
O regime sírio está colocando minas terrestres em locais próximos às fronteiras com a Turquia e o Líbano, em rotas usadas por refugiados para escapar da violência no país, afirmou nesta terça-feira a ONG Human Rights Watch.
As acusações da ONG foram feitas com base em relatos de testemunhas e pessoas que dizem ter desmontado minas.Ao mesmo tempo, o enviado especial da ONU, Kofi Annan, está na Turquia, onde espera, ainda nesta terça, uma resposta da Síria à sua proposta para pôr fim à crise, que já deixou 8 mil mortos no no país, segundo a organização.
Em um ano de confrontos entre tropas do regime e opositores, calcula-se que 230 mil sírios tenham sido a forçados a deixar suas casas. Segundo a agência de refugiados da ONU, 30 mil deles viajaram ao exterior e 200 mil estão deslocados dentro da própria Síria.
A Human Rights Watch instou a Síria a interromper a instalação de minas terrestres, qualificando os artefatos de “militarmente ineficientes”, ressaltando que provavelmente matarão e irão ferir principalmente civis ao longo de anos.
A ONG relatou ter recebido informações de um ex-removedor de minas do Exército sírio, que disse ter desmontado, com colegas, cerca de 300 artefatos na região de Hasanieh (rota usada para ir à Turquia) apenas no início deste mês.
Há relatos de que um menino de 15 anos teria perdido uma perna após a explosão de uma mina nas proximidades da fronteira com o Líbano.
“Eu estava a 50 ou 60 metros da fronteira quando a mina explodiu”, disse o garoto, em depoimento ao HRW.
Tratado contra minas
“Não há nenhuma justificativa para o uso dessas armas por nenhum país, em nenhum lugar, por nenhum propósito”, criticou Steve Goose, diretor da HRW.
A Síria – que não está entre os 159 países signatários do tratado de 1997 banindo a produção, o uso e o estoque de minas terrestres – não respondeu publicamente às acusações da ONG.
A Human Rights Watch diz que não estão claros o tamanho e a origem das minas usadas pela Síria, mas acredita-se que a maioria seja de fabricação russa, da era soviética.
Em novembro, uma autoridade do regime sírio já havia admitido à agência Associated Press que a instalação de minas terrestres estava entre as medidas adotadas pelo país árabe para “controlar suas fronteiras”.
O correspondente da BBC no lado turco da fronteira, Jonathan Head, relata ter visto refugiados que perderam partes do corpo em explosões dos artefatos.
Ele informa também que o campo de refugiados de Hatay, comandado pelo Crescente Vermelho, está recebendo cerca de 200 pessoas por dia, fugindo da ofensiva do regime contra a cidade síria de Idlib e arredores.
Proposta de paz
No lado turco, o enviado Kofi Annan disse aguardar uma resposta de Damasco às “propostas concretas” apresentadas ao presidente sírio, Bashar al-Assad.
O plano, segundo Annan, tem três objetivos: um cessar-fogo, o acesso à ajuda humanitária e o início de um diálogo político.
Mas o enviado da ONU admitiu que o processo diplomático levará tempo – ele descreveu a situação na Síria como “muito complexa”.
Na última segunda-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, instaram a comunidade internacional a se unir na reação à Síria.
Hillary declarou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que a “horrível campanha de violência” na Síria “chocou a consciência do mundo”.
“Acreditamos que chegou a hora de todas as nações, mesmo as que previamente bloquearam nossos esforços (em referência a Rússia e China, que vetaram uma resolução contra a Síria no CS) a apoiar a abordagem humanitária e política traçada pela Liga Árabe”.
Fonte:BBC NAO e de me adimira que esa noticia teja vindo logo de quem.
ONG =YANKES= UK
Sempre imprensas Europeias inventando notícias.Publicam algo que não podem comprovar…
Caso seja verdade mesmo que a Síria esteja fazendo isso, então espero que todos do governo do ditador morram logo logo.
É uma vergonha, típico da raça humana usar minas terrestres, armas de covardes, no caso da Síria então usar contra civis.
Minas só devem ser toleradas desde que magnéticas ou anti-tanque. O uso de minas-antipessoal é uma irresponsabilidade e inconsequência sem tamanho. Ainda mais contra civis.
será q é realmente p os fugitivos ,ou p impedir o avanço de uma 2 e ou 3 força em seu território..seria um crime , é ainda contr inocentes…sei ñ.Sds.
será q é realmente p os fugitivos ,ou p impedir o avanço de uma 2 e ou 3 força em seu território..seria um crime , é ainda contra inocentes…sei ñ.Sds.
Alguém ainda tem alguma dúvida do que o assad é capaz de fazer. Isso aí prá ele é fichinha. Formou em medicina, mas para outros fins. Tá no sangue.
Como o Carlos Argus cogitou, a colocação das minas visam tão somente dificultar/atrazar uma provável invasão de tropas inimigas pelas fronteiras com a Turquia… Agooooraa, se por um acaso, algumas centenas de civis em fuga do país tiverem a falta de sorte de pisar numa dessas minas, as forças do tirano al-Assad(o) não estão nem aí…
🙁
Oops!… Errata!… Escrevi atraZar, e o correto é atraSar… Com letra minúcula é claro… hehehe
CAFÉ REQUENTADO
Só falta aparecer a notícia que tais minas foram fabricada no Brasil,esse filme já vi antes.
Como sempre as informações da mídia ocidental é tendenciosa e maliciosas,não duvido que haja minas e nem duvido que foram colocada pelo exército do ditador al Assad.
Más com certeza os integrantes da tropa da “resistência” irá de imediato afirmar que,o ato é um crime premeditado pelo ditador contra a população civil;nós sabemos que o povão sempre estão por baixo e servem como bucha de canhão nestes momentos.
Provavelmente esta rota de fuga dos civis,é a mesma por onde entram armas e mercenários e comandos militares dos nobres-do-norte para combaterem o ditador Al Assd.
Bem,isso a imprensa ocidental não fala,deve ser um mero detalhe_Rsrsrs….