Diplomacia russa denuncia OTAN por violação dos direitos humanos na Líbia

Rússia exige investigação de mortes de civis em operação da Aliança Atlântica naquele país da África do Norte.

É necessário fazer uma investigação de todas as mortes de civis que ocorreram durante a operação da OTAN na guerra civil da Líbia no ano passado. Esta é a posição do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, manifestada num diálogo com uma comissão internacional independente que investiga a violação dos direitos humanos naquele país da África do Norte.

No relatório anteriormente apresentado pela Comissão dos Direitos Humanos, consta que a OTAN realizou uma operação de grande escala para evitar a morte da população civil. No entanto, “o relatório confirma a morte de muitos civis, e a operação atacou alvos sem nenhuma relevância do ponto de vista militar”, diz o informe.

Uma comissão de peritos investigou 20 ataques aéreos das forças da OTAN, registrando 60 mortos e 55 feridos em 5 ataques aéreos – informa o documento. No relatório, é requisitada a continuação da investigação das ações da OTAN na Líbia.

Mais cedo, durante uma entrevista coletiva, o chefe da comissão, o canadense Philippe Kirsch, disse que a OTAN recusou os pedidos da ONU de entrevistar membros da Aliança Atlântica, além de não fornecer acesso à investigação interna. Respondendo a uma pergunta da agência de notícias ITAR-TASS sobre o que a comissão entende por “novas investigações”, Kirsch disse que, dado que a Comissão cumpriu a sua função e completou o trabalho, “a investigação deve ser realizada por outras entidades, inclusive a própria OTAN”.

A comissão foi constituída em conformidade com a resolução aprovada por unanimidade, em fevereiro de 2011, em reunião extraordinária da Comissão dos Direitos Humanos em Genebra.

Fonte: Diário da Rússia

9 Comentários

  1. Nossa que legal além de matar a OTAN esconde os mau feitos até para a ONU que sem moral nenhuma tenta de alguma forma fingir que está fazendo alguma coisa, é claro que parte da OTAN sabe das mazelas que vem fazendo desde 2011, já a RÚSSIA que está com o pé atrás com a organização fica sempre de olho e ameaça atacar qualquer país que ouse se movimentar contra a RÚSSIA , não é atoa que está se armando e fazendo seu escudo de defesa contra um possível ataque sabe lá Deus de onde !

  2. Cuidado RICK/EB/MB/FAB! Tem gente aqui que vai te acusar de comunista e antiamericano, mesmo que tudo o que você tenha dito seja verdade..rs.

  3. Se perceberem… Russia está engrossando o caldo, começando a falar grosso de novo. Medidas como aquela da Líbia tendo consenso russo jamais se repetiram.

  4. Eles só estão tentando proteger seus interesses, no momento é arrastar o OM par ao caos total para com isso levar o BRICS para a crise também, só no Iraque foram milhares de mortos e 3 milhões de pessoas literalmente dormindo ao léu, aí conte os que hoje moram muito mal por causa da implementação da democracia estadunidense, a Líbia agora ruma a guerra civil, e se começar de fato, vai saber lá quando acabará, é só a proteção dos interesses de um mundo livre e democrático, totalmente plausível e louvável.

  5. disse:
    10/03/2012 às 20:01

    Se perceberem… Russia está engrossando o caldo, começando a falar grosso de novo. Medidas como aquela da Líbia tendo consenso russo jamais se repetiram.
    Wavatar diarum disse:
    10/03/2012 às 20:55

    ops, jamais se repetirÃO!======Ainda + c o falcão Putin de novo no poder , ele q mostrar ao Rússo q são potencia e q ter exito econômico…saí da frente q o Urso tá danado.Quem viver vera. Sds.

  6. Russian denuncia violacao dos direito humanos na Siria. Quem sao eles para reclamarem disto. Violam os direitos da Chechenia todo dia toda hora com sua brutalidade. Os Russo falando de direitos humanos..kkkk

Comentários não permitidos.