Batimento de quilha de novos Avisos Hidroceanográficos Fluviais

No dia 13 de março, às 16h, em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, nas dependências do Estaleiro INACE – Indústria Naval do Ceará, em Fortaleza, ocorrerá o Batimento das Quilhas dos Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu) “Rio Solimões” e “Rio Negro”,  contratados pela Diretoria de Engenharia Naval àquele Estaleiro.
Os Avisos são os dois últimos de uma Classe de quatro navios a serem construídos a partir do Relatório de Estudo de Exeqüibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval que possuem as seguintes características:

– Comprimento Total                                  24,5m
– Comprimento Entre Perpendiculares        24,0m
– Boca Moldada                                           6,5m
– Pontal                                                       2,6m
– Deslocamento Leve                                   95,4t
– Deslocamento Carregado                        140,0t
– Calado Leve                                           0,91m
– Calado Carregado                                   1,23m
– Velocidade Máxima                               10 nós
– Tripulação:  02 Oficiais, 04 SO/SG e  08 CB/MN
– Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim):
Laboratório Seco (20m2); e
Paiol de Material Hidrográfico.

Os navios desta Classe recebem nomes de importantes rios brasileiros. O rio Negro, por exemplo, é o principal afluente do Amazonas. Banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700km. Já o rio Solimões começa no Peru, estendendo-se por 1.700km até chegar a Manaus, onde encontra o Rio Negro e recebe o nome de Amazonas. A confluência do Negro e do Solimões é avaliada como o maior encontro das águas do mundo, por conta do volume e da vazão – força e grandeza que podem ser vistas por mais de 10 quilômetros de distância, desde o ponto onde as águas se encontram até a diluição total entre as duas.
Os AvHoFlu destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.
A INACE venceu a licitação para a construção do lote de quatro Avisos-Hidroceanográficos, já tendo sido batidas as quilhas do “Rio Tocantins” e “Rio Xingu”, ao qual se integram os AvHoFlu “Rio Solimões” e “Rio Negro”, comprometendo-se, com isso, a incrementar sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.

Os quatro AvHoFlu serão entregues até novembro de 2012, e sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.

Fonte: Segurança&Defesa

3 Comentários

  1. Tinha que colocar nela uma base para Heli pousar e uma 100mm na Proa… e umas .50 portáteis assim não teríamos problemas com piratinhas ou qualquer outro tipo de pentelho que queira encher

  2. A Marinha do Brasil está trabalhando, navios como esses são de fundamental importância para coleta de dados na Amazônia, mapeamento , cartas de navegação, etc.
    Evitam-se grandes prejuízos a civis e militares.

    http://www.naval.com.br/blog/2010/04/21/navio-hospital-encalha-em-cachoeira-no-rio-jurua/#axzz1ok9wTxtu

    Espero que a nossa costa também esteja sendo monitorada nesta área.

    http://www.naval.com.br/blog/2010/05/05/marinha-vai-abrir-processo-administrativo-para-apurar-causas-do-encalhe-de-fragatas/#comments

Comentários não permitidos.