Putin é um patriota e não está contra o Ocidente, diz Kissinger

Ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger

O ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger, disse neste domingo que o presidente eleito da Rússia, Vladimir Putin, é um “patriota” que poderia vir a ser um parceiro construtivo para os Estados Unidos em alguns assuntos. Segundo Kissinger, Putin – reeleito para um terceiro período como presidente da Rússia num pleito com denúncias de irregularidades e em meio a protestos, “não é um estadista contra o ocidente”.

“É, principalmente, um patriota russo que se sente humilhado com a experiência da década de 1990, durante os anos mais importantes para a construção de sua carreira”, disse Kissinger em entrevista ao canal CNN, em alusão ao colapso da União Soviética em 1991 e a crise subsequente. “Ele se ressente com o que interpreta como uma intervenção nos assuntos internos rusos e com o que vê como tendência americana em apoiar seus opositores políticos para estimular sua derrota”, disse. “Mas o diálogo é possível, principalmente sobre temas específicos, fazendo dele um sócio construtivo”, acrescentou.

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. Confesso que nunca imaginei ouvir isso de um americano,principalmente de um ex- secretário de defesa. É sem dúvidas um pensamento dissonante e único num país tão anti-russia.

  2. disse:
    11/03/2012 às 21:27

    Confesso que nunca imaginei ouvir isso de um americano,principalmente de um ex- secretário de defesa. É sem dúvidas um pensamento dissonante e único num país tão anti-russia.=======Ainda + vindo de um iank=judeu(AIPC ativo )q sempre fez jogo duplo, na + fiel tradição de dividir p reinar…Perigoso, ladinho,sibilino,mitomano, etc, etc, sds.

  3. Nesse angu tem caroço. Sabendo da influência que Kissinger ainda tem no establishment político, financeiro e militar dos EUA, essa sua declaração pode ser interpretada como uma sinalização efetiva de distensão, de que os EUA deveriam abandonar a guerra de nervos com a Rússia e partir para o diálogo ou é apenas uma jogada estratégica, para salvar as aparências, a fim de tentar diminuir os estragos feitos pelas tentativas de ingerência norte-americanas no processo eleitoral russo?

  4. primeiro o russo já ganhou e antes de ganhar ja falou que ira investir militarmente em novas tecnologias mi ,entao na verdade os gringos só estao rasgando seda pois o russo ja foi eleito e esta no poder atualmente.eu particularmente acho que da forma que o site ficou quem usava até ira continuar mais quem nao conhecia o site nao vai dar muita enfaze pelo jeito que esta agora. da outra forma eu acho que atraia mais internautas do que do jeito que ficou agora.

  5. O MANIQUEÍSMO NA “RESISTÊNCIA”
    .
    .

    Não foi esse Henry Kissinger,que disse que o Brasil não passava de uma daga fincada na Antártica?
    .
    Como este mundo dá muita voltas,hoje provavelmente ele definiria o Brasil de outra forma_Hehehehe…..
    .
    Com ele mostra,o fato de ser um patriota e defender os interesses do seu país,mesmo que vá de encontro com a dos americanos,não quer dizer que está contra o cidente.
    .
    O que tem “cabeça-de-prego” que não pensa assim como o Sr.Henry Kissinger é impressionante,especialmente aqui no PB.

  6. Gostando do sujeito ou não, temos que reconhecer que o Kissinger é um dos maiores estrategistas politicos americanos de todos os tempos.
    O cara sabe tirar proveito das particularidades de cada objeto de seu foco, os homens, as histórias, as culturas e o momento histórico. Ele sabe fazer analises, e a faz em proveito de seu país. Por isso essa gentileza com o Putim. Ele sabe que esse dirigente pode ser um granito no caminho dos Yankes, e coopar para poder britá-lo é a melhor estratégia para poder destruí-lo internamente. Ele sabe como aquilatar valores e dificuldades. Por isso nunca precisou nos respeitar. Sempre soube de nossa obsessão cultural para importar simbolos e idolos de pretensas culturas superiores, e da indole submissa e servil dominante na aristocracia que nos dirigiu, e ainda dirige, na qual sempre encontram aliados, os quais eles se sabem aproveitar muito bem em detrimento de nós mesmos.

  7. Julio Brasileiro:

    Você diz verdades doloridas e que muitos prefirirão enfiar os dedos nos olhos do que aceitar isso.

    Mas é triste e pura verdade.

    PS: Por isso eu acho ele um canalha e não uma pessoa admirável. Eficaz, porém canalha.

  8. Concordo plenamente com ele, pois a melhor maneira de se fazer política é a política madura e de bom senso a todos, inclusive com os adversários. A Casa Branca deveria ouvir isto.

  9. Lucena não foi ele,Kissinger foi o maior estrategista político do século passado,ele foi um dos responsáveis da aproximação política dos E.U.A e China,é um admirador do Beasil,e defensor de uma aproximação maior com o Brasil,talvez seja um dos poucos estrategistas americanos que vê num brasil forte oportunidades para os E.U.A.

  10. NÃO PROMOVENDO GUERRA E QUERENDO O BEM COMUM DE TODOS,PARA MIM VEM A SENSSATES EM PRIMEIRO LUGAR.VAMOS OUVI-LO HOJE A PAZ QUEREMOS COM FERVOR A GUERRA SO NOS CALSA A DOR, MAS SE UM DIA FORMOS ULTRAJADOS LUTAREMOS SEM TEMOR JA E UM COMEÇO.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS E NOSSAS FAMILIAS.

  11. Concordo com o Julio Brasileiro e o Barca.
    Kissinger, do alto dos seus 82 anos, ainda está no auge do intelecto.
    Pragmatico, colocou o gato da cor que queria na mão dos chineses, para o Deng Xiao-Ping fazer a China de hoje (comer os ratos que quisesse), dando a chance para o Reagan acabar com a União Soviética, derrubar o muro de Berlim etc.
    Kissinger, tivesse hoje algo em torno dos 50 anos, não deixaria essa crise européia durar tanto.

  12. Até hoje eu e os próprios russos não entendemos o por que do ocidente odiar tanto a mãe Russia, não vejo tantos ressentimentos com a Alemanha que fez 2 guerras mundiais arrastou centenas de milhões de pessoas as armas que ocasionaram a morte de no minimo 80 milhões de pessoas exterminou 6 milhões de judeus, além de diversas outras minorias e deixou no minimo 100 milhões de feridos da pra entender.

  13. Muitos protestam contra o Putin, russia, falta de liberdade e etc….

    Não estou defendendo ninguém pelo contrário, MAS vale lembrar que o povo russo escolheu o Putin novamente e acredito fielmente que não houve falcatrua exatamente porque o governo sabia das pesquisas esmagadoramente a favor a favor do Putin.

    Porque o russo quer novamente o Putin?? Porque é o que eles tem de melhor, ele voltou a trazer o sentimento de patriotismo russo das antigas, simples mesmo que isso signifique uma ditadura velada.

    Falar de liberdade na russia é complicado, o que os caras conhecem por liberdade, doi a sua decadência nacional, exemplo disso é Mikhail Gorbachev que trouxe a liberdade político/econômica e até hoje é odiado pelos russo.

  14. Na verdade ele disse que a América Latina cumpriria o destino equivalente à sua aparência no Globo, que é a de uma adaga apontada para Antártica. Ou seja, uma faca no gelo…
    Para quem não entendeu: o sub-continente sul americano jamais teria importância global…
    Mas, não houve referência direta ao Brasil.

  15. O homem nasceu na alemanha, filho de pais alemão e além do mais, já tá beirando os 90. Não dá prá acreditar muito.

Comentários não permitidos.