Dilma será recebida por Obama 'sem honras' de visita de Estado

Presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama ouvem os hinos nacionais do Brasil e dos Estados Unidos na cerimônia de recepção ao presidente americano em sua visita ao Brasil em março de 2011 – Foto: Ichiro Guerra/PR

Casa Branca argumentou não conceder esse tratamento a nenhum visitante neste ano eleitoral no país.

A visita da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca, no dia 9 de abril, vai estampar a dificuldade de os Estados Unidos qualificarem o Brasil como um parceiro, como China e Índia, e aprofundarem as relações bilaterais. À líder brasileira não será dispensado o grau de atenção e de honra de uma visitante de Estado. Por falta de outros tópicos mais encorpados, sua agenda positiva com o presidente americano, Barack Obama, terá como ponto principal o envio de estudantes brasileiros aos EUA. A negativa estará marcada pelas divergência sobre Síria e Irã e por imbróglios comerciais.

A visita de Estado pode ser realizada apenas uma vez a cada país durante o mandato presidencial e prevê encontros do líder nas sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Assim foi recebido em Brasília o presidente americano, Barack Obama, em março de 2011. Ao declinar essa atenção especial a Dilma Rousseff, a Casa Branca argumentou não conceder esse tratamento a nenhum visitante neste ano eleitoral no país. No próximo dia 13, entretanto, Obama receberá o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em visita de Estado e com direito a banquete de gala.

A comparação entre Brasil e Reino Unido, um aliado americano na coalizão em guerra no Afeganistão e na Otan (Organizacão do Tratado do Atlântico Norte), pode ser exagerada. Mas a Casa Branca recebeu o presidente da China, Hu Jintao, em janeiro de 2011, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, em novembro de 2009, em visitas de Estado. Segundo Mike Hammer, secretário assistente de Estado para Relações Públicas, “não há resistência por parte dos EUA em aprofundar e ampliar as relações com o Brasil”. Questionado se a resistência estaria no lado brasileiro, ele se esquivou. “Isso você tem de perguntar para os brasileiros”, afirmou na última quinta-feira, 8, durante entrevista coletiva em espanhol.

Segundo Hammer, Síria e Irã serão temas abordados durante a visita. Há duas semanas, ele afirmara ser de interesse do governo americano ouvir o Brasil sobre a questão nuclear do Irã. Anteontem, indicou ser importante para Washington agregar o País a seu movimento internacional para forçar a renúncia do presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiar a oposição e dar assistência humanitária. “Queríamos ver o Brasil trabalhando conosco e com outros países para nos ajudar a pressionar al-Assad”, afirmou.

No âmbito bilateral, o recente cancelamento da compra de 20 SuperTucanos pelas Forças Armadas americanas, dois meses depois do anúncio da vitória da Embraer, trouxe um elemento de desconforto para as iniciativas de ambos os governos de estimular o comércio e os investimentos de lado a lado. A demora dos EUA em autorizar a importação de carne maturada do Brasil cria outra zona de atrito. Esse compromisso tinha sido uma das contrapartidas americanas para evitar a adoção de retaliações do Brasil, com base na controvérsia sobre os subsídios ao algodão.

Sem temas de impacto a serem fechados durante a visita, ambos os lados estão se esquivando de termos como o “relançamento das relações bilaterais” ou a “parceria Brasil-EUA”. Mesmo a ambição americana de ver no Brasil um futuro fornecedor seguro de petróleo esbarra na resistência brasileira em exportar combustível bruto de suas reservas do pré-sal. O etanol, nos EUA, perdeu relevância com o impulso do governo Obama à fabricação de carros elétricos – em vez de veículos movidos a álcool, mesmo o de milho.

Nesse contexto, a educação tornou-se única área de possível estreitamento das relações bilaterais. O governo americano vê no Ciência sem Fronteira, programa do Ministério da Educacão que permitirá o envio de 12 mil estudantes brasileiros às melhores universidades do exterior, como uma iniciativa tão impactante na sociedade e na economia brasileira, no futuro, quanto a criação da Petrobras, da Embrapa e do BNDES, no passado. Os EUA querem receber boa parte desse universo.

Fonte: Estadão

47 Comentários

  1. CLARO QUE OS EUA QUEREM RECEBER ESTUDANTES PARA TORNA-LOS SIMPATICOS AOS INTERESSES ESTADUNIDENSES E COOPTAR OS MELHORES.

  2. É incrível como eles sempre tem desculpas para tudo de errado que eles fazem…e tem gente que concorda ainda.
    Eu não tenho mais nada pra dizer depois de todos os fatos dos ultimos tempos. Por mim o governo poderia dar uma desculpa esfarrapada e cancelar essa viagem.

  3. Se não será recebida como merece não vá.o problema é que tem gente no Brasil torcendo e trabalhando para o Brasil ser servil novamente.
    China e India são nucleares,impõe respeito.Nosso projeto foi paralizado diversas vezes por entreguistas que assumiram o poder.

  4. Fica na minha cabeça só uma pergunta, o que essa Dilma vai fazer lá? Chega de humilhação meu Brasil, sai fora guerrilheira de araque.

  5. Eles não querem o brasil potencia,e sempre nos verão como cachorro sarnento,pais de terceiro mundo,e farão o pocivel e o impocivel para evitar o desenvolvimento brasileiro e a união da america latina,éra uma boa dilma russef cancelar esta viagem seria um tapa na cara que eles merecem.

  6. Pois é : nas relações entre países não existem amigos, apenas interesses em comum. Se um dia a ONU quiser criar um Estado (país) Yanomami na Amazonia, com a real finalidade de controlar o Nióbio e outros minerais estrategicos. A Nossa aliada estrategica a França (aliada dos EUA via OTAN), seria uma das primeiras a enviar tropas e aviões para nos invadir e daria total apoio.

  7. Querem saber de uma coisa… até os àrabes em geral , se vacilar são mais bem conceituados,, e tratados e tal… E falo por experiência própia de lá… sobre os 2 prismas kkk… Querem saber mais… Chupa essa manga… eles não estão com essa bola toda mais… já era… september eleven… se encarregou de dar à partida … sds.

  8. Se eu fosse ela eu tirava uma onda com esse Barata Obama e cancelava a visita rsrs rsrs Alegava intensa TPM e não ia rsrs rsrs “Estou naqueles dias my friend e melhor não ir senão rodo a baiana ai” rsrs rsrs



  9. tem gente que da mais importancia a aparencia que ao conteudo…

    que adianta receber o chefe do KUDISTÃO.kkk.. com pompa e circuntancia e mais tarde sodomizar ele..kkk

    mais vale o que sera firmado de concreto e não se a Dilma vai se sentir .. rainha dos Brics..imperatriz do pre-sal.kkk.. etctera..rs

  10. tisc tisc, estamos voltando para os tempos do entregando henrique cardoso ? que era obrigado a tirar os sapatos para entrar nos lugares ??

  11. O Brasil sempre é contra Usisteitis em tudo que é forum internacional, agora quer tratamento de amigo como Reino Unido e China que aplica todo seu dinheiro lá?..
    .
    Os Petralhas só podem estar brincando.. rsrsrsrs

  12. :
    10/03/2012 às 23:36

    Eles não querem o brasil potencia,e sempre nos verão como cachorro sarnento,pais de terceiro mundo,e farão o pocivel e o impocivel para evitar o desenvolvimento brasileiro e a união da america latina,éra uma boa dilma russef cancelar esta viagem seria um tapa na cara que eles merecem.======================Ela ker fazer turismo, pois sabe q nada representa, ela e o simbolo do n país, p os nefastos ianks..+ ela irá beijar os pés do obaobama..trágico.Sds.

  13. Enquanto nossos governantes tiverem cérebro de uma minhoca o Brasil sempre vai ser vista uma pais do 3º mundo nunca nos levaram sério. Só economicamente nao basta nossas forças armadas tem que esta altura da grande naçao que somos a vida toda fomos sempre o quintal dos americanos e europeus quem é escravo sempre o será. Nem no futebol somos repeitados mais mesmo se recebermos a carta de liberdade continuaremos agindo e pesando como escravos . É bom isso acontecer para ver o mundo em que vivemos ´quando americanos e europeus chegam no Brasil so faltamos baixar as calças para eles.

  14. A situação não se altera. A maioria dos que emigram aos Estados Unidos para estudar, fica por lá, as custas da CAPES e Governo Brasileiro. Não será diferente desta vez. Quanto as relação entre Estados Unidos e Brasil nunca estiveram tão mornas, e a tendência é ficar na era do gelo por um bom tempo. Não interessa ao Brasil uma relação Caracu com os Americanos, mas sim uma conversa onde eles encherguem no Brasil umm parceiro. Esqueceram a décadas a América Latina e se voltam a Ásia. Bem, problema deles.
    A Dona Dilma nem deveria ir nesta visita, no meu ponto de vista. Ir lá para atrapalhar a agenda do Obamis em ano eleitoral. Quem ela pensa que é? devem pensar os democratas de plantão.
    Eu quero é o Rafale logo por aqui, adeus Super Tijolo.
    [ ]s

  15. Os antiamericanus continuam soltos. Com quem vossos senhores gostariam que o Brasil se aproximassem mais? China? o que investem os chineses no Brasil na sua industrializacao..NADA. Quantos empregos tem criados no Brasil as companhias Chinesas..NADA. Querem os minerios bruto,a soja em graos e comprar terras ferteis, porque la esta se tronando um deserto e poluido.
    My friends, o comercio brasileiro de manufaturados e com os EUA e os Europeus e muitos da America latina e ate Africa.
    A agenda de Dilma nos EUA e vazia. Nao existe nenhum tratado importante, nem um Pacto de defesa etc etc. O Brasil nao tem orcamento de defesa para sustentar qualquer semelhanca de uma Pacto de Defesa do Atlantico Sul ou qualquer outra coisa.
    E uma visita de cortesia nada mais e Dilma deve cumprimentar a todos, sorrir muito pouco e ir embora.Venha a Washington e deixe a impressao que as relacoes nao estao melhorando. Deixar Uma ma impressao ao Governo Americano e mais importante do que ficar emburrada em Brasilia.

  16. .
    .

    Para quem sabe ler {na ortografia brasileira}, — um ponto, é um ponto.
    .
    O ponto tem uso ortográfico em dois casos: para indicar o fim de período declarativo e no final de abreviaturas.
    .
    No primeiro caso, a função é sintática e equivale à pausa do discurso oral. No segundo caso, trata-se de uma convenção ortográfica para orientar a leitura e sem correspondência no discurso oral.
    .
    Mas, na política, e sobre tudo na política externa, onde nada é por acaso e cada detalhe é extremamente valorizado e todo movimento é pensado e cheio de significados, sem duvida, este “ponto” da o – “tom” – da visita no que tange a:
    .
    # Relevância,
    .
    # Consideração
    .
    # Respeito.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  17. Eu achei interessante esse comentário do Coronel Gelio Fregapani.

    Parceria sobre a “Não Proliferação” – Cara de pau dos EUA

    A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil definiiu as relações com o governo brasileiro: “O Brasil é um importante parceiro global que compartilha metas comuns de não proliferação e desarmamento. (Para o mundo, mas não para eles) A “Não Proliferação” é a chave da parceria, significando dominantes e dominados.

    Só com armas nucleares um país pode ser independente no mundo de hoje.

    Quem quiser ler todos os comentário…Clique AQUI

  18. E só para fechar eu também defendo que o Brasil proteja mais sua indústria perante ao tsunami criado pelos paises desenvolvidos, assim como pela desvalorização artificial do câmbio feita pelos chineses. E também acredito que o Brasil deva ter muito cuidado com a China, porém precisamos de um certo modo dos investimentos da mesma em várias áreas da nossa economia, e não defendo subordinação a nenhum pais do mundo.

  19. Patriota, embaixador, vamos cancelar esta viagem, é ano eleitoral nos EUA, temos problemas internos a resolver, é uma boa desculpa no momento.

    Esta viagem vai ser um fiasco.

  20. A relação entre Brasil e Estados Unidos sempre foi bem definida…
    .
    Na parceria, o Brasil entra com o rabo e os Estados Unidos entram como pau…
    .

  21. garanto se o nosso governo nao fosse tão estúpido a ponto de negligenciar o rearmamento de nossas forças armadas,e o brasil fosse além de a 5 maior economia,fosse um dos gigantes militares com certeza teria um tratamento melhor…

  22. A Dilma deveria cancelar a viagem, não pela ausência das pompas de Chefe de Estado a que tem direito, mas pela mensagem velada que os Estados Unidos deixam transparecer em não as ofertar. Fazendo uma analogia entre política externa e nosso dia a dia: se alguém que você considera marca uma visita a sua casa, você irá recebê-lo de bermuda e chinelos, com a a geladeira vazia e a casa suja? Qual importância (ou qual Mensagem) está atribuindo ao seu hospede?

  23. tem que ir la e em outros paises tambem é assim que funciona por isso que ela e a presidente do brasil para representar a naçao ,se eles quiserem servir cachorro quente no almoço ,problema deles a nossa parte esta sendo feita ,mas na verdade eu prefiro um inimigo declarado do que esse falso amigo chamado de estados unidos da america.

  24. Esses mui amigos esnobam o Brasil sempre que podem. Sabem que, na America, somos o unico país com território e potencial para rivalizar com eles. Por isso investem firmemente nos mais suscetiveis a alienação, através do peso de seu dinheiro. Compram consciencias, fazem traidores. O Brasil não deveria buscar parcerias com essa gente. O mundo tem muito mais países com conteudo cultural e avanço tecnologico, disposto a firmar conosco parcerias mais proficuas. Esse país que espalha discursos de ética para abafá-las pelos interesses, tem monstrado ao mundo que não são parceiros confiáveis nem deles mesmos.

  25. Isso me lembra parte de uma letra do Tim Maia: “Me dê motivo…”
    A Wanda vai lá só para os salamaleques, para retribuir a visita e adeus. Na volta ela entuba os istaites. É uma pena que eles não queiram ser nossos amiguinhos. Kissinger já dizia que os istaites não queriam um novo Japão no seu quintal. Assim que os militares começaram a promover a independência tecnológica do Brasil com Embraer,Angra,Engesa, Avibrás,Cobra, eles lhes deram um pé na bunda. Com certeza faríamos o mesmo se estivéssemos na mesma posição. Então temos de começar a fazer a mesma coisa que eles. Vamos começar a exercitar a arte do carrinho: um pé na bola outro na canela.

  26. Para manter o seu estilo de vida os americanos precisam do Brasil! Muito mais do que nós precisamos deles!Se não vai nos tratar como iguais não há razão nenhuma para que nós eqto país e naçao sejamos baba ovos norte americanos ou estadunidenses!

  27. mais uma ”mancada’ por parte dos americanos .. ha quem diga q sao nossos ”parceiros” e ”defensores” …no mais isso n seria motivo pra se cancelar a viagem .. mais apressa-la .. hehehe .. chega num dia e vai embora no outro sem fechar nada .. dai vamos atras de paises q querem uma real parceria comercial com o Brasil …de fato os EUA seriam o nosso parceiro preferencial .. mas .. parece q eles n querem a arrogancia e má vontade impera quando negociamos como ”iguais”.. ”A FILA ANDA!!!”

  28. Vocês subestimam em muito nossa Presidente Dilma Rusself…aguardem e verão a DAMA DE NIOBIO em ação á favor de nossa pátria!

  29. Nelore, vc deve na surdinha dormir com um chines ou com um russo né…
    quando o assunto é EUA-BRASIL vc vem e poem a china no meio…
    ninguem ta falando em “quem o brasil deve puxar saco”
    estamos falando em “quem deve puxar o nosso saco”

  30. Eu concordo com todos aqueles, que, acham que a “Presidenta” Dilma deveria concelar esta visita aos eua.
    O Brasil nunca teve nenhum benefício, em suas relações bilaterais com os eua. Sofremos embargo nos componentes para: satélites, foguetes, reatores nucleares, só para citar alguns. Os eua sempre trataram o Brasil com desprêzo. Em parte, porque os govêrnos anteriores ( PSDB ) só íam aos eua pedir dinheiro emprestado. Hoje, temos dinheiro,e, a “Presidenta ” devería visitar sòmente os países que interessam ao Brasil.

  31. Bom, eu sempre fui à favor dos princípios da reciprocidade e da proporcionalidade… Maaaassssss, estamos falando de políticos (seja os daqui ou os de lá dos EUA)… E os políticos que conhecemos não tem brios ou orgulho, tem vaidades… Os políticos que conhecemos não tem projeto de nação, tem ambição partidária… Os políticos que conhecemos não pautam suas ações na razão ou nas leis, e sim na “má fé” ideológica… Os políticos que conhecemos, não conquistam os bônus, eles os tomam pra si, e por sua vez, impõem à todos os demais o ônus… Os políticos que conhecemos não tem “alma”, eles tem ego… Enfim, não me agrada quando confundem estado com povos, e atribuem ao Brasil nação a culpa dos desmandos de seus governos transitórios… Enfim, como cidadão brasileiro, NÃO GOSTO QUE ME CONFUNDAM COM ESTA CORJA POLITIQUEIRA.

  32. Eu acho que a Dilma tem que ir sim, falar para eles que não vai comprar os F/A-18, e dizer que eles tem que se definir logo quanto a parceria comercial por que ja tem outro para colocar no lugar deles, e levar um cartãozinho do Brasil com a seguinte frase “CHUPA NENÉM”.

  33. O texto diz que os EUA querem importar do Brasil petróle bruto, que segnifica não processado e com menor valor, a China faz o mesmo em relação aos minérios e grãos.
    Agora achar que a predidente deve ou não ser recebida com banda de músicas, confetes, rojões, espelhinhos, apitos e outros agrados, não faz sentido, inclusive é até melhor, assim a coisa fica mais clara, objetiva e sem desvio de atenção.

  34. A Real verdade é clara a visita da Dilma é sobra o FX-2 ela quer garantias mais claras vindo diretamente do Obama ou vocês acham que ela irá lá simplesmente compra o novo Ipad3 ?

  35. Ela vai la levar na xana! Depois de ter recebido o mané como se fosse o dono do mundo, agora será recebida como uma prostituta qualquer! Bem, pra deixar de ser otária! Cancele a visita prostituta e tenha alguma decência e aproveita e demite o ministro da defesa o GRAM PALHAÇO do planalto.

Comentários não permitidos.