Marinha do Brasil participa do exercício Obangame Express na Nigéria

Foi realizado na Nigéria, no período de 27 de fevereiro a 01 de março, o exercício Obangame Express, integrante da africa Partnership Station (APS). A atividade teve o propósito de promover a interoperabilidade e proficiência regional marítima das partes interessadas, no Golfo da Guiné, em conjunto com os Estados Unidos da América e parceiros europeus, para conter a pirataria e atividades ilícitas naquela região.

Pela primeira vez a Marinha do Brasil participou do exercício, sendo representada por dois Oficiais da Força de Superfície, Capitão-de-Fragata Luiz Fernando Baioneta Flammarion Vasconcellos e Capitão-de-Corveta Cláudio Alberto Teixeira Ramos, que acompanharam as atividades como observadores no Centro de Operações Marítimas, sediado no Comando Naval do Leste da Marinha da Nigéria, na cidade de Calabar.

O exercício contou com representantes da Bélgica, Benin, Brasil, Camarões, CEEAC (Comunidade Econômica dos Estados da África Central), Espanha, Estados Unidos da América, Gabão, Gana, Nigéria, República do Congo, São Tomé e Príncipe e Togo, cabendo destacar a participação de seis navios (um dos Estados Unidos, um da Espanha e quatro da Nigéria), 3 aeronaves (uma da Marinha norte-americana e duas da Força Aérea da Nigéria), embarcações de abordagem/Maritime Interdiction Operations, equipes de abordagem/Maritime Interdiction Operations de nove países e instrutores de técnicas de abordagem, pertencentes à Marinha dos Estados Unidos da América.

Fonte: Marinha do Brasil

7 Comentários

  1. E o Brasil vai chegando devagarinho na Área da AFRICON, até porque este é um assunto estratégico.

    Devido as mancadas das 7 Irmãs do cartel petrolífero, grupos rebeldes estão surgindo no Atlantico Sul e o Brasil pode também ser alvo.

    Além deste fato há n questões que o país pode tirar proveito na África.

  2. É, lá estão os ianques.
    Mas não tem problema.
    Começamos a nos enturmar com o lado de lá do Atlantico Sul, vamos transformá-lo num lago sul-sul, da América a África.

  3. Vamos nos Envolver na Africa e Trazer os Piratinhas para cá… Talvez a Dilma Pense que seu Ouro esteja sendo roubado e coloque mais dinheiro para a marinha que é de longe nossa melhor força…

    E para a FAB também que é de longe a Pior… Talvez as duas possam recuperar o ouro da Dona Dilma…

    Devíamos Desenvolver mais misseis Ar-Ar , Ar-Terra e Terra-Ar com a Africa do Sul… E usar… E Para vender, nós vendemos os inventados aqui… Para Bolívia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Países da Africa e Oriente médio… Seria Muito bom mesmo! Só pensar um pouco em usar a influencia que temos… Principalmente na America do Sul

  4. Pow eu achando que o Brasil ia mandar um navio pelo menos mandava uma fragata a F41 (Defensora) que já no nome dava uma ajuda lá, agora quem precisa de olheiro é jogador de futebol pra ir a seleção brasileira e não pra uma operação dessas, pra que se podem muito bem até comandar essa droga aí, fico puto ao ver que ao invés de fazer algo ficam passivamente na operação !

  5. Brasil esta de ser um pais imperialista. E um pais dominado pelo imperialismo norte americano. Faz parte de manobra militar na Africa, no Libano, envia tropa para o Haiti, nao como nacao independente, defendendo interesses proprios, mas como sempre aconteceu desde que os yanques forcaram os ingleses a se retirar das Americas, tropas auxiliar, das Forcas Armadas Norte Americana. Na medida que o pais sob os regimes civis e inteiramente subordinado aos EUA, nao houve uma mudanca na politica brasileira. E um regime tao entreguistas quanto foram o regime dos militares. Repito o que ja disse muitas vezes, sob o regime capitalista, o Brasil nunca sera uma nacao independente, nossa burguesia nacional e fraca, covarde e sente-se mais confortaveis manter uma relacao de subordinacao com os imperialistas do que procurar uma politica nacionalista. Esta na medida que necessita uma politica de uniao nacional de todas as classes deixa nossa burguesia apreensivel, ela nao confia no povao.Este pode desenvolver ideias proprias ja que o povao nao precisa de burguesia, classe capitalista. Ele, o povao, so nao tem conciencia disso, mas tal conciencia pode ser adquirido, e isso amedronta nossa covarde burguesia nacional. Dai a continuidade de nossa politica de subordinacao aos interesses yanques, nossa maneira de ver o que e bom para os Estados Unidos e bom para o Brasil. Juraci Magalhaes, o Marechal Tavoras, o General Golbery, juntamente com outros generais, brigadeiros e almirantes que tanto batalharam para manter o Brasil subordinado aos Estados Unidos podem descancar em paz. A colonia yanque Brasil esta em boas maos. Sob a subregencia da Madame Dilma e sua gang denominada PT.

Comentários não permitidos.