Guerra deve ser banida na América do Sul

Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim

O ministro da Defesa, Celso Amorim, voltou a defender nesta sexta-feira o modelo de política de defesa adotado pelo Brasil, baseado na cooperação com os países sul-americanos. Amorim afirmou que essa cooperação já mostra resultados concretos, levando as nações do continente a obter ganhos que não seriam possíveis por meio de ações isoladas.

Segundo ele, o Brasil está convicto de que, na América do Sul, a guerra como solução das diferenças entre países pode e deve ser banida. Ele também defendeu a cooperação na área de defesa com os países da costa ocidental da África que integram o entorno geopolítico do Brasil. “Devemos construir com essas regiões um verdadeiro cinturão de boa vontade, que garanta a nossa segurança e nos permita prosseguir sem embaraços no caminho do desenvolvimento”, disse.

As declarações do ministro da Defesa foram proferidas nesta manhã durante aula magna ministrada a alunos dos cursos de altos estudos militares das Forças Armadas e da Escola Superior de Guerra (ESG). A aula ocorreu no auditório da Escola de Guerra Naval (EGN), no bairro da Urca.

Na avaliação de Amorim, a cooperação em defesa com os países sul-americanos já vem ocorrendo na prática. “A criação de um ambiente de paz e cooperação na América do Sul progrediu muito nos últimos anos”, afirmou. Para o ministro, o fortalecimento da relação Brasil-Argentina e a criação, no âmbito da Unasul, do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) são reveladores do aprofundamento dessa cooperação.

Ele citou exemplos de iniciativas em curso entre os países do continente que mostram a evolução positiva das relações no campo da defesa, tais como exercícios combinados e projetos de cooperação industrial com a Argentina, além da parceria com o Chile na missão de paz no Haiti.

Ainda como exemplo, Amorim lembrou o trabalho conjunto com países vizinhos nas áreas de fronteira, como o que vem ocorrendo nas operações Ágata, iniciadas no ano passado para combate ao crime transnacional.

O ministro também mencionou a participação de países como Argentina e Colômbia em projetos conjuntos de desenvolvimento de equipamentos militares, a exemplo do avião cargueiro militar KC-390, da Embraer.

Sistema de segurança internacional
Ao tratar, em sua exposição, do fim das hegemonias e do crescimento da multipolaridade no mundo, Amorim ponderou que a defesa deve estar preparada para a hipótese de que o sistema de segurança coletivo baseado em normas falhe. Essa possibilidade, afirmou, é uma das razões pelas quais o Brasil e seus vizinhos sul-americanos devem fortificar sua capacidade de defesa. “Por isso, nossa estratégia regional cooperativa deve ser acompanhada por uma estratégia global dissuasória frente a possíveis agressores”, sustentou.

O ministro chamou atenção para o fato de a América do Sul possuir valiosas riquezas, tais como petróleo e água, ativos que, segundo ele, podem se tornar objeto de competição internacional. “Nada garante que a rivalidade entre potências de fora de nossa região não tenha rebatimento em áreas de nosso direto interesse”, advertiu, acrescentando a importância de os países sul-americanos terem Forças Armadas bem adestradas e equipadas.

Ainda em sua exposição, Amorim mencionou a relação existente entre a base industrial de defesa e o desenvolvimento nacional. De acordo com o ministro, as ações em curso no Brasil com o objetivo de alavancar essa base industrial terão como consequência direta a geração de empregos, a capacitação nacional e o desenvolvimento de setores tecnológicos de ponta.

Como parte do esforço empreendido pelo governo para incentivar esse segmento industrial, ele citou a recente aprovação, pelo Congresso brasileiro, de medida provisória que estabelece regras especiais e regime tributário diferenciado para o setor. Para o ministro, o fortalecimento da indústria de defesa auxiliará o trabalho de recomposição da capacidade operativa das Forças Armadas.

Ao final de sua exposição, o ministro reiterou parte das declarações que fez no início da semana após sair de uma audiência no Senado Federal. “Na democracia, o respeito que os militares devem ao poder civil é axiomático”, disse, concluindo que “ao mesmo tempo, cabe às autoridades civis respeitar e valorizar o trabalho desenvolvido pelos militares, sobretudo o seu agudo senso de profissionalismo”.

Fonte: Terra

33 Comentários

  1. O Ministro fala e age como se todo o o perigo na America do sul fosse conflito entre as nações locais, e nao ameaça de agressão de potências estrangeiras.

    E o interessante é que o Brasil é o principal ameaçado e seria a primeira vítima.

    Na verdade esse discurso serve apenas para reduzir despesas com defesa. Só o que que os outros paises estão se armando. Até o Paraguai, dentro de sua realidade está negociando compra de jatos e armamentos.

  2. Ao ler a reportagem mais uma vez me convenci de quão estúpida e ideologizada é a patética gestão do Sr. Megalonanico no MD. Ao defender a cooperação incondicional entre os países da América do Sul e países da África Ocidental bem ao estilo dos delírios ParTidários de “Brasil – PuTênfia,membru duz briqui unindo os povos contra uzamericanú mau e uzeuropeu falidú”, e mirando cenários mirabolantes tais como invasão da OTAN na Amazônia, IV Frota da USN chupando o Pré-Sal de canudinho com o apoio dos Ingleses nas Falklands inevitavelmente negligencia-se a ameaça representada pela CORBA – Corja Bolivariana de Nações capitaneada pela Venefavela de Idi Amin Dada e seus acólitos tais como os narcoguerrilheiros das FARCs, e passa-se a dar credibilidade a absurdos tais como as patéticas reivindicações da Senhora K em seus delírios movidos a toxina botulínica. Da mesma forma, restritas ao cercadinho sulino, nossas FA’s perdem operacionalidade na medida em que deixam de relacionar-se com suas contrapartes de outros países.
    .
    Após essa explanação agora é esperar pelos ataques proveniente dos Mujahedins virtuais, patriotas ardorosos dispostos a morrer pela pátria enquanto estão confortavelmente sentados em frente à seus notebooks, PC ou tablets, sob a temperatura amena do ar condicionado e tomando coca-cola.

  3. Tudo bem, mas o Brasil deve ter mais pulso firme em relação a essa doutrina de não querer guerra na America do Sul e uma maior união, mas sabemos que têm países problemáticos por aqui e alguns deles acham o Brasil um país que tem ares de “IMPERIALISTA” então acabam não ajudando em certos pontos a maior interação a América do Sul, como o caso da Argentina, que sempre tenta avacalhar e acham que se o Brasil tiver maior papel regional de comando seria um problema para eles, pois os mesmos se acham europeus demais pra serem submissos ao Brasil !

  4. AMORIM BAD BOY.


    num ato de puro vandalismo, certa vez amorim jogou uma garrafa pet num lixo de organicos.


    um dia a mãe do amorim mandou ele ir tomar banho, mas ele ligou o chuveiro e so molhou o cabelo


    amorim um dia quis experimentar drogas pessadas, ele tomou fanta uva


    amorim ja atravesou a rua do condominio onde mora sem olhar para os lados


    amorim comeu todos os doces de cosme e daminhão, e disse não saber quem foi.


    aos 50 anos amorim teve a maior decepção de sua vida, lhe disseram que papai noel não existe.

    certa vez amorim usopu o banheiro do shoppng, e deixou a tampa do vaso levantada


    numa festa de aniversaruio de alguem do partidão, amorim comeu dois brigadeiros antes de cantar o parabens.


    no onibus amorim deu sinal fora do ponto em que não ia decer, so para sacanear o motorista.


    certa vez amorim falou bunda, e não bumbum


    perguntaram a amorim sobre 69, ele respondeu de forma malcriada que não joga na loteria.


    numa gaveta de sua comoda, amorim secretamente esconde uma cueca boxer preta, por baixo de todas outra samba canção beges


    em um dia de furia, amorim tirou catota do nariz e limpou na cortina

  5. “Ao tratar, em sua exposição, do fim das hegemonias e do crescimento da multipolaridade no mundo, Amorim ponderou que a defesa deve estar preparada para a hipótese de que o sistema de segurança coletivo baseado em normas falhe.
    Essa possibilidade, afirmou, é uma das razões pelas quais o Brasil e seus vizinhos sul-americanos devem fortificar sua capacidade de defesa.
    ‘Por isso, nossa estratégia regional cooperativa deve ser acompanhada por uma estratégia global dissuasória frente a possíveis agressores’, sustentou.
    O ministro chamou atenção para o fato de a América do Sul possuir valiosas riquezas, tais como petróleo e água, ativos que, segundo ele, podem se tornar objeto de competição internacional. ‘Nada garante que a rivalidade entre potências de fora de nossa região não tenha rebatimento em áreas de nosso direto interesse’, advertiu, acrescentando a importância de os países sul-americanos terem Forças Armadas bem adestradas e equipadas.”

    Gostei do ministro pôr ênfase várias vezes no fato da existência dum mundo lá fora que tem na mira os recursos naturais da América do Sul, ou seja da necessidade de melhorar a defesa do continente.
    .
    Ele faz bem em deixar de lado possíveis guerras internas do nosso continente, já que o principal problema militar da América do Sul são potências estrangeiras que sempre tentaram e as vezes conseguiram guerras entre os nossos vizinhos.
    É fácil ver por exemplo o Chile, sendo um país sem indústria, no caso duma guerra depende 100% do apoio da Otan, esse pode ser um possível cenário, um país como Chile pode virar uma ameaça para o continente por ser escravo dos americanos.
    Mas a ótica do ministro é correta, quando se fala em defesa da América do Sul, se deve falar principalmente das ameaças externas, hoje podem ser americanas mas no futuro também serão chinesas.
    Enquanto aos bolivarianos receberem apoio russo, acho essa possibilidade não existe, talvez eles possam ser no futuro uma ponta de lança dos chinas.
    Mas como vemos sempre por trás dos conflitos do continente existem potências estrangeiras.
    Obviamente os generais da guerra fria, não pensam assim, eles ficaram com uma visão regional, onde o Brasil devia só se dedicar a manter o quintal para os americanos.
    O Brasil hoje é global e ninguém questiona seu papel no mundo, até alguns dos nossos vizinhos vêm o ascenso do Brasil como algo que beneficia a região.
    .—————————
    .
    É óbvio que a política do atual governo, suporte das empresas Otan tipo Embraer Eads Elbit Iveco etc, não levará o Brasil a garantir sua segurança.
    .
    Enquanto à rejeição do ministro por alguns generais, pois bem, o Exército tem o respeito e o apoio do povo brasileiro, mas não devemos esquecer que o torneiro terminou com um apoio de 84%, então o que fazer? então não fica outra que calar a boca, porque o torneiro por duas vezes e a ex-guerrilheira uma vez foram escolhidos para governar o Brasil, eles têm o mandato do povo para fazer o que o povo já sabia que iam fazer.
    .
    Se estivessemos no ano 2003, eu entendo que poderíamos falar que o governo está errado, mas o PT ganhou por TRÊS VEZES a presidência e em cada eleição parlamentar ganha mais deputados, então como sempre falo, quem vai contra sem mostrar nenhuma outra alternativa superadora da atual realidade, se ferra.
    .
    Para ser oposição, ou para ter sucesso como oposição é preciso ter programa, um programa que mostre claramente que se pode ir além do atual governo, não o ‘programa’ da época da guerra fria ou dos governos entreguistas.
    .
    Para ser oposição é preciso ter cabeça e respeitar o povo, não ser um Serra FHC Bolsonaro ou Olavo, o povo não é tolo. Hoje o partidão governa sem oposição, mas não por culpa deles, não, por culpa da oposição insistir com bobagens.
    No lugar de preparar um programa para o futuro a suposta oposição vive no passado, na guerra fria ou as vezes na idade média.
    ————–
    Muito boa a frase do ministro: “a defesa deve estar preparada para a hipótese de que o sistema de segurança coletivo baseado em normas falhe”
    traduzido do jargão diplomático quer dizer que um país invada outro sem nenhuma legalidade ou autorização dos organismos mundiais. Por exemplo o que aconteceu na Líbia, um país é crucificado e os restantes ficam olhando.

  6. Brasil tem que fazer isso mesmo…
    Muitos criticam o Amorim, mas ele só está a alguns meses apenas a frente do ministerio da defesa… Mas os corneteros já começaram….
    O que o brasil tem de buscar não é uma corrida armamentista na américa do sul…
    O que o amorim vem buscando são parcerias sólidas, cooperação regional e independencia política e diplomática do brasil e de toda a américa do sul….
    AMORIM FOI O MAIS INTELIGENTE E O MAIS NACIONALISTA DE TODOS OS EMBAIXADORES QUE TIVEMOS ATE HOJE NO BRASIL…
    Podem falar o que for, “amorin ternin tergal”, demagogo e etc…
    Mas quem fala isso não entende o mínimo de diplomacia e de guerra branca.. O BRASIL É O QUE É HOJE( em termos de imagem internacional ) GRAÇAS AO SIMPATISSISIMO(nao digo honesto) LULA E GRAÇAS A INTELIGENCIA E AO PRAGMATISMO E CORAGEM DO AMORIM.
    Podem falar que os outros nos acham uma piada. mas não acham… Podemos ter as forças armadas que for, grande pequena, media, que seja. NINGUEM COMPRARA BRIGA COM O BRASIL. ISSO MESMO NINGUEM….
    .
    Vivemos na era da imagem, e a imagem atual do Brasil, apesar de tantos problemas, é IMACULADA.



  7. “acrescentando a importância de os países sul-americanos terem Forças Armadas bem adestradas e equipadas” – Celso Amorim atual fantoche de defesa…sic..ministro.

    em que milenio se dara tal afirmação ???

  8. Um sistema de defesa sulamericano cai direto nos ouvidos britanicos e pra eles isso cheira a pólvora.
    Deve se procurar a paz sem duvida nenhuma mas achar que vai banir a guerra da América do Sul, é pensar que os seres humanos deixem de ser o que são.
    O sistema coletivo de paz e segurança internacional e suas normas sempre existiram e existirão, o problema é que estão sempre em mutação sendo essas mudanças o ‘x’ da questão.
    Mas no todo acho o texto bem legal.

  9. Claro!Essa é que deve ser a nossa politica a convergencia e interdependencia reciproca!Com isso espatamos os predadores do norte e criamos um mercado militar e civil para nós, e todos os paises do hemisferio sul que englobe a africa e america do sul!

  10. Modelo de politica adotado pelo Brasil??? Gerenciamento de Muros de Indecisao.
    “Quando vierem por ti e melhor estar armado” Mais cedo ou mais tarde o mais forte tenta impor suas leis nos fracos. Lei de Darwin na politica. Amazonia sendo torrada por corruptos brasileiros nao acenta bem na ONU e os pauzinhos das discordas e olho grande ja estao sendo manipulado por tras dos panos…e o Brasil desdentado pedindo “peace and love”..ah ta!!

  11. Desculpe Ministro, mas ainda existem contenciosos na América do Sul, sem contar a ação irregular de Guerrilheiros, Narcotraficantes,etc. Bolívia, Peru e Chile sempre estiveram em crise, assim como Argentina e Chile. Equador e Colômbia e Peru idem. Tudo é muito bonito na teoria, mas se não existir capaciade de defesa, me desculpe, a situação ficará crítica.

  12. Celso Amorim ta certo no q fala .. mais sem equipamento e açoes praticas .ficamos so no papo e mais nada …

    vale uma leitura nisso aki tb …
    http://www.defesanet.com.br/dita/noticia/5105/A-quem-interessa-uma-crise-militar-
    ….as peças do tabuleiro começam a se mover ….. e o q ja falei .. o militar podereclamar e tudo ….mais sem o povão do lado .. apoiando .. n da pra fazer nada .. hoje ,pra mim , acredito mais em grupos separatistas do q uma revoluçao (botar o q no lugar ??) de frente unica nesse pais …”a espera de um milagre” . hehehehe

  13. Um belo sonho, nada factível,até pq , temos n irmão caim do norte pronto a autofirmar-se e se firmar no país dos + incautos, cito: O BRASIL, um gigante de pés de barros, nem FAs tem p defender-se, exemplo: os caças da FAB, cadê eles?Baboseira.Logo ,logo um de nós ameaça o outro, e vai às compra de mt armas , dois casos especificos:CHILE e à Venezuela…….Quem viver vera.Sds.

  14. Se ele acredita tanto nisso, então fecha a escola, não faz sentido uma Escola de Guerra. Ninguém quer guerra, porém, devemos está preparados, isso se chama dissuasão.

  15. Canalha, traidor,safado só diz isso para que nemhum país da America desenvolva poder bélico.porém a China,Russia,Europa,Índia,Paquistão,Israel,Canada até Austrália e o GRANDE SATÃ (EUA) podem. né, safado

  16. depois de um ministro da pesca que disse que não sabe por uma minhoca no anzol, temos um ministro da defesa hipie rsrsrs, ” pra que caças, armas, vamos fazer umas cabaninhas e uma fogueira bixo, sociedade alternativa”
    belas escolhas senhora presidenTE, bastante apropiadas !!!

  17. UI…. O rapaz que fez cursinho de piloto ta revoltadinho…
    .
    ui ui ui…. Venefavela… ui…
    .
    Bate nele mamãe… ele é anti amelicanu !!!!!
    .
    Bate nele mamãe…

  18. HMS TIRELLES (SE É Q VC GOSTA DE SER CHAMADO ASSIM)
    .
    O Amorim foi um dos mais brilhantes alunos do Instituto Rio Branco… ganhou uma bolsa pra estudar em Vienna… Ele é inteligentissimo e Culto..
    .
    E vc ? Oq vc é ? Oq vc tem de gabarito pra criticar alguem como o Amorim ?
    .
    Ja sei… fez curso de piloto ?
    .
    É isso mesmo… enquanto alguns nascem pra brilhar pela inteligencia e capacidade intelectual, outros nascem pra viver no anonimato… destilando odio num blog falido……….

  19. ESTAMOS CHEIOS DE COMENTARIOS PERNICIOSOS QUANTO AO NOSSO MONISTRO DE DEFESA,MAS ENTENDEU EU QUE O QUE LEVA A GUERRA SÀO INTERESSES ECONOMICOS,PETROLEO MINERIO E TUDO MAIS =,JA ESTAMOS NAS MÃOS DAS MULTINACIONAIS PRA QUE GUERRA,TEMOS QUE PERDER ESTA MANIA DE PERCEGUIÇÃO,QUEM VAI NO FRONTE PARA LUTAR SÃO OS SALDADOS SO VEJO DISCURSO DE GENERAIS,QUERO VER SE TIVESSE-MOS QUE LUTAR PELA NOSSA AMAZONIA E NOSSO BRASIL QUEM DESSES QUE FALAM MAU DO AMORIN IRIAM LUTAR LA NO CORPO A CORO QUE GUERRA E ISSO,TODOS QUEREM E FICAR NA RETAGUARDA COMO TODO BOM GENERAL,SUAS FAMILIAS PROVAVELMENTE ESTARÃO BEM LONGE QUEM SABE EM MOSCOU OU NOVA YORK,VAMOS CONSTRUIR NOSSA DEFESA MAS COM CALMA SE LEVANTAR MAGOAS NEM INIMIGOS,ESTÃMOS SEM DEFESA E QUANDO ALGUEM COMEÇA A CONSTRUIR UMA SO LEVA PAULADA,BONS BRASILEIROS QUE SOMOS EM VAMOS INCENTIVAR AS BOAS IDEIAS PARA QUE ELAS NÃO PAREM NO MEIO DO CAMINHO.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS E NOSSAS FAMILIAS.

  20. No fundo.. eu tenho pena… tenho dó de gente como esse rapaz… ele se dedica a andar por todos os blogs de defesa e geopolitica da internet… a vida desse rapaz se resume a isso…
    .
    Em cada blog é uma máscara… mas uma só identidade: falar mal de gente q não gosta dos Estados Unidos…
    .
    Se alguem é anti americano, então ficará marcado pra sempre com essa sina… com esse sinal….
    .
    Se vc não gosta dos EUA… vc é favelado, vc é corrupto, vc é esquerdalha, vc é do mal, vc é terrorista… e outras coisas do genero…
    .
    .
    No fundo, no fundo, essas pessoas me despertam PENA… nada mais que isso….. Pq sabem q nunca serão mais do que são hoje: Anonimos que aproveitam a internet pra construirem um mundo particular totalmente diferente da realidade…
    .
    Mas oq dá mais pena ainda é o fato de que esses coitados gostariam de ter nascido num lugar, mas nasceram em outro…. Ainda há a esperança do GREENCARD….. tentem tirar o GREECARD, e quando conseguiram, tentem dizer pro Pessoal da KU KLUX KLAN que vcs são latinos…
    .

  21. O nobre ministro esquece que o mundo não se resume em América do Sul. Se uma tribo de índios proclamar sua independêcia?
    Com uma reserva imensa de petróleo, sem aviões, sem baterias antiaereas, sem navios de guerra. Se as Forças Armadas perderem um conflito, o povo perdeu também, mas os políticos perderam antes.
    Quando o sistema econômico mundial cair, as invasões de um país sobre outro vão começar. Todo mundo quer petróleo, até os que não precisão querem para controlar outras regiões petroliferas para manter os preços elevados.China,índia e União Européia querem petróleo.
    É muito lógico, mas o ministro e Dilma igualmente o Lula não sabem porque não leram Maquiavel.

  22. Os países da américa do sul não precisam nem de armas para ameaçar o brasil. Evo morales invadiu refinaria da petrobrás, ameaçou cortar a exportação de gás, fazendo pressão para aumentar o valor, tentou legalizar carros roubados no brasil. O lugo do paraguai igualmente fez pressão para aumentar o valor da energia de itaipu, desrespeitando contratos em vigor. Hugo chaves, cansou de aprontar. E o brasil, apenas ficou de quatro.

  23. Ninguém pode negar qu enos últimos tempos o sul tem se envolvido bem menos em guerras do que o norte… isso é fato… e ainda acredito em uma maior união da américa do sul, aos moldes da união européia… venha o que vier

  24. Um diplomata de carreira que gosta e acostumado a salamaleques, frescuras de bla bla, agendas de passeios e visitas diplomaticas. Pode entender alguma coisa de defesa, equipamento militar, estrategia de poder de disuação ???????

  25. Ter Amorim no Ministerio da Defesa é o mesmo que colocar o Tiririca como ministro da Educação. Relativamente da para entender que o governo não esta preocupado com a Defesa e modernização das FAs ou com a educação.

  26. Antonio, quanto ao ministro da defesa, é muito mais importante ter um cara inteligente e patriota que não intendende mta coisa de armas lá do que um conhecedor de armas vendido pelo lobby estrangeiro(lobinnn)..

  27. O governo não está preocupado com nossa Defesa,pois se estivesse já teria comprado nossos caças.Teria também comprado sistemas de mísseis para nosdefender de um possível ataque aéreo.

  28. Esse homem é um fenômeno! Meu Deus!
    .
    ..
    Quando vc pensa que já viu tudo que podia da parte desse louco comunista stalinista agora ministro da defesa, o sujeito se supera! Aprendeu com o chefe dele o Duce Mussolini dos Sertões ($u$a) outro pródigo em falar aberrações.
    .
    ..
    Há sete anos os países da America do Sul com exceção do Brasil em proporção é claro, tem aumentado os gastos militares e quem começou isso foi o amigo irmão, traficante e companheiro venezuelano Chávez, e o safado com a cumplicidade dos PeTralhas colocava caças sobrevoando o espaço aéreo brasileiro (na fronteira) entre os dois países entre setembro de outubro de 2008 e ninguém fez nada.
    ..
    -Isso é o que? A que ponto chegou a nossa subserviência a esses países satélites de “Cuba”; Venezuela, Bolívia, Paraguai, Equador todos com os seus narco-presidentes…
    ..
    .
    Tem que cortar o aço nesses PaTifes, a hora deles vai chegar nada é eterno.(Certo é o Chile que pega pesado principalmente com a Bolívia)

  29. PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE,POIS ESTES REINARÃO SOBRE A TERRA!
    .
    .
    Parabéns Sr.Amorim pelo desejo de querer na América do Sul de não haver guerras entre si e de que não poder haver golpe de estado na região.
    .
    Foi com esse intuito que o governo brasileiro(época do presidente LULA) julgou o golpe de estado em Honduras e as que queriam começar na Venezuela e no Equador e Bolívia,inaceitáveis para o povo latino.
    .
    Foram eles todos orquestrados e abençoados pelo império da maldade(EUA);basta vê o quê se tornou Honduras depois do funesto golpe de estado que malogrou meses depois,com uma eleição de meia sola por lá.
    .
    .
    *********(trechos do Original)
    .

    Um caos fabricado nos EUA em território hondurenho
    .
    (*)Por:Dana Frank / NYT, É PROFESSORA DE HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA, ESTUDA A INTERVENÇÃO AMERICANA NO MOVIMENTO TRABALHISTA HONDURENHO DURANTE A GUERRA FRIA. O COLUNISTA MAC MARGOLIS CONTESTA AS TESES DESTE ARTIGO NA PÁGINA SEGUINTE – O Estado de S.Paulo
    .
    .
    .
    (…)Já é hora de reconhecer o desastre de política externa em que se tornou o apoio americano ao governo de Porfirio Lobo em Honduras. Desde o golpe de 28 de junho de 2009 que depôs o presidente José Manuel Zelaya, o país vem descendo cada vez mais fundo num abismo de direitos humanos e segurança. Esse abismo é, em boa parte, um produto do Departamento de Estado americano.
    .
    Segundo dados da ONU, Honduras tem hoje a mais alta taxa de assassinatos do mundo, e a cidade hondurenha de San Pedro Sula é mais perigosa que Ciudad Juárez no México, um centro de violência dos cartéis da droga..
    Boa parte da imprensa americana vem atribuindo essa onda de violência exclusivamente ao tráfico de drogas e às gangues. Mas foi o golpe que abriu as portas para um enorme aumento do crime, e desencadeou uma onda contínua de repressão respaldada pelo Estado. (…)
    .

    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,um-caos-fabricado-nos-eua-em-territorio-hondurenho-,828656,0.htm
    .

    .********************************
    .
    .
    Como se pode observar pelos fatos do passado mais recentes,a velha maneira americana se intrometer e colocar o seu dedo sujo em assuntos que não lhe diz respeito,lhe rendeu muitos inimigos pelo mundo a fora.
    .
    Cabe a América do Sul se unirem em um propósito único em torno da defesa das suas soberanias contra o mal que surge no horizonte norte;e se fortalecerem contra os mandriões e golpistas que amam a violência e a intolerância entre nações.
    .
    Como se pode observar também,o nível xiita dos argumentos de alguns aqui,que é bem patético por sinal;quando a América do Sul se movimenta para fazer uma consolidação de irmãos.
    .
    Os bandos de espias e americanófilos se enlouquecidos pela paixão e pela alucinação hipócrita;pois para a tropa da resistências,a união dos povos sul americanos,por não dizer latinos;não é bom para o seu deuszinho,o Tio Sam.
    .
    Sr.Amorim fora um dos arquiteto que consolidou a UNASUL e o MERCOSUL,que são os instrumentos que nos proporcionarão uma unidade de fraternos sul americanos contra o mal que vêm do norte.
    .
    PARABÉNS AMORIM!

  30. Parabéns Amorim, por ser cretino… sabes a verdade, mas sorrateiramente tenta nos enganar… sua hora vira… manda neste pais quem o ama, não figuras passageiras como tu… o cerol fininho tá chegando… ponha seus bigodes de ramster de molho… vamos limpar a eira dessa AL toda e queimar esses hipocritas na fogueira da verdade… ao tolos que ainda acham que eles quem defendem o pais, tomarão um susto ao desmascararmos os seus herois, vendo quem são seus patrões… sim, moram acima do equador…

Comentários não permitidos.