O grupo Thales apresentou um dos seus mais recentes projectos na área da vetrónica para integração em veículos blindados. Esta solução de arquitectura electrónica aberta consiste num sistema integrado e modular que combina funções de navegação, comunicações, comando & controlo, contramedidas e vigilância. Esta solução é obtida a partir de elementos já desenvolvidos por diferentes subsidiárias da Thales com componentes electrónicos provenientes de outros fornecedores. Através de uma rede do tipo Ethernet, o sistema permite ainda a unificação da transmissão de voz, dados e imagem e a gestão da energia.
Uma instalação típica para 4 membros (condutor, comandante, observador e apontador) compreende dois terminais endurecidos LOGIC Instrument TETRAlight XXS 12.1 onde corre um aplicação de comando & controlo, dois terminais Brimar Ltd de alta resolução para visualização das imagens obtidas através de três câmeras de observação, do sistema de aumento de visão para o condutor e do sistema de reconhecimento portátil remotamente controlado MARGOT 3000, este que suporta uma câmera de vigilância diurna e nocturna de longo alcance SOPHIE LR. Esta solução compreende ainda um dispositivo de numerização termal, um sistema de gestão da energia, um dispositivo de monitorização da condição e uso do veículo do tipo HUMS (Health and Usage Monitoring System), o sistema de comunicações internas SOTAS M3.
�
Esta solução foi pensada para integração no veículo blindado Thales Australia Hawkei já escolhido para o Exército Australiano e alguns elementos foram seleccionados para os veículos blindados Foxhound do Exército Britânico e AV-8 do Exército Malaio.
O sistema deportado e remotamente controlado MARGOT 3000 pode ser substituído pelo MARGOT 5000, este que inclui uma cabeça optrónica MANON dotado com um sensor de observação termal CATHERINE XP. O sistema MARGOT 5000 disponível para integração em tripé ou mastro telescópico foi adquirido para veículos blindados 4×4 VBL (Véhicule Blindé Léger) do Exército Francês, veículos 6×6 GDELS-Steyr GmbH Pandur do Exército Belga e para os veículos altamente protegidos de reconhecimento 4×4 Krauss-Maffei Wegmann GmbH & Co. KG DINGO 2 PRV (Protected Reconnaissance Vehicle) do Exército Luxemburguês. Este último inclui também o sistema deportado e remotamente controlado MARGOT 3000 equipado com uma câmera de médio alcance SOPHIE MF.
�
Esta solução foi também vista integrada em veículos blindados Nexter Systems Aravis, Panhard General Defense PVP (Petit Véhicule Protégé) e Renault Trucks Defense SHERPA Light Scout. (Victor M.S. Barreira)
Fotografia 1: A Thales desenvolveu uma solução electrónica para veículos blindados (Thales).
Fotografia 2: Quando montada num tripé ou noutro tipo de suporte, a SOPHIE MF permite ser operada remotamente (Victor M.S. Barreira).
Fotografia 3: Sistema de reconhecimento MARGOT 5000 instalado num veículo DINGO 2 PRV (Victor M.S. Barreira).
Mt bom, e poderá mostrar o atake efetuar a defesa e tbm se está ocorrendo um crime de guerra…sds.