Tráfico ainda existe e ataques ao Exército no Alemão são frequentes, admite general

Para comandante da pacificação, que já foi alvejado por tijolo, disparos ocorrem em fuga. Força apreendeu 7.000 papelotes de cocaína, cinco armas e quatro réplicas de fuzil.

Episódios como o ataque a tiros à Força de Pacificação no Complexo do Alemão, ocorrido neste sábado – antes da visita do príncipe Harry – têm acontecido com frequência na região, afirmou ao iG o comandante da tropa, general Tomás Miné Ribeiro Paiva.

Leia também: Antes de Harry, tropa do Exército é alvejada por 40 tiros no Alemão

O oficial reconhece que o tráfico continua a existir no local e a tropa ainda enfrenta hostilidades da população, 15 meses após a ocupação e mesmo com a ação permanente dos 1.800 homens do Exército na região, com 94.684 moradores. Neste domingo, a situação é tranquila no local. Na madrugada, as patrulhas também não enfrentaram problemas.

Na maioria dos casos, os disparos contra a tropa são feitos em fuga de criminosos flagrados em bocas de fumo em becos pelos militares do Exército, durante patrulhas. Muitos estojos (cápsulas) dessas munições deflagradas, a maioria de pistola e revólver, foram recolhidos, após os ataques.

“Isso normalmente acontece quando surpreendemos uma boca de fumo em beco. Houve um aumento com a intensificação da ação da tropa. Atiram para fugir, lançam rojões, pedras, principalmente na área da Penha. Eu tinha a expectativa de que isso fosse aumentar com nossa entrada constante em becos, mas não é nada fora de controle”, afirmou o general, explicando que os episódios acontecem principalmente na Vila Cruzeiro e na Chatuba.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. O tráfico de drogas existe no mundo inteiro, e nenhuma polícia ou exército vai terminar com ele. É tarefa diária do policial combater a criminalidade inclusive do tráfico. As UPP´s e a política atual visa o fim do controle territorial e o uso de armamento de guerra pelos traficantes, e isso está sendo plenamente alcançado, porém, a fantasia de acabar com a criminalidade só existe em parte de nossa mídia e setores que nunca fizeram nada contra esse mesmo estado de coisas. A diminuição da violência e dos níveis de criminalidade está sendo notável, porém, o crime sempre existirá em nosso meio social, afinal, é inerente as grande sociedades marcadas pela desigualdade.

  2. eu acho que vai piorar quando acabar a copa e as olimpiadas isso ae é para ingles ver a soluçao é a legalizaçao e o imposto ir para reaparelhamento das forças armadas uma parte para prevenir doenças causadas pelo consumo ,pois é tanto dinheiro que é comparado ate com vendas de armamento de paises ,o brasil esta jogando dinheiro fora.e com a legalizaçao o traficante perde os clientes.

  3. Vai continuar, sempre vai ter um traficante e mt consumidores.Dentro das comunidades e mt + fora da comunidades…Por causa disto ou daquilo, sempre vai ter um negociante , assim como um corrupto p aceitar propinas..E do ser humano.Trágico.Sds.

  4. ORA, ORA(!?!?)… Por que será que a “G”rande emissora não noticia estes fatos revelados pelo General Tomás – relevantes ao meu ver – em seus tele-jornais… Aahhhh, já sei!!!… É porque pode pegar mal e, como retaliação, o governador do RJ pode diminuir o fluxo milionário do valor de campanhas publicitárias do seu (des)governo, contratadas junto à emissora…. Fora outras benesses!
    🙁

  5. Adriano disse:
    11/03/2012 às 19:03

    Manda esses caras tirarem esse boné azul e por o capacete de combate e mandar bala nesses FDP, só assim resolve.===Matar td eles , usuários principamente, eles q dão a grana p os criminosos, das comunidades e do asfalto..tá bom assim ?!?! Sds.

Comentários não permitidos.