Massacre no Afeganistão atiça debate sobre saída de tropas dos EUA

O massacre neste domingo de 16 afegãos em mãos de um soldado americano atiçou, nos Estados Unidos, o debate sobre a retirada de suas tropas do Afeganistão em 2014, depois de uma década de guerra e em meio a tensões crescentes entre Cabul e Washington. “O episódio é trágico e chocante, e não representa o caráter excepcional de nossos militares nem o respeito dos Estados Unidos ao povo do Afeganistão”, disse o presidente Barack Obama em comunicado.

Durante um telefonema ao presidente afegão Hamid Karzai, Obama “estendeu as condolências ao povo do Afeganistão”, deixando claro o compromisso de seu governo de “estabelecer os fatos o mais rapidamente possível e responsabilizar” os envolvidos. O general John Allen, à frente das forças da Otan, afirmou que esta tragédia não debilitaria o espírito de cooperação com as forças afegãs.

Mas o massacre, ocorrido em Kandahar, feudo talibã do sul do Afeganistão, já despertou numerosos questionamentos sobre a viabilidade da missão dos Estados Unidos no Afeganistão. “Há algo profundamente errôneo na maneira pela qual percebemos toda a região e acho que vai piorar”, estimou Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes e um dos quatro pré-candidatos republicanos às eleições de novembro. “É altamente provável que um número considerável de jovens americanos tenha perdido a vida ou tenha sido ferido como parte de uma missão que se revelará impossível de ser cumprida”, acrescentou, em declarações ao canal Fox.

Os soldados americanos e outros países membros da Otan darão por concluída a missão no Afeganistão no final de 2014. Washington tenta treinar as forças de segurança afegãs para que possam se revezar na segurança do país.

Mas as relações entre Washington e seus parceiros afegãos estão num ponto crítico. Já foram registrados dois confrontos sanguinários em seguida à queima acidental de livros do Alcorão por soldados americanos, com vários assassinatos e a um vídeo mostrando Marines urinando sobre corpos de afegãos – sinais estes da degradação das relações.

Em Cabul, o presidente Karzai disse que “quando há afegãos que morrem deliberadamente pelas mãos das forças americanas, trata-se de um ato de assassinato, terrorista e imperdoável”. O influente senador democrata americano Charles Schumer considerou, no canal ABC, que Karzai é “a maior fraqueza do Afeganistão, porque parece que ninguém confia nele”.

Essas tensões pesam sobre a missão militar e complicam os esforços dos Estados Unidos de negociar uma associação estratégica duradoura e viável com o Afeganistão, assim que suas tropas tenham se retirado. O senador republicano Lindsey Graham, por sua vez, explicou domingo ao canal ABC que mesmo com a saída dos americanos do Afeganistão, Washington deveria manter suas bases aéreas e unidades de forças especiais, para assegurar-se de que o Talibã não se reforce e que a Otan continue envolvida com a segurança do país depois de 2014″.

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. isso e que da mandar um bando de molekes frustrados e excluidos da “american life” para uma guerra do outro lado do mundo, cooptados em guetos e escolas publicas, e mandados para guerrear numa cultura qual eles não entendem, reportagem outro dia dizia que o nivel de suicidios entre os soldados que serviram no iraque e afeganistão bateu recordes historicos da guerra do vietnan


    e agora? vão pedir desculpas e ja era, depois de um comandado ter aberto fogo contra centenas de crianças e mulheres ? ( crianças e mulheres, não inimigos combatentes) a al quaeda agradeçe sodadinho, ela se alimenta de odio, ele podia fazer o favor para humanidade e estourar os propios miolos, parando assim de desperdiçar oxigenio !!

  2. o exercito estadunidense e formado em sua grande maioria por “soldados proficionais” recrutados em bairros pobres e com pouca pespectiva, e olhem a merla que da !! alguem acha que um jovem, classe media alta, boa vida, fazendo faculade vai ser voluntaro para ir numa guerra no afeganistão ?? m16, apoio aereo por satelite, gps, data link fodastico, tudo muito bonito, mas o que vai embaixo de tudo isso e um ser humano, e se ele não tiver valores morais bem embassados, e não se sentir valorizado em sua sociedade, equipamento não conta nada.

    LENBREN-SE DISTO, os que defendem o fim do nosso serviço obrigatorio, e um exercito formado so por MERCENARIOS, as forças armadas de uma nação devem ser formadas por gente de todos os meios sociais, para que tenha legitimidade !!!

  3. Essas tensões pesam sobre a missão militar e complicam os esforços dos Estados Unidos de negociar uma associação estratégica duradoura e viável com o Afeganistão, assim que suas tropas tenham se retirado. O senador republicano Lindsey Graham, por sua vez, “…explicou domingo ao canal ABC que mesmo com a saída dos americanos do Afeganistão, Washington deveria manter suas bases aéreas e unidades de forças especiais, para assegurar-se de que o Talibã não se reforce e que a Otan continue envolvida com a segurança do país depois de 2014″.==Ou seja, vão transformar , pela força, o Afeganistão em sua colônia e se dizem amantes da liberdade e democratas…ñ são confiáveis. se cuida BRASIL, ou seremos a bola da x…Cadê os n caça, dona? P Ontem.

  4. Os talibãs estão morrendo de rir. Soldados afegãos atiram e matam soldados da coalizão, soldado americano atira e mata civis afegãos, soldados americanos urinam em cadáveres inimigos.Coitado do povo afegão, tá difícil.

  5. (OFF TOPICO) Sugiro ao site q faça uma foto e um paragrafo para cada noticia na pagina principal, como o blog do gizmodo, pra mim o melhor formato,,, dai quem quer ler mais entra na noticia… Obrigado

  6. A HESTÓRIA SE REPETE
    .
    .
    .

    A força armada mais poderosa do mundo não consegue ganhar uma guerra contra um bando de maltrapilhos_Hahaha…..!
    .
    Tanta tecnologia e babação de americanófilos por aqui e um bando de “desocupado” afegãos consegue se manter em pé e dá chutes em traseiros gordos da ISAF,esse filme já vi,é a nova versão do Vietnã_Hahaha….!
    .
    O que vai ter de americanófilos transloucados hoje será incrível…Hahaha..e é com o Irã e a Síria eles irão Travar uma guerra!….Hahahah…
    .
    Só quero vê quando aquele barril de pólvoras do Oriente Médio e da Á sia estourarem juntas,os primeiros a irem pro saco será a Europa e os americanos como sempre,airão pela janela,como fora com no Vietnã _Hahahaha……!

  7. Isso é sacanagem da grossa.
    Só quem pode matar afegãos inocentes são os próprios com seus homens bomba, uma média de 1 a cada 2 dias.
    Dessa vez dou total razão aos talibãs.
    Fora americanos assassinos imundos.

  8. Muita gente torce para os talibãs colocarem os americanos pra correr e novamente assumirem o poder, mas eles mesmos não vão nunca passar umas feriazinhas lá no Afeganistão, que de bobo nossos antiimperialistas de plantão não têm nada. rsrsrs
    Não foram antes, não vão agora, e não irão nunca.
    Também alguns exaltados torcem para os EUA e a Europa ir para o “saco”.
    Eles acham que o Brasil e seu modo de viver sobreviverá incólume com o Ocidente em chamas.
    Podem tirar o cavalinho da chuva. O dia que as muralhas que separam nosso modo de vida ocidental do modo de vida oriental caírem, nosso paraíso tropical não continuará o mesmo e ninguém irá lembrar que fomos amiguinhos de fundamentalistas, ditadores, terroristas, etc.
    Nós iremos pro saco junto e não haverá nenhum Rei Leônidas para vencer a guerra civilizatória que se avizinha.
    Lamentável que o ocidente esteja completamente infiltrado por traidores, travestidos de idealistas.

  9. Bosco says:
    12/03/2012 at 16:55

    Eu não sei por que mais esse comentário seu pareceu racista e preconceituoso, desculpe-me se é impressão minha, então justifica o assassino(Nem deve se chamar de soldado) americano matar 16 inocentes por diversão, só por causa que os próprios afegãos se matam entre si, eu prezo muito sua pessoa e seus comentários, mesmo quando discordo deles, mas a perda de uma vida não justifica a perda de outra vida, somos todos seres humanos os Yankees mais do que tudo deveriam saber disso eles são o exercito invasor não se conquista um povo com atrocidades como essas. Eu estou escrevendo este comentário com lagrimas nos olhos acabei de ver as Imagens do site que o Felipe augusto postou que vergonha em que mundo vivemos crianças mortas por que um idiota teve um dia ruim, me desculpem.

    Bosco desconsidere meu comentário a vc se não foi sua intenção de menosprezar o povo afegão.

  10. Tudo é cobrado dos ocidentais. Os ocidentais devem ser coerentes, devem ser sensatos, devem ser democráticos, devem ter os mais altos princípios humanitários, etc.
    Já dos orientais vale tudo. São inimputáveis igual eram os índios, os doentes mentais, etc.
    Vítima eternas do ocidente desprezível, como se eles lá não tivessem seus próprios pecados que deixariam qualquer capitalista ou imperialista com vergonha.
    Agora os talibãs dizem que irão vingar a morte de seus conterrâneos e todo mundo bate palminha. Ah! Que lindinho essa atitude patriótica!
    Uma ova! Os talibãs estão se lixando para civis inocentes e os usa como massa de manobra quando lhes convém.
    Claro que o soldado americano que fez isso deve ser condenado a morte, que de doido não tem nada, agora, achar que os talibãs se importam com o povo afegão pra mim é excesso de ingenuidade.
    Os “baba ovos” dos ditadores, dos fundamentalistas islâmicos e dos terroristas acham um absurdo sequer a hipótese da Mossad matar um físico nuclear iraniano que está construindo uma bomba nuclear ou um militante palestino que lança foguetes Qassans, mas acham naturalíssimo que um talibã mate uma pessoa porque fez uma caricatura de Maomé ou queimou um Alcorão.
    Acham naturalíssimo que um homem bomba exploda num mercado lotado de inocentes só para solapar a presença do invasor americano e reinstalar um regime fundamentalista.
    Dois pesos e duas medidas.
    Vai alguém dizer a esses senhores “baba ovos” que alguém foi preso por queimar uma bíblia. Irão aos gritos dizer que há preconceito, que estão ferindo os direitos fundamentais da pessoa humana, que cada um que queime e desenho o que quiser. etc, etc, etc.
    Mas oriental pode?
    Naturalmente estamos aceitando como normal costumes dos outros, como uma metástase que se infiltra em nossa sociedade, solapando-a.
    O primeiro passo dessa infiltração é colocar todas as verdades em dúvida. Revisionismo é a palavra de ordem. O passado deve ser apagado e reescrito. Culto a personalidade. Cada ato do cidadão deve ser supervisionado pelo regime. Somos todos apenas peças da máquina para o bem maior da sociedade. Cada vez mais devemos ter um Estado forte. Cada vez mais tudo deve ser normatizado. Filhos, delatem seus pais. Pais, delatem seus filhos. Tudo é passível de revisão.
    Tirando as bases da sociedade e colocando tudo em dúvida fica mais fácil para que uma nova sociedade seja construída.
    Seria muito bom se não fosse trágico e todos nós já vimos esse filme.
    Morremos no final e os porcos se esbaldam de poder e êxtase, defecando sobre nossas cabeças.

  11. O soldado não matou ninguém por diversão, foi um surto psicótico, aquilo é uma zona de guerra, gostem ou não tem gente infelizmente não aguenta o tranco.
    Servi o exército brasileiro no serviço militar obrigatório, e naquele ano teve um conscrito que sem matou ainda durante o treinamento, e olha que estou falando treinamento de recruta do EB em época de paz!!! Cuja principal missão é ser sentinela em uma guarita.
    O pessoal do fã clube do talibã deveria perceber que a decadente comunidade judaico cristã ocidental é a única que permite manifestações democráticas que vão contra o governo! Continuem cuspindo no prato que comem saibam que mesmo com a saliva pútrida que sai da sua boca vocês estão comendo o melhor dos pratos que existe no mundo.
    Os EUA vão sair do Afeganistão, claro que sim, vão sair enfraquecidos de la? Claro que não.
    Simples assim, continuarão com seus navios-aerodromos, misseis balísticos, forças armadas treinadas e aptas a intervirem em todo o mundo. Nós deveríamos aprender com o antigo ditado romano SI vis pacem parabellum (se querem paz, preparem-se para a guerra.)

  12. É natural que ocorram abusos, em todo conflito bélico vão existir ocorrências desse tipo. No Brasil militares que estavam apenas “pacificando” favelas entregaram moradores (compatriotas) para traficantes de morros rivais, imagina o que não fariam com alguém de outra nacionalidade durante um conflito armado.

  13. Uitinã,
    Não estou menosprezando os afegãos, mas como ocidental não posso dizer o mesmo sobre o Taliban, que é a antítese de tudo que o ocidente, pelo menos em tese, tem como ideal, e eu não troco minha condição sobe pena de ser , no mínimo, hipócrita.
    Engraçado é que já vi clamores pedindo a pura e simples destruição de Israel e dos israelenses e americanos, de muitos participantes do blog, por inúmeras vezes, mas nunca vi sua manifestação mostrando sua insatisfação com esse visível preconceito e menosprezo racial.
    Já eu apenas fiz um comentário acerca da minha falta de fé na aparente indignação dos talibãs sobre a morte de civis afegãos e você se mostrou indignado.
    Exemplo típico de dois pesos e duas medidas.
    Ou desejar a destruição de israelenses e americanos é moralmente aceitável e de forma alguma é atitude condenável?
    Aliás, todos os enclaves ocidentais no Oriente são odiados aqui no Ocidente, de forma no mínimo curiosa.
    Israel no OM. A Coréia do Sul na Ásia. Taiwan, Japão, etc.
    Enquanto os países que pertencem ao oriente são exaltados, tais como a Coréia do Norte, Irã, China, etc.
    Como disse, fenômeno no mínimo, curioso.
    No mais, um abraço meu caro.

  14. Alguns surtam porque são desequilibrados.
    Outros, porque caíram na real (“estou mesmo ajudando o meu país matando mulheres e crianças?”). A maioria tem o pensamento contrário. E alguns destes regressam ao país sem perna, na cadeira de rodas, com metade do crânio explodida e acham que são heróis. Não são. A causa não é nobre. A ideia pode até ser boa, mas a execução dela é catastroficamente ruim.
    Até que ponto é lícito defender os interesses deste país (que quer lucro da guerra na veia a todo instante)? Será que os (pobres) soldados estão defendendo os interesses do país ou de uma minoria de engravatados que irão lucrar com ela? Ao menos eles sabem o que estão fazendo ali?

  15. Prezado Diego Não existem guerras nobres isso é pura fantasia. Te dou um exemplo os gregos não destruiram Troia para resgatar helena, mas porque troia era uma grande rival comercial.
    Lembre-se Nações tem interesses não amigos!
    Sinto muito, mas esse papinho pseudo socialista que os soldados de todas as nações são irmãos trabalhadores não resistiu a evolução do mundo. Guerras existem desde antes do capitalismo e vão continuar existindo depois.
    O fato é que não existe vácuo de poder, o talibã quer impor uma vontade os ocidentais outra , seja quem for o vencedor, percebe-se que o povo afegão é o grande derrotado dessa batalha de duas forças.

  16. O Soldado está lá por um simples motivo, Mandaram ele pra la, ele assinou o nome em um contrato que dizia que ele serviria a patria por tantos anos e ganharia tanto em troca.
    Ninguém perguntou se ele acha a guerra justa, o que ele pensa do american way of life, ou sobre os contratos milionário dos engravatados etc e tal.
    Surtou e pronto, pela lei brasileira , se provar que ele estava mentalmente incapaz não seria condenado a cumprir pena alguma. Mas como a coisa aconteceu com um soldado dos EUA exige-se uma justiça que não vemos por essas bandas…
    Abraços

  17. MARACUJINA É BOM
    Hahahaha….

    ”Tudo é cobrado dos ocidentais. Os ocidentais devem ser coerentes, devem ser sensatos, devem ser democráticos, devem ter os mais altos princípios humanitários, etc.
    Já dos orientais vale tudo. São inimputáveis igual eram os índios, os doentes mentais, etc.”

    .
    Bosco,na resistência
    .
    .
    Já calmou….?….Hahaha…..!
    .
    .
    Só queria saber quem ele acha que criou e que estipulou a tese de que os EUA são os xerifes do mundo?
    .
    Em qual livro de História universal ele estudo, onde não falava da presença maciça do império europeus no Oriente Médio,das cruzadas,se houve colonização européia naquela região,….alias,…..será que no instante das aulas de História a Alice sonhava…estava no mundo da Lua….Hahahahahah…….
    .
    Nós como ocidental devemos nos reverenciar o império-do-mal,só por sermos cristão e ocidental e assim nos submeter a essa situação criminosa que se instalou no mundo?…assim pensa o Bosco na “resistência”
    .
    O mundo já ficara há tempos perigosos;(coitado,se ele soubesse disso);como essa horda de bandidagem propagada pelo império-da-maldade e o que se vê,são efeitos colaterais;basta vê quem foram os percussores da Al’quaeda,Bim Ladem treinado em terrorismo pela CIA!
    .
    O Oriente esta se rebelando contra um sistema opressor que fora instalado por lá pelos leviatãs do norte, a fraternidade mulçumana é a que mais se houve falar, é mais um dos efeitos colaterais dessa invasão que começara há séculos pelo império britânico.
    .
    *************

    (….)Desde os anos 1950, os EUA vêm construindo alianças e parcerias com a Fraternidade ou com seus epígonos nos campos mais diversos, de combater o comunismo a acalmar tensões entre muçulmanos europeus.
    .
    E se se examina a história, vê-se que há padrão bem claro:
    volta e meia, políticos dos EUA decidem que a Fraternidade Muçulmana pode ser instrumento útil e tentam curvá-la aos interesses dos EUA; e todas as vezes que o fazem – o que talvez nem seja surpresa –, a Fraternidade Muçulmana colhe mais benefícios que os EUA. (…)

    .

    http://www.outraspalavras.net/2011/02/08/50-anos-de-historia-secretawashington-e-a-fraternidade-muculmana/
    .
    ******************
    .
    O que me deixa surpreso é com toda essa informação que vem,ainda a “Alice na resistência” fecha os seus olhos de sonhadora e o pior,a sua frustração e a sua paixão ao seu santo-do-pau-oco (EUA) a deixa mais sega e nércia do que nunca.
    .
    Deve ser os efeitos da tropa da “resistência”,isso é que dá por ficar muito tempo com o Blue Eyes, Na Resistência;o mané se contaminou….não tem mais jeito _Hahahahah……..

  18. Lucena,
    Eu que estou na resistência?
    É você que insiste em ver o mundo cor de rosa diferente do mundo real.
    Não sou especialista em direito internacional e muito menos historiador para saber as raízes do atual tabuleiro internacional estar como está e de haver países em posições dominantes. Acho que o fato dos EUA ter preenchido o vácuo de poder quando este surgiu tem causas as mais diversas mas não estou com tempo para expor meu ponto de vista pra você, mesmo porque você só entende o que quer e não irei perder minha “saliva” falando para cobras e lagartixas e você é bem crescidinho e pode muito bem sair do castelo de suas convicções e tentar procurar as respostas por si.
    Só te digo que se não fosse os EUA o vácuo seria ocupado por outro.
    Talvez devesse começar a procurar a resposta no por que a URSS foi o xerife dos países sob sua órbita há 20 anos atrás?
    Ou quem sabe, procure a explicação estudando o por que do Brasil querer ser uma potência regional, quiçá, mundial, e almejar uma cadeira no CS da ONU. Por que não a Argentina ou o Uruguai?
    No mais meu caro, continue vendo o mundo cor de rosa e derrubando moinhos de vento aí do seu teclado.

  19. CORREÇÃO

    “O que me deixa surpreso é com toda essa informação que vem,ainda a “Alice na resistência” fecha os seus olhos de sonhadora e o pior,a sua frustração e a sua paixão ao seu santo-do-pau-oco (EUA) a deixa mais sega e nércia do que nunca. ”

    O certo é:

    “a sua frustração e a sua paixão ao seu santo-do-pau-oco (EUA) o deixa mais cego e néscio do que nunca “

  20. HAHAHA Leiam o primeiro comentário do Bosco.

    Ele disse praticamente que os ianques tem direito de matar os civis afegãos. O fanatismo do pessoal do Blog Nórdico não encontra qualquer limite de bom senso.

    E o pior, os brasileiros pensam que são ocidentais. Colegas, leiam um pouco, vocês são LATINOS e não ocidentais. Assim como o oriente não é apenas o mundo islâmico, o ocidente não é somente Europa e EUA.

    A cultura latina é tão parecida com a européia quanto os chineses se parecem com os islâmicos. CAIAM NA REAL.

  21. Garotinho do tic tac,
    Eu não disse isso que você com sua inteligência impar entendeu que eu tenha dito.
    Eu de minha parte entendi que você afirma que talibãs podem matar afegãos inocentes e discordo veementemente dessa sua ideia estapafúrdia.
    Questão de interpretação.
    Quanto a seu mapinha colorido, não parece que a AL faça parte do Oriente independente dela não fazer parte do Ocidente como você e seu mapinha tentam nos fazer acreditar.
    No mais, o texto que você sugere, mas que não leu, tenta desconstruir a ideia mostrada no mapa e afirmada pelo autor da teoria em questão (The Clash of Civilizations). E tal teoria não passa de uma tese de um autor específico (Samuel P. Huntington) e que pode ser contestada.
    No mais, minha diferenciação em oriente e ocidente é a do senso comum, sem que haja nenhuma conotação acadêmica. Isso deixarei para letrados como você.

  22. Engraçado que qualquer artigo ou tese ou mesmo uma simples frase de efeito publicada na internet se transforma para alguns em uma “grande revelação”.
    Cômico!

  23. Só para deixar claro, o mundo ocidental, pela visão clássica e pelo senso comum, é formado pelos países que têm suas raízes culturais e históricas na Europa Ocidental, oriundas da civilização greco-romana.
    Alguns países da AL podem estar num processo de negação e se distanciando do modelo civilizatório ocidental, mas definitivamente não é o caso do Brasil.

  24. ”oriundas da civilização greco-romana.” entao o ocidente e apenas os paises latinos, americanos e inglesses sao decendente dos barbaros e nao dos romanos. anglo-saxao =/= latinos/romanos

  25. Bosco, Bosco… quem sou eu para recrimina-lo?… estas novamente gastando vela boa com santo ruim… esses indigentes intelectuais não são merecedores de nota… são comparaveis aos cães, que ladram enquanto a caravana passa… por mais que queiram, a realidade é outra… daqui mais um pouco vão chorar na cama que é lugar quente…

  26. o sargento foi lá para uma vila desarmada e matou por pura maldade esse papo furado de surto é balela e os afegaos dizem que ele nao estava sozinho ,quando um soldado fica b2 no quartel ele tenta suicidio e nao vira um homem bomba ,eu tambem acho que ele nao estava sozinho pois como ele zosinho iria levar 16 pessoas no braço e depois botar fogo em umas nove ,ele tava com o pelotão dele,mas como compriam ordens deixaram os outros de fora.

Comentários não permitidos.