Major-brigadeiro da Aeronáutica defende punição aos torturadores da ditadura

O Major-Brigadeiro-do-Ar Rui Moreira Lima, de 92 anos, participou de 94 missões de guerra na Itália. Em petição, ele pede punição de militares que praticaram crimes durante a ditadura


O major-brigadeiro pede punição de militares que praticaram crimes durante a ditadura (Foto: Stefano Martini)


A Comissão da Verdade aprovada pelo Congresso é uma novidade positiva para esclarecer o passado, mas é fundamental punir quem torturou e matou durante a ditadura militar. Mais: é “burrice” das Forças Armadas defender o contrário, já que a maior parte dos que fazem parte delas hoje não participou das violações de direitos humanos. As opiniões não são de nenhum militante de esquerda ou familiar de morto ou desaparecido político. São de um militar da Força Aérea Brasileira (FAB), detentor da segunda maior patente da Aeronáutica e herói da Segunda Guerra Mundial.

Maranhense radicado no Rio de Janeiro, o Major-Brigadeiro-do-Ar Rui Moreira Lima, 92 anos, participou de 94 missões de guerra na Itália. Ele não gosta de se definir nem como de esquerda nem como de direita, mas como um democrata. Em 1964, foi um dos poucos militares a resistir ao golpe que deu início a 21 anos de ditadura. No dia 31 de março, pegou um avião e foi localizar as tropas que o general Olympio Mourão Filho guiava de Minas Gerais para derrubar o presidente João Goulart, no Rio de Janeiro. Chegou a fazer alguns voos rasantes sobre as tropas de Mourão. Sem autorização para atirar, voltou para a base de Santa Cruz, no Rio. Cassado, passou cerca de quatro meses preso e ficou proibido de voar por mais de 17 anos.

Com a volta da democracia, Moreira Lima retornou à Aeronáutica. No fim dos anos 70, fundou Associação Democrática e Nacionalista de Militares, entidade que luta pelos direitos de cabos cassados durante a ditadura e defende posições que destoam das que são comumente defendidas por seus colegas de Forças Armadas. Como presidente da entidade, protocolou uma petição para que o Supremo Tribunal Federal mudasse a interpretação da Lei da Anistia, de 1979. No documento, ele advoga pela punição de militares que praticaram crimes durante a ditadura. O STF acabou decidindo manter a interpretação que perdoa as violações ocorridas entre 1964 e 1985.

Amigo do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e frequentador dos eventos promovidos pela FAB, Moreira Lima finaliza a tradução para o inglês de seu livro Senta a Pua!, que narra a expedição da Força Expedicionária Brasileira na Itália. Hit them hard! tem previsão de ser lançado ainda neste ano.


Época – Como surgiu a ideia de fundar uma associação de militares para a democracia?


Rui Moreira Lima – Foi em 1979, quando veio a anistia do Figueiredo (João Figueiredo, presidente entre 1979 e 1985). Eu e outros colegas que foram impedidos de trabalhar queríamos garantir os nossos direitos. Quando o Figueiredo anistiou aqueles torturadores, ele cometeu um erro. Qual a lei que pode ajudar um torturador? No mundo inteiro, por meio de diversas convenções, da OEA, ninguém atura a covardia do torturador. É um bandido, um desgraçado, um covarde.


Época – O senhor defende a punição de quem praticou crimes na ditadura?


Lima – Em 1964, me tiraram da Aeronáutica e me proibiram de voar, que era o que eu sabia fazer. Fiquei 17 anos sem poder voar. Fui vender fubá, grão de bico, farinha. O meu retrato estava na base aérea de Santa Cruz (no Rio de Janeiro) para eu ser preso se entrasse lá. Hoje a FAB me estende tapete vermelho, é a minha casa. Mas alguns poucos caras da FAB fizeram isso comigo e eles deveriam pagar por isso.


Época – A Argentina recentemente condenou na Justiça diversos militares por crimes ocorridos durante a ditadura militar do país. O Brasil deveria fazer o mesmo?


Lima – Devia. Isso é fazer justiça. O Figueiredo era um comandante, um homem de cavalaria, mas era soldado, não entendia nada disso. Deu anistia para quem torturou. Não pode fazer isso. A Justiça é uma coisa séria.


Época – A maior parte das Forças Armadas se posiciona contra a punição de militares envolvidos em crimes durante a ditadura. Existe algum constrangimento quando o sr. defende esse posicionamento na instituição?


Lima – Não, todos me tratam muito bem, mesmo. O brigadeiro Saito (Juniti Saito, comandante da Aeronáutica) é amigo meu, é uma pessoa dócil, boa. Sou convidado para diversos eventos. Sou membro do Conselho Cultural da Aeronáutica. Considero a Aeronáutica a minha casa. Nem deveria, mas sou tido lá como um sujeito fora de série.


Época – E por que a maior parte das Forças Armadas é contra rever a lei da anistia?


Lima – Por burrice, corporativismo burro. O mundo inteiro está acabando com isso. Estão mandando os torturadores e matadores para a cadeia. Eu não sou revanchista. Não tem revanche nenhuma. O camarada que não tem nada com isso não tem culpa.


Época – Rever a Lei da Anistia não vai reabrir uma ferida, como dizem os defensores da atual legislação?


Lima – Eu espero que abra uma porta. Não é possível esconder a verdade. Tem muitos companheiros do Exército e da Aeronáutica que não estão de acordo com isso. Não dizem por causa do tal do corporativismo. Mas isso cedo ou tarde vai vir à tona.


Época – O que o senhor acha da Comissão da Verdade, recém-aprovada?


Lima – Ela tem que estar presente. Mas ela é comissão da Verdade, tem que ser de verdade. Eu estou na expectativa. A Comissão da Verdade é obrigatória. Ela tem que dizer quem fez as coisas. E aí quem fez tem que pagar uma prenda por causa disso. Botar o sujeito na cadeia se for o caso.


Época – Mas a ideia da comissão não é colocar ninguém na cadeia.


Lima – Não, a ideia é dizer onde estão os corpos. É um crime não mostrar onde o cara foi enterrado. A verdade tem que ser dita. Ela é feito a rolha, você pode botar ela no fundo do tanque, mas ela salta.


Época – Muitas vezes, quando questionados sobre os militantes que desapareceram durante a ditadura, os militares dizem que os documentos relativos ao período foram destruídos. O senhor acredita nisso?


Lima – Tem muita coisa que foi destruída mesmo. Mas só o fato de existir a comissão e de chamar os caras que estão vivos para falar já é um alento para as famílias que perderam parentes.


Época – Mas o senhor acha que a comissão pode obter resultados concretos?


Lima – Sim, eles podem saber onde estão as ossadas. Alguma evidência vai se conseguir. E aí acaba com isso. Porque quem fez isso (tortura e assassinato de militantes) não foi o Exército nem a Aeronáutica nem a Marinha. Foram sujeitos que nasceram ruins, mal caráteres, com ódio no coração e inveja.


Época – Esporadicamente, ouvem-se notícias de tortura em quartéis e de violações aos direitos humanos nas Forças Armadas. Na opinião do senhor, isso está ligado ao treinamento que era oferecido aos militares durante a ditadura?


Lima – Está ligado sim. Tem um sujeito, Dan Mitrione (americano que ensinou técnicas de tortura a militares brasileiros), que chegou a ter uma rua em Belo Horizonte como o nome dele. Depois mudaram para colocar o nome de um estudante morto. Eu conheço gente, colegas, que foram fazer estudos no Panamá. Sujeito que chegou na polícia do exército e fez tortura. Conhecidos, porque eu não fui amigo desses caras. Mas eles estavam soltos, absolutos, pensando que a revolução (a ditadura militar) ia durar eternamente.


Época – E o senhor acha que essa cultura permanece ainda hoje?


Lima – Olha, ninguém foi para a cadeia porque torturou e ninguém morreu por causa disso.


Época – Quais são os principais desafios das Forças Armadas hoje?


Lima – Hoje as Forças Armadas estão fazendo o que devem fazer: defender a Amazônia, o mar, o Brasil.


Época – O senhor participou da Segunda Guerra Mundial e se recusou a participar do golpe de 1964. Que princípios guiaram sua carreira como militar?


Lima – Eu entrei nas Forças Armadas no dia 31 de março de 1939. Nesse dia, recebi uma carta de meu pai, juiz, em que ele dizia: “Sê um patriota verdadeiro e não te esqueças que a força somente deve ser empregada ao serviço do Direito. O povo desarmado merece o respeito das Forças Armadas”. Essa carta norteou toda a minha trajetória. Já me perguntaram se eu era comunista. Eu nunca fui comunista, eu fui brasileiro, fui defender o meu país e continuo defendendo.

Fonte: Revista Época

50 Comentários

  1. São pessoas como esse Senhor, como Eliana Calmon que fazem a gente acreditar no Brasil. Brilhante reportagem. Todo militar deveria ler essa entrevista. O Brasil tem que parar com essa mania de proteger os injustos. TORÇO PELA REVOGAÇÃO DA LEI DA ANISTIA.
    ESSA LEI FEZ UM TREMENDO MAL AO PAIS: EXALTOU A IMPUNIDADE!!! Os militares deveriam ser os primeiros a defenderem a punição, ao oporem-se a ela pegou muito mal pra eles.

  2. O que este brigadeiro tem que entender é que não se pode condenar somente um lado,sou a favor de um julgamento justo onde os atos praticados pelos dois lados sejam entregues a população ja que a anistia será cancelada. Ainda prefiro a anistia que a condenação, ” o perdão é um ato maior que a justiça ” . O que o governo deseja é vingança isto esta claro. E ao brigadeiro não é porque perdeste o seu vigor de juventude, é que voce tem que perder o censo de justiça. neste caso condenar somente os militares é fazer meia justiça, e meia justiça não é justiça. lembrem que houve sequestro e roubo a banco.

  3. palavra de veterano de guerra, ainda mais do SENTA A PÚA, e texto de lei, a sua envergadura moral ja se sobresai por si so, NUNCA TANTOS DEVERAM TANTO A TÃO POUCOS, e este senhor e um dos poucos a quem devemos tanto.


    mas insisto, que a comissão da verdade, seja mesmo de verdade, e não da mea-verdade revenchista, queremos os corpos dos dois lados da historia !!

  4. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!
    .
    .
    .
    Não é justo que um cidadão militar brasileiro e toda uma corporação seja penalizada pelos erros de uma banda podre que maculou toda uma instituição e o que ela representa à sociedade brasileira.
    .
    PARABÉNS AOS SENSATOS que não se sente feliz com o que acontecerá na ditadura de 64.
    .
    O quê está em questão,são as atitudes criminosas de uma meia dúzia de bandidos que deveriam manter a ordem e o estado de direito e não aconteceu.
    .
    Fizeram o mesmo do outro lado,a extrema esquerda,e quem pagou por isso fora os brasileiro de bem.
    .
    Está mais do que na hora da sociedade brasileira saber da verdade e só quem tem culpa no cartório não quer que ela seja revelada ao público;vamos separar o joio do trigo!……chegou a hora de ceifar!

  5. PARABENS AO BRIGADEIRO…
    .
    SE PRECISAREM DE ALGUEM PRA DAR UMA SURRA BOA NESSES MILITARES TORTURADORES, ME CHAMEM… AQUI PERTO DA MINHA CASA TEM UMA ÁRVORE CHEIA DE CIPÓ !
    .
    VAI SER LAPEADA ATÉ MARCAR AS COSTAS DESSES INFELIZES

  6. A tortura praticada por alguns militares é um crime hediondo, assim como os sequestros praticados pelos grupos terroristas. Queremos ver todos punidos, não só um lado.

  7. Kiko disse:
    11/03/2012 às 13:45


    tens toda razão rafael, tudo e ação e reação, a lei maxima do universo, se não tivese tido golpe, não haveria reação “terrorista” ( voce mesmo disse) e se não tivese havido um complô comunista de fragmentação politica da nação, não teria havido golpe militar , alias contragolpe, o golpe foi os generais da epoca terem crecido o zoião, e não terem convocado eleições legitimas apos por ordem na casa, como se devia, um tiro no pé, do qual a intituição paga ae hoje !!!

  8. Rafael disse:
    11/03/2012 às 13:42


    quanto dar uma surra de cipó nos milicos torturadores, exelente, me prontifico a te ajudar, tortura nunca e justificavel, e um ato covarde e nojento, maaas, vamos por na nossa lista do cipó os guerrilheiros, sequestradores e os fundadores do comando vermelho tambem ne?


    mas epere ?? surra de cipó tambem não e tortura ? não estaremos decendo ao nivel deles ??

  9. Porque entroncharam o tonho do Velhinho ele é a favor das punições rsrs rsrs Não seja unilateralista meu caro veterano e prime pela justiça que é igual para todos e ao invez de se vingar de quem te entronchou ate o talo pratique justiça defendendo julgamento para torturadores e subversivos tambem.O revanchismo esta encrustado profundamente mesmo nesse assunto rsrs rsrs Queres uma indenizaçãozinha basica tambem as custas do contribuinte Coronel??? Se o Brigadeiro Mello Maluco estivesse vivo ele dava um rasante e pousava na sua careca rsrs rsrs Senta a Puá geral minha Cobrada,bordunada neles todos rsrs rsrs

  10. Época – O senhor defende a punição de quem praticou crimes na ditadura?

    Lima – Em 1964, me tiraram da Aeronáutica e me proibiram de voar, que era o que eu sabia fazer. Fiquei 17 anos sem poder voar. Fui vender fubá, grão de bico, farinha. O meu retrato estava na base aérea de Santa Cruz (no Rio de Janeiro) para eu ser preso se entrasse lá. Hoje a FAB me estende tapete vermelho, é a minha casa. Mas alguns poucos caras da FAB fizeram isso comigo e eles deveriam pagar por isso.
    ==
    ==
    Isso, é isso que acontece quando alguém está certo e ninguém quer ouvir o certo.
    Este não tem o que temer o passado e sabe bem que tipo de pessoas estava naquele meio.
    =
    Leonardo Machado disse:
    11/03/2012 às 13:18
    O que este brigadeiro tem que entender é que não se pode condenar somente um lado,sou a favor de um julgamento justo onde os atos praticados pelos dois lados sejam entregues a população ja que a anistia será cancelada.
    ==
    ==
    De onde onde você tirou essa ideia de justiça? Que dois lados que você se refere se justamente estão cobrando uma investigação devido a condenações, torturas e assassinatos terem ocorridos à revelia com o “outro lado” que você diz que deve ser investigado e condenado novamente.
    =
    1maluquinho disse:
    11/03/2012 às 14:09
    Porque entroncharam o tonho do Velhinho ele é a favor das punições rsrs rsrs Não seja unilateralista meu caro veterano e prime pela justiça que é igual para todos e ao invez de se vingar de quem te entronchou ate o talo pratique justiça defendendo julgamento para torturadores e subversivos tambem.
    ==
    ==
    Ao revanchismo eu dou o sinônimo de justiça. Que se faça justiça.

  11. Se os dois lados entrarem para dança é valido.

    Mas como não vai ser assim, esta questão será apenas um embate político que visa desgastar os lados interessados.

    As FFAA ideológicamente estão mudando muito.

  12. Esse senhor foi, e é um militar indisciplinado, desajustado com as Leis e Regulamentos, e fica dando uma de herói incompreendido… Se tem uma coisa feia para um Militar é trair a própria corporação, Leis e Regulamentos a que esteja subordinado. E esse ancião, hoje posando de santinho, não é nada mais nada menos do que um esquerdista traidor das Forças Armadas, mesmo estando na época vestido com a Farda da mesma… No Brasil, todos que forem meio do contra ou totalmente do contra às Leis instituídas pela Democracia, são considerados heróis… Daqui a uns dias vão querer erguer estátuas dos maconheiros que deram origem e causa ao quebra quebra na USP dia desses. Penso da seguinte forma, quem não segue as Leis, está marginando-as… Então é marginal. E querer condenar os valorosos Militares que deram a vida ou quase, para preservar a democracia em nosso país é a maior covardia que possam querer fazer. Os valores são totalmente invertidos, bandidos são homenageados e os trabalhadores da democracia são mal tratados… País sem memória e mal agradecido, isso sim, esse comunista meia-boca que ainda recebe salários das Forças Armadas nem sabe mais o que e do que está falando… Da licença… Isso não é entrevista, isso é brincadeira de mau gosto, isso sim… Se foi proibido de voar por 17 anos, é porque não era boa bisca, ninguém é punido por estar rezando no altar de uma Igreja… Milico indisciplinado e falastrão…

  13. Pois é… Vejam só como são as coisas… O Mj.Brigadeiro Moreira Lima é da época do meu avô, só que da Aeronáutica (meu avô era da MB)… E meu avô era apenas 2 anos mais velho do que ele… Mas apesar de ambos terem sido contra a manutenção do Regime Militar (após o golpe ou contra-golpe, como preferirem) e de várias práticas de repressão adotadas durante o mesmo… A grande diferença entre os 2, é que meu avô (já como oficial) não se dispôs a combater os próprios colegas de farda, por ter a consciência de que todos estavam sob ordens superiores… E muito menos fez coro com os abusos cometidos/consentidos pelos oficiais que compunham a cúpula do Regime… Ao contrário do Major Rui que, como mesmo disse, só não bombardeou ao sobrevoar as tropas de seus “colegas” de farda opositores porque não obteve ordens superiores para fazê-lo… Resumindo: Apesar de meu avô concordar, à época, que havia uma conspiração comunista e não tolerar atos terroristas, ele não concordava com boa parte da estratégia e das táticas adotadas para combatê-la e, exatamente por isso, não fez uso de seu posto e/ou influência para cometer violências, indiscriminada e/ou desproporcional, contra quem quer que fosse… Pois ele dizia que não mancharia suas mãos e nem a sua consciência com o sangue de brasileiros, fardados ou não, à menos que isto fosse inevitável… Pois isto não seria como combater os nazistas na 2ªGG… E, talvez por isso, tenha morrido incólume e em paz com sigo, sem que nem um dedo lhe fosse apontado de forma acusadora de qualquer dos lados… Já o militar Rui Moreira Lima, resolveu escolher um lado – o que “perdeu” – para combater na “guerra” contra seus compatriotas, e pagou o preço por isso… E, creio eu, que só por isso hoje reclama… Mas, independente da postura comedida do meu avô, torno à lembrar que a cúpula dos militares ao concordar em devolver, pacificamente, o poder aos civis, estabeleceram um acordo de anistia em nome da paz interna, e que foi aceito, sem pestanejar, pelo “grupo” daqueles que, ao fim das contas, também estavam sedentos do poder… E se agora, de forma unilateral e leviana, uma das partes quer trair o acordo, é mais do que natural que a parte traída se rebele… Mas, como estamos num país em que as “autoridades” são as primeiras a não horarem as suas próprias leis… Nada mais natural – para Eles – do que “quebrar” a Lei da Anistia… E, principalmente, em favor Deles, é claro!… E QUE SE DANE O RESTO!

  14. Parabéns brigadeiro, vc é um herói, não é desse babacas que lhe denigrem e que nunca participaram de uma guerra, senta a puá foi o maior exemplo de bravura de nossos militares e mereçe respeito, suas convicções estão antenadas com o estado de direito, quem for podre que se quebre.

  15. o que as pessoas tem que entender que esse golpe foi ajudado pelo gringos os americanos deram aval para militares de patente alta poder trair roubar e matar seu proprio povo e usar esse papo furado de hierarquia ,exemplo voce esta vendo que o caras estao traindo a patria e coloca em lugar da sua covardia o nome de hierarquia ,e eu gostei da associaçao que ele fundou para ajudar os praças que nao foram a favor de lesar a propria patria .aqui em sao paulo a gente chama isso de seguro da farda, pensam que podem fazer de tudo pois estao garantidos no tal seguro da farda isso tem que acabar e uma forma seria punindo mesmo já prescrevido pelo tempo e pela idade desses traidores seria uma coisa para os outros aprenderem que um dia a casa cai

  16. Erick andrades, seu comentário me dá vontade de vomitar….
    Nunca compare o estrago causado por meia dúzia de esquerdista armados com pal e pedras com as atrocidades cometidas pelos militares e seus serviços de inteligencia, seus blindados, rifles, DOPS e etc…
    .
    Conversinha fiada essa de que: “ha, os marxistas também mataram, tem de pagar também” mataram e sequestraram quem? e quantos? dois ou tres militares? isso já ´´o bastante para voces os chamarem de “guerrilheiros?”
    Você e sua corja é uma piada O CERTO E O ERRADO é bem relativo… COmparar pessoas que lutavam pelo direito de escolher seus governantes a frases como “erguer estatuas a maconheiros” KKKKK voce é uma piada, volto a dizer…
    QUantos militares não usavam cocaína em suas festinhas particulares com as “guerrilheiras esquerdistas” que logo logo seriam estupradas antes de serem mortas????
    .
    Vai pra lua rapaz… a disneylandia e o conceito de mundo que te ensinaram já não existem mais…

  17. Ao brigadeiro, vou gravar o seu nome meu senhor, você não é mais uma ovelhinha doutrinada pelos yanks… PARABENS.. isso é coragem.. isso é agir em prol ao BRASIL e não em prol das forças golpistas do brasil

  18. esses brigadeiro e um heroi mesmo. e um grande nacionalista, e não covarde como alguns da ditadura; nesse tempo, como era dificil, propaganda inganosa era o que não faltava, estudar como era dificil, para os pobres como eu,então ditadura jamais, hoje sei o significa uma democracia, problemas temos, os torturadores tem que ser punidos, e uma minoria pequena, a maoria são honestos.

  19. É brigadeiro, tem muito bossal que gosta de pegar console de play station e se sente general de play mobil, o rei da cocada preta. Sequer entendem o significado da palavra cidadania, que pra eles é uma deusa alienigena, em voga na moda.
    Pessoas como o Sr., dentro da FAs, é que merecem respeito e homenagens, não aqueles que gostam de dizer que prendem e arrebentam, e que adoram em disciplina e hirarquia, para se escudar atrás desse importante preceito constitucional que são as FAs., e são simpatizantes da insurreição contra a lei magna e autonomia popular constitucional. Parabéns.

  20. a lei tem que ser para os dois lados nao podemos esquecer que os terroristas comunistas mataram muito tambem.

  21. Esse aí conquistou seus galões. Dizem que o motivo para o Brasil não estar no Conselho de Segurança da ONU foi o fato de no pós-guerra, o Brasil ter se negado a ocupar a Áustria. Os generais brasileiros, que não foram para a guerra, ficaram com medo de uma maior integração do oficialato com os americanos e suas atitudes democráticas e modernizadoras. Quando se fala de um tal ‘entulho autoritário’ ele nasce lá no Estado Novo em figuras simpáticas ao nazismo, que figuraram no panteão dos golpistas de 1º de abril de 1964. Existiram militares que participaram de atos condenáveis e outros tantos que seguiram sem uma mácula. Mas dar culpa somente aos militares é injustiça pois civis estiveram tanto ou mais envolvidos. O problema jurídico é que existem crimes que ainda estão vigentes: os sequestros e as ocultações de cadáver. Estes não são passíveis de ser anistiados pois enquanto não acharem os cadáveres, continuam sequestrados: sequestro é flagrante delito.

  22. ao over , gostaria de esclarecer que a injustiça esta no fato que os juizes deste tribunal sao justamene os comunistas que lutaram contra a ditadura e com intuito de libertar o brasil, torturou , assaltou bancos, sequestrou embaixadores e praticaram outros crimes que a sociedade devereia saber tambem.

  23. HOJE ME SENTI FELIZ AO LER A ENTREVISTA COM V.SA., MAJOR BRIGADEIRO DO AR RUI MOREIRA LIMA. OBRIGADO PELO SEU EXEMPLO, NÃO SE CURVOU AO BANDITISMO DE ESTADO.

  24. AS SAGRADAS ESCRITURAS NO LIVRO DE ROMANOS 2, 10 DIZ NO SEGUINTE: “HONRA E GLÓRIA AS PESSOAS QUE FAZ O BEM.” V.SA., É MERECEDOR DE TODA A HONRA, PELO EXEMPLO QUE PASSOU A TODOS NÓS BRASILEIROS.

    O BRASIL É UM GIGANTE GRAÇAS A EXISTÊNCIA DE PESSOAS COMO VOCÊ

  25. DITADURA BRASILEIRA É IGUAL COMUNISMO, GOSTA DE REPRESSÃO, FALTA DE LIBERDADE, ECONOMIA FECHADA E TUDO É ESTATAL.POBRE MILITARES QUE SERVIRAM A DITADURA, RESTOU A VOCÊS A CONDENAÇÃO DA HISTÓRIA.

  26. Um crime não justifica o outro isso é básico, temos que ter tudo revelado pelos dois lados da moeda, não para punição mas pelo menos para registro do que ocorreu, com certeza o pai do Major Brigadeiro foi uma pessoa muito sabia por suas palavras “Sê um patriota verdadeiro e não te esqueças que a força somente deve ser empregada ao serviço do Direito. O povo desarmado merece o respeito das Forças Armadas” combina totalmente com um exercito que hoje tem o lema de “Braço forte mão amiga”.

  27. Ninguem lembra que Brasileiros treinavam em Cuba para deflagarem uma guerra civil para imporem suas ideologias comunistas,essa parte é esquecida ou maquiada.Se houve interferencia de Yankees houve tambem de Russos e Cubanos ou seja ambos os lados foram usados por interesses externos mas os militares ao perceberem que “a ajuda Yankee” ia alem de apenas o combate ao Marxismo mas a dominação regional se apartaram de Washington e começaram a implementar o programa nuclear e a industrialização belica nacional…NÃO EXISTE DEMOCRACIA COM CÓRPOS INSEPULTOS…NÃO EXISTE JUSTIÇA PARCIAL…Ja que enxistem façamos realmente justiça apurando,julgando e condenando os dois lados.Se esses FDP subversivos que hoje habitam a vida publica travestidos de democratas-sociais tivessem tomado o poder do Brasil hoje nenhum de nós estariamos aqui expressando nossos pensamentos.Eles FDP queriam impor uma ditadura comunista no Brasil e hoje ainda enchem as bocas para se entitularem defensores da liberdade,herois da democracia.É querer achar que o povo Brasileiro é bobo.No dia da morte de Mariguela em SP havia jogo no morumbi entre Corintians e São Paulo e quando foi anunciada a morte do terrorista o morumbi inteiro OVACIONOU como se o Brasil tivesse sido campeão mundial.O povo Brasileiro não era a favor desses bandidos e sim uma minoria aristocratizada e burguesa de intelectuais e artistas que influenciavam a juventude.O Filme O QUE QUÉ ISSO COMPANHEIRO o sequestrador mais intelectual que conversa com o embaixador Americano no cativeiro é o Gabeira.Depois que foram trocados presos politicos e foram para a Europa começaram a usarem LSD e viraram BOIOLAS E FANCHONAS a mesma coisa agoara a pouco queriam implantarem no Brasil a banalização do homossexualismo como tatica de descaracterização da sociedade.Um casal Gay torturava um menino de 5 anos esses dias em SP e com suspeitas de abusos sexuais.Foram presos e apareceram nada mais nada menos do que 3 DEFENSORES PUBLICOS para acompanha-los e defende-los.Se um cidadão comum vai preso não aparece ninguem para acessora-lo ou defende-lo.Esse Brasil florzinha rosa-pink que estão querendo implantarem e com as divisões de reivindicações de minorias esta unindo tanto a esquerda kit gay quanto a direita reacionaria maconha livre.As midias contribuem mas agora apenas todos querem chutarem a Globo como espiã e facilitadora mas reflitam e olhem a quem a Record e o Bispo Macedo servem?Aos mesmos de sempre,a mafia oculta e ao Irmão Caim do Norte.mudam-se os atores e a peça teatral é sempre a mesma.A intenção seja da direita ou seja da esquerda é unica MAMAREM NO BRASIL e para isso serve qualquer tatica desde a descaracterização da sociedade,seus principios e carater ate a liberação do narcotrafico e a pratica desenfreada de banditismo.Quando isso vai acabar?Quando tomarmos vergonha na cara e sairmos as ruas e matarmos todos que destoam da moralidade e dos interesses do povo e da nação…REPUBLICA DE RATAZANAS.

  28. Maluquinho, quando os brasileiros foram pra cuba para serem adestrados???/
    Antes ou depois do golpe???
    QUem criou o movimento comunista no brasil foram os proprios militares…
    o tal do tiro que saiu pela culatra… sem contar que PRA SE REALIZAR UM GOLPE PRECISA DE UMA DESCULPA… A DESCULPA DA EPOCA ERA A AMEACA COMUNISTA, BASTOU COLOCAR ISSO NA MIDIA QUE OS CREDULOS DA EPOCA COMPRAVAM A IDEIA….
    Os presidentes pré ditadura queriam só queriam solidificar a classe trabalhadora e os valorizar… mas para a “aristocracia:” civil e militar da época viu nisso uma ameaça

  29. Houve no Brasil um homem, eleito presidente pelo povo, que iniciou um processo de emancipação do Brasil, iria fazer do Brasil um país líder, soberano, independente, forte, os EUA não aceitaram e patrocinaram o golpe contra o povo brasileiro, não houve contragolpe contra comunistas, houve traição a pátria orquestrada pelos EUA e aceita por lacaios militares, se lutou para tentar recuperar isso, mataram Jango para evitar seu retorno.
    .
    À anistia foi uma lei elaborada por criminosos no poder, se no Brasil um assassino decidir a sentença para seus crimes, então à anistia será válida.

  30. Então João Goulart seria o Keneddy Tupyniquim que os milicos manipulados pelo Irmão Caim do Norte sabotaram não é mesmo rsrs rsrs.Ele ficou alguns dias escondido em um Regimento de Infantaria no RS e desembarcou de um turbo-helice dois dias depois do golpe em terras Uruguaias.Então Lamarca,Mariguela e outros mais lutavam pela liberdade de se escolher Presidente rsrs rsrs.Qual a diferença de uma ditadura militar e uma ditadura civil aos moldes da Russia da época e de Cuba?Para mim nenhuma delas presta.Aceitaram a anistia ampla geral e irrestrita,retornaram ao pais,ingressaram na vida publica e agora no poder querem rasgar o acordo,se vingarem de seus algozes e ainda de lambuja ganharem vultuosas indenizações as custas do contribuinte Brasileiro e ainda serem reconhecidos como herois da democracia rsrs rsrs Se eu comandasse a milicada eu deporia essa putada toda e os baniria da vida publica tornando-os inelegiveis.Mudaria o sistema com exigencia de curso superior ou tecnico na area de ciencias politicas para candidatos a presidencia e os dez melhores colocados em concurso publico um seria eleito pelo povo como presidente.O mesmo processo para deputados e senadores e juizes federais.Acabaria com o militarismo estadual unindo as policias.Acabaria com governadores e instituiria o cargo de Gerente Estadual e Gerente Municipal.Dissolveria as guardas municipais.Faria profunda revisão na constituição e leis,soldos e salarios de todo o funcionalismo publico e acima de tudo acabava com A ESTABILIDADE NO SERVIÇO PUBLICO destitindo morcegos e ratos e dando oportunidade a concursados.Acabaria de uma vez com a roubalheira aos cofres publicos colocando em lei como alta traição com pena de morte a todo aquele que desviasse um centavo dos cofres da União ou praticasse qualquer ilicito.Ai voces todos me chamariam de sanguinario reacionario não é mesmo rsrs rsrs.E para completar a festinha ja que ONGs e governos extrangeiros tanto influem em tudo em nossa nação eu expulsava todas as ONGs e Entidades extrangeiras que não justificassem intuitos sociais e com renda propria.E para fazer isto valar de vez eu fechariaem estrategia de defesa,diplomacia e politica externa com os BRICS em um pacto reciproco militar e mandava a Europa-Ocidental e os EUA tomarem bem na meiuca da repempéla bostérica e ZÉFINI rsrs rsrs

  31. os estados unidos usaram eles para atrazar o brasil ,o exercito é feito para defender a patria e o que é a patria ,o povo !no quartel se ouve historias do lamarca mas e desses traidores do regime militar nao se ouve o nome deles pois sempre viveram na escuridao e como nos mais jovens é que continuaremos a escrever a historia do pais os nomes dos traidores iram ser esquecidos ou quando aparecer estara la em letras garrafais traidores da patria venderam o pais a preço de banana e colocaram o titulo no nosso pais de terceiro mundo como disse no quartel o nome dos vermes traidores nao sao lembrados mas o do lamarca é comentado.

  32. 1maluquinho, carinha quando você faz piadas é 10 mas quando quer falar de história, que aparentemente você não conhece, é doído. Infelizmente você reproduz cliches dos serviços de propaganda do regime militar, que por sua vez eram orientados pela CIA, que não corresponde a verdade. Talvez você nem tenha idéia dessa ligação mas os golpes militares não só no Brasil mas em toda a américa latina seguiu uma estratégia continental de erigir uma cortina de ferro, delineada pelo Departamento de Estado a partir da observação do avanço da influência soviética no oriente médio nos anos 50. Você e mais alguns me lembram os textos e notícias ideologizados da velha revista chamada “seleções do readers digest” que, pelo jeito, fazia a cabeça de muita gente aqui. Continue fazendo humor que tu es melhor nisso. Mas mudando um pouco de assunto. Para os que insistem em tratar na mesma interpretação jurídica da lei de anistia os dois lados no conflito é mais que desnecessário dizer que a Carta da Onu garante do direito humano internacional do sagrado direito de resistência contra violações constitucionais do poder e de governantes opressores. Portanto, por mais que queiram fazer essa confusão argumentativa, o fato concreto é que os militares e uma parte civil da elite empresarial e econômica do país se articularam e quebraram a ordem constitucional vigente sob o pretesto da “ameaça” comunista. Sem delongar muito, até esse argumento não se sustenta. Num regime democrático é justo e certo que o debate deve tolerar orientação ideológica ou política diferente. Uma oposição na democracia deve aceitar as regras do jogo democrático básico: quem foi eleito governa. Por último, a resultante das opiniões da maioria a escala de milhões na sociedade é o produto da disputa política e ideológica travada no dia-a-dia, mitigada pela cultura e as condições materiais de existência da própria sociedade. Contudo, existe um consenso democrático majoritário de que as eleições devem ser respeitadas quer gostemos ou não do resultado e os eleitos devem governar dentro de uma ordem constitucional estabelecida. Isso era feito até 1964, depois um poder tirano não delegado pelo povo e sim pelas armas é que decidiam sobre nossas vidas e direitos. Quem resistiu à ditadura, mesmo em armas, podem ser na maioria dos casos, falsamente acusados do que quiserem mas segundo o direito internacional e universal, exerciam um ato legítimo de resistência contra um governo ilegítimo e inconstitucional. As pressões e negociações internacionais que permitiram a “transição” para a democracia não previam a ausência total de punição estabelecida na lei da anistia..

  33. Leonardo Machado

    Quem disse que a comissão verá apenas o lado dos militares?

    Defender que essa história seja obscurecida é o mesmo que esperar que os Alemães não reconheçam o holocausto… Pior… Seria comparar o exército regular alemão (que não era nazista) com os criminosos da SS!!!

  34. maluquinho

    “Ninguem lembra que Brasileiros treinavam em Cuba para deflagarem uma guerra civil para imporem suas ideologias comunistas”

    Ninguém lembra? Todo o mundo sabe! Mas quem tem medo são os milicos que estavm às margens da própria legalidade… Porque a tortura é crime de guerra… E sabe-se que guerrilheiros também torturaram no araguaia etc. Então que seja “apurado” e colocado nos livros de história! A comissão da verdade não é para condenar, principamente por causa da lei da anistia. Isso por si só é a condenação da história!!!

  35. Eduardo Simões disse:
    (…)
    “Quem disse que a comissão verá apenas o lado dos militares?”
    (…)
    Pois é meu caro… O problema é que tudo indica que esqueceram de combinar isto com a CORJA BANDOLEIRA… Pois já se tornou público e notório, que a Presidenta e ex-guerrilheira Dilma Rousseff, juntamente com suas 2 ministras “bocudas” e desprovidas de compostura ética, e mais todas as “aves de rapina” que fazem coro este projeto deixam claríssimo até para os cidadãos – militares ou não – dotados de uma quantidade mínima de neurônios ativos, que esta empreitada governamental não passará de um “jogo de cartas marcadas” que tem como objetivo de última importância trazer para os livros de história, a VERDADE em páginas de “frente e verso”… E AÍ ESTÁ O MOTIVO DA INDIGNAÇÃO QUE SE ALASTRA POR TODA A CASERNA, E NÃO SÓ POR AQUELES QUE ATUARAM NAQUELES TEMPOS… E iludem-se aqueles que acham que só os militares reservistas do Clube Militar estão atentos e contrários a estes “desdobramentos” torpes articulados pela politicalha… O PERÍODO DE HIBERNAÇÃO JÁ TERMINOU… E O BICHO ACORDOU COM FOME!

  36. AMIGUINHOS contrarios e a favor rsrs Os milicos queriam impedirem o comunismo de se instalar no Brasil e os subversivos queriam instalarem o comunismo do Brasil.Os milicos tinham assessoria Yankee e os subversivos tinham assessoria Russa e Cubana.A questão era a geopolitica regional eos EUA fizeram o que qualquer outra nação na posição de lider regional faria,apoiar a luta contra o Marxismo.Não se iludam se esses Marxistas tivessem tomado o poder na America do Sul hoje seriamos bem mais atrazados e vivendo aos trancos e barrancos boicotados pelo mundo ocidental.Sou terminantemente contra os torturadores da ditadura e tambem terminantemente contra os subversivos.Fazer justiça é julgar os dois lados e não esse circo que estão armando com dois propositos 1- vingarem-se de seus algozes 2-reivindicarem vultuosas indenizações a União…O governo deveria ser neutro e deixar a cargo da justiça mas que justiça num tribunal formado de perseguidos e parentes de perseguidos!Esse General do manifesto esta sim se cagando de medo que sobre alguma pra ele e segundo as palavras na entrevista dele ao Globo ele fazia mesmo parte do aparelho repressor.Se ele não tivesse medo pagaria pra ver.Mas os militares teem o direito de pedirem justiça imparcial e lhes garanto que a maioria do nosso povo pensa da mesma forma,então julguemos imparcialmente a todos e que se cumpra a lei aos que forem comprovados crimes e ilicitos.Passar a mão na cabeça em quem roubor,torturou,matou e jogou bomba e ainda chama-los de defensores da liberdade e da democracia É UMA VERGONHA.Para mim dos dois lados so tem FILHOS DA PUTA que pensam em tudo na vida menos no Brasil e nos Brasileiros.Se acontecer agora no Brasil um golpe militar ou não e os que fizerem o mesmo fecharem com a Russia e a China O MUNDO VAI TER DE ENGOLIR ESSE CAROÇO DE CAJÁ SECO.A ironia é ver bandidos subversivos sendo manipulados pela direita reacionaria externa,EUA,OTAN,ONGs,entidades Interncionais e a eles pedirem seguro de TONHO rsrs rsrs “Obama eu compro o F18 e mais sucatas de sua reserva se voce proteger meu Brioquinho dos Milicos de Pijama rsrs rsrs O Toinzinhu vermelho buscou consolo na Trolha Azulzinha rsrs rsrs O Chavinho vai ficar com ciuminho heim e o Evito vai abrir as pernas de vez pra China e a Argentina tambem rsrs rsrs Quero mais é que pegue fogo ai é so jogar no saco e botar na bola rsrs rsrs

  37. Até tu, cabeça de pinico enxergou o obvio: “A ironia é ver bandidos subversivos sendo manipulados pela direita reacionaria externa,EUA,OTAN,ONGs,entidades Interncionais e a eles pedirem seguro de TONHO rsrs rsrs”… meus parabéns… o mundo não tá de todo perdido… rsrsrsrsrsr… Também quero mais que o circo pegue fogo… quem sabe assim nos livramos dessa camarilha de ladrões instalada no planalto…

  38. Eduardo Simoes, nem preciso comentar suas palavras ‘ pra sua informação a comissão da verdade sera indicada pela presidenta que se faz de vitima e vc esta se fingindo de ingenuo mas sabe que ninguem fara prova contra si mesmo a quem voce quer enganar ao dizer que os comunistas do governo vão condenar, julgar e punir-los pelos os atos que eles cometeram sobre sua falsa ingenuidade mando um ” vai catar coquinho”.

  39. Eduardo Simão, sobre a anistia (perdão) falei o que eu penso e acredito ” o perdão é um ato, maior que a justiça” sobre o holocausto perdoar não significa deixar de reconhecer que ele existiu ,muito pelo contrario, não precisa de puxar o saco de judeu pra tentar colocar valor as suas palavras tanto judeus como japoneses foram massacrados na segunda guerra, tanto americanos como alemaos assassinaram civis inocentes a diferença é que um fez antes e durante e o outro fez depois.

Comentários não permitidos.