Crise econômica e financeira internacional se aprofunda

A CRISE GLOBAL NO OLHO DO FURACÃO

O Chefe de Redação

Dizem que o tempo é um invento para evitar que tudo aconteça no mesmo instante. A frase original é do escritor Ray Cummings e aparece no seu romance de ficção científica A Garota do Átomo Dourado (publicado em 1929). Parece assim que hoje o tempo colapsa sobre si próprio e, efetivamente, todas as economias do planeta acusam simultaneamente os sintomas e as feridas da crise.

Isto pode parecer uma opinião demasiado pessimista. Afinal de contas a imprensa especializada em negócios e economia se esforça para nos fazer acreditar que a crise global entrou numa fase de calmaria e até de recuperação.

De repente, a violência da crise na Grécia passou momentaneamente para um segundo plano com a “reestruturação” da sua dívida, há uma semana. O euro parece que melhorou a sua posição e surgem outras “boas notícias”. Nos EUA, pelo terceiro mês consecutivo, anuncia-se que foram gerados empregos e fala-se de uma “tímida recuperação”.

Assim, parece que os ventos do furacão amainaram e que lá longe poderia despontar um raio de sol e o anúncio de melhores tempos. Mas não podemos nos deixar enganar pelos comentaristas e “especialistas” da velha mídia.

Na Grécia, o acordo reduziu em mais de 100 bilhões de euros a dívida com credores privados. Mas isso não é senão uma moratória disfarçada da reestruturação da dívida. A prova é que até uma parte dos temidos seguros de não pagamento foi ativada (o montante apenas ultrapassou os 3 bilhões de dólares, o que pode ser absorvido pelas seguradoras sem grandes problemas).

Todo este acordo foi para ganhar tempo, não para encontrar uma solução real para o problema da economia grega.

Ou seja, no fundo, a Grécia permanece sem capacidade de enfrentar o serviço da sua dívida e as condições de política econômica que lhe foram impostas (em especial pelo programa de arrocho, apelidada de “austeridade”) conduzirão necessária e inevitavelmente ao aprofundamento da catástrofe.

O PIB grego já acusa uma queda de 6% em 2011 e este ano o prognóstico é muito mau. O desemprego ultrapassa 22% e entre jovens chega a 50%. Já há mais de 22 mil pessoas sem teto em Atenas.

Todos os componentes da procura agregada da economia grega estão em queda vertical: o salário mínimo reduziu-se em 22% (e para alguns setores a perda será de 32%). O corte da despesa pública representa outro golpe duro na procura agregada.

É evidente que a meta de reduzir a dívida grega a 160% do PIB em 2020 é irrisória. O país vai arrebentar muito antes.

O ritmo da atividade econômica na Europa continua a diminuir e a região entra numa recessão que pode ser duradoura.

O desemprego na União Europeia já atinge os 10,7% e é o mais alto em 13 anos. O “motores” econômicos também não vão bem: o prognóstico favorável para 2012 é que a Alemanha e França cresçam 1,2 e 1,3%, respectivamente.

A Itália e a Espanha mantêm-se mais ou menos estáveis, se levarmos em conta os “diferenciais” de financiamento da sua dívida soberana, mas essas duas economias estão claramente no umbral da uma forte recessão e isso fará que os mercados financeiros voltem a se “inquietar”. O custo financeiro da sua dívida, portanto, voltará a crescer.

Nos Estados Unidos, as boas notícias sobre o desempenho do mercado de trabalho devem ser manejadas com cautela. Muitos dos empregos gerados continuam a ser de muito má qualidade. É normal, os problemas estruturais da economia estadunidense não foram reparados e a tendência à precarização do trabalho mantém-se.

Por outro lado, todos os componentes da procura agregada estão a se contrair: o consumo, o investimento residencial e não residencial e até as exportações. E tal como na Europa, a austeridade na política fiscal não permite vislumbrar nada de bom.

Na China as coisas tampouco andam bem. A anemia mundial afeta as suas exportações e isso envia uma mensagem clara à hierarquia chinesa no sentido de transformar a economia, abandonando a política de exportações selvagens.

Isso implicaria, então, aumentar o consumo interno, o que requer aumentar o nível dos salários e remunerações. Entretanto, os novos líderes em Pequim não parecem inclinar-se nessa direção e já estão apostando na desvalorização da sua moeda, yuan.

Para fechar com chave de ouro, a retórica de guerra no Médio Oriente faz com que o preço do petróleo se mantenha alto, o wue afetará negativamente a economia mundial.

Israel continua a insistir que não permitirá ao Irã equipar-se com armas nucleares. Isso pode ser parte de uma campanha de distração sobre o problema palestino, mas é algo que incide sobre as expectativas e a evolução do preço internacional do petróleo bruto.

No cronômetro da crise, o tempo se deforma para se reconcentrar num ponto: a crise é um monstro que respira e retoma as suas forças.

As leis de mercado levaram a lógica do capital até os rincões mais afastados do planeta. Para esta longa viagem, na sua bagagem o capital levou também as suas contradições e a propensão à crise. Este é o pulso das economias capitalistas.

Análise de Alejandro Nadal, economista mexicano, no Resistir

Fonte: materiaincognita

12 Comentários

  1. Voces lembrão enquanto voces davam gritinhos e demonstravam uns aos outros seus conhecimentos em economia e ainda entoavam canticos de que deviamos implantarmos sistema similar ao europeu-ocidental na america-latina?E ainda defendiam euforicos que paises como Australia deveriam serem convidados a fazerem parte desse maravilhoso sistema economico financeiro rsrs rsrs Enquanto isso eu apenas um maluco sem conhecimento algum de nada lhes dizia que TITULOS,PAPEIS E MOEDAS TEEM VALORES PERENES e que a euforia do momento se contrastaria com a realidade de uma profunda repressão.Pois bem ela esta a porta e a nossa estrategia é a de enfraquecer a industria e o mercado interno possibilitando meios atrativos para os desesperados aqui se instalarem e sairem da lama as nossas custas.A eles damos direitos e vantagens que jamais foram dadas aos Brasileiros e ver dizerem que estabeleceram cotas de importação para protegerem a industria nacional automobilistica chega a ser vergonhosa e ate mesmo engraçada pois não temos uma unica industria automobilistica Brasileira e ainda compramos o que os externos produzem aqui em uma configuração inferior ao que exportam e 50% mais caro.E quando falamos de industria aeronautica lembramos da Embraer criada com corsorcio do dinheiro do contribuinte Brasileiro associado a uma empresa nacional aerea privada e um banco nacional privado e que hoje é mais Americano do que Brasileira.Ah mas o petroleo é nosso não é mesmo pois é extraido no Brasil por uma empresa estatal que se não pedir dinheiro externo não tem condições de extrai-lo e ainda é vendido as consecionarias extrangeiras 40% abaixo da cotação mundial.Nossa sociedade se subdividindo em grupos etnicos e corporativos com o unico intuito de obterem beneficios do momento economico nacional.Ate mesmo a direita reacionaria e uma minoria militar fomentam discordias aproveitandossem de escandalos e desvios para fomentarem animosidades com anseios golpistas e tudo isso é movido por um unico interesse MAMAREM NO EL DORADO BRASIL AS CUSTAS DO TOLO POVO BRASILEIRO.Vai la Dilminha alem de dar dinheiro do contribuinte Brasileiro a Cuba,Argentina,Paraguai,Bolivia e Venezuela seja generosa e de tambem aos corsarios Europeus-Ocidentais afinal de contas eles nos catequisaram e nos alfabetizaram não é mesmo e compre tecnologia e material belico Americano assim voce cala a boca dos milicos e o puteiro continua a todo vapor e os programas e rendosos caches matarão a fome das putinhas e suas familias…ESSE É UM BRASIL QUE VAI PRA FRENTE,PRA FRENTE DA TROLHA DEIXANDO O FURINGO SEMPRE NA RETA.

  2. A natural queda da euforia gastronomica gananciosa que associou-se a mercados não compativeis agora paga o preço da bancarrota.Vamos nessa tambem???

  3. Ou se cria uma federação européia, com banco central, fisco e etc comuns… transferindo a verba entre estados(no caso europeu países) de maneira natural, equilibrando a balança… Mas o o e o individualismo europeu? como fazer isso? vocês acham que a alemanha e a frança tirariam o croisaint da boca de seus filinhos para dar de comer a um grego ou um português esfomiado? jamais titiu…
    Os países da europa são muito diferentes…. e essa diferença de estilos de vida, sustentabilidade social fazem do euro uma concha de retalho, complicado de entender…

  4. concordo “maluquinho” . Mais sobre a Dilminha qual seria a melhor opção para compra tecnologia ? particularmente eu prefiro tecnologia RUSSA, os americanos ficaram irado quando souberam de nossa preferência sobre o RAFALE, mais essa gerigonça chamada BRASIL tem mendinho de ofender eles , ñ sei qual vai ser os caças para o projeto FX-2 mais ñ compraria os F-18 , como esperança e a ultima que morre tenho um sonho do BRASIL ficar com PAK-FA . abraços a todos .

  5. KABURÉ Sera que eles descobriram que a preferencia da Dilma é mesmo o Rafale?E se fosse porque de tanta indignação ja que desde o mentor Lula o Rafale entre os tres sempre foi o preferido…NESSE ANGU TEM CAROÇO…Eles desconfiavam mas sempre sentiram firmesa na persuasão indutiva mas a realidade agora é outra meu caro.Ou vamos para a frente e avante ou permaneceremos eternamente condicionados e submissos.Nenhuma nação Ocidental jamais nos proporcionou nada de ponta a nosso desenvolvimento e capacitação nem mesmo se lhes facilitassemos tudo COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS.Ideologia ou progresso?Sempre nos sujeitamos a ideologia.Vamos querer estarmos dentre aqueles que darão as cartas ou vamos querer nutrirmos cadentes para se fortalecerem e empurrarem cada vez mais fundo no nosso rabo?Aos que agonizam a morte é o melhor destino pois é fruto daquilo que ao longo dos seculos plantaram.Não adianta pregarmos papinhos espiritualizados de igualdade e entendimentos a aqueles que se fizeram e se acostumaram somente a morderem aos demais.Comer de palitinhos bebendo vodka da boa e cultuando a Grande e honoravel mestre Bunda Pançudo assentado em um elefante que não teme os ratos.Qual é mesmo a cara do Brasil e do povo Brasileiro heim???

  6. Kaburé disse:
    17/03/2012 às 11:16

    concordo “maluquinho” . Mais sobre a Dilminha qual seria a melhor opção para compra tecnologia ? particularmente eu prefiro tecnologia RUSSA, os americanos ficaram irado quando souberam de nossa preferência sobre o RAFALE, mais essa gerigonça chamada BRASIL tem mendinho de ofender eles , ñ sei qual vai ser os caças para o projeto FX-2 mais ñ compraria os F-18 , como esperança e a ultima que morre tenho um sonho do BRASIL ficar com PAK-FA . abraços a todos .=======Ofender?!?! Pq ? Afinal, somos ou ñ um país idependênte?Q esse caras vão p o inferno.Vamos comprar os SUs 34 e 35″S” e c transfêrencia de T&T p nós…e os Rafales, 36 p a n MB , assim cumprimos n acordo c os francos… é p ontem , falou dona e congresso, p ontem.Sds.

  7. Nobres colegas, Estão se esquecendo de que essa crise é fabricada. O interesse é provocar mais uma guerra mundial. Estão tentando atraveés do controle da midia economia e religião. Toda vez que um grande percentual da humanidade chega perto de descobrir a verdade sobres os deuses pagões e os da biblia e qualquer outro Deus que inspirou religioes principalmente monoteístas as energias alidas às trevas tentam promover uma grande coflagação afim de que os humanos regridam em conhecimento e tenham o DNA danificado. Assegura-se assim o controle sobre a humanidade que não passa na visão dessas energias de gado para ser consumido.

  8. Quanta bobagem eim 1maluquinho?

    A indústria pode até não ser nacional, mas a cadeia que a alimenta é. De onde voce tirou que a Petrobrás não consegue extrair petróleo sem dinheiro externo? Informação errônea e sem fundamentação. Quanto à Embraer, que eu saiba o governo ainda detém boa parte das ações. Ela não deixou de ser brasileira. Além disso, nem tudo é culpa do governo. Se os brasileiros aceitam pagar esses juros abusivos, aceitam comprar carros caríssimos e inferiores, não poupam mesmo com a taxa básica nas alturas, porque tudo é culpa do governo?

    Todo mundo adora sentar o pau no governo mas, no dia-a-dia, não deixa de comprar produto chinês mesmo sabendo que não presta, compra produto pirata, faz uso do “jeitinho” que nada mais é do que corrupção. Utiliza de tráfico de influência para conseguir as coisas, trabalha em empresas por indicação de amigo ou parente, mesmo sem ter qualificação e muitos nem se esforçam o suficiente para melhorar. Quando vão à escola/faculdade não estudam e não prestam atenção às aulas. Quando escrevem aqui no PB, se utilizam de mal português… quase uma escrita “primária”. Ou seja, resumindo… nem tudo é culpa do governo.

  9. O governo Dilma já está corrigindo o rumo. Agora a meta é juro zero. Com a redução dos juros teremos dinheiro sobrando para tudo, inclusive para reduzir nosso endividamento, como nunca antes em nossa história. Que tal um país sem dívida, isso mesmo, sem qualquer débito para com bancos ou pessoas, que não mais emite títulos públicos e recolhe todos os que vencem. Será que o Brasil será o primeiro governo digno desse nome? O que pode ser mais capitalista que um governo com bilhões de reservas próprias, não emprestadas, podendo emprestar a juro zero para os empresários e consumidores de seu território, ganhando com o aumento da atividade comercial, com a arrecadação de impostos?

  10. Wolf, mais um vendido ao partidão pelas velhas 30 moedas… a lista tá só que aumenta… tão gastando muito em propaganda… rsrsrsrsr… de qual pais vc tá falando?… “Agora a meta é juro zero.”… esse cara é muito engraçado… rsrsrsrsrs… merece um premio… rsrsrssrrs… e os banqueiros?… onde é que ficam?… logo eles que são tão “solidarios” com o partidão?… rsrsrsrsrs… muito engraçado…

  11. Meta de juros tendendo a zero ??? Mas nem nos EUA e UE . Lá a taxa de juros varia entre: 1,0% – 1,8% ao ano. Aqui no Brasil a taxa não será inferior a 8,0% ao ano. Quem puxa a taxa de juros para cima é o governo, pois gasta mais do que arrecada, e, aí, pega dinheiro emprestado nos bancos. No dia em que o governo gastar menos do que arrecada, aí, poderemos ter esperança de dias melhores!

Comentários não permitidos.