O Israel e o Irã estão desenvolvendo a ciência em conjunto

Poucos sabem que o Israel coopere com o seu “inimigo jurado” – o Irã, assim como com outros estados pouco amigáveis no Oriente Médio. A colaboração iniciou há 15 anos, com a criação do projeto SESAME – Centro de Luz-Síncrotron para Ciência Experimental e Usos Aplicados no Médio Oriente.

SESAME foi estabelecido para promover iniciativas científicas e tecnológicas da região. O Irã, o Israel, a Turquia, a Autoridade Palestina, o Paquistão, a Jordânia, o Bahrein e outros países fazem parte do programa. Por exemplo, na semana passada, celebrarou-se um acordo segundo o qual o Israel, a Jordânia, a Turquia e o Irã doarão 5 milhões de dólares para construir o acelerador de elétrons na Jordânia, até 2015.

Electrões acelerados emitem radiação que pode ser usada em vários campos da ciência. Cerca de 60 aceleradores existem hoje no mundo, mas nenhum deles está localizado no Oriente Médio.

Fonte: Diário da Rússia

11 Comentários

  1. Aff Maria agora entendi tudo !!

    No final do bate boca e do festival de chifrada vai todo mundo dormir Juntinho ou seja vão fazer uma festa Sioarabe kkkkkk

    PAZ !!

  2. Pois é , pelo que vejo eles se aturam e não são amigos, todos estão com o olho no peixe e outro no gato, mas tem gente olhando o peixe o gato e Israel !

  3. O IRÃ E O PARASITA

    O Irã não será uma presa tão fácil como alguns aqui dizem e nem o Israel acostumado de covardias,irá ter petulância de atacá-lo sozinho.

    Aliás,essa cena patética dos sionistas é só para extrair mais recursos dos cofres público do seu capanga,na biologia chama-se essa relação de parasitismos.

  4. Negocios é negocios, amizade à parte. É assim que funciona. Parece que eles tem outras parcerias através de terceiros. É mole!

  5. Dentro em breve toda região entre a pérsia e israel será um gigantesco acelerador de partículas atômicas ao ar livre… se é que me entendem !

  6. Henrique serio ???? e eu pensava que o Brasil era so uma pais agricola da America Latina, acho que somos mesmo uma potencia mundial !!!! E o nosso programa espacial ??? temos um ???? ate o Ira dos radicais ja lancou satelite, o Brasil, um colosso do hemisferio sul, temido por todos, com poderosa forca aerea, terrivel esquadra, gigantesco deserto, um pais que domina a producao de alta-tecnologia, uma pais que possui a 5 industria automobilistica mundial(inclusive com fabricante proprio, a Agrale),,,
    alguns dados pra se pensar quem somos…
    procurem paises que produzem os seguintes itens (ou desenvolvidos ou com transferencia de tecnologia)
    1- satelites
    2- foguetes lancadores de satelites
    3- turbinas de aviao
    4- semicondutores
    5- possuem um fabricante nacional de veiculos
    6- ja construiram fragatas stealfh
    7- produzem radar pra avioes
    8- produzem seus proprios tanques
    9- produzem seus proprios cacas de combate
    vcs verao que ate paises nanicos da Europa e da Asia estao nessas listas, mas o Brasil nao estao em nenhum item(nao vale blablabla, tem que produzir e pronto!)
    e mais, entre os BRIC, qual nao possui capacidade de produzir um submarino nuclear, lancar satelites, etc.

  7. ISRAEL E O ESTADO FASCISTA

    Ao contrário do que seu celerado presidente promete semanalmente, não conseguirá o Estado Fascista iraniano destruir Israel.

  8. Ei “josenunes”, O Brasil produz matéria-prima: muita soja, milho, etanol, minérios. O que você mais quer? Tá bom assim. Burro e infelizes dos outros países que investem em tecnologia e educação, nós somo privilegiados, não precisamos fazer este esforço.
    .
    Porque você quer esta desgraça para nós? Porque vai querer que gastemos nosso dinheiro e tempo em pesquisa e educação e depois ainda ter ficar produzindo coisas e se esforçar para vender e ter ainda que competir. O meu, acorda, viver livre na natureza é melhor. Para com isso, meu: A CORDA? “… a corda é para se enforcar. Neste país tem muita corrupção e malandro.”

Comentários não permitidos.