Embora a síndrome do vira-lata sempre se manifeste quando falam bem do Brasil, a grande verdade é a que já comente em outra matéria.
    O Brasil não é um país desindustrializado.O Brasil deve ser um dos mais industrializados do mundo.
    Só quem não conhece a nossa indústria metal-mecânica para duvidar disso. O problema do Brasil está sendo o custo (ganho x custo, pouco importa – o certo é que os empresários preferem ser importadores do que industriários).
    Outro grande problema é que não dominamos as principais tecnologias usadas em meios militares. Mas isso muda e rapidamente (talvez por isso muitos lá fora critiquem o Brasil por sempre estar no meio da balança – eles sabem que isso significa nunca fechar as portas para ninguém. Um Irã da vida pode nos fornecer muita coisa, por exemplo).
    Enfim, somos capazes de duplicar nossa capacidade militar rapidamente.

  7. 1maluquinho disse:
    GALERINHA Deem uma olhadinha nesta materia escrita por Adriano Benayon e publicada no Irã News BRASIL PRIVATIZADO E DESNACIONALIZADO…….Publicada em 15 de Março de 2012 ás 13:53:14
    Brasil privatizado e desnacionalizado
    ==
    ==
    Maluquinho, perfeito o pensamento expresso no artigo.
    Mas, veja como são as coisas. Enquanto você procura espraiar o pensamento tentando encontrar a resposta mais realista para nossa situação, alguns preferem continuar com o pensamento mastigado e aculturado.
    E tudo que se mostre diferente do que lhe foi fornecido (inclusive em suas aulas nas faculdades e universidades) para a ser visto como pensamento xenofóbico.
    O certo é que precisamos estar atento a este jogo de xadrez que a vida nos impõem. É bem provável que nos veremos no futuro em uma situação pior. Mas este não é o pio! O pior é que poderemos nos encontrar em uma situação muito pior do que a que imaginamos e que se concretizou (rssss-não sei se ficou claro….kkkk).

  8. Carlos Argus disse:
    O BRASIL tem capacidade de construir a “BOMBA”, aliás , traduzimos à W-87 dos ianks..e corre o boato q temos 3(tres) bombas já montadas em algum QG em algum ponto do BRASIL..só falta o meio, o veículo p fazer-mos às entregas, se necessário, das mesmas ao destino..logo logo será realidade o n VLS, o foguete de hj o missil de amanhã..Quem viver verá. Sds.
    ==
    ==
    Nobre colega, que seja verdade.
    E se não for, já sabemos e temos certeza que o Brasil sabe fazê-la (me refiro a ogiva).
    Os veículos também já estão prontos. O que está nos faltando é o controle direcional destes veículos. Que já temos desenvolvido e que já está sendo testado.
    A precisão pode não ser de 1 metro, mas 100 metros para cá ou para lá numa situação destas…..

  9. Também concordo Over e carlos Argus, estamos dando uma de tolinho por conveniência, mas com certeza em um prazo de 10 anos vamos mostrar nossa verdadeira cara do ponto de vista militar e nuclear, se fosse para ser cordeiro o Brasil não estaria dando os passos que deu com o sub nuclear , a nova unidade de hexafluoreto e o VLS, o que não podemos é chamar a atenção para nós e sofrermos retaliações, tem que ser na baixa como fez a India.

Comentários não permitidos.