Porta-aviões usado vira um problema para Marinha

Seis incêndios no navio em sete anos deixaram quatro mortos e 13 feridos
Militares enfrentam dificuldades para manter os propulsores a vapor e com a falta
de peças de reposição

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

Maior navio de guerra do hemisfério Sul, o porta-aviões São Paulo virou um problema para a Marinha brasileira, que o comprou da França no ano 2000.
Construído na década de 1960, o navio foi adquirido por US$ 12 milhões. Um porta-aviões novo custaria cerca de US$ 1 bilhão.
A Marinha tem dificuldades com a manutenção dos propulsores a vapor, usados para fazer o porta-aviões se mover, e com a rede elétrica. Faltam ainda peças de reposição e mão de obra capacitada para realizar consertos.
Esses são apenas alguns dos fatores que colocam em risco a vida da tripulação, de cerca de 2.450 Militares.
Em sete anos, quatro tripulantes morreram e 13 ficaram feridos em acidentes no porta-aviões. Houve pelo menos seis grandes incêndios.
No mais recente, em 21 de fevereiro, morreu o marinheiro Carlos Alexandre dos Santos Oliveira, 19.
Por causa desse último incêndio, a embarcação está parada no 1º Distrito Naval, no Rio, há 15 dias. Todos os seus 1.800 compartimentos serão fiscalizados, o que deve demorar dez dias, contados da data de início.
A Marinha tenta amenizar a questão. “Um navio de guerra com propulsão a vapor necessita de ajustes. Os cuidados adotados durante a sua utilização e os investimentos garantem que sua operacionalidade seja mantida”, explica a nota assinada pelo contra-almirante Paulo Alves, da assessoria de imprensa da Marinha.
Atualmente existem no mundo 22 porta-aviões em atividade. Eles pertencem às esquadras de nove países. Destes, 11 fazem parte da Marinha dos Estados Unidos.
Especialistas ouvidos pela Folha concordam que, ao manter o São Paulo em atividade, o governo brasileiro procura dar demonstrações de poderio militar.
Ainda mais quando se pensa na defesa do petróleo do pré-sal e da chamada Amazônia Azul, apontada como área de segurança nacional.
Todos fazem coro que a falta de investimentos vem custando vidas. “Investimos pouco e mal, por isso precisamos gastar o tempo todo. O ideal é que fabricássemos nossas peças e diminuíssemos nossa dependência”, diz Eduardo Brick, engenheiro e ex-capitão da Marinha.
Quando há avaria é preciso comprar peças na França.

ESGOTO
Há outros problemas. O esgoto produzido a bordo não é tratado. Calcula-se que 800 mil litros diários sejam jogados no mar, sem tratamento, em desacordo com qualquer norma ambiental.
Em nota, a Marinha confirma que o sistema de tratamento de esgoto do porta-aviões só será instalado em 2014.
“O porta-aviões anda e para. A equipe interna precisa estar bem treinada para coordenar esses movimentos, que aumentam as chances de um acidente numa embarcação com a idade que ela tem”, avalia o consultor Rômulo Federici, que atua há 30 anos na área de Defesa Nacional.
Federici lembra que, quando foi adquirido da França, a embarcação chegou com o eixo empenado. “Nas manobras, o navio vibrava. Com o tempo piorou”, lembra.
Esse foi o motivo da primeira reforma, em 2005. Após cinco anos de idas e vindas a estaleiros, o problema não foi solucionado.
No acidente que matou o marinheiro Oliveira, a suspeita recai sobre a tinta usada nos dormitórios, segundo o Ministério Público Militar.
De acordo com a Marinha, houve um curto-circuito em um ventilador.
“Pedi análise para saber se a tinta é inflamável. Se for, contraria todas as regras de segurança”, afirma a procuradora Hevelize Pereira, do Ministério Público Militar.

Fonte: folha de São Paulo via CCOMSEX

43 Comentários

  1. eu quero saber é dos dois grandes jonais que estavam trabalahndo para a espionagem americana ,assim começariamos a limpar certas informaçoes que servem apenas para abaixar a moral da tropa.

  2. O barato sai caro, a sexta potência mundial tem que pensar grande, trabalhar com metas e planejamento, acabar ou tentar acabar com a corrupção, material humano temos de sobra. SDS

  3. A verdade é que o navio é uma banheira furada,e o pior nem o navio. O pior de tudo são as aeronaves da época da guerra do vietnan,um único avião como o su-33 pode derrubar todos A4 da marinha. um verdadeiro lixo é isso o que dá quando contingenciamos os recursos da defesa.

  4. Acho que o SP deve se transformar num heliponto ancorado entre o pré-sal e o continente, numa plataforma de pesquisa, numa base em alto mar, talvez uma ilha de combate.

  5. Sinceramente é uma piada de mal gosto, agora me digam de onde vem esse Barco? onde onde onde? França!
    como eu digo! Nada França pode prestar! velho por velho melhor pegar o BIG E!! pra nós acho que pega menos fogo! Será que Neros está servindo na Marinha brasileira?
    hahahahahaha :p
    Abraços a todos

  6. Fala sério, isso era uma tragédia anunciada. A França tava doida para se livrar desse sucatão dos mares, estava com eles havia muitos anos e já estavam no limite como ele. Já haviam tido uma série de problemas com ele e se não surgisse o Brasil provavelmente já estaria numa usina de reciclagem de aço. Incompreesivel e saber que temos uma tecnologia naval tão respeitada a ponto dos nossos concorrentes, “parceiros” para outros, terem feito de tudo para fragilizá-la, conseguindo quase extinguí-la (lógico, sempre contando com seus cooptados internos) não se predispor a construir tal maquina. Deviam e fazer como a China, desmontar peça por peça e buscar contruir um atualizar o mais tecnologicamente possivel dentro dos nosso proprios conhecimentos, ao invés de ficar remendando esse sucatão e aumentando ainda mais seu custo.

  7. do jeito que esta e uma banheirona inutil,2450 militares que poderiam estar empenhados em outros meios, mas se ja gastaram uma fortuna de milhares de reais para modernizar ( não sei no que) que botem para funcionar, por pelo menos mais alguns anos, deveria ser desativado antes da modernização, nosso dinheiro não e capim( ate parece)

  8. A maioria dos navios da marinha estão totalmente sucateados. Nossos marujos fazem verdadeiros milagres para fazerem esses navios funcionarem. Isso bem debaixo dos olhos dos governos que passam e nada fazem.

  9. Tirando o sistema de armas/sistema de defesa, qual o projeto que é mais complexo a construção de um super petroleiro ou de um porta aviões, por que tanta demora para aposentar o nae São Paulo, quantos mais ele vai ter que matar, alguém que manja de industria naval poderia me responder? abraços!

  10. Tem de ser muito idiota mesmo para manter essas porcarias do NAe SP e NAL MG em atividade.Um pais que não tem nem capacidade de mantene-los e que apenas alegra o proprio ego se sentindo alguma coisa na vida apenas por estar entre os poucos no mundo com NAEs em atividade.A estrategia Naval Brasileira é uma idiotia fundamentada em sonhos aficcionados de hobbystas que não traz nenhum poder de dissuasão ao Brasil.Um NAe que a 12 anos vive sendo remendado e que daqui a nove anos sera discomicionado e que jamais esteve 100% operacional.Para completar a idiotia do sonho de Itu um Sub Nuclear banguela e careca para alimentarmos nossos egos e dizer que estamos entre os poucos que teem submarino nuclear.Ele não tera condições de lançar balisticos muito menos submergido.Não tera armas atomicas e servira para que?Para batermos o recorde de submersão não é mesmo!Poder de dissuasão para o Brasil com sua grande e vasta costa e recursos a patrulhar e defender chamasse TECNOLOGIA RUSSA E ALEMÃ mas o xenofobos de plantão não adimitem.SU34 Fullback,Tor,Brahmos,U199 e não precisariamos de mais nada ao invez de ficarmos comprando tecnologias de lobos e dando empregos para extrangeiros.Se reclamam que existe um revanchismo dos subversivos no poder desta nação existe um capaxismo dentre o meio militar submisso aos Anglos.A guerra fria jamais acabou e jamais acabara no Brasil.Todos esses Filhos da Puta tanto politicos quantos militares não servem ao Brasil e sim a suas ideologias,capaxismos e proprias conveniencias.Como explicar que um pais riquissimo e cobiçado a estrategia militar se contentaria com material usado Americano e Europeu que não nos trariam autosificiencia nem emancipação de condicionamentos?De todos os lados so tem FDP e trairas mas ´para que se preocupar não é mesmo se os beneficios e os agrados estarão garantidos a longo prazo nessa estrategia de destruição da capacidade nacional se quando formos alvo de cobiçadores quem se batera contra eles são os mesmos otarios que são escravizados por este sistema FDP e que pagam todas as contas e ainda são roubados.Eu ja cansei de citar uma fraze que eu ouvi a uns 8 anos atraz de uma pessoa de origem latina que so depois fui saber que se tratava de um cientista politico “O DIA QUE HOUVER UMA GUERRA CIVIL DE VERDADE SERA A GUERRA CIVIL BRASILEIRA QUE FARA A GUERRA CIVIL ESPANHOLA PARECER FICHINHA”…Sera mesmo preciso que morram milhares de Brasileiros para erradicarmos o banditismo,moralizarmos e termos um Brasil justo,igual e realmente dos Brasileiros.Esta porqueira chamada NAe SP não tem e nunca tera AUTODEFESA PROPRIA,ele é o sonho de consumo de torpedistas submarinistas rsrs rsrs

  11. Porta-aviões usado vira um problema para Marinha???
    ==
    ==
    Será esse o verdadeiro problema? Uma navio que fica o tempo que ficou parado. Que foi totalmente comissionado e ainda continua com problemas básicos?
    Se não temos competência para manter algo já construído iremos ter competência para construir do zero?
    ==
    ==
    No acidente que matou o marinheiro Oliveira, a suspeita recai sobre a tinta usada nos dormitórios, segundo o Ministério Público Militar.
    De acordo com a Marinha, houve um curto-circuito em um ventilador.
    ==
    ==
    Isso, a tinta e o ventilador são exemplos de pouco profissionalismo. É verdade que criticar é fácil, mas não é com este intuito que estou falando. Estou falando que precisamos nos dar conta que não estamos preparados nem para o básico.
    Todo o material de embarcações não deve propagar as chamas. Ou seja, extinguido a fonte de ignição a chama do material deve extinguir-se também.
    Usar ventiladores? Cadê o sistema de ar-condicionado central? É muito caro? Não, muito caro é um porta-aviões.
    Quanto a comprar peças de reposição, cadê o desenvolvimento de fornecedores no Brasil?
    Quem é o responsável pela decisão de importar da França ou desenvolver localmente? Se disserem que é o presidente então eu estou louco.

  12. pelo q custou .n era de se duvidar problemas como esse..o ”FOCH” ja era um navio antigo com mais de 50 anos de uso … ainda acho q valeu o risco.. se n me engano .. o SP ( navio e os A-4) desde a sua aquisiçao e atualizaçao de sistemas nos custou mesnos de ”500 milhoes de dollares”
    A MB tinha opçao por mais 2 proposta da USNAVY.. um Porta avioes por um custo simbolico.so …ou um pacote de navios entre cruzadores”ticonderoga” e fragatas tb com o mesmo Porta avioes no pacote entre outros navios ( eram 8 no total.se n me angano ) .. n me recordo do nome do PA em si( era mais novo e maior q o SP ).. as duas propostas foram recusados por seus custos operacionais … mesmo os navios oferecidos daria mum outro nivel operacional a MB …. …quem fez a escolha foi a propria MB .. preferindo ficar com o SP e as 4 fragatas da classe Greenhalgh .. tudo por escolha dela…MB …

  13. Tem que ser muito idiota mesmo para escrever tanta asneira, o maior incidente no São Paulo não ocorreu nenhum incêndio, foi o rompimento de uma tubulação de vapor de alta pressão, que ocasionou a morte por queimaduras por vapor de alguns tripulantes. O incêndio que ocorreu agora, foi pequeno e ocorreu em ventiladores, o navio está em fase de avaliação das extensas reformas que sofreu, e ainda está reformando seus turbogeradores elétricos, esse é o motivo pelo qual não tem saído para o mar.

    Quanto a tratamento de esgoto, convém notar que a Cidade do Rio de Janeiro, em sua maior parte, uso o sistema de emissário submarino, em que o esgoto biológico não é tratado, e lançado no mar a grandes distâncias. Só esse fato já aponta o tamanho da asneira desse jornalista.

  14. Senhores, coloco em dúvida a capacidade da Marinha de operar um dia submarinos nucleares. Em vídeo divulgado no programa auto esporte da Rede Globo, o reporter embarca em um submarino Tikuna classe IKL-209. Notem que o dormitório dos marinheiros é de madeira. Se compravado que a tinta utilizada no NAe São Paulo era de natureza inflamável, podemos bater o martelo para seu sucateamento. Não temos condições de operá-lo e mantê-lo. E devemos ainda revisar os programas da Marinha. São Paulo, Base na Antartida, chata de óleo naufragada na Antartida. Alguém já notou nos A4, a situação destas aeronaves? os pilotos utilizam um GPS da Garmin para se orientar. É uma piada. Auditoria e se possível uma CPI pra cima dos Comandantes da Marinha do Brasil.
    Não vou falar nem na fiscalização dos Jet Skies pelo Brasil afora.
    Uma vergonha!

  15. que grande estupidez, até um leigo que goste de temas de defesa como eu sabe que o A-12 é um problema desde que chegou.

    Demonstraçao de força?

    PELAMORDEDEUS, seria uma demonstraçao de força se tivessemos nele, uma helicopteros e caças de ultima geraçao com pilotos fazendo mais hora de voo que um relogio, com uma força tarefa de escoltas, ao estilo das f-100 espanholas, as FREMM, ou algo pelo estilo, armas de defesa e ataque e sistemas acordes com tudo o que isso e um orçamento acorde com o que isso conleva .

    somos mediocres, em qualidade tecnica, somos mediocres em orçamento de defesa e somos mediocres como povo, querem prova disso, olhem nossos politicos e se perguntem daonde eles vem, nao vem de marte nem de jupiter, eles saem da sociedade brasileira

    e ainda assim em todo caso se tivessemos tudo isso, navios escoltas, asa embarcada e armas de ultima geraçao, com orçamento acorde, seria uma temeridade e um desperdicio ter todo esse arsenal para proteger esse verdadeiro museu flotante.

    Quando entro em paginas e foruns de defesa estrangeira, um dos motivos pelo qual fazem piadas da gente e por causa desse elefante branco, que nunca serviu pra nada, salvo para fazer passeios pra la e pra ca, e para manter o orgulho e ego de dizer que somos o unico pais debaixo do equador que tem essa joça, digo temos, porque seria mentira dizer que operamos ele.

    realmente tem artigos que melhor nao ler pra nao ficar de mau humor.

  16. 1maluquinho dicordo de vc .. o subnuke (heheh) e s de grande importancia pra MB …mesmo a USNAVY tem estudos sobre subs do tipo…. ja q esse sao exclusivos pra defesa …contra outos subs ( sao menores ..ralativamente mais rapidos .baratos . ai depende ..silenciosos e praticamente caçadores de outros subs ) q e o q nos basta .. n nos serveria pra quase nada um sub do tipo ”SSBN” .. a grande vantagem de um sub nuke e o tempo em mar e custos ..o resto e opçao q cada marinha o usa ..o q o destina a ser … seja so pra defesa ( caso da MB ..) ou de prejeçao de poder como uma class ”LOS ANGELES” .. quanto aos SU-34 concordo cm vc ..

  17. Se nós queremos mesmo colocar o PA São Paulo devemos estar disposto a gastar no mínimo uma 10 vezes mais que o valor que pagamos por ele, nenhum desses problemas citados são intransponíveis, a questão é quanto estamos dispostos a gastar e o quanto vale apena investir. Será que não é melhor aposentá-lo de vez e comprarmos mesmo que usado o Kitty Hawk, é velho mais garanto que está em melhores condições e se é só para manter a doutrina faria bem sua função.

  18. http://oglobo.globo.com/economia/video-causa-polemica-ao-mostrar-brasil-china-india-contra-europeus-4278711

    VIDEO COLOCA BRASIL, CHINA E ÍNDIA COMO INIMIGOS DA EUROPA.

    Desculpem postar aqui, é que não consegui carregar a pagina de colaborações ao PB (muitas postagens)

    Como se trata de um video oficial da União Europeia, e não algo feito por algum extremista anonimo, acho que só reforça a idéia de que o Brasil DEVE reforçar suas forças armadas. Os europeus demonstram ao longo dos séculos que não sabem viver em paz e conviver com as diferenças.



  19. kkk.. sugiro q. vire um banco de corais…

    ..seria bem mais util do que é atualmente…sem contar no benefico ao meio ambiente, cofres publico, …Fato !

  20. um PORTA AVIOES novo nos moldes de um ”Class Queen Elizabeth” .. nos custaria algo em torno de 5(+) bi hehehehehe ..pagamos 12 milhoes no SP .. ”pronta entrega ” alguem ainda acha q foi um pessimo negocio ?? .. eu n acho

  21. Acreditarem em matéria da Folha de São Paulo , no Estadão, na Globo , na Veja e na Isto é Mentira , só idiotas !

    Esse grupo trabalha para os EUA e só publica matérias mentirosas pra derrubar e desestabilizar qualquer governo que faz algo pelo povo !

    Eles tinham que ser destruídos !

  22. Galera, pagamos 12 milhões nessa lata velha..
    o Mesmo preço de um Super Tucano mais ou menos…
    isso veio de graça.. nós pagamos apenas pelo ferro que tem neste navio..
    quem espera que ele sirva para algo além de aprendizado tem de parar de sonhar…
    deixa o povo se divertir com os problemas desse NAE.. uma pena os soldados mortos em serviço…
    mas aprendemos com os erros…
    .
    Quanto a ideia de ele se tornar um porta-helicopteros entre o continente e o pré sal é uma boa viu colega… jaja ele vai ser apenas uma peça estática

  23. Afunda essa *&¨@*&!¨@!&¨#*…só come o dinheiro do contribuinte e mata nossa tropa valorosa. Pelo amor de DEUS alguem salve o Brasil da ideologia de PORTUGAL enquanto superpotência…temos de construir e parar de comprar dos outros industrias críticas, PELO AMOR DE DEUS, Só tem cego no PODER????????

  24. Estive visitando o SPaulo na sua última visita em Santos SP, a sua aparência externa não é boa, tá feio mesmo.
    Se problemas estão surgindo cada vez mais, seria melhor ter coragem e dar um ponto final nisso.
    Até uns dois anos atráz, toda vez que algum navio estrangeiro ia sair de ação, principalmente do reino unido, ofereciam ele para o Brasil, e o pior que tinha um monte de gente em vários blogs escrevia :
    – caia muito bem na marinha.
    -seria ótimo ter em nossa esquadra.
    – um belo exemplar para a marinha.

    Deus me livre dessas cracas, agora fica esse problemão aí e grande mesmo.

  25. É isso que dá comprar um Porta Aviões que foi lançado ao mar em 1957. A França ia gastar a maior grana para retirar todos os oleos, fluidos e materiais poluentes do NA, para mandar para a sucata. Economizou uma grana e dor de cabeça e ainda lucrou 12 milhões de dolares. Presente de parceiro estrategico.

  26. Concordo com o Wolf.

    A Marinha tem grandes planos e está trabalhando para realiza-los, o que é louvável. Por outro lado, não consegue manter sua frota operacional, com destaques para incêndios e outros acidentes/incidentes. Ou seja a falta de recursos para custeio da frota, já está custando vidas humanas.

    E quando o SubNuclear entrar em operação? E o novo PA? e novos LHDs? Vão exigir um aumento SUBSTANCIAL de recursos de custeio. Se isso não acontecer serão rainhas do CAIS e ESTALEIROS, e teremos de rezar para que mais vidas não sejam ceifadas em acidentes absurdos.

    []’s

  27. Eu daria risadas se não fose algo tão trágico.
    Putz! Uma vitma de 19 anos, que absurdo.
    Sou a favor de mante o SP mas sendo trabalhado direito.

  28. Meus amigos porta-aviões não se compra usados porque nele é feito para carecterista de seus aviões de quem o construio.Pelo valor não podia ser grande coisa. A Espanha poderia construir para nós,a Italia,mas depende tambem do FX,qual o avião que o Brasil quer.Aquele pais que tiver grande comercio com a gente é que se deve comprar.Caso contrario parar ele por um bom tempo e fazer uma reforma com peças construida aqui no Brasil.

  29. 1maluquinho disse:
    11/03/2012 às 13:57
    è esse seu comentario fala tudo, o que muitos pensam mas teme em escrever, dizer aqui no PB, sonho em poder viver até esse dia em que os brasileiros acordaram… um ´povo que elege um palhaço e o Malufifif como o mais votado do Brasil tem que levar no rab… mesmo.

  30. Segundo os meus calculos, o Brasil ja torrou cerca de 3,2 bilhoes de dolares com esses alvos maritimos que nossos almirantes imbecis e sem visao estrategica de longo prazo insistem em manter consumindo recursos valiosissimos do pais.

    Com esses 3,2 bilhoes de dolares, teriamos construidos 15 fragatas multifuncao modernas, ou se preferirem poderiamos ter construidos 11 submarinos convencionais modernos, ou se preferirem, poderiamos ja ter finalizado a construcao de um navio-aerodromo de 65 mil toneladas de deslocamento, movido a energia nuclear.

    Mas na minha opiniao, o melhor seria se tivessemos investido tudo no submarino nuclear, com esse dinheiro ja teriamos terminado a construcao do nosso segundo submarino de propulsao nuclear o que nos daria uma grande capacidade de defesa naval.

    Lamentavel mesmo!

  31. Pelo que eu andei lendo, o A-12 vai estar total mente reformado e operacional a partir de 2015, até la é isto ai mesmo.

  32. É impressionante como ainda compramos equipamentos usados dos outros paises. Se comprar equipamento novo ja é um problema, pela dependencia na reposição de peças, imagine comprar coisa velha. Não aprendemos nunca… Temos que começar a produzir aqui, criar tecnologia nossa e dar emprego aos brasileiros e não aos extrangeiros.
    Os tanques comprados da Alemanha, Leopard, poucos falam mas são usados…incrivel não? E no passado tinhamos até um protótipo de tanque 100% brasileiro….E junto com os tanques usados da alemanha, veio até uma oficina do frabricante….é piada….

  33. Há um tempo em outro site ,meti o pau nesta lixeira estofada com toneladas de amianto . Me chamaram de anti-patriota , vermeluxo e outros adjetivos fascistóides usados fartamente nos anos 60,70 e 80.
    Não sou de direita nem de esquerda e também não sou burro. É dificil entender este papinho de manter a doutrina às custas dos impostos recolhidos com o suor do povo . Pô doutrina do quê ? Se nem materiais básicos como tintas são usados adequadamente . Acho que a doutrina começaria por aí .

  34. Vende o São Paulo e o Minas Gerais para o Chineses e compre SU34,Tor,Brahmos,U119,Fragatas e Corvetas modernas e rapidas que teremos maior poder de dissuasão e menos despesas.Dizer que a estrategia de defesa nacional é inteligente e vai no caminho certo é o mesmo que afirma que dois e dois são cinco.Se politicos so roubam e não gastam adequadamente os militares não realizam adequado plano de estrategia e vai dizer que so politicos e empresarios estão mamando no leilão da industria nacional de defesa e que os milicos não lambem nada né.Se fosse intaurada uma devassa com uma CPI seria na area de defesa todos nos surpreenderiamos com o numero de mamadores na cabritinha.Estão nem ai pra porra nenhuma essa é a realidade e se importam so co contratos,favorecimentos e serviços que serão gerados a longo prazo para garantirem que todos mamarão muito por um longo tempo.A unica coisa seria no Brasil é a lei da pensão alimenticia a unica que verdadeiramente coloca alguem na cadeia.

  35. SE comprar 10 super lanchas do Irã, ja teremos mais… e olha que as tais de super lanchas nem sabemos direito como são. Queria saber quem ganha com esses negócios…$$$.

Comentários não permitidos.