Defesa & Geopolítica

KFx Atualização e conceitos

Posted by

KFX flagrado no Seul Air Show 2011 (todas as fotos: Stephen Trimble)

Texto: E.M.Pinto, Plano Brasil

As imagens e informações postadas aqui nesta matéria são de autoria de Stephen Trimble e referem-se as  apresentações no Air Show de Seul (ASS), envento no qual as autoridades sul-coreanas delinearam a estratégia e os planos para o programa KF-X, um caça stealth bimotor.

Segundo a fonte, o KFX não seria tão somente um caça destinado a substituir os ATuais Lockeed/KAI KF 16 nem o s F-5E da sua força aérea, mas sim, este novo caça está sendo projetado para alcançar as metas de desempenho de um caça posicionado entre um Lockheed Martin F-16 e um Boeing F-15.

A Coreia do Sul quer desenvolver o KF-X ao longo dos próximos nove anos, e espera que o início da produção em massa se dê a partir de 2020. A Coréia do Sul busca no mercado internacional potenciais clientes para o seu caça tendo já confirmado o interesse da Indonésia que já aderiu ao programa, porém segundo constatado no evento, embora por vezes negado, as conversações com a Turquia ainda continuam, sendo este um potencial cliente estrangeiro para o KFX.


Se o desenvolvimento de um caça stealth totalmente novo já não fosse suficientemente desafiador, a Coreia do Sul abraçou aind aoutros grandes desafios, as autoridades Sul Coreanas pretendem equipar o seu novo caça com um conjunto de  novas armas, desenvolvidas e produzidas localmente, isto inclui mísseis (em desenvolvimento) que pretendem bater as metas e desempenhos dos atuais Raytheon AIM-9X e AIM-120 AMRAAM-C7, bombas guiadas e  míssil anti-navio (já desenvolvido).

As autoridades sul-coreanas estimaram um orçamento de desenvolvimento de cerca de US $ 5 bilhões, o que parece bastante otimista (bastante).


O KF-X já havia sido retratado em algumas imagens, com a configuração delta com canards, este modelo inclusive e dito como sendo uma proposta da SAAB  paar o programa. Porém o que se viu na ASS foi outor modelo, o KF-X apresentado na feira, aparecia com uma configuração mais convencional, semelhante a uma variante de dois motores do Lockheed F-35. Informações colhidas na feira dão conta de que este modelo  seria de fato um Set up proposto pelo grupo europeu Eurofighter(dúvidas).


Aparentemente o formato delta canard foi abandonado e caça sul coreano será um modelo mais “ortodoxo”.


Escondido em um canto do estande da Samsung/Thales encontravam-se os  “Aircraft Display of Next Generation”, com cockpit de demonstração, e uma pista para uma das peças-chave do do caça stealth K-FX da Sul Coréia.

Um dos expositores que pouco quis informar sobre aquele cockpit, supôs que aquele moderno sistema fora desenvolvido para os KF-16 novos, (dúvidas no ar). Mas a imagem apresentava um caça com canards e uma cauda inclinada, que denunciava a veracidade desta informação. Certamente este era o conceito conceito de cabine desenvolvida localmente para o caça da Coréia do Sul que espera-se, estará em operação por volta de 2020.


Informações: DEWline-FlightGlobal

8 Comments

shared on wplocker.com