Thales desenvolve solução electrónica para veículos blindados

O grupo Thales apresentou um dos seus mais recentes projectos na área da vetrónica para integração em veículos blindados. Esta solução de arquitectura electrónica aberta consiste num sistema integrado e modular que combina funções de navegação, comunicações, comando & controlo, contramedidas e vigilância. Esta solução é obtida a partir de elementos já desenvolvidos por diferentes subsidiárias da Thales com componentes electrónicos provenientes de outros fornecedores. Através de uma rede do tipo Ethernet, o sistema permite ainda a unificação da transmissão de voz, dados e imagem e a gestão da energia.

Uma instalação típica para 4 membros (condutor, comandante, observador e apontador) compreende dois terminais endurecidos LOGIC Instrument TETRAlight XXS 12.1 onde corre um aplicação de comando & controlo, dois terminais Brimar Ltd de alta resolução para visualização das imagens obtidas através de três câmeras de observação, do sistema de aumento de visão para o condutor e do sistema de reconhecimento portátil remotamente controlado MARGOT 3000, este que suporta uma câmera de vigilância diurna e nocturna de longo alcance SOPHIE LR. Esta solução compreende ainda um dispositivo de numerização termal, um sistema de gestão da energia, um dispositivo de monitorização da condição e uso do veículo do tipo HUMS (Health and Usage Monitoring System), o sistema de comunicações internas SOTAS M3.

Esta solução foi pensada para integração no veículo blindado Thales Australia Hawkei já escolhido para o Exército Australiano e alguns elementos foram seleccionados para os veículos blindados Foxhound do Exército Britânico e AV-8 do Exército Malaio.

O sistema deportado e remotamente controlado MARGOT 3000 pode ser substituído pelo MARGOT 5000, este que inclui uma cabeça optrónica MANON dotado com um sensor de observação termal CATHERINE XP. O sistema MARGOT 5000 disponível para integração em tripé ou mastro telescópico foi adquirido para veículos blindados 4×4 VBL (Véhicule Blindé Léger) do Exército Francês, veículos 6×6 GDELS-Steyr GmbH Pandur do Exército Belga e para os veículos altamente protegidos de reconhecimento 4×4 Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG DINGO 2 PRV (Protected Reconnaissance Vehicle) do Exército Luxemburguês. Este último inclui também o sistema deportado e remotamente controlado MARGOT 3000 equipado com uma câmera de médio alcance SOPHIE MF.

Esta solução foi também vista integrada em veículos blindados Nexter Systems Aravis, Panhard General Defense PVP (Petit Véhicule Protégé) e Renault Trucks Defense SHERPA Light Scout. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1:  A Thales desenvolveu uma solução electrónica para veículos blindados (Thales).
Fotografia 2: Quando montada num tripé ou noutro tipo de suporte, a SOPHIE MF permite ser operada remotamente (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 3: Sistema de reconhecimento MARGOT 5000 instalado num veículo DINGO 2 PRV (Victor M.S. Barreira).

Fonte: Defensa.com

1 Comentário

Comentários não permitidos.