Irã acusa tropas estrangeiras de favorecer o cultivo de drogas no Afeganistão

As autoridades de controle de entorpecentes do Irã acusaram nesta sexta-feira as tropas estrangeiras no Afeganistão de terem favorecido o cultivo de drogas no país, o maior produtor de opiáceos do mundo, desde a ocupação em 2001 liderada pelos Estados Unidos, informou a agência oficial “Irna”.

Em reunião com Jan Kubis, representante especial das Nações Unidas para o Afeganistão, Taha Taheri, subchefe do Departamento de Controle de Drogas do Irã, disse: “Os países ocupantes, com o pretexto de ajudar o Afeganistão, apoiaram o cultivo de drogas, com o resultado de um aumento da insegurança”.

“Não há informações de qualquer operação de tropas estrangeiras contra a máfia da droga no Afeganistão, pelo menos nos dois últimos anos, e apenas no ano passado o cultivo de drogas cresceu 7%”, disse Taheri, cujo país é uma das principais vias de passagem da heroína afegã com direção a Europa.

O Irã é o segundo país, depois do Afeganistão, mais prejudicado pela dependência ao ópio e à heroína, com 1,2 milhão de pessoas afetadas, e o que confisca a maior quantidade de opiáceos no mundo, 41% do total, segundo dados do Governo iraniano e da ONU.

Teerã solicitou diversas vezes ajuda internacional para combater o tráfico de drogas procedentes do Afeganistão e, em julho, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pediu a colaboração das tropas da Otan para lutar contra as drogas no país.

Ahmadinejad afirmou então que o Irã estava disposto a cooperar no controle do cultivo de ópio no Afeganistão, em reunião em Teerã com o diretor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov.

“Se 10% do custo da guerra no Afeganistão fosse dedicado a controlar o ópio no país, a maior parte dos cultivos de papoula (da qual o ópio é extraído) e o tráfico de drogas poderiam ser controlados”, disse Ahmadinejad.

Segundo números da UNODC, 92% dos opiáceos produzidos no mundo que não possuem uso farmacêutico procedem do Afeganistão, que atualmente dedica mais espaço ao cultivo da papoula branca que a América do Sul ao cultivo da coca.

Além disso, o Afeganistão, segundo este organismo, é agora o maior produtor de haxixe do mundo.

O país recebe, segundo a UNODC, cerca de US$ 4 bilhões anuais de drogas ilegais, dos quais uma quarta parte pertence aos cultivadores, e o restante são repartidos pelas autoridades locais, organizações rebeldes, grupos armados e traficantes que transportam o material ao exterior.

As penas por tráfico de drogas no Irã são muito graves e é comum impor a pena de morte a pessoas detidas com quantidades relativamente pequenas de entorpecentes.

Um relatório divulgado esta semana pelo relator de Direitos Humanos da ONU para o Irã, Ahmad Saheed, afirma que das mais de 650 execuções realizadas no país em 2011, 81% foram por tráfico de drogas.

Saheed, que afirmava que as execuções no Irã tinham passado de 100 em 2003 a mais de 650 em 2011, pedia uma moratória da pena de morte no Irã para todos os delitos, que fossem trocadas as penas existentes de execução por apedrejamento e que se proibisse a execução de menores, como estabelece o direito internacional. (EFE)

Fonte: uol.notícias

10 Comentários

  1. Sou a favor da execução de traficantes, assassinos, estupradores,ladrões, sequestradores e um dos piores os CORRUPTOS, pra mim todos deviam aparecer mortos ou serem extintos de uma só vez, estes só fazem peso na Terra, não iriam fazer falta nenhuma, em relação a execução de menores, só seria a favor se o mesmo tivesse praticado algum crime HEDIONDO, aí sim poderia derrubar também… Agora se o tráfico ta rolando na boa por lá no Afeganistão, já deveria ter sido combatido, pois estas mesmas drogas vão acabar na casa de algum viciado americano ou de outras partes do mundo !

  2. E a novidade qual é????
    .
    Normal que apoiam o cultivo de drogas no Afeganistão, e não so lá, na Colômbia a produção só aumenta desde que as “Tropas” U.S.A. estão por la, assim como foi no Vietnam, Camboja, Coréia em primeiros anos de conflito, e etc… manter o povo americano entorpecido é o objetivo primário em “época Bélica”, nada é mais importante que manter os cidadão capazes de refletir sobre as coisas e as realidades do mundo e da vida entorpecidos e Viciados em alguma droga, o álcool parece não bastar mais depois de tantas guerras pela liberdade!
    .
    Uma válvula de escape pra tanta pressão de guerra na população tem que estar sempre aberta… sempre!
    .
    Valeu!!

  3. .
    Como podemos aceitar que as forças [OTAN] engajadas em combater o Talibã, e o mesmo exército [EUA] que diz combater os narcotraficantes em varias partes do mundo, convivam de forma tão harmoniosa e passiva ao lado de campos cheios de papoula, que de um modo ou de outro será colhida e transformada em um veneno que matará pessoas em todo o mundo?
    .
    É o Talibã que lucra com o ópio, então o que vemos é a não interferência nos meios de sobrevivência financeira daqueles que são seus inimigos, e isto se refletirá claramente nos meios para se manterem em condições de oferecerem resistência, – digo, para que ele possa continuar a tentar matá-lo, – digo, a seus soldados, – claro.
    .
    Bem, ao discernir tal coisa, só posso ser um gênio, [já que ninguém mais percebeu isto] ou serei um louco, [posto que não percebo a grade sabedoria estratégica dos que permitem essa situação] ?
    .
    Então amigos, por favor, me ajudem, o que sou eu??
    .
    “Há mais coisas entre o céu e a terra, do que sonha a nossa vã filosofia”. Ato I – Cena V – Peça – Hamlet – de Shakespeare.
    .
    Na realidade, trata-se de uma tragédia Shakespereana o grande teatro representado por ‘esta’ – “grande nação”.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  4. Além de terroristas, são também os maiores traficantes do mundo, como disse o Francoorp, eles lucraram muito nos países que invadiram, como vietnan, coréia etc, e depois com a cara lavada acusam os latinos americanos de serem traficantes, através de seus filminhos tendenciosos…, é demais isso, e ainda tem gente que os defendem, talvez sejam pagos, quem sabe, abs.

  5. Tem que combater é os atravessadores ilegais. Pois o ópio é utilizado também em vários tipos de remédios. E não nos humildes afegãos que só conseguem alimentar suas famílias se plantarem ópio invés de soja. Vão verificar o valor de venda de ambos! Nem se compara. Morreriam de fome. E nem máquinas utilizam é na mão com suas dezenas de filhos e parentes.
    Santa hipocrisia!…

  6. O afeganistão foi trasformado pelo EUA em uma “arma biológica” com fins de provocar destabilização do países na região que são independentes da sua influencia, grande parte do ópio vai além do irãn, para a Russia, Paquistão, China..

    A Russia inclusive já questionou os norte-americanos , pois viu o número de viciados em ópio dentro de suas fronteiras, crescer exponencialmente depois da invasão do Afeganistão pelos EUA . Alguém lembra da “Guerra do Ópio”?: Pois é , os “yankeegleses” nunca deixaram de utilizar a droga como arma e fonte de lucros tb… é claro!

  7. disse:
    18/03/2012 às 00:28

    E a novidade qual é????
    .
    Normal que apoiam o cultivo de drogas no Afeganistão, e não so lá, na Colômbia a produção só aumenta desde que as “Tropas” U.S.A. estão por la, assim como foi no Vietnam, Camboja, Coréia em primeiros anos de conflito, e etc… manter o povo americano entorpecido é o objetivo primário em “época Bélica”, nada é mais importante que manter os cidadão capazes de refletir sobre as coisas e as realidades do mundo e da vida entorpecidos e Viciados em alguma droga, o álcool parece não bastar mais depois de tantas guerras pela liberdade!
    .
    Uma válvula de escape pra tanta pressão de guerra na população tem que estar sempre aberta… sempre!
    .
    Valeu!=====Sds, amigo Francoorp, vc está certo em seu comentário,é uma forma do cara aguentar essa guerra q nada vai render de positivo p os ianks/Otan..só mt viciados. E o Talebans só fustigando eles, matando e mutilando..e sendo mortos , e vendo inocentes sendo assassinados por soldados da Otan , dizendo q foi ato de legitima defesa, isso qdo vem à público…Sds.

  8. Francoorp disse:

    -]
    tens toda razão franco, e a guerra assimetrica oportunista, se alimentado da desgraça dos viciados, lamentavel

Comentários não permitidos.