Síria diz à ONU que só haverá diálogo quando 'terrorismo' parar

O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, disse neste sábado ao enviado especial da ONU e da Liga Árabe ao país, Kofi Annan, que não existe possibilidade de diálogo com a oposição enquanto “grupos armados terroristas” estiverem atuando na Síria.

Assad prometeu que a Síria apoiará “qualquer esforço honesto para se achar uma solução”. Annan está na Síria como parte de um esforço internacional de diplomacia para pôr fim à escalada de violência.

O encontro entre o diplomata e o presidente durou mais de duas horas. Em seguida, Annan almoçou com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid ad-Moallem.

A televisão estatal síria disse que o encontro entre Annan e Assad aconteceu em uma “atmosfera positiva”.

“A Síria está pronta para fazer com que qualquer esforço honesto para se achar uma solução para os eventos que estamos testemunhando vire um sucesso”, disse Assad, segundo a agência estatal de notícias Sana.

“Nenhum diálogo político ou atividade política pode dar certo enquanto houver grupos armados terroristas operando e espalhando caos e instabilidade.”

Enquanto Annan se encontrava com Assad, grupos de oposição disseram que novos conflitos e bombardeios foram registrados na cidade de Idlib, próximo à fronteira com a Turquia.

O grupo Observetório Sírio para Direitos Humanos disse que os bombardeios são os mais pesados desde a semana passada, quando um reforço do Exército chegou à região. Os ativistas acreditam que isso pode ser o prenúncio de um novo ataque terrestre, a exemplo do que aconteceu na cidade de Homs.

Um ativista em Idlib disse à agência de notícias Reuters que tanques do governo estão entrando na cidade. A agência AP noticiou que algumas famílias estavam deixando Idlib com seus pertences.

Fim imediato da violência

De acordo com Ban Ki Moon, a tarefa de Annan em sua viagem é obter o fim imediato da violência, tanto por forças do governo quanto por manifestantes da oposição.

Segundo o secretário-geral, se um cessar-fogo de ambas as partes não for possível, a ONU pedirá que as tropas do governo parem de lutar primeiro, para que a oposição faça o mesmo na sequência.

Annan deve encontrar-se na noite de sábado com integrantes do Comitê Nacional de Coordenação, grupo formado por opositores. No domingo, ele deve deixar a Síria.

IdlibEnquanto ONU negocia em Damasco, oposição diz que violência continua em Idlib

A ONU quer iniciar um diálogo entre governo e oposição, mas manifestantes dizem que são contra a ideia de se reunir com representantes do governo de Assad.

A visita de Annan coincide com um encontro de ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe, no Cairo. Eles vão se reunir com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. A Rússia é um dos países que têm vetado resoluções contra o regime de Bashar Al-Assad.

No sábado, Lavrov voltou a se manifestar contra o que chamou de “interferência crassa” nos assuntos domésticos da Síria.

Além das discussões na Liga Árabe e da visita de Annan, a chefe para questões humanitárias da ONU, Valerie Amos, também está participando de negociações sobre a violência na Síria.

Amos está pedindo que o governo sírio permita que organizações de ajuda humanitária tenham acesso às regiões mais afetadas pela violência, como o distrito de Baba Amr, em Damasco. Ela disse na sexta-feira que houve um pequeno progresso nas negociações, e que uma equipe poderá obter acesso à região já na próxima semana.

Segundo a ONU, 7,5 mil pessoas morreram devido à violência na Síria, que começou em março do ano passado, quando a oposição foi às ruas para pedir mudanças no regime.

Fonte: BBC Brasil

3 Comentários

  1. Ganhando tempo enquanto armam os rebeldes e uma boa cama de gato para o Assad.
    Não que o Assad seja santo,muito pelo contrário. Mas já sabemos que o pior caminho para a Síria é a intervenção externa.

  2. Essa intervenção só ocorrerá se os Chineses e os Rússos consentirem, no + , será isso até destruirem a infra estrutura do país, produzirem centenas de milhares de exilados.Quem está gostando disso , e torce p q fike assim ,são os judeus , p causa de golan , invadido e tomados aos Sirios…trágico.Sds.

Comentários não permitidos.