Após Israel matar comandante palestino, violência continua em Gaza

Ataques aéreos israelenses deixam 15 militantes mortos em dois dias, enquanto palestinos disparam mais de cem foguetes.

A mais grave onda de violência entre Israel e a Faixa de Gaza em quase um ano entrou no segundo dia consecutivo neste sábado. Ataques aéreos israelenses deixaram 15 militantes mortos nos dois dias, de acordo com autoridades palestinas, enquanto Israel denunciou o disparo de mais de cem foguetes em direção a seu território.

A violência começou na sexta-feira quando um ataque israelense matou o comandante palestino Zuhair al-Qaissi. Israel acusou o militante de estar planejando um ataque ao país a partir do lado egípcio da Península do Sinai.

Leia também: Ataque de Israel mata comandante palestino na Faixa de Gaza

Foto: AP

Parentes de militante morto por ataque israelense choram durante funeral em Gaza

Qaissi era líder dos Comitês de Resistência (CRP), grupo que por trás do sequestro de Gilad Shalit, um soldado de Israel que foi mantido em cativeiro por mais cinco anos e libertado no ano passado em uma troca por mais de mil detentos palestinos.

Em resposta, militantes de Gaza começaram a lançar foguetes contra Israel – um deles teria deixado um civil gravemente ferido, de acordo com o governo israelense, que aconselhou os cidadãos da região de fronteira a ficar em casa.

Neste sábado, os ataques aéreos de Israel e os disparos de foguetes de Gaza continuaram enquanto milhares de palestinos marchavam em uma procissão fúnebre para Qaissi e outros militantes mortos. “Vingança, vingança”, gritava a multidão. O Egito afirmou estar tentando negociar um cessar-fogo, mas há pouca esperança de acordo. Um porta-voz dos Comitês de Resistência disse que o grupo “não pode recuar enquanto seus líderes e heróis estão sendo mortos”.

Suposto plano

Qaissi foi eleito chefe do CRP em agosto, depois que Israel matou o seu antecessor num ataque aéreo em Rafah, sul da Faixa de Gaza.

De acordo com testemunhas, a explosão que o atingiu foi tão forte que a cabeça de Qaissi se desprendeu do corpo. Imagens da Reuters TV mostraram um corpo carbonizado sendo retirado do local.

Segundo o Exército israelense, o militante preparava “para os próximos dias” um plano de infiltração em Israel similar ao lançado em agosto a partir da Península do Sinai, que deixou oito israelenses mortos e 40 feridos, sugerindo que o ataque aéreo sobre o carro foi necessário para frustrar o plano.

Com AP e Reuters

Fonte: Último Segundo

12 Comentários

  1. Como sempre Israel com seu achismo, nós achamos isso e achamos aquilo e nunca encontram nada, só acham o povo palestino no meio e não tendo em quem atirar, atira na população que em muitos casos não tem nada a ver com o radicalismo de minoria, coisa que ISRAEL tem demais, doidos por conspirações contra seu estado !

  2. Isrraeell se acha no direito de jogar buemba e matarr Palestynoz, não me lembro de nenhum atemtadu reccente contra isrraaeell. Mas hoje isrraaeell mattou dezenas em attaqui …. isso é extermínio , é como Pé de pato , justiceiro , esqudrão da morte . [2]

  3. Bater em Mulher, Cego etc… é fácil… em vez disso , porque não atacam o Irã??? Más cuidado q cavalo não desce escada heim…sds.

  4. Os palestinos de gaza tão realmente enrolados, de um lado a truculência dos israelenses e do outro a do hamas. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

  5. E mt fácil assassinar indefesos, nem direito a ter uma FAs p se defenderem os Palestinos tem…Cadê os benfeitors do planeta p reagirem contra + essa açõs dos judeus?!…Sds.

  6. “xtreme disse:
    10/03/2012 às 19:29


    uma “limpeza básica”…”
    .
    Xtreme, que tal eu fazer uma limpeza básica na tua casa?
    garanto que tua esposa ou tuas filhas serão o prato principal.
    Seu facista retardado!

  7. xtreme disse:
    10/03/2012 às 19:29

    ato falho em XTRUME, limpeza etnica, bem a sua cara mesmo, nazista troll rsrsrs !!

  8. Os judeus invadem a Palestina e os mesmo ñ tem o “direito” de atacar os invasores judeus, pq?!E se eu invadir a sua casa , como vc reagiria?e esse caso…simples assim, são + 300 enclaves dentro das terras Palestinas , violando a resolução da ONU/CS .242….Quem são os bandidos nessa história? E o massacre contínua…Sds.

Comentários não permitidos.