Já haviamos aqui reportado em outras ocasiões, mas desta vez o Voo Tático levanta algumas considerações importantes sobre o Ranking Global Fire Power, que considera o Brasil a 11ª potência militar do ano 2012.
Vale ressaltar que o site usa de 43 parâmetros distintos para avaliar o poder militar de um país, fatores como reserva científica, recursos, combustíveis, químicos básicos, capacidade de produção, reservistas entre outros são considerados no cálculo que não simplesmente compara os números e nomes de sistemas de armas ou efetivos.
Segundo o Voo Tàtico
O site Global Firepower elaborou um ranking dos 55 países com o maior poder militar.
Como em todo levantamento estatístico (“a arte de mentir com números”), os métodos utilizados podem causar surpresas. O fato é que o estudo não leva em consideração vários itens bastante difícieis de serem levantados e de serem comprados entre si, como tecnologias, disponibilidade, grau de profissionalização e adestramento, etc.
Independente das comparações, serve como uma fonte de referência rápida para se conhecer as forças armadas de um país qualquer. Neste ranking, o Brasil aparece como o 11º classificado. O que vocês acham dos resultados apresentados?
61 Comments