General não Teme ser Punido por Amorim

Hiram Reis e Silva, Cidreira, RS, 11 de março de 2012.

Por definição, o homem da guerra é nobre.
E quando ele se põe em marcha, à sua esquerda vai coragem, e à sua direita a disciplina.

(Moniz Barreto)

–  General Marco Antonio Felício da Silva

O General Felício da Silva é Cientista Político e foi ex-Oficial de Ligação ao Comando e Armas Combinadas do Exército Norte Americano, ex-Assessor do Gabinete do Ministro do Exército e Analista de Inteligência.

E-mail: marco.felicio@yahoo.com .

–  General que escreveu manifesto não teme ser punido por Amorim

Fonte: O Globo, 10.03.12

SÃO PAULO – Autor do manifesto que inflamou a relação entre militares, Ministério da Defesa e a Presidente Dilma Rousseff, o General Marco Antonio Felício diz não temer ser punido pelo que escreveu, por entender que não há base legal para tal. Ele evoca lei aprovada pelo ex-presidente José Sarney que garantiria aos militares da reserva o direito de se expressar sem que fossem punidos. Ex-analista do Centro de Informações do Exército (CIE), FELÍCIO receia que agentes do Estado sejam execrados pela Comissão da Verdade e ainda duvida ter havido tortura ou execução de presos políticos, apesar de admitir ter havido excessos “em ambos os lados combatentes” na guerra contra atos da “subversão marxista-leninista”. Ele aceitou dar entrevista ao GLOBO desde que ela fosse por e-mail. Perguntou ao repórter se ele era patriota. Ao ser questionado se respeitava a autoridade do Ministro da Defesa Celso Amorim e da presidente Dilma, respondeu: “Tanto quanto eles respeitam a minha”.

O GLOBO:     A presidente Dilma Rousseff ameaçou prender pelo menos um militar da reserva como reação ao manifesto com críticas ao Ministro Celso Amorim e à Comissão da Verdade. Como autor do documento redigido, o senhor temeu que fosse o senhor?

GEN FELÍCIO:         Não temi e não temo, pois, usei do direito que a lei me faculta. A liberdade de expressão com responsabilidade. A verdade e somente a verdade.

O GLOBO:     O senhor já foi informado oficialmente sobre alguma punição ao senhor ou a colega militar em função do manifesto?

GEN FELÍCIO:         Não, pois, creio firmemente que não haja base legal para tal.

O GLOBO:     O manifesto menciona o Ministro Celso Amorim como alguém sem autoridade ou legitimidade para pedir a retirada de outra nota do site do Clube Militar, com críticas a Dilma e duas ministras. O que o senhor quis dizer com isso?

GEN FELÍCIO:         Reafirmo o que escrevi. O Clube Militar é uma associação de caráter civil e pela lei em vigor não é passível de qualquer tipo de ingerência por parte do Ministro da Defesa. Isto significa não ter ele autoridade ou legitimidade para tal. Qualquer um que leu o documento compreenderá o sentido do que lá está escrito.

O GLOBO:     No texto, há a seguinte frase: “O manifesto supracitado reconhece na aprovação da ‘Comissão da Verdade’ ato inconsequente de revanchismo explícito e de afronta à lei da Anistia com o beneplácito, inaceitável, do atual governo”. A Comissão da Verdade não tem poder de punir judicialmente qualquer militar. Por qual motivo, então, os senhores a consideram uma afronta à Lei da Anistia?

GEN FELÍCIO:         Não é esta a motivação expressa quase que diariamente por pessoas do governo e a ele ligadas. Querem a partir da Comissão da Verdade encontrar caminhos para a punição dos agentes de Estado. E o que fazer com os agentes da subversão marxista que mataram, roubaram, assaltaram, sequestraram e justiçaram os próprios companheiros além de lutarem pela implantação de uma ditadura comunista no Brasil? Porque execrar somente os agentes de Estado que exerciam ações legais?

O GLOBO:     Hoje o governo federal reconhece casos em que presos políticos foram submetidos a tortura por agentes de Estado. Alguns deles estão até hoje desaparecidos e provavelmente foram mortos. O senhor considera estes episódios específicos como “ações legais”?

GEN FELÍCIO:         Quem comprova tais denúncias? Mário Lago já orientava, em seu tempo, que todos os presos saíssem da prisão afirmando que tinham sido torturados barbaramente, mesmo que tivessem sido bem tratados. De quando em quando aparece um “desaparecido”. Logicamente que uma guerra não se faz com flores e em ambos os lados combatentes há sempre excessos. Por qual razão, aqui, apurar-se tais ditos excessos somente cometidos por um lado? Não tenho conhecimento de torturas. Tenho conhecimento de operações de combate, cumprindo-se ordens superiores e dentro da lei então vigente.

O GLOBO:     O senhor pede que sejam apurados excessos cometidos por combatentes. Mas não foi justamente isso que ocorreu durante o governo militar, quando militantes de esquerda foram presos e condenados à prisão?

GEN FELÍCIO:         E quantos outros não o foram? Qual a razão de não serem apurados os fatos correlacionados com estes?

O GLOBO:     Os excessos cometidos por agentes de Estado tiveram como consequência o desaparecimento e provável morte de presos políticos. Não seria razoável que hoje representantes das Forças Armadas ajudassem o Governo Federal a encontrar esses corpos? Mesmo nas guerras, não é direito de um povo enterrar seus mortos?

GEN FELÍCIO:         Sem dúvida, todos querem enterrar seus mortos. Muitos anos se passaram, o que torna a tarefa muito difícil. Já foram realizadas buscas orientadas pelo Ministério da Defesa, inclusive com o auxilio de militares, e nada foi encontrado.

O GLOBO:     Para o Ministro Celso Amorim, os signatários do documento não respeitam a “autoridade civil”. O senhor concorda com o que disse o Ministro?

GEN FELÍCIO:         Gostaria de saber de que argumentos concretos o Ministro se vale para tal afirmação. Ele deve saber que o autor, e não autores dos documentos, é profissional com mais de 45 anos de bons serviços prestados à nação, tendo frequentado todos os cursos do exército e alguns civis, conforme atesta a sua folha de alterações onde estão os depoimentos de seus ex-comandantes e as ações que desempenhou no combate aos atos violentos da subversão marxista-leninista.

O GLOBO:     O senhor poderia detalhar exatamente que ações desempenhou? Por quais órgãos o senhor passou, qual era a sua função neles e quais são os feitos que, ainda hoje, são motivo de orgulho para o senhor?

GEN FELÍCIO:         Fui oficial de informações de unidade e trabalhei como analista do Centro de Informações do Exército (CIE). Orgulho-me de ter contribuído com o meu trabalho, que julgo dedicado e eficiente, na erradicação da subversão marxista-leninista e das violentas ações da guerrilha urbana e rural, causadoras de ações terroristas e das mortes de tantos inocentes, evitando que o povo brasileiro fosse privado de sua liberdade.

O GLOBO:     Como militar da reserva, o senhor respeita a autoridade do Ministro da defesa Celso Amorim e da Presidente Dilma Rousseff?

GEN FELÍCIO:         Tanto quanto eles respeitam a minha. Na vida militar o respeito é recíproco.

O GLOBO:     Não há militares da ativa entre os signatários do documento. Eles temem sofrer algum tipo de punição caso assinem o documento?

GEN FELÍCIO:         Não, eles cumprem apenas a lei, como é da formação dos mesmos. Os militares da reserva e reformados tem livre manifestação de suas opiniões, incluso as de caráter político. Isso não ocorre com os oficiais da ativa.

O GLOBO:     O senhor acredita que, se pudessem, os militares da ativa assinariam o documento?

GEN FELÍCIO:         Creio que sim, pois, o exército de hoje, quanto aos seus valores, não é diferente do exército de ontem.

O GLOBO:     Quais são os valores do exército de ontem que permanecem no exército de hoje?

GEN FELÍCIO:         As manifestações essenciais dos valores militares são: patriotismo, civismo, fé na missão do exército, amor à profissão, espírito de corpo e o aprimoramento técnico-profissional. Por tal razão estamos coesos e unidos para acorrermos a qualquer chamamento da nação. E isto está presente na história pátria em todos os momentos de gravidade e de inflexão da mesma. Não será diferente no presente e no futuro.

O GLOBO:     O que o governo deveria ter feito para evitar este desentendimento com os militares da reserva?

GEN FELÍCIO:         Não governar pelo retrovisor, respeitar a dignidade dos militares e dar o devido valor às suas Forças Armadas.

O GLOBO:     Na nossa conversa pelo telefone, o senhor me perguntou se eu era um jornalista patriota. Para o senhor, o que é ser patriota?

GEN FELÍCIO:         Há coisas na vida que foram feitas mais para serem sentidas do que explicadas ou entendidas. Assim também é ser patriota. É um sentimento de amor e orgulho pela nossa pátria. É servir e defender o nosso povo, o nosso território, mesmo que se tivermos de dar a nossa vida para isso.

–  Defendendo a União e o Direito de Opinião

Fonte: General Valmir Fonseca Azevedo Pereira, 11.03.12

Para muitos militares, assinantes ou não do “Alerta à Nação” favorável ao Manifesto Interclubes, contrariando a Constituição Federal e a Lei 7. 524, de 17 de julho de 1986, os Comandantes de Força punirão os “transgressores”. Parece-nos uma conclusão temerária.

Relembrando os passos para semelhante tramitação, inicialmente, como é a atual norma castrense, aquelas autoridades deverão enviar para os pretensos “violadores” da disciplina, o “deveis informar”, ou o aviso de que serão sancionados e, portanto elas aguardariam por cinco dias (dizem) as razões de defesa do indiciado. Analisadas as razões de defesa, viria a consequente sanção ou mesmo a aceitação de seus argumentos, e obviamente, nesta hipótese, a não aplicação de qualquer corretivo.

Em caso de sanção, cabe ao punido, se for do seu interesse, buscar a justiça para limpar o seu nome, e até responsabilizar a autoridade coercitiva por abuso ou má fé, por contrair aberta e deliberadamente a Lei 7.524. Evidentemente, se os envolvidos fossem da Ativa ou tivessem algum vínculo com as Forças Singulares, a ordem ou a “indignação” das autoridades governamentais seria cumprida à risca pelos Comandantes. Os transgressores seriam punidos, sem dúvida.

O problema é simples assim. É o abacaxi nas mãos das autoridades militares.

Podemos aventar que pela demora na tomada de qualquer providência sancionadora, a hipótese mais provável é que diante das repercussões de uma imbecil sanção, nada será feito ou mesmo poderá ser feito, sob pena do desencadeamento de uma onda de indignação de difícil controle.

No momento, com pesar, surgem vozes bem intencionadas, que sentenciam haver uma cisão no seio militar. Ledo engano, pois quando escrevemos “Manifestando uma débil esperança”, víamos a reação inicial como uma oportunidade que se concretizou, de que a indignação de alguns seria como foi, abraçada por muitos.

E graças a esta união, alicerçada no direito prescrito na Lei 7.524, vemos que sem atingir os Comandantes de Força, caso, acertadamente, não encontrem o menor respaldo para aplicação de sanções disciplinares, o principal alvo será atingido em cheio, a desmoralização do governo e seus beócios, despreparados e precipitados auxiliares por extrapolarem os seus limites. Portanto, cumpre aguardar os acontecimentos e reagir, sim, conforme descrito acima, caso, por total descalabro decidam os Comandantes ou qualquer deles, extrapolar as suas atribuições e cometa um crasso erro contra os militares da reserva.

Neste caso, mesmo com a justiça parcial brasileira, as razões de defesa dos atingidos é tão clara, que será impossível aos assinantes do manifesto não usufruir de retumbante vitória. Não havendo punição, deixará de ser caracterizado o abuso das autoridades governamentais (crime de responsabilidade?), que clamavam por “justiça”, e elas deverão enfiar sua viola no saco e sair de fininho.

Será a primeira de uma série de vitórias que virão, e estejam certos, os desgovernastes temem que um sussurro na caserna se torne num brado, num grito, num clamor que será ouvido até pela… “gentalha”.

Em suma, creiam, graças à imperícia, à arbitrariedade e ao revanchismo, um amálgama está unindo velhos e novos soldados, que afirmam, convictamente, parodiando a célebre frase do Comandante da Artilharia brasileira, o herói e Patrono Emilio Mallet, “eles que venham, por aqui não passarão”.

–  Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.


Solicito publicação:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Ex – Vice- Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

50 Comentários

  1. eu gostaria de saber qual o tipo de puniçao que ele possa sofrer :pois se a maior puniçao que ele possa sofre seja ,nao poder pegar livros emprestados no circulo militar entao o brasil esta perdendo tempo ,essa pessoa quer tumultuar o andamento da patria ,para mim um embusti tentando evidencia nacional.

  2. ARROGANTES PORCOS FARDADOS…..
    .
    Os militantes do marxismo-leninismo eram os capetas comedores de criancinha??? foi isso que o povo da CIA e do Departamento de Defesa americano disseram para vocês seus animais ignorantes?
    Nós ainda pagamos a sua pensão e a de seus parentes? vão todos para a prisão, o conceito de mundo de vocês já não pertence ao mundo que vivemos



  3. Dilma Terrorista (nunca vi ex biba..ex put@..ex assassino) querendo revanche, ser justiçada, dar o troco.. perigoso isso.

  4. Um monte de AMOTINADOS e ARRUACEIROS PERVERTIDOS que por um grande erro estiveram no rol de membros das Forças Armadas !

    Muitos de certa maneira trabalham para os interesses dos EUA e deveriam serem punidos segundo o que diz a Constituição Federal do Brasil !

  5. O Juízo Final
    Chegou o miserável milionário no céu e, impacientemente, esperou a sua vez de ser julgado. Introduziram-no numa sala, noutra sala, noutra sala, até que se viu frente a uma luz ofuscante, na qual pouco a pouco foi dintinguindo a figura santa do pai dos Homens. Em voz tonitroante este, tendo à direita, Pedro, e, à esquerda, uma figura que ele não conhecia, julgou sumariamente dois outros pecadores que estavam à sua frente. E, afinal, dirigiu-se a ele:
    – Que fez você de bom na sua vida ?
    – Bem, eu nasci, cresci, amei, casei, tive filhos, vivi.
    – Ora – disse o Senhor – isso são actos sociais e biológicos a que você estava destinado. Quero saber que bondade específica e determinada você teve para com o seu semelhante.
    – Bem – disse o milionário – eu criei indústrias, comprei fazendas, dei emprego a muita gente, melhorei as condições sociais de muita gente.
    – Não, isso não serve – disse o Todo-Poderoso – essas acções estavam implícitas ao acto de você enriquecer. Você as praticou porque precisava viver melhor. Não foram intrinsecamente boas acções, desprendidas, não servem.
    O milionário escarafunchou o cérebro e não encontrou nada. Em verdade, passara uma vida egoísta, pensando apenas em si mesmo. Nunca o preocupara seu semelhante, nunca olhara para o ser humano a seu lado senão como uma fonte de lucro para as suas indústrias. Mas, de repente, lemboru-se das obras de filantropia.
    – Ah – disse, puxando uma caderneta – aqui está. Uma vez dei cem cruzeiros para uma velhinha da Casa dos Artistas, outra vez contribuí com duzentos cruzeiros para o Hospital dos Alienados e outra vez contribuí com quinhentos cruzeiros para a Fundação das Operárias de Jesus.
    – Só ? – perguntou Deus.
    – Só – disse o milionário contrafeito.
    – Josué! – gritou o Todo-Poderoso -, dê oitocentos cruzeiros ao cavalheiro aqui e que vá para o Inferno.
    Moral: Amor com amor se paga e o dinheiro com dinheiro também.

    Millôr Fernandes, in “Pif-Paf”
    ——————–
    Procures uma obra boa na vida “das protagonistas” desta estória toda, devolva o quanto gastaram e …

  6. Se não houve crimes durante a ditadura, os militares não deveriam impedir as investigações.
    ………………………………………………..
    Eu tenho completa convicção de que houve crimes durante a ditadura, e não vai ser um texto sensacionalista escrito de forma a deusificar esses bandidos que vai mudar a minha idéia. Eles não são militares, são bandidos de farda que devem ser punidos.

  7. Golpe Militar + Estrangeiros fazendo negócios com índios…está tudo cheirando mau, acho que a assimetria esta bem avançada…DIVIDIR PARA CONQUISTAR…seremos tão ingênuos assim para cair nessa armadilha?!!!

  8. Dizer mais o quê?!?!… O General Felício já disse tudo!
    Não há crime se não houver lei que o preveja… E se não há crime… Não cabe punição!… SIMPLES ASSIM!… AGORA, CHORA AMORIM…

  9. Isso tudo esta parecendo mais um daqueles eventos criados para distrair . E desviar a atenção de problemas mais serios.

  10. DIREITO A FALA,ELES TÊM TAMBÉM!
    .
    .
    Eles como estão na reserva tem o direito de se manifestarem,são cidadãos brasileiro que tem o direito de gozar uma democracia que eles mesmo,ou alguns deles,menosprezaram e combatiam no passado.
    .
    Como cidadão,eles tem o direito de dá a sua versão a história então,que verdade será?
    .
    O que não pode é está na ativa e se manifestar contra um hierárquico seu,afronta um dos pilares da disciplina militar;a insubordinação é um dos piores crime para os militares,matar 1000 homens não seria pior que cometer insubordinação para o militar.
    .
    O desrespeito a ordem e indisciplina foram cometidas nos quarteis da época,todos motivados pelas paixões,a irresponsabilidade e a incompetência do estado maior das forças armadas brasileira daquela época.
    .
    Sabemos que em uma situação como essa há três “verdade” e uma delas será a verdadeira,que deixe a própria sociedade julgar qual será delas a verdadeira,não tirem o direito da sociedade saber de todos os fatos!
    .
    Se a ministra deu com a língua nos dentes e o Sr.Amorim,ministro da defesa, ficou calado então,o outro lado tem o mesmo direito de falar e ele também fica de bico calado!
    .
    Todo mundo tem o direito a defesa plena e quem está no banco dos réus não é a instituição e sim os canalhas que se envolveram em uma guerra motivado pela paixão ideológica e partidária;as forças armadas não tem espaço para esse tipo de situação.
    .
    Na história brasileira as forças armadas foram usadas diversas vezes com esse propósito:a guerra dos Canudos( 1896 a 1897 ),Caldeirão de Santa Cruz do Deserto(1926 a 1937,o primeiro ataque aéreo da história do Brasil),o golpe de estado de 64(1964 a 1985),..etc.
    .
    Deveria ter uma lei que proibisse as forças armadas brasileira entrarem em combate contra os brasileiros!….irmão matando irmão!.

  11. “Não governar pelo retrovisor, respeitar a dignidade dos militares e dar o devido valor às suas Forças Armadas”


    nada a acrecentar general !!!

  12. Essa milicada que hoje está na reserva, eram da ativa durante a ditadura militar, e alguns até participaram do golpe militar de 31/03/1964. Êles não têm mêdo da justiça brasileira,pois neste país, qualquer bandido com dinheiro, ou, influência política se livra de qualquer punição. Basta ver que os políticos corruptos continuam lívres. O mêdo que faz essa milicada encher as calças, é a possibilidade de serem levados à tribunais internacionais, pois crimes contra os direitos humanos não prescrevem.

  13. DEVEMOS CONTER OS EXCESSOS MAS SEM REVANCHISMO,PERDOAR E O MELHOR ESQUEÇAMOS OS ERROS DO PASSADO E CORRIJAMOS O PRESENTE PARA TERMOS UM FUTURO.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS E NOSSAS FAMILIAS.

  14. SE A LEI PERMITE O MILITAR DA RESERVA FALAR ,ÓTIMO! MAS SEMPRE EM RESPEITO A LEI. SE O GENERAL QUER DEFENDER A DITADURA MILITAR PODE FALAR, MAS NADA VAI MUDAR, A HISTÓRIA JÁ CONDENOU. ALIAS EU TE ACHO BOM ESTE PESSOAL FALAR , POIS QUANTO MAS ELES FALAM , MAS NOTÍCIAS APARECEM SOBRE A MERDA DA DITADURA MILITAR

  15. CRESCI NA DITADURA , VENDO TV ONDE ANTES DE CADA PROGRAMA APARECIA UM CERTIFICADO E O LOCUTOR DIZIA: “PROGRAMA LIBERADO PELA CENSURA FEDERAL PARA ESTE HORÁRIO.”

    A DITADURA MILITAR ALÉM DE TORTURAR E MATAR PESSOAS INOCENTES OU NÃO, VIOLENTOU O DIREITO DO POVO BRASILEIRO A LIBERDADE.

  16. NA DEMOCRACIA GENERAL É BOM PORQUE TODOS PODEM SE EXPRESSAR.
    SEMPRE DENTRO DOS LIMITES DA LEI.NA DEMOCRACIA GENERAL, NINGUÉM É TORTURADO POR TER OPINIÕES DIFERENTES, RESPEITA A OPINIÃO ALHEIA.

  17. NA DEMOCRACIA SE FAZ PIADA COM A PRESIDENTA, AS PESSOAS CRITICAM O GOVERNO, POIS TEM SEUS DIREITOS GARANTIDOS, BEM DIFERENTE DA DITADURA MILITAR, ONDE O POVO DEVERIA FICAR CALADO .

  18. ALIAS, A DEMOCRACIA NÃO É PERFEITA , MAS GENERAL NÃO INVENTARAM NADA MELHOR.

    EU SEMPRE FALO QUEM GOSTA DE DITADURA, VAI PARA SÍRIA, COREIA DO NORTE OU DESEJANDO UM LUGAR MAIS PERTO, VAI NA VIZINHA VENEZUELA.

    NO BRASIL QUEREMOS TRABALHAR , CRESCER E DESENVOLVER UMA SOCIEDADE QUE TEM COMO BASE A LIBERDADE E OS DIRETOS HUMANOS.

  19. SOBRE A PUNIÇÃO MENCIONADO PELO AMORIM TALVEZ ELE NÃO TENHA BASE LEGAL, PODE ATÉ TER PRECIPITADO NAS PALAVRAS, NÃO SEI.MAS BEM DIFERENTE DA DITADURA , NUMA DEMOCRACIA GENERAL, SE RESPEITA A LEI E A ORDEM.

  20. MAS PODE TER CERTEZA GENERAL, NUMA VACILADA A PRESIDENTA TENDO BASE LEGAL, MANDA RAPIDINHO PARA CADEIA, LOCAL ONDE DEVE ESTAR, AS PESSOAS QUE ATENTAREM PARA COM A DEMOCRACIA.

  21. 80% da POPULAÇÃO braSileira está com a COMANDANTE das FORÇAS ARMADAS Dilma Rousseff, bote estes MILICOS de PIJAMA na CADEIA!!!!

  22. Lamentável que nossa mídia golpista tenta inflar a opinião desses apoiadores de torturadores, agora, eles bradam por democracia. PIADA!KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  23. Hiram Reis e Silva… esse sim, tem saco roxo e é brasileiro de verdade… não se alinha a revanchistas e hipocritas… Ah se o pais tivesse 100 homens deste quilate!!! seriamos um pais de verdade, não esse arremedo… é, pelo que ouvi aqui, vamos ter que levar a nossa presidente a tribunais internacionais, pois a mesma é conhecida TERRORISTA e como disseram, crime contra a humanidade não prescreve em tribunais internacionais… agora quem quer saber como agiram os atores de 64 sou eu… vamos abrir a todos quem foram os torturados, torturadores, terroristas e bandidos… quem sabe não limpamos o pais com essa iniciativa… podemos jogar a criança junto com a agua do banho, mas estaremos nos livrando de uma sujeira sem precedentes na historia da republica…

  24. Isso mesmo, nossa presidenta era uma TERRORISTA, armada de com paus e pedras…
    e Os “homens da lei, do moralismo e da ordem” armados e muito bem assessorados por serviços de inteligencia sofreram tanto na mão desses universitários altamente periculosos.. [ironia mode ON]
    kkkkk piada mesmo né galera

  25. Gustavo, me responda como que o soldado Mário Kozel Filho, morto em junho de 1968 foi despedaçado?… com bombas de chocolate?… HIPOCRITA…

  26. De acordo a concepção de alguns comentarios aqui presentes, Hitler, Saddam Hussein, Pinochet e Mussolini são heróis, enquanto que pessoas como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Martin Luther King são terroristas perigosos.
    ………………………….
    Temos muita sorte de viver em um país democrático, porque se os militares traidores que governavam o Brasil até pouco tempo atrás estivessem no poder, vocês não estariam criticando o governo na Internet.

  27. SÓ UMA PESSOA SEM INFORMAÇÃO DEFENDE ESTE PESSOAL DO PIJAMA ENVOLVIDO ATÉ
    PESCOÇO COM A DITADURA MILITAR BRASILEIRA.

    SOU A FAVOR DA COMISSÃO DA VERDADE, DA PUNIÇÃO DOS VAGABUNDOS QUE USARAM O APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO, PARA TORTURAR E MATAR PESSOAS INOCENTES.

    NÃO ACEITO A VIOLÊNCIA , PRINCIPALMENTE DO ESTADO CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO.

  28. Ô Gustavo, esta dos guerrilheiros/terroristas armados com paus e pedras foi um pouco “forte”, hein!?!… Se vc dispor um tempinho pra pesquisar sobre o tema, verá que a coisa não era bem assim… Mas vou facilitar pra vc… Seguem-se alguns links:

    >> Capitão do Exército que desertou para combater o regime militar morreu aos 33 anos, no Sertão da Bahia:

    http://www.avozdavitoria.com/wp-content/uploads/2011/09/lamarca.jpg

    “Com 63 fuzis FAL, três metralhadoras leves e muita munição, o capitão Carlos Lamarca, que também era instrutor de tiros para caixas de bancos num período de assaltos da guerrilha urbana para financiar o movimento armado, juntamente com o sargento Darcy Rodrigues, o cabo José Mariani e o soldado Roberto Zanirato desertam, fogem numa Kombi e ingressam na clandestinidade da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), uma das organizações da esquerda armada que combatia o regime militar. Lamarca morreu dois anos e meio depois, em 17 de setembro de 1971, há 40 anos, apontado pela ditadura como o mais perigoso líder terrorista do País.”

    >> Outro link com um video sobre a nossa Presidenta e outros correligionários dando esclarecimentos sobre a época de guerrilha e, de quebra, recebendo elogios e o aval do Chaves:
    http://youtu.be/f4Me0KpHV_Q

    … Acho que só com isto, já dá pra perceber que esta história de guerriheiros “Brucutus” armados com clavas, não passa de estórinha pra boi dormir…

  29. PRESIDENTA DILMA, COMANDANTE E CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS, MINISTRO AMORIM, COMANDANTES MILITARES, OS MEUS RESPEITOS.

    PUNIÇÃO PARA VAGABUNDOS QUE USARAM O APARELHO DO ESTADO PARA MATAR E TORTURAR BRASILEIROS. SOU A FAVOR DA PUNIÇÃO. SOU A FAVOR DA COMISSÃO DA VERDADE.

  30. BLUE SER BRASILEIRO DE VERDADE É QUEM DEFENDE A DEMOCRACIA, OS DIREITOS INDIVIDUAIS DO CIDADÃO E A LEGALIDADE INSTITUCIONAL. SER BRASILEIRO DE VERDADE É QUE DIZ NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA O SEU PRÓPRIO POVO.

    VOCÊ ESTA ALIENADO, TALVEZ SE TIVESSE UM ENTE QUERIDO OU AMIGO MORTO PELOS VAGABUNDOS DA DITADURA, SABERIA O VALOR DA DEMOCRACIA.

    QUANDO VEJO UM GENERAL DESTE AI FALANDO BOBAGEM, VEJO A IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA, NA DITADURA MILITAR A QUAL ELE SERVIU , SE FALÁSSEMOS DO DITADOR A QUAL ELE SERVIA, COM MUITA SORTE, VOCÊ SÓ SERIA TORTURADO E PRESO, MAS SE NÃO TIVESSE SORTE ESTAVA MORTO.

    ESTE GENERAL ESTA SE MOSTRANDO PARA OS SEUS SEGUIDORES DIZENDO EU SOU MACHO, NÃO TENHO MEDO, MAS ELE SABE, SE VACILAR CONTRA O ESTADO DE DIREITO E A PRESIDENTA COMANDANTE E CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS, EM COMPORTAMENTO FORA DA LEI ELA NÃO VACILA, MANDA PARA CADEIA.

    E OS PRÓPRIOS COMANDANTES DAS FORÇAS, SÃO HOMENS QUE VALORIZAM A DEMOCRACIA. É SÓ ELE VACILAR. MAS O QUE ESTE SERVIDOR DA DITADURA, ESTE GENERAL , DESEJA É APARECER PARA O PÚBLICO DELE COMO VOCÊ.

  31. Longe de apoiar o Regime que governou o Brasil de 1964 a 1985 mas é fato que essa tal “comissão da verdade” é puro instrumento revanchista. Tendo em vista que os PeTralhas não conseguiram revogar a Lei da Anistia(nem teriam como- Estes esquerdalhas desprezam tanto a Democracia e o Estado de Direito que geralmente não sabem como funciona o sistema legal) revolveram criar a Comissão da meia-verdade para tentar institucionalizar a sua versão da história.

  32. katholikoromano gostaria de saber o que voce tem a dizer a respeito da democracia de cuba. Te desafio a comentar a recusa de dilma em falar de direitos hmanos em cuba , acho que voce não é capaz de falar deste Epsodio

  33. A comissão da verdade é estratégia de tergiversação, fuga da verdade atual. Este governo está longe de ser uma democracia, as massas fazem o que as elites querem. A própria presidente foi submersiva, logo esta comissão nunca será de fato comissão da verdade. Enquanto não houver um limpa-geral de corruptos e sanguessugas no poder, jamais haverá justiça. O desencorajamento dos que pretendem mudar alguma coisa começa nas câmaras legislativas, onde grupos de maior poder é que ditam as regras e votam com base em seus interesses.
    A democracia é um puro engodo. A justiça não existe. E como se nao bastasse isto ainda tem os interesses excusos externos que se aproveitam desta situação. E é o que estamos vendo, estão se apoderando de tudo que é riqueza brasileira.
    Se fosse exposta a realidade das coisas ia dar cheque-mate em muita pessoa importante que se beneficia com isto.
    E o mundo de alice continua!…

  34. Nelson de Azevedo Neto says:
    12/03/2012 at 00:55
    ….juntamente com o sargento Darcy Rodrigues, o cabo José Mariani e o soldado Roberto Zanirato desertam, fogem numa Kombi e ingressam na clandestinidade da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), uma das organizações da esquerda armada que combatia o regime militar.
    ==
    ==
    Está tudo certo com o seu comentário.
    E fica claro que o movimento guerrilheiro ocorreu depois do golpe. Alguma dúvida quanto a isto?

  35. Leonartdo, Cuba não é uma democracia é uma ditadura e como qualquer ditadura ou o comunisamo, são uma merda. Sou democrata.

  36. diarum says:
    12/03/2012 at 10:50
    …Enquanto não houver um limpa-geral de corruptos e sanguessugas no poder, jamais haverá justiça. O desencorajamento dos que pretendem mudar alguma coisa começa nas câmaras legislativas, onde grupos de maior poder é que ditam as regras e votam com base em seus interesses.

    Diarium, não esqueça. Os corruptos não estão somente no Congresso e e na Presidencia. O poder Judiciário é hoje onde todo o corrupto busca se safar. E pior: é onde tem conseguido.
    Por isso precisamos mudar nossa justiça para conseguirmos mudar o comportamento do brasileiro e com isso acertamos em cheio os políticos.

  37. Sobre o silêncio de Dilma sobre Cuba é por questões de interesse nacional, o Brasil tem interesse ecomomicos em Cuba, então devemos pegar leve, como ocorre com a Venezuela.

    A Presidenta é obrigado a olhar o interesse nacional, alías ela é paga para defender nossos interesses.Primeiro o Brasil.

    Qulaquer pessoa , com inteligência mediana , sabe que Cuba pe uma ditadura e uma das piores da história. Fidel Castro é um assassino, como osnossos Generais Ditadores.

  38. ditadura militar brasileira = comunismo. Ambos são conta a liberdade de pensamentos e liberdade economica, foram estatizantes.

  39. PERFEITO diarum… a verdade mata os mentirosos no ventre da injustiça… muitas vezes nem chegam a ver a luz do dia… são verdadeiros abortos da historia… FORA REVISIONISTAS MENTIROSOS!!!…

  40. Executar combatentes rendidos e Ocultá-los é crime de guerra e ponto! Nada tem haver com patriotismo! Esses canalhas estavam operando na clandestinidade (permitida) tanto quanto os marxistas que queriam tomar o poder pelas armas e formar uma ditadura de esquerda! A verdade é uma só… E ela pode tardar… Mas um dia vem à tona!!!

  41. Blue Eyes

    Sr. vingador neosebastianista… Mentiroso “é quem tem medo do passado”!!! Qual é o problema de se mostrar o que foi feito? Seja lá de que lado estava… Russia ou EUA?

  42. katholikoromano

    Agente tem que resolver nossas sujeiras antes de olhar para a dos outros!

    A lista de países de direita e esquerda que são ditaduras é gigantesca, apesar de estarmos no séc. XXI.

    Cuba, Coréia do Norte, Cingapura, Arábia Saudita, Irã, Síria, Iêmen etc.

  43. katholikoromano voce nao respondeu minha pergunta sobre a presidente, mas fiz isso pra lhe mostrar que a dilma não tem moral pra falar em direitos humanos em lugar nenhum, entenda que não existe senso de democracia dentro dela.

Comentários não permitidos.