Técnicos Militares da Base Naval de Val-de-Cães visitam estaleiro sueco

Em fevereiro, uma equipe de militares (engenheiros e técnicos) da Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) visitou o estaleiro sueco Dockstavarvet AB durante uma Inspeção Técnico-Administrativa no Exterior (ITAE). O propósito foi realizar um intercâmbio técnico na área de construção naval, especialmente verificando a possibilidade de produção, na BNVC, da embarcação de alumínio “Combat Boat” (CB 90H), produzida na Suécia.

Na visita, os militares da BNVC coletaram subsídios para avaliar as alterações necessárias na infraestrutura de seu complexo industrial, para o estabelecimento de uma linha de produção daquele tipo de embarcação, caso a Marinha do Brasil, bem como o Exército Brasileiro, decidam pelo emprego desse meio para operação na Região Amazônica.

A BNVC já possui um prédio, recém construído, com infraestrutura industrial capaz de iniciar, caso necessário, a construção das CB 90H em território nacional, o que traria reflexo na redução de custos de aquisição e na facilidade de manutenção dos meios em operação na região.

Fonte: Nomar Online

17 Comentários



  1. para saber qual tinta não pega fogo ?? kkk

    e falando em embarcação feita com aluminio … não esquecer q. as q contem magnesio.. + h2o (e no mar não falta..rs) … maior quantidade de hidrogenio liberada (em caso de incêndio)… ai teremos “barcos traçantes”…kkk

  2. StadeuR…eu lembro também, mas espero que os colombianos entendam que a embarcação deles não serve para nós e muito menos para eles…aquilo é um “cabrito” e será muito mais vantajoso e inteligente eles fecharem uma parceria conosco nesse CB90H dividindo os custos de produção!!!!

  3. Combat Boat” (CB 90H), parece que os suecos fizeram uma lancha de combate sobe medida para nosso exercito e marinha patrulhar os rios da amazonia. O governo e FAs seriam burro se não fecharem negocio, para produzi-las no Brasil sob licença. Incluo tambem a corveta stealth HMS Visby / Visby Class Corvette

  4. Será uma grande aquisição para nossas forças armadas. É a melhor lancha de combate do mundo na sua categoria. A lancha colombiana pode ser boa para realizar patrulhas e um custo menor mas peca por não poder transportar tropas como no caso da CB 90 que Leva até 20 soldados bem equipados. E isso é essencial para lugares como a amazonia que tem os rios como principal meio de locomoção.

  5. Tudo muito especulativo, mas já é um passo.
    err… luva cafona… cada uma…
    Aliás, aqui no Brasil, nosso país ‘tropicalíssimo’, não estamos acostumados a lugares ‘congelados’…. rsrsrs

    []s

  6. Esse é o tipo de vetor do qual precisamos: pequeno, barato, de tecnologia simples, e extremamente eficaz. Tomara que dê em algo.

  7. Eu sempre afirmei que esta lancha deveria e estaria compondo os meios das Forças Armadas do Brasil!

    E afirmo novamente qual seria a configuração necessária para a Marinha do Brasil !
    Segue:

    O Brasil deveria investir pesado era em uma frota de ataque rápido e ficaz com os seguintes meios:

    Corveta Visby no mínimo 20 unidades !

    FICHA TECNICA
    Tipo: Corveta
    Data do comissionamento: Junho de 2002
    Velocidade: 35 nós
    Alcance: 4259 km
    Deslocamento: 600 toneladas
    Comprimento: 61,50 Mts
    Boca:10 Mts
    Propulsão: 4 turbinas a gas Honeywell TF50 e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90.
    Sensores: Radar de busca aérea e de superfície Ericsson Sea giraffe AMB 3 D com 168 km. radar de controle de fogo Ceros 200.
    Armamaneto: Um canhão Bofors SAK MK-3 de 57 mm, 8 misseis antinavio RBS-15MK-2, 8 misseis anti-aéreos RB-23 BAMSE, 4 tubos lançadores de torpedos de 400 mm Type 43/45.
    Tripulação: 43

    Barco patrulha lança mísseis Hamina, 50 unidades no mínimo !

    FICHA TECNICA
    Tipo: Barco patrulha lança misseis.
    Tripulação: 26 tripulantes.
    Data do comissionamento: Agosto de 1998.
    Deslocamento: 250 toneladas (totalmente carregado).
    Comprimento: 51 mts.
    Boca: 8,5 mts.
    Propulsão: 2 MTU16V 538 TB-93 com 4425 hp de potencia cada, 2 jatos de agua Rolls Royce Kamewa 90SII.
    Velocidade máxima: +30 nós (56 km/h).
    Alcance: 925 Km.
    Sensores: 1 radar EADS TRS-3D 16 ES com 158 km de alcance. Sistema Multisensor Ceros 200 com um radar de controle de tiro apoiado por sensores optronicos e telêmetro a laser. Sensor Sagem EOMS infravermelho.
    Armamento: 4 mísseis anti-navio Saab Bofors RBS-15 MK-3, 8 lançadores verticais para mísseis Umkhonto-IR SAM, 1 canhão Bofors 57 mm/70 SAK MK-3, 2 metralhadoras M-2HB em calibre .50 (12,7 mm), Um trilho para lançamento de minas navais e cargas de profundidade.

    Barco patrulha Skjold , 50 unidades no mínimo !

    FICHA TÉCNICA
    Tipo: Barco patrulha.
    Tripulação: 15 tripulantes.
    Data do comissionamento: Abril 2009.
    Deslocamento: 270 toneladas (totalmente carregado).
    Comprimento: 47,5 mts.
    Boca: 13,5 mts.
    Propulsão: 2 turbinas Pratt & Whitney ST-18M com 2417 hp de potencia cada, 2 Pratt & Whitney ST-40M com 5070 kg hp de potencia cada.
    Velocidade máxima: 60 nós (110 km/h).
    Alcance: 1480Km.
    Sensores: 1 radar Thales MRR 3D NG com 180 km de alcance. Sistema Multisensor Ceros 200 com um radar de controle de tiro apoiado por sensores optronicos e telêmetro a laser.
    Armamento: 2 lançadores quádruplos para 8 mísseis antinavio Kongsberg NSM, 1 lançador de mísseis duplos Simbad para mísseis antiaéreos Mistral (8 mísseis), um canhão OTO Melara 76 mm/ 62 super rapid.

    E as lanchas de combate CB-90H 50 unidades no mínimo !

    FICHA TECNICA
    Tipo: Lancha de combate
    Data do comissionamento: 1991
    Velocidade: 40 nós
    Autonomia: 600 km
    Deslocamento: 20500 kg (Maximo)
    Comprimento: 16 Mts
    Boca: 3,8 Mts
    Calado: 0,9 m
    Armamaneto: 2 metralhadoras Browning M-2 calibre 12,7 mm montadas na proa, Lançador de míssil Hellfire, Lançadores de morteiros, Lançadores automáticos de granadas de 40 mm MK-19, Minas navais e cargas de profundidade.
    Propulsão: 2 motores Scania DSI-14 com 625 Hp cada e duas unidades de jato d’ água Rolls Royce.

    E pelo menos 30 submarinos convencionais com capacidade de lançamento de mísseis !
    E 5 submarinos nucleares !
    Aí , pode esquecer essa banheira móvel que só serve pra alvo inimigo pois não tem proteção nenhuma e não duraria 48 horas em uma guerra !

  8. se isto ocorrerer mesmo sera um marco historico para nossa marinha, com estas lanchas fantasticas equipando a marinha e possivelmente o exercito e nossos CIGS, nos tornaremos as forças anfibias mais poderosas e temidas da região norte do continente !!!

Comentários não permitidos.