Síria está colocando minas terrestres em rotas de refugiados, diz ONG

ONU diz que conflito sírio forçou o deslocamento de 230 mil pessoas

O regime sírio está colocando minas terrestres em locais próximos às fronteiras com a Turquia e o Líbano, em rotas usadas por refugiados para escapar da violência no país, afirmou nesta terça-feira a ONG Human Rights Watch.

As acusações da ONG foram feitas com base em relatos de testemunhas e pessoas que dizem ter desmontado minas.Ao mesmo tempo, o enviado especial da ONU, Kofi Annan, está na Turquia, onde espera, ainda nesta terça, uma resposta da Síria à sua proposta para pôr fim à crise, que já deixou 8 mil mortos no no país, segundo a organização.

Em um ano de confrontos entre tropas do regime e opositores, calcula-se que 230 mil sírios tenham sido a forçados a deixar suas casas. Segundo a agência de refugiados da ONU, 30 mil deles viajaram ao exterior e 200 mil estão deslocados dentro da própria Síria.

A Human Rights Watch instou a Síria a interromper a instalação de minas terrestres, qualificando os artefatos de “militarmente ineficientes”, ressaltando que provavelmente matarão e irão ferir principalmente civis ao longo de anos.

A ONG relatou ter recebido informações de um ex-removedor de minas do Exército sírio, que disse ter desmontado, com colegas, cerca de 300 artefatos na região de Hasanieh (rota usada para ir à Turquia) apenas no início deste mês.

Há relatos de que um menino de 15 anos teria perdido uma perna após a explosão de uma mina nas proximidades da fronteira com o Líbano.

“Eu estava a 50 ou 60 metros da fronteira quando a mina explodiu”, disse o garoto, em depoimento ao HRW.

Tratado contra minas

“Não há nenhuma justificativa para o uso dessas armas por nenhum país, em nenhum lugar, por nenhum propósito”, criticou Steve Goose, diretor da HRW.

A Síria – que não está entre os 159 países signatários do tratado de 1997 banindo a produção, o uso e o estoque de minas terrestres – não respondeu publicamente às acusações da ONG.

A Human Rights Watch diz que não estão claros o tamanho e a origem das minas usadas pela Síria, mas acredita-se que a maioria seja de fabricação russa, da era soviética.

Em novembro, uma autoridade do regime sírio já havia admitido à agência Associated Press que a instalação de minas terrestres estava entre as medidas adotadas pelo país árabe para “controlar suas fronteiras”.

O correspondente da BBC no lado turco da fronteira, Jonathan Head, relata ter visto refugiados que perderam partes do corpo em explosões dos artefatos.

Ele informa também que o campo de refugiados de Hatay, comandado pelo Crescente Vermelho, está recebendo cerca de 200 pessoas por dia, fugindo da ofensiva do regime contra a cidade síria de Idlib e arredores.

Proposta de paz

No lado turco, o enviado Kofi Annan disse aguardar uma resposta de Damasco às “propostas concretas” apresentadas ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

O plano, segundo Annan, tem três objetivos: um cessar-fogo, o acesso à ajuda humanitária e o início de um diálogo político.

Mas o enviado da ONU admitiu que o processo diplomático levará tempo – ele descreveu a situação na Síria como “muito complexa”.

Na última segunda-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, instaram a comunidade internacional a se unir na reação à Síria.

Hillary declarou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que a “horrível campanha de violência” na Síria “chocou a consciência do mundo”.

“Acreditamos que chegou a hora de todas as nações, mesmo as que previamente bloquearam nossos esforços (em referência a Rússia e China, que vetaram uma resolução contra a Síria no CS) a apoiar a abordagem humanitária e política traçada pela Liga Árabe”.

Fonte:BBC Brasil

10 Comentários

  1. Caso seja verdade mesmo que a Síria esteja fazendo isso, então espero que todos do governo do ditador morram logo logo.
    É uma vergonha, típico da raça humana usar minas terrestres, armas de covardes, no caso da Síria então usar contra civis.

  2. Minas só devem ser toleradas desde que magnéticas ou anti-tanque. O uso de minas-antipessoal é uma irresponsabilidade e inconsequência sem tamanho. Ainda mais contra civis.

  3. Alguém ainda tem alguma dúvida do que o assad é capaz de fazer. Isso aí prá ele é fichinha. Formou em medicina, mas para outros fins. Tá no sangue.

  4. Como o Carlos Argus cogitou, a colocação das minas visam tão somente dificultar/atrazar uma provável invasão de tropas inimigas pelas fronteiras com a Turquia… Agooooraa, se por um acaso, algumas centenas de civis em fuga do país tiverem a falta de sorte de pisar numa dessas minas, as forças do tirano al-Assad(o) não estão nem aí…
    🙁

  5. Oops!… Errata!… Escrevi atraZar, e o correto é atraSar… Com letra minúcula é claro… hehehe

  6. CAFÉ REQUENTADO

    Só falta aparecer a notícia que tais minas foram fabricada no Brasil,esse filme já vi antes.

    Como sempre as informações da mídia ocidental é tendenciosa e maliciosas,não duvido que haja minas e nem duvido que foram colocada pelo exército do ditador al Assad.

    Más com certeza os integrantes da tropa da “resistência” irá de imediato afirmar que,o ato é um crime premeditado pelo ditador contra a população civil;nós sabemos que o povão sempre estão por baixo e servem como bucha de canhão nestes momentos.

    Provavelmente esta rota de fuga dos civis,é a mesma por onde entram armas e mercenários e comandos militares dos nobres-do-norte para combaterem o ditador Al Assd.

    Bem,isso a imprensa ocidental não fala,deve ser um mero detalhe_Rsrsrs….

Comentários não permitidos.