Rússia constrói central atômica flutuante

A Rússia é o primeiro país do mundo a construir uma central atômica flutuante. A execução do pedido foi confiada à empresa Baltiiski, de São Petersburgo, que tem grande experiência em obras como esta. A obra, que trará muitos benefícios a algumas regiões do país, está cercada de todos os cuidados técnicos e, especialmente, de segurança.

Onde irão trabalhar estas centrais e como será garantida a sua segurança? O perito da corporação Rosenergoatom, a quem foi confiado o projeto e a construção da central atômica flutuante, Vladislav Sozoniuk, respondeu às questões levantadas pela rádio Voz da Rússia, de Moscou. “A história deste projeto começa há dezenas de anos. As primeiras tentativas de construir uma fonte móvel de energia atômica, capaz de fornecer a energia elétrica a regiões longínquas do Extremo Norte da Rússia, foram empreendidas já nas décadas de 60 e 70. Mas, naquela época, elas não foram levadas a cabo. A ideia renasceu já nos anos 2000.”

Sozoniuk explica os benefícios que a obra pode trazer à Rússia. “Uma central atômica flutuante é autônoma e autodeslocável e pode garantir o abastecimento ininterrupto de povoados e empresas industriais situados nas regiões mais distantes do Extremo Norte e do Extremo Oriente da Rússia. Estes lugares necessitam de fontes potentes de energia. Mas falta a mão de obra e a maquinaria, faltam estradas e redes elétricas, que permitam trazer a energia de outras regiões. Uma central atômica flutuante é capaz de produzir não somente energia elétrica, mas também o calor, que o Norte necessita tanto quanto da energia.” O projeto da central atômica flutuante surgiu como um produto derivado da tecnologia de criação de navios de propulsão atômica, que demonstrou bons resultados. Mesmo hoje, a Rússia é único país do mundo que possui uma marinha atômica civil e um dos poucos países que possui uma frota de submarinos atômicos.

A Rússia construiu cerca de 250 navios atômicos, cada um dos quais estava munido com um ou dois reatores. O primeiro navio deste tipo foi o quebra-gelos Lênin, lançado ao mar em 1959. Estes equipamentos estavam em processo permanente de aperfeiçoamento, o nível da sua segurança tornava-se cada vez mais alto. Hoje sua confiabilidade técnica é muito alta. Por isso, os especialistas afirmam que eles podem ser utilizados mesmo nas regiões mais remotas e com clima muito severo.

Quanto ao local de instalação de uma central atômica flutuante, são levados em consideração muitos fatores, incluindo a influência de fenômenos naturais extremos. Por exemplo, a primeira obra deste tipo ficará na península de Kamchatka. Mas no litoral do Extremo Oriente podem ocorrer terremotos e tsunamis. Por isso, o local escolhido para receber a central atômica flutuante foi o interior da baía Avachinskaia, onde estará protegida contra as ondas e os fortes ventos. A central flutuante terá também proteção contra eventuais ações terroristas e será vigiada por homens fortemente armados. Outro fator de segurança, desenvolvido especialmente para a central atômica flutuante, é o regime de reabastecimento do reator. O combustível da unidade será suficiente para 12 anos. Depois, em seu lugar, será instalada uma outra central e a antiga será rebocada para o reabastecimento numa empresa especializada.

Fonte: Diário da Rússia

17 Comentários

  1. Se em Terra as usinas Russas sao meio ‘feito nas coxas” imaginem uma usina nuclear flutuante, e um acidente estilo Chernobyl. Quando aquele reator, derretendo, atingir o mar a explosao sera catastrofica e a quantidade de vapores radioativos nao e bom nem imaginar..bad idea..



  2. A Russia tem reconhecimento mundial no quesito tecnologia nuclear.

    Essas usinas atomicas flutuantes vão acabar no artico…auxiliando na prospecção de gas/petroleo…assim penso.

  3. OMG, mais um produto the russia que pode novamente virar uma Chernobil, só que agora debaixo d’agua também.. Deus tenha piedade dos russos e de nós….. kkkkk



  4. Pessoal fixa uma acidente que ocorreu a 25 anos… como se fosse hj.

    Santa Ignorancia – by Robin…rs

    vão estudar antas do ouvi dizer…kkk

  5. Geração de eletricidade em alto-mar pode ser útil na exploração do pré-sal, como liquefação de gás natural ou funcionamento de plataformas. Se quisermos explorar minérios da plataforma oceânica, teremos de apelar pra sistemas assim.

    Um outro uso tb poderia ser um porta-aviões nuclear capaz de abastecer submarinos com sistema AIP e/ou baterias.

  6. Temos que bater palmas para a Rússia e tentar seguir seus passos no quesito desenvolvimento de tecnologia… Que maravilha tecnológica… Parabéns para eles!

  7. E se afundar, vai contaminar o oceano ?
    Estou achando, que os russos são o mal na Terra,e chineses idem.
    Três países que o Grande Satã escolheu para morar: Rússia, China e Brasil.
    Pessoal, Dilma tem que sofrer um impeachment, pois não está tratando bem os militares das FFAA. Se a Lei da Anistia for extinta,a esquerda também vai para o banco dos réus, pois perderão a imunidade.Seriam julgados por uma junta militar.Certo?

  8. xtreme..tudo be que chernobyl aconteceu 25 anos atras, mas a Russia tem uma lista constante de ‘acidentes” nucleares. Submarinos, usinas etc etc. manutencao e a chave do negocio uma vez construida e a Russia e notoria pela pobre manutencao, seja navios, usinas, avioes etc etc. E um problema e seria melhor que colocassen essas usinas flutuantes bem dentro de seu territorio. Quem vai pagar pela falta de grana e manutencao sao os propios Russos. So uma coisa a dizer a eles: Good Luck.

  9. A Russia esta construindo atualmente 40 Belonaves militares que chegarão a 50 ate 2020 e mais os avanços na area de aviação militar,defesas aereas,redes e satelites.Enquanto isso nos dominadores Ocidentais A PINDAÍBA determina cortes e economia industrial e logistica…”ESTAMOS TORNADO NOSSAS DEFESAS MENORES EM TAMANHO MAS MAIS MODERNAS,RAPIDAS E EFICIENTES”…rsrs rsrs e tem tolo que bate palminhas e grita uivos istericos estasiantes rsrs rsrs O Rei so esta morto quando é apresentado dentro de um caixão e a multidão em prantos acompanha seu enterro.Se o Rei sumir haverão multidões a dizerem que ele tornou-se divindade e que do céu legislara e intercedera rsrs rsrs

  10. O PIB da Russia é muito inferior a dos EUA atualmente, até menor que a do Brasil ,mas eles conseguem fazer projetos de alta complexidade e de grande quantidade quantidade em vários setores, coisa que países com PIB superior não fazem e até cortam gastos, pois não vi até agora a Rússia diminuir em nada os orçamentos de defesa, coisa que muitos países estão fazendo atualmente, muita organização, disciplina e vontade política que fazem o país deles andar, coisa que acontece no Brasil mas ao contrário…

  11. xtreme disse:

    14/03/2012 às 21:52



    A Russia tem reconhecimento mundial no quesito tecnologia nuclear.

    Essas usinas atomicas flutuantes vão acabar no artico…auxiliando na prospecção de gas/petroleo…assim penso.


    tambem acho que e isso mesmo que vai acontecer, com o potencial que o artico pode ter neste quesito, acho que ate pode-se haver muitos confritos futuros naquela região por causa disto,AI SIM VEREMOS RESSUCITAR UMA GUERRA FRIA DE VERDADE !!!

  12. Não tenho noção do estrago, se essa usina nuclear russa afundasse no oceano. Acho que iria atingir vários países e teria bilhões de peixes contaminados.Muita gente iria morrer de câncer, devido a contaminação dos peixes e algas. Enfim …

Comentários não permitidos.