16/03/1935: Há 77 anos, contrariando Tratado de Versailles, Adolf Hitler restabelecia o Serviço Militar Obrigatório na Alemanha do III Reich

Sugestão: Gérsio Mutti

Hoje na História: 1935 – Contrariando Tratado de Versailles, Alemanha restaura seu serviço militar

Hitler buscou acalmar a opinião pública ressaltando fins supostamente pacíficos

No dia 16 de março de 1935, aproveitando a calma do fim de semana, Adolf Hitler anuncia o restabelecimento do serviço militar obrigatório e decide elevar em 400 mil o efetivo da Wehrmacht.

Essa foi a primeira violação flagrante do Tratado de Versalhes. O mundo foi pego desprevenido, em especial, os generais alemães.

A comunidade internacional e a Sociedade das Nações em Genebra não ousaram repreender a decisão. No dia seguinte, a medida do Führer é celebrada com grandes festividades em todo o Reich.

A operação revelou a habilidade tática de Hitler, que brincava com as aspirações de pacifistas do mundo todo para tornar seus desejos realidade.

No começo daquele ano, em 13 de janeiro, houve um plebiscito no Sarre, uma região fronteiriça entre a França e a Alemanha determinada pelas disposições do Tratado de Versalhes. Com uma esmagadora maioria, os habitantes sarrenses votaram pela reintegração da região ao território alemão, que já vivia há dois anos o domínio nazista.

A escolha livremente expressa pela população do Sarre era reflexo do governo nazista e, por extensão, de sua propaganda e sucesso econômico. Fortalecido por este êxito, o Führer pôde anunciar pouco depois que seu país não tinha mais qualquer reivindicação territorial a oeste. Mais além, renunciou a qualquer pretensão sobre a Alsácia-Lorena, território mais emblemático da rivalidade franco-germânica de então.

Esse discurso tranquilizaria os mediadores europeus, que não possuiam muitas exigências. Mas o restabelecimento do serviço militar obrigatório teve o efeito de uma ducha de água fria. Entretanto, sempre hábil, Hitler pronuncia pouco depois um novo discurso em que reitera suas intenções pacifícas e seu desejo pela paz no continente.

A opinião pública das democracias europeias se tranquilizaria. A justificativa do chanceler era a de que com esse tipo de providência, estava exercendo o direito legítimo de seu país à auto-defesa. Hitler também alegava que sua decisão encerrava com a inércia das demais potências frente aos seus pedidos de revisão do Tratado de Versalhes.

Também nesse dia:

1988 – Cidade curda de Halabja é bombardeada por tropas iraquianas com armas químicas

1521 – Fernão de Magalhães chega às Filipinas

1968 – Tropas dos EUA cometem o massacre de My Lai

Fonte: operamundi

19 Comentários



  1. Falando em serviço militar obrigatório…no Brasil.

    Tem que acabar com essa obrigatoriedade.. precisamos de militares e não um bando de “fila boia”.

    Mil vezes um exército profissional bem pago e aparelhado.. que um grande contigente mal pago, mal aparelhado, e pior, sem aptidão alguma para ser militar…FATO

  2. xtreme
    Falando em serviço militar obrigatório…no Brasil.

    Tem que acabar com essa obrigatoriedade.. precisamos de militares e não um bando de “fila boia
    *****************************************
    serviço militar não é obrigatório mais sim se apresentar a junta militar. Eles pergunta que ficar sim ou não .
    serviço militar não é obrigatório é um direito de todo cidadão quere servir seu pais ou não.
    tem que acabar é o voto obrigatório esse sim tem que acabar.
    **************************************************************
    xtreme
    Mil vezes um exército profissional bem pago e aparelhado.. que um grande contigente mal pago, mal aparelhado, e pior, sem aptidão alguma para ser militar…FATO
    ************************************************************
    isso que você diz não é a realidade vai falar isso com general quatro estrelas americano eles queria mil vezes esses sistema brasileiro que o sistemas deles não obrigatório que são obrigado a receber um monte de idiotas por falta de emprego e muitos deles com problemas com bebidas,drogas, e tudo mais o brasil tem a capacidade de escolher os seus soldados a dedo diferente dos EUA que só pega maluco e doido.

  3. Hitler além do grande criminoso que todos conhecemos, foi um grande crápula sem palavra, uma cobra peçonhenta que mentiu para todos os seus vizinhos, enquanto preparava o bote!

  4. O “eixo nazifascista” formado por Alemanha, Italia, Espanha e Japão, pretendeu dominar o mundo, más eram ao final, muito fracos pra tanta ambição.

    Já hoje, temos um novo “eixo” formado por países europeus da OTAN,Isreal, EUA, e seus paises satélites como Japão (ocupado por 268 bases yankees, 67 anos depois do fim da 2ª guerra )e as monarquias do golfo, que novamenteb tentam um projeto de recolonização do mundo…

  5. as forças armadas de uma nação devem ser formardas por elementos de todos
    seus meios sociais, para que tenham legitimidade, o ideal e um mixto de soldados proficionais e conscritos, pois tudo o que não precisamos e de um exercito de mercenarios, nos EUA filho de pobre e sem perspectivas vai para guerra, enquanto filho de bacana curte a vida boa universitaria,e seus pais lucram com os bonus industriais das guerras, enquanto as familias humildes ficam com o onus, assim fica facil fazer guerra de decada em decada não ??

  6. O SERVIÇO MILITAR É VITAL PARA INTEGRAR A NAÇÃO BRASILEIRA!

    O governo brasileiro deve sim manter o serviço militar obrigatório ,por diversos motivos:

    É através dele que muitos jovens de classe menos favorecidas conseguem inclusão social através dos cursos profissionalizantes que nelas se faz.

    É através do serviço obrigatório que há uma maior convicção de brasilidade,basta vê alguns americanófilos de plantão aqui e o seu grau de brasilidade,se é que tem;imaginem se não houvesse o serviço obrigatório.

    É através do serviço militar que se garante o senso de nação brasileira,visto que o brasil tem dimensões continental e diversas culturas e é o serviço militar que aglutina essa miscelânea de raças e credo.

    O governo deveria dá mais opções alem do serviço militar aos jovens como por exemplo,incrementar o projeto Rondon,e outros projetos de cunho republicano com o objetivo de enaltecer a nação brasileira e o civismo.

  7. Quando você analiza e estuda o assunto da reestruturação da Alemanha logo após a Primeira Guerra,vc chega ao nome de Prescott Bush,avô do Bush Jr.
    Prescott Bush era banqueiro e como tal financiou o rearmamento da Alemanha Nazista.
    Pesquisem e vejam que por trás de tudo isso tem muita história encoberta.

  8. Novo Brazuk,

    boa dica! buscas no Google igual às entre aspas abaixo, retorna vários resultados interessantes

    “Prescott Bush e o rearmamento da Alemanha Nazista”

  9. Cuidado pessoal… o TOTALITARISMO ESQUERDISTA que estão colocando na AL, em especial na Venezuela e Brasil se equipara aos moldes do nazismo… como disse, nazismo e comunismo são duas faces da mesma moeda… basta ver como foi o governo de Stalin na Russia… equiparavel em genocidio ao III Reich… sem contar na FALTA TOTAL DE LIBERDADE… assim estão querendo implantar um ESTADO TOTALITARIO NO BRASIL nos moldes de Stalin… abra o olho “cumpanheiro”… não seja mais um idiota util ao sistema… reflita e busque informações sobre o tema… só isso podera nos livrar de sermos ESCRAVIZADOS… CENSURA NUNCA MAIS!!!…

  10. Além do apoio financeiro de banqueiros norte-americanos,
    O nazismo em sua genese foi fortemente influenciado pelos movimento supremacistas brancos dos EUA e após a 2ª guerra, um “nazismo” mais sofisticado e sutil, menos racial e mais nacionalista (EUA) a nível global, se deu de forma encoberta nos EUA.

    No governo “Bush júnior, sob a justificativa de “guerra ao terror”, o aspecto fascista e totalitarista dos EUA escancarou de vez, com a aprovação de leis que violam os direitos individuais, a vida e a privacidade das pessoas ao redor do planeta e inclusive dos próprios cidadão norte-americanos, com leis como o “PATRIOT act” e a espionagem monitoração e controle em massa sobre seu próprios cidadãos.

    existe uma grande campanha de distorção e confusão, visando um revisionismo histórico e está campanha está sendo comamdada a partir dos yankees -sionistas, inclusive com muitos agentes profissionais na internet, defendendo os seus interesses e os pontos de vista que desejam impor, ISTO SIM É CENSURA:

    Uma rede global de grandes empresas de mídia pausterizada e homogenizada, promovendo, em bloco, os interesses dos seus patrões, promovendo guerras e genocidio em busca de poder, más vendidos como se fossem por democracia e liberdade…

  11. Vejam quem esta entregando o Brasil: “É difícil de acreditar, porque durante anos de negociações o Itamaraty sempre repudiou o tratado, que foi assinado pelo Brasil no governo LULA, quando CELSO AMORIM era ministro das Relações Exteriores.”… se referindo a assinatura do “tratado internacional, que declara a independência administrativa, política, econômica e cultural das chamadas nações indígenas, que se tornariam países autônomos, com leis próprias, e nem mesmo as Forças Armadas brasileiras teriam o direito de entrar em seus territórios.”… vendem o que não é deles e querem calar quem se levanta contra seus sordidos planos inconfessaveis de dominação… eles sim, estão a serviço do que vc chamou “Uma rede global de grandes empresas de mídia pausterizada e homogenizada, promovendo, em bloco, os interesses dos seus patrões, promovendo guerras e genocidio em busca de poder, más vendidos como se fossem por democracia e liberdade…”… não sejas hipocrita… dona DILMA esteve lá em Washington semana passada… o que vc acha que ela foi fazer lá?… nem bem recebida foi… provavelmente receber a CARTILHA de como colocar-nos ainda mais de joelhos perante o capital globalista… ACORDA MENTIROSO… não venha aqui se fazer de vitima qndo na verdade tu és o algoz da nação… patriota são aqueles que lutaram para que não fossemos hoje uma Cuba continental…

  12. Anton, a resposta para vc ja estava pronta em outro post do PB, exatamente em http://planobrasil.com/2012/03/17/arabia-saudita-envia-material-militar-a-rebeldes-sirios-pela-jordania/#comment-146813
    “HMS TIRELESS disse:18/03/2012 às 11:18
    Amigo Blue Eye!
    Quando um canalha quer absolvição para os seus crimes e quer continuar praticando-os sem oposição o que ele faz? Se declara antiamericano! automaticamente recebe o apoio daqueles que, por conta da contaminação ideológica, apenas conseguem diferenciar o preto do branco. E imediatamente esses canalhas são nomeados “líderes antiimperialistas””…
    Veja vc que não são palavras minhas, mas todos que usam a cabeça já não engolem mais essa conversinha de tolos que seus herois querem nos impingir… ACORDA MULEQUE… aqui não tem otario não… SEUS HEROIS ESTÃO MORRENDO DE OVERDOSE DE MENTIRAS!!!… eles sim, aplicam “uma grande campanha de distorção e confusão” dos fatos… saudações…

  13. Só sabe ofender e tentar desqualificar, pensando que está em uma posição superior com suas “certezas inquestionaveis”, certezas que se forem questionadas , geram uma explosão de irracionalidade e injurias! pobre coitado auto-iludido…

    E os defensores e promotores dos interesses yankee/sionistas sempre vem com esta conversa mole de classificar como “anti americano” , assim como os sionistas vem sempre com o papo de “anti semita”, a qualquer um que ouse expor os seus podres e falcatruas…

    O FATO é que hoje em dia, a maior AMEAÇA de totalitarismno que paira sobre o planeta vem justamente e diretamente, das elites que comandam Washington e Jerusalén.

  14. “O FATO é que hoje em dia, a maior AMEAÇA de totalitarismno que paira sobre o planeta vem justamente e diretamente, das elites que comandam Washington e Jerusalén.”… POSITIVO… e adivinha quem está a serviço deles?… seus herois do partidão, meu caro… busque a agenda deles no Foro de São Paulo e verás que estão implementando TUDO que a ONU manda… e quem manda na ONU?… exatamente aqueles que tu nomeastes… quem é o pobre coitado auto-iludido, ehn “cumpanheiro”?… vc ta confundindo o estado americano com os poderosos que o governam… o mesmo serve para o Brasil… aprenda a olhar alem do obvio… saudações…

  15. “vc ta confundindo o estado americano com os poderosos que o governam… ”
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Oras…se eu mesmo disse: “das elites que comandam Washington e Jerusalén.”
    como poderia estar confundindo o estado americano com “os poderosos que o governam”?

    Por outro lado, sua teoria senil que as elites poderosas por trás do poder de wahington e Jerusalén são comunistas, tem fortes conotações de delirio, provocado por sua obsessão com os “vermelhos”…

    Parece um daqueles pastores fanáticos que falam no diabo o tempo inteiro e o enxergam em toda parte!

    As elites a que refiro são principalmente os grandes financistas com dominio sobre a mídia e sobre o sistema políco ocidental(com muitos judeus sionistas e protestantes WASP) com fortes tendencias neoliberais!

  16. E quando falo de totalitarismo não estou muito preocupado se são comunistas ou neoliberais… me refiro as reais e intensas iniciativas em andamento, de monitoração e controle sobre as pessoas e suas liberdades individuais, como este complexo que está sendo construido nos EUA:

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    NSA Utah ‘Data Center’: Biggest-ever domestic spying lab?
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    The biggest-ever data complex, to be completed in Utah in 2013, may take American citizens into a completely new reality where their emails, phone calls, online shopping lists and virtually entire lives will be stored and reviewed.

    ­US government agencies are growing less patient with their own country with every month. First, paying with cash, shielding your laptop screen and a whole list of other commonplace habits was proclaimed to be suspicious – and if you see something you are prompted to say something. Then, reports emerged that drones are being fetched for police forces. Now, the state of Utah seems to be making way in a bid to host the largest-ever cyber shield in the history of American intelligence. Or is it a cyber-pool?

    Utah sprang to media attention when the Camp Williams military base near the town of Bluffdale sprouted a vast, 240-acre construction site. American outlets say that what’s hiding under the modest plate of a Utah Data Complex is a prospective intelligence facility ordered by the National Security Agency.
    ­Cyber-security vs. Total awareness

    The NSA maintains that the data center, to be completed by September 2013, is a component of the Comprehensive National Cyber-security Initiative. The facility is to provide technical assistance to the Department of Homeland Security, collect intelligence on cyber threats and carry out cyber-security objectives, reported Reuters.

    But both ordinary Americans and their intelligence community were quick to dub it “a spy center.”

    “The Utah Data Center will be built on a 240-acre site near Camp Williams, Utah. Once completed in September 2013, it will be twice as large as the US Capitol. The center will provide 100,000 square feet of computer space, out of a total one million square feet. The project, launched in 2010, is to cost the National Security Agency up to $2 billion.”

    The highly-classified project will be responsible for intercepting, storing and analyzing intelligence data as it zips through both domestic and international networks. The data may come in all forms: private e-mails, cell phone calls, Google searches – even parking lot tickets or shop purchases.

    “This is more than just a data center,” an official source close to the project told the online magazine Wired.com. The source says the center will actually focus on deciphering the accumulated data, essentially code-breaking.

    This means not only exposing Facebook activities or Wikipedia requests, but compromising “the invisible” Internet, or the “deepnet.” Legal and business deals, financial transactions, password-protected files and inter-governmental communications will all become vulnerable.

    Once communication data is stored, a process known as data-mining will begin. Everything a person does – from traveling to buying groceries – is to be displayed on a graph, allowing the NSA to paint a detailed picture of any given individual’s life.

    With this in mind, the agency now indeed looks to be “the most covert and potentially most intrusive intelligence agency ever,” as Wired.com puts it.

    William Binney, NSA’s former senior mathematician-gone-whistleblower, holds his thumb and forefinger close together and tells the on-line magazine:

    “We are that far from a turnkey totalitarian state.”
    ­‘Everybody is a target’

    Before the data can be stored it has to be collected. This task is already a matter of the past, as the NSA created a net of secret monitoring rooms in major US telecom facilities – a practice that was exposed by people like William Binney in 2006.

    The program allowed the monitoring of millions of American phone calls and emails every day. In 2008, the Congress granted almost impecible legal immunity to telecom companies cooperating with the government on national security issues.

    By this time, the NSA network has long outgrown a single room in the AT&T building in San Francisco, says Binney:

    “I think there are ten to twenty of them. This is not just San Francisco; they have them in the middle of the country and also on the East Coast.”

    Binney suspects the new center in Utah will simply collect all the data there is to be collected. Virtually, no one can escape the new surveillance, created in the US for the War on Terror.

    Some data, of course, would be crucial in the anti-terrorism battle: exposing potential adversaries. The question is how the NSA defines who is and who is not a potential adversary.

    “Everybody is a target; everybody with communication is a target,” remarks another source close to the Utah project.
    ­Breaking the unbreakable

    Now, the last hurdle in the NSA’s path seems to be the Advanced Encryption Standard cipher algorithm, which guards financial transactions, corporate mail, business deals, and diplomatic exchanges globally. It is so effective that the National Security Agency even recommended it for the US government.

    Here, the Utah data complex may come in handy for two reasons. First: what cannot be broken today can be stored for tomorrow. Second: a system to break the AES should consist of a super-fast computer coupled with a vast storage capabilities to save as many instances for analysis as possible.

    The data storage in Utah, with its 1 million square feet of enclosed space, is virtually bottomless, given that a terabyte can now be stored on a tiny flash drive. Wired.com argues that the US plan to break the AES is the sole reason behind the construction of the Utah Data Center.

    The eavesdropping issue has been rocking the US since the Watergate scandal in the 1970s, when domestic spying was eventually outlawed. Nowadays, a lot of questions are still being asked about the secret activities of the US government and whether it could be using the Patriot Act and other national security legislation to justify potentially illegal actions. The NSA’s former employees, who decided to go public, wonder whether the agency – which is to spend up to $2 billion on the heavily fortified facility in Utah – will be able to restrict itself to eavesdropping only on international communications.

    (Fonte:RT)

Comentários não permitidos.