Utilitário militar Agrale Marruá é plataforma para sistema de artilharia antiaérea de última geração

Veículo tem radar que rastreia aviões em baixa altitude.
O utilitário militar Agrale Marruá AM 20 é a base transportadora do avançado sistema de controle para a artilharia antiaérea, desenvolvido para o Exército Brasileiro pela OrbiSat e controlada pela Embraer Defesa e Segurança. O projeto, que conta com a parceria do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), integra o Sistema de Defesa Antiaérea do Exército, abastecendo-o com informações capazes de contribuir para a tomada de decisões em inúmeras situações que envolvam questões de defesa e segurança.

Desenvolvido com tecnologia 100% brasileira e sem similar no mercado nacional, o sistema pode ser utilizado para coordenação da defesa de tropas e instalações militares, em situações de combate e em grandes eventos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. O sistema funciona como uma base para o comando e controle das informações enviadas, em tempo real, pelo radar Saber M60, também produzido pela OrbiSat, e usado para vigilância aérea e terrestre de aviões a baixa altura, que rastreia alvos em um raio de até 60 quilômetros e a altitude de até cinco mil metros.

De acordo com a Agrale, o modelo Agrale Marruá AM 20 – que tem diferentes configurações, como AM 20 GE (Guerra Eletrônica) e AM20 VCC (Viatura Comando e Controle) – foi escolhido por suas características de robustez, durabilidade e facilidade de manutenção, além de poder ser utilizado em diferentes tipos de serviços e terrenos.

Nos últimos anos, a Agrale tem se firmado como uma das principais fornecedoras de veículos militares para as forças armadas brasileiras e de diversos países da América Latina.

Fonte: crossbrasil

15 Comentários

  1. Outro grande êxito da indústria de defesa nacional ( pena que a Orbisat foi vendida a Montaer ( Embraer ), portanto aos estrangeiros.) , temos que re-nacionalisar essa importante empresa ( Orbsat ) , pois seus produtos foi desenvolvidos por técnicos nacionais & com dinheiro nacional , portanto pertence ao povo Brasileiro !!
    Quanto a Agrale , parabéns a essa empresa , seus produtos são realmente fantásticos e deveriam ser olhados com mais carinho por nossas FAA,s .
    Produtos Agrale ( Caminhões , Jipes , Chassis, Chassis para o Blindado Gladiador da Imbra-blindados etc.. ).

  2. a agrale e uma das nossas titãs da industria nacional, ao lado da avibras são verdadeiros herois da resistencia, o marrúa e um veiculo fantastico, ( apesar dos difamações de alguns viralatas que sonham passear num hammer, sentados no colo de um gringo rsrs) com varias versões e funcionalidades, e faz jus ao nome que tem, “TOURO BRABO SELVAGEM” , meu sonho de consumo para o exercito, e a adoção do GLADIADOR, que a agrale desenvolvel juntamente com a imbrafiltro, seria uma aquisição fantastica, para escolta tatica ligeira !!!

  3. quanto ao equipamento desenvolvida pelo CTEX ( que tambem tira leita de pedra, nos dariam uma indenpendencia fantastica, se nossos governantes lhe desem a atenção que merecem) muito bom, e um exelente passo para termos indempendencia numa area tão sensivel a nossa soberania, juntamente com os radares SABER M60/M200, radares OMYNISIS, E THALES nacionalizados,a exelente o diretora de tiro FILA DA AVIBRAS,( que deveria ter uma versão atualizada em desenvolvimento)muito bom, maaaas porem( sempre tem um) precisamos de baterias anti aereas integradas a tudo isso,e em quantidade suficiente de acordo com o tamanho de nosso territorio, o que temos hoje e ridiculo, so serve com muito esforço de nossos militares para manter doutrina, apenas canhões e misseis manpards, absurdo, a arma anti-aerea eficiente e composta pos varios modulos, de curto, medio e longo alcançe, e com fortes e eficientes medidas de guerra eletronica e contramedidas, qualquer paiseco tipo ossetia da vida ,tem uma força anti aerea mais eficiente que o brasil, absurdo, NÃO BASTA VER O INIMIGO. E PRECISO VELO E ABATELO !!!

  4. Eu não compartilho do mesmo entusiamos como os dos colegas e algo nacional que veio viabilizar a defesa anti-aerea sim eu concordo porem
    vai ser usada com os antiquadros canhões que possuimos os bosfors de 40mm e os oerlikon 35mm juntamente com o missil ingla-s de curto alcance
    continuamos com uma defasada defesa anti-aerea que não consegue negar o espaço aereo a uma força aerea atacante e mais não podemos nos contra por as ameaças nas medias e grandes altitudes pois não temos como proteger essas camadas do espaço aereo que na moderna guerra anti-aerea são vitais aonde está o sitema anti-aereo quer o exercito iria adquirir e mais onde está o missil SAM nacional ?

  5. Desenvolvido no Brasil TEC Brasileira certo !

    Errado olha o dedinho sujo dos gringos ai !!

    (Orbisat é Montaer)

    Montaer que é extrangeira comprou a Orbisat $$$$$$….

    Ou seja lá fora já tem gente com o projeto todo na mão melhorando e com certeza já sabem como neutraliza-los se um dia for preciso. 🙁

    Tava bom D+ para ser verdade.

  6. Bacana!

    Isso SIM é desenvolvimento local. Independente da empresa ter um sócio majoritário estrangeiro, o fato é que o produto é nacional, desenvolvido por mão de obra local.

  7. É muito importante incentivar a indústria nacional,para que esta se desenvolva, assim funciona em toda a parte do mundo.
    Que diga o Irã.

  8. Antes de atribuirem exito desse sistema a A ou a B lembrem-se que esse sistema e varias outras tecnologias que criamos e que estão sendo criadas com propriedade intelectual das mesmas so nos foi possivel apos a compra com transferencia completa de tecnologia do programa SIVAM-SIPAM.È imprescindivel que venhamos adiquirirmos tecnologias na area de defesa com transferencia total de tecnologia para que nossos centros tecnicos militares,civis e universitarios possam criarem tecnologias com a propriedade intelectual das mesmas.Não vejo nenhuma iniciativa nem da politica e nem da area militar nesse sentido de priorizar condicionando ao repasse total das mesmas para que sejam concluidos acordos.O que vemos é um verdadeiro leilão da industria nacional de defesa a quem der mais e prometer mais e no final seremos linhas de montagens condicionadas com nacionalização secundaria…Meu caro EDUARDO RAMOS compartilho do mesmo pensamento seu.A maior deficiencia Brasileira é a defesa antiaerea e antimisseis,esse é o nosso tendão de Aquiles justamento o quesito essencial em assimetria a uma nação gigantesca e inferiorizada belicamente.Quando pensam em defesa antiaerea pensam na baixa altitude.A garantia da negação do espaço aereo nacional e sua defesa se faz com plataformas de defesa de medio e longo alcance e sistemas de redes interligados por satelite estrategico.A inteligencia estrategica Brasileira militar de defesa é programada para possiveis conflitos contra nações belicamente iguais ou inferiores a nós ou então fundamentado no argumento de patrulha basica e essencial.Um pais como o Brasil que alem das infinitas vulneralidades tem variada quantidade de riquesas a resguardar e é a cada dia referencia de mercado investidor e consumidor e busca obter em foruns internacionais seu lugar de direito deveriam todos pensarmos não somente em suprirmos efetivo e material mas capacitarmos a nação a se defender de qualquer ameaça de forma autosuficiente e independente.

  9. Vejo como um ponto inicial!
    Primeiro fizemos o Radar M60, agora temos uma estação móvel e isso é bom. Imaginem que um rad foi danificado por algum missil, basta outro Marrua ir para o local montar outro e reiniciar o monitoramento até que de para fixar a estação novamente.

    Já que o desenvolvimento do SABER M200(alcance de 200 km) já foi iniciado acredito que em 3 anos teremos nossos radares de curto, médio e longo alcance. E contando com o nosso satélite daqui a 5 anos acredito que em 6~7 anos para iniciarmos uma verdadeira força anti-aérea, do contrário é gargalo atráz de gargalo.

  10. É um passo importante, sendo um sistema flexivel, pode ser utilizado junto com futuros armamentos AA a serem incorporados, sejam de tubo ou mísseis, para defesa anti-aérea de baixa altura.

    O próximo passo , defesa de média altura, já está sendo dado com o desenvolvimento do SABER M200, com previsão de ser finalizado agora em 2012…. e creio que este “sistema de controle para a artilharia antiaérea” criado pelo CTEX poderá ser adaptado para o SABER M200, bem como mísseis de maior alcance, que terão que ser adquiridos….

  11. Ótimo um sistema de detecção deste mas esta faltando algo!!!!
    A arma que faria o abate do inimigo. Não adianta muita coisa um radar moderno deste com baterias anti-aéreas ultrapassadas e de números infimos, só vai prestar para assistir o inimigo atirar e sair impune.

  12. Heueheh, se puderem por slogan no veículo e com direito a jingle em homenagem a tecnologia porão!.. Estão nem aí para a independencia tecnologica nacional… nacional?… o que é nacional? A noção de governo.. país.. hoje é realista?.. realmente seus poderes são reais? Ou é puro fantoche, lado A lado B, esquerdistas.. direitistas.. enquanto isto não estou vendo nada de independencia, pelo contrário, estão a usar isto como pretexto.. daqui a pouco será permitindo por marcas patronicadoras em veículos militares. Está uma verdadeira farra.
    Tudo neste país tem de terminar em ” Vamos ter quanto nisto?”

Comentários não permitidos.