Força Aérea do Peru terá novo sistema de defesa antiaérea

A Força Aérea do Peru (FAP), através do seu Grupo de Defesa Aérea (GRUDA), elegeu a estadunidense Northrop Grumman, a israelense Rafael Advanced Systems e a polonesa Bumar Group, para fornecerem equipamentos para o novo Sistema de Defesa Aérea (DAS) avaliado em torno de US$ 140 milhões. O sistema deverá entregue em até 24 meses.
De acordo com fontes locais, a Northrop Grumman fornecerá três radares de vigilância e alerta antecipado AN/TPS-78, cujo alcance é da ordem de 450 km. A Rafael ficará encarregada de prover uma bateria de mísseis superfície-ar Spyder SR/MR, a qual utiliza mísseis Python 5 e Derby BVR (para alvos além do alcance visual). Esse sistema é composto por um conjunto de veículos lançadores MFU (normalmente três unidades ou mais), um de comando e controle (CCU) equipado com radar de vigilância Elta EL/M-2106 ATAR 3D, um veiculo transportador de munição e uma viatura configurada para prover serviços de apoio ao conjunto da bateria.
O EL/M-2106 é um radar 3D tático de estado solido que funciona segundo o principio AESA (varredura eletrônica ativa), cujo alcance situa-se na faixa de 180 km, sendo capaz de detectar não somente aeronaves, mas também, alvos de baixa assinatura-radar, como por exemplo, mísseis de cruzeiro e aeronaves não tripuladas (VANTs). Suas habilidades incluem a capacidade de rastrear simultaneamente 100 “plots” e atacar ao mesmo tempo (dependendo do numero de MFUs da bateria) entre 12 e 24 objetivos. O alcance do sistema Spyder municiado com mísseis Python 5 é de 15 km e entre 35 e 40 km carregado com BVR Derby.
 
Por último, o Bumar Group recebeu encomendas para fornecimento de MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems) PZR Grom, lote composto por 150 mísseis superfície-ar, 50 lançadores e igual numero de visores noturnos. Além dos MANPADS, serão entregues seis veículos Poprad 4×4 dotados de lançadores quadruplos de mísseis PZR Grom e provisão de 96 mísseis do modelo para serem usados por essas unidades móveis. O PZR Grom é um míssil superfície-ar guiado por infra-vermelho baseado no Igla 9K38 russo, sendo seu peso unitario da ordem de 10,5 kg (1,27 kg corresponde ao peso da cabeça de guerra do vetor) e diâmetro de 72 mm. A velocidade de cruzeiro do Grom é de 650 m/s ( aproximadamente Mach 2) e o alcance útil é de 5,5 km.

33 Comentários

  1. Compra de prateleira significa provisionamento imediato. Atender uma necessidade emergente e urgente, só é possível desta forma. Parabéns as autoridades Peruanas, que apesar do baixo desempenho econômico nunca ficou sem (cofre) e podem facilmente proporcionar melhoramentos nos meios que possui na atualidade, alem de uma composição que lhes proporcione eficiência no campo defensivo e diplomático.

  2. o Brasil deveria desenvolver um sistema semelhante utilizando os radares SABER (60 e 200) e os mísseis piranha e a-darter…

  3. Três fornecedores diferentes para o sistema, isso deve ser um pesadelo logístico fora quando um deles der problema, todo o sistema fica inoperante.
    Parabens !
    Os Chilenos agradecem

  4. Concepção bastante racional a do Spyder. O veiculo de lançamento, separado do sistema diretor de tiro, tem chance de sobrevivência muito maior no caso de um ataque. É também muito mais flexivel, uma vez que usa mísseis tanto para curtas quanto médias distancias, o que também implica em custos menores que um sistema tradicional( a utilização de Python 5 e Derby por si só já garante a economia ). Um arranjo muito mais lógico que o TORM2 ou mesmo o BAMSE sueco, com os diretores de tiro nas próprias lançadeiras.

    Essa deveria ser uma das opções brasileiras para um sistema de defesa aérea…

  5. Parabéns aos Peruanos.
    Jim,
    Todos os sistemas são independentes.
    O sistema como um todo é excelente, bem proporcionado e completíssimo.

  6. Jim, voce não deve ter entendido a matéria, não se trata de três fornecedores para o mesmo sistema, mas sim de fornecedores distintos para áreas distintas do processo, os radares de cobertura serão da Northrop Grumman, o sistema de misseis de curto de médio alcance da Raphael e o sistema de ponto da Bumar Group, não vejo pesadelo logístico algum.

    Pelo seu ponto de vista de comprassemos Spider para defesa de médio alcance, S400 para longo alcance e Thor ou Pantsir para a defesa de colunas blindadas vc seria contra por acaso?

  7. E do outro lado dos Andes o “pão” e o “circo” vão tocando a super potência do Amnahã.
    Estádios de Futebol em construção (pelo menos as verbas) e batalha eterna para a erradicação da maldita fome do povo eternamente faminto.
    Que falta faz um Nero na nossa Roma não????
    Sds
    E.M.Pinto

  8. não poderiamos criar algo parecido com base no piranha 2, A-DARTER,a plataforma do ASTROS 2, e fazer uma parceria com a africa do sul visando o R-DARTER ?? claro que poderiamos !! mas isso da votos ?? claro que não, o que da votos e futebol, dentaduras e pseudo liberdade pornografica, lamentavel !!!

  9. Só para lembrar: A Geórgia tinha o sistema SPYDER em sua defesa aérea, era decantado como o que de melhor havia… E o sistema SPYDER fracassou.
    Os sucessos da defesa aérea da Geórgia, ficou por conta dos BuK’s, então contrabandeados da Ucrânia.

  10. Todos os vizinhos estão se equipado e as nossas FFAAs estão virando sucata que vergonha. E ainda quer um acento permanente na ONU desse jeito ta dificil!

  11. E os nossos sistemas de defesa aérea, a quantas vão? Será que vamos continuar com essa reduzidíssima capacidade?

  12. marcio disse:
    16/03/2012 às 18:07

    Todos os vizinhos estão se equipado e as nossas FFAAs estão virando sucata que vergonha. E ainda quer um acento permanente na ONU desse jeito ta dificil!
    Cabeça de Ferro disse:
    16/03/2012 às 18:08

    E os nossos sistemas de defesa aérea, a quantas vão? Será que vamos continuar com essa reduzidíssima capacidade?==========É mt triste a n situação, n FAs estão de pior a mal, parece-me q estão entregando o país , facilitando às coisas p os n inimigos, só pode. Quem em sã consciência vai deixar à amostra suas jóias qdo pode fechar à s portas e se armar…é uma atitude prá lá de estranha, p se dizer o mínimo.Trágico,sds.

  13. BUUMM BUUMM BUUMM BUUMM BUUMM!!!!!!!!!!!!
    Que a jossa Tupiniquim exploda e vá pelos ares!!!!!!!!!!
    Do jeito que está vamos todos morrer abraçados num eterno país merreca metido a grande.
    Este país precisa virar cinzas para renascer de novo, sem a maldita herança lesmaística, babaca e burra portuguesa.
    Gostaria que algum conhecedor exímio de história apontasse algo de empreendedorismo que os nossos colonizadores fizeram na sua antiga colônia brasileira.



    Quanto ao Perú não passa de mais um país subdesenvolvido sulamericano. Esse armamento comprado por eles no estrangeiro era para ser made in Perú. Estão apenas fazendo uma compra de milhões para encher de dinheiro os tradicionais fabricantes de armas internacionais. Uma bateria desses mísseis serve apenas para proteger uma colônia de férias e olhe lá. Se a compra fosse de 100 baterias aí sim levaria esse assunto de melhoria nos meios de defesa peruana a sério. Pobre povo peruano, mais um povo latino pobre e enrolado por seus governantes.



    BUUMM BUUMM BUUMM BUUMM BUUMM!!!!!!!!!!!!
    Que a jossa da América do Sul exploda e vá pelos ares!!!!!!!!!!!!!!
    E, então, renascida das cinzas e livre do ranço colonialista poderá ser uma desenvolvida região para se amar e um lugar para se orgulhar.

  14. Congratulações ao Peru e ao Chile tamben, e uma grande vergonha aos macaquitos (brasileiros) dos mares Atlantico Sul.
    Não deve-se culpar as classes políticas e dominantes do nosso país pois vivemos em uma sociedade medíocre como um todo.
    Eu acho incrível o modo em que continuamente é feito propagandas sobre as riquezas do Brasil internacionalmente e ao mesmo tempo, esses macacos idiotas gaba-se de ser um país pacífico, coisa que nunca foi, e jogar na cara do mundo que não se incomoda em nada com segurança. Seria muito bom se um outro sulamericano fo-se para o CS.

  15. Na realidade tudo no Brasil é complicado. Já poderiamos estar com TOR-M2,usaar os chasssis dos Leopard 1A1 e intalar kits os anti-areos pontuais ZU-30,aumantar o numeros de Iglas , aproveitar o radar Saber,mas na verdade não sabe nem o que querem!..Só se penssa em politicas monetarias teorias e mais teorias. E a defesa onde fica?

  16. rsrsrsrsrsr… tá todo mundo revoltado… mas qndo o papai aqui dizia que a mulé é revanchista e que não iria ter nenhuma novidade o pessoal cooptado pela propaganda do partidão me cruxificou… rsrsrsr… tem nada não… podem esperar, sentados… até o peru esta de pé esperando pelo pior e nós de pernas abertas a especulação internacional e inflando devagarinho a bolha inflacionaria… e o PIB, Oh… 2,7%… perto do peru o nosso parece um pardal… rsrsrsrsr… cuidado pessoal, o peru tá armado e apontando para os desfalecidos… rsrsrsrsr…

  17. Como pode Peru ja vai ter uma bateria ant-missil de ponta e o Brasil nem começou!!!
    esculta uma coisa em pouco tempo peru compra SU-35 ou Mig-35 e nós ainda nem sabe qual o FX-2 vai vim!!!
    Vai Dilma pensa grande!!!
    E tem mais Venezuela ta comprando S-300!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuu

  18. Olha o Brasil só vai ter armas de ponta só quando for atacado!!!
    È torcer que seja um ataque leve!!!
    Se nao estamos frito!!!
    Israel tem uma otima defesa por que tem muito inimigo!!!
    Como o Brasil nao tem!!!
    Ficamos com essa força fraca de defesa!!!
    Temos condiçoes de ter uma defesa igual a seleçao de volei e futebol!!!
    Pensa nisso Brasil vc é grande!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  19. É.. não dá pra confiar nesta presidente mesmo não. Deu o que tinha que dar. Abraçou por completo o cronograma das potências economicas mundiais.

  20. Poderia ser pior, Blue Eyes !
    A nossa pres. poderia ser a Cristina Kirchner.
    rsrsrsrsrsrsrs
    Os FDP destruíram as FA Arg. por ódio e vingança, “BEM FEITO” agora a Arg. está sendo humilhada no mundo todo.
    Aqui pelo menos sabemos que os cães SÓ LADRAM por não terem culhões para enfrentar REALMENTE QUEM MANDA.

  21. VivennttBr.
    Tudo bem falar em colonização na Índia e de vários países da AL onde predominam os grupos humanos “indígenas”, mas no Brasil o processo foi outro completamente diferente.
    Nosso processo de colonização, assim como na América do Norte, foi completamente diferente para formar o país que conhecemos hoje. Fomos habitados por uma massa de humanos vindos da Europa e da África e não simplesmente anexados por um processo de colonização.
    Não fosse essa migração e hoje seríamos um grande Jurassic Park.
    Ruim sendo colônia, pior não sendo.
    Mesmo para países que foram “anexados” a “impérios”, é polêmico se tal processo foi totalmente nocivo.

  22. Caro Bosco,

    Povos colonizados, verdade, há n tipos. Não existe um tipo padrão. A tal ponto que para muitos é mais fácil colocar todos em apenas dois balaios, um com a alcunha de colônias e outro com a de ex-colônias. Porém…
    Históricamente podemos falar de três divisões dentro desses balaios: P.Colonizados (mais recentes), P. Escravizados (em épocas remotas) e P. Dominados (tempos contemporâneos).

    Falar em América do Norte é falar de USA (pois se Canadá fosse vizinho do México e não do USA, seria o quê hoje?). Falando então sobre o USA (que é ótimo para comparação histórica com nosso país). A libertação de seu colonizador foi feita na base de muito sangue derramado dos então moradores locais explorados por taxas e impostos. Já aqui no Brasil, nossa libertação do colonizador sem derramamentos de sangue foi uma tomada de solução vinda dele mesmo, por sua própria gente. Ou seja, uma diferença total de modus operandi.

    A meu ver (é bom deixar isso claro), apesar de termos nos liberado do rótulo de colonizados, por ato do D. Pedro I, continuamos sendo maliciosamente dominados pela elite com ligações e raízes no estrangeiro. E o pior de tudo… até hoje?

    Fomos contemplados com uma independência mascarada. Que o Zé Povinho da época engoliu e gostou.

    Agora se isso foi positivo ou negativo, salgado ou doce, deixo ao critério de cada brasileiro crítico.

  23. O corredor “ops!” corretor de testo “ops!” texto está fazendo falta. zszszszs!!!!! “ops!” rsrsrsrs!!!

  24. Q n autoridades tenham em mente o seguinte:Td páis da AS qdo compra armas é do n interesse, até por questão de segurança.Cade os Astro 2020 , o S-1000, e novos sistemas anti-aereos p n n país?!? Cad~e os malditos caças?!? Enfim, estamos na maor mesmice, trágico p se dizer o mínimo. P Ontem , dona, p ontem.

  25. ViventtBR,
    Eu concordo com você em grau, gênero e número.
    O que disse é que não teria como, há 500 anos, os portugueses (e outros) começarem a ocupação das terras que hoje formou o que chamamos de Brasil com o espírito despreendido e altruístico de formar uma nação independente e soberana, pedindo licença à população indígena e trazendo os negros africanos para virem morar nesse paraíso tropical para aqui desenvolverem suas vidas de forma pacífica.
    O mundo real não funciona dessa maneira apesar de nos acharmos o suprassumo da natureza e feitos à imagem e semelhança do Criador.
    Se isso for verdade, o Criador é uma verdadeira abominação tendo em vista o que nós somos.
    Voltando ao assunto, na impossibilidade da ocupação humana ocorrer de modo diferente do que foi, não há muito o que se lamentar de hoje sermos mais ou menos dependentes daqueles povos que formaram a base de nossa comunidade hoje. E se isso ocorreu, se deve não só às nossas deficiências, mas a toda uma conjuntura histórica como você mesmo mencionou.
    Uma dessas circunstâncias históricas é que nossa independência não foi conquistada e sim “presenteada”.
    Outra não menos importante é a instituição da “República”, que igual à nossa independência, não foi um processo de baixo para cima, tendo sido a nós imposta pelas elites dominantes.
    Pra finalizar nossa “via crucis”, o retorno ao Estado Democrático também teve muito pouca participação popular,não tendo sido de modo algum conquistada.
    Houve mais participação popular na derrubada do Pres. Collor que na restauração de nossa democracia.
    Todos esses fatores somados a muitos outros faz de nosso país ser o que é, independente de termos tido um processo colonizatório, ou se preferir, de ocupação humana, semelhante aos EUA.

  26. BOA PARA PERUANOS!!!NÃO PARA NOS!!!O BRASIL TEM ADQUIRIR IGLA,TOR E S300 TANTO PARA AERONÁUTICA COMO PARA E EXERCITO!!! COBRINDO TODO PAÍS COM ESSE MISSEIS ANTIÁERIO!!!

  27. Quanto chorôrô por causa dos AA do peru.
    Más não precisa exagerar…

    A sanha é tanta em depreciar as capacidades do país que chegam (alguns) a propugnar pura e simplesmente sua destruição, tocar fogo, etc… para reconstrui-lo depois, supostamente da forma pretensamente “correta”…

    O sentimento de anti-brasilidade, confundido como “realismo” e “senso crítico”, é hoje quase uma “grife”: dá status e é merecedor de todo o acatamento até pelos não incautos.

    cuidado com este “(sub)realismo”, que muito tem de viralatismo que nada constroi, quem assim critica genéricamente, condenando tudo no Brasil, se sente esperto, superior… acha assim que se posiciona num patamar além, a parte do país em que vive, ledo engano, está no mais profundo lodo dos que deixaram de acreditar e de lutar…

    Realismo é reconhecer sim os problemas que temos enquanto nação, más sabendo separar o joio do trigo,senão: “se joga fora junto com a àgua do banho, o nênê…”

  28. Capacidade anti-aérea, EFETIVA, não é algo que o Brasil tenha tido algum dia e depois perdido!

    Na verdade o Brasil nunca teve uma defesa aérea eficaz, capaz de dissuadir uma força aéra bem equipada. agora temos com urgência, que correr atrás do prejuizo e praticamente construi-la do zero, pois não é mais possivel permanecer sem esta capacidade!

Comentários não permitidos.