Potências pressionam Irã por negociação 'séria' sobre programa nuclear

Israeli F-15 strike on Tehran on Day 1 of the war on Iran’s nuclear program

Seis potências mundiais reforçaram nesta quinta-feira o pedido para que o Irã retome negociações “sérias” e sem “pré-condições” sobre seu programa nuclear, um dia após a União Europeia (UE) ter divulgado o lançamento da nova rodada de conversações.

Reunidos em Viena, os integrantes do grupo conhecido como P5+1 (Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia e China) emitiram um comunicado pressionando Teerã para dar início a um diálogo que produza “resultados concretos”.

Para o especialista em assuntos diplomáticos e de defesa da BBC, Jonathan Marcus, este pode ser o último esforço diplomático para resolver a crise em torno do programa nuclear iraniano. Se ele falhar, segundo Marcus, uma ação militar se tornará muito mais provável.

O texto do P5+1 diz ainda que as negociações devem dar atenção às “continuadas preocupações da comunidade internacional e que devem incluir ainda sérias discussões sobre medidas concretas para restaurar a confiança” no programa nuclear da República Islâmica.

O grupo também mostrou-se preocupado com as últimas visitas de inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, ligada à ONU), que não resolveram questões importantes como a situação no complexo de desenvolvimento nuclear de Parchin.

Membros da agência estiveram no local pela última vez em 2005, e tiveram acesso negado no mês passado.

Na última segunda-feira, o país disse que está preparado, sob certas condições, para permitir a entrada de inspetores a essas instalações consideradas estratégicas ao programa iraniano.

O complexo, localizado 30 km ao sudeste de Teerã, é destinado à pesquisa, desenvolvimento e produção de munição, foguetes e explosivos.

‘Diálogo construtivo’

Na quarta-feira, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton – que havia escrito para o negociador iraniano, Saeed Jalili, em outubro passado, com uma oferta de novos diálogos – disse que Bruxelas espera que o Irã entre em “um processo sustentado de diálogo construtivo que traga progresso verdadeiro para acabar com as antigas preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear”.

Segundo a chefe da diplomacia europeia, o “objetivo geral continua sendo uma solução abrangente, negociada e de longo prazo, que restaure a confiança internacional na natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano”.

Em sua correspondência, Jalili disse que o Irã estava pronto para o diálogo em torno de vários temas.

Ele disse que dá boas-vindas à afirmação das seis potências de que respeitaria o direito do Irã de usar a energia nuclear pacificamente.

Já o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse na segunda-feira, em Washington, que o “tempo estava correndo” para dar um fim ao programa atômico iraniano, alertando que Israel não “viveria à sombra da aniquilação”.

O presidente americano, Barack Obama, também afirmou que todas as opções estão na mesa, mas disse que ainda há tempo para uma saída diplomática.

Por sua vez, o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, disse que a ação militar é a última alternativa sempre, mas ressaltou que seu país “vai agir se for obrigado a tanto”.

Acesso a Parchin

Os inspetores da AIEA pretendiam visitar as instalações em fevereiro, para esclarecer as “possíveis dimensões militares” do programa atômico iraniano, mas tiveram negada sua entrada.

Os diálogos entre a UE e o Irã já foram retomados e cancelados em várias ocasiões. A última rodada de conversações acabou fracassando, em janeiro de 2011.

De acordo com Jonathan Marcus, a disposição do Irã em permitir o acesso dos inspetores a Parchin será um teste crucial nesta nova abertura diplomática do país persa.

O correspondente da BBC afirma que uma enorme câmara de testes de explosivos está no topo da lista das instalações que a AIEA pretende inspecionar em Parchin.

Fonte: BBC Brasil

19 Comentários

  1. Fonte BBC . Foi ela com CNN que espalharao pros 4 cantos do mundo que Iraq ja tinha arma de destruicao e massa
    .
    ate hoje nao encontrarao.
    .
    Nao esqueca que mesma (BBC) e dona dos Jornais AMIGOS ai do Brasil funsao que faz muito bem lavando o celebro do povo ai da realidade
    .
    Por iso nao acredito nesa FONTE
    .
    mais entendo dos quem viven na Disney da Inlusao tem grande credito no que eles dizem

    .
    PIOR EO CEGO QUE NAO QUE VER
    .
    🙂
    .

  2. Muito bem lembrado meu caro AJ
    .
    Questao que CNN E BBC sao subordinadas a eles (M 16, CIA,Others)
    e tudo farinha do mesmo saco
    .
    Pq pra convecenr O povao da mentira atraves do brain wash a CIA nao iria da conta sozinha .
    Entao e pra iso que serve esas Broadcast TV , cable TV or Newspaper
    .

  3. Estão mt certas as potencias Ocidentais, + pq essas mesmas potencias ñ pressionam os judeus p sairem das terras ocupas pela armas q pertencem aos Palestinos, estariam fazendo os judeus a cumprir a resolução da ONU/CS .242…pq?!?!Dois pesos e uma medida ?safados.

  4. Se a pressão vem dos cinco com poder de veto na onu, incluindo russia e china, ela é muito grande. Além do que ao contrário do que os líderes iranianos afirmam, os embargos estão afetando e muito a economia do país, e a população já está sentindo na pele as consequências disso.

  5. Israel, só teme quem deve…e vocês ao longo da história tem feito coisas obscuras, e ficam dando uma de santinhos…mas eu torço no fundo do coração que o Irã só queira mesmo garantir energia para o desenvolvimento de seu país!!

  6. Essa imagem é profetica… ainda havemos de ve-la acontecer… abra os olhos Brasil… não é porque o Irã mereça tal destino que acho que estamos lidando com ovelhas… não se inclua no meio deles… podes virar a proxima vitima… cade a defesa brasileira?…

  7. Dá-lhe photoshop! Só assim mesmo para os judeus não serem sacrificados por conta dos planos perversos sionistas.

  8. Se PUTIN e China disserem não, não tem ataque. No entanto, esse tempinho extra garante a Israel e EUA mais tempo para desenvolverem bombas capazes de destruir alvos cada vez mais aprofundados no solo e o Irã se aperfeiçoam para montarem um sistema de contramedidas de última geração e um sistema de defesa aérea e de contra ataque capaz de dar conta do recado, pelo menos inicialmente. Vamos ver quem ganha. Se essa lenga lenga durar mais 03 anos Teerã pode testar o primeiro artefato.

  9. BBC! Porque a AIEA nunca teve interesse algum em visitar as instalações nucleares de Israel?? Logo eles que são um Estado agressor e terrorista. Violador sistemático dos Direitos Humanos e das Resoluções da ONU?? Porque?? É só uma leve curiosidade minha…
    .
    Hipócritas!!

  10. Nobres colegas, acredito que um ponto muito serio esteja sendo deixado de lado, que é o abuso da religião Islamica que exige submissão a um Deus. Alias qualquer religião que exige submissão a um Deus e a hieararquias de sacerdotes é um abuso. ultrapassam limites racionais. Milhoes de seres humanos estão escravisados por dogmas. Se os sacerdotes dizem que é licito matar para defender a vontade de Deus, então as massas vão matar. Se dizem para comprar viagens a locais “sagrados” então as massas vão gastar dinheiro para visitar estes locais. Sei que é um tema dificil, mas aparentemente, por baixo dos panos estão promonedo Islamismo como solução. Centros de estudos em universidades americanas e fundaçoes financiados pela Arabia Saudita , Turquia e paises islamicos promovem a suposta grandeza da civilização Islamica. Muito conhecimento da Grécia Persia e India foi digerido pelo islã. O Islã não inspirou um grande progresso nas sociedades em que se instalou. Islamicos dizem que so vai haver paz quando o mundo todo for islâmico.

  11. O pastor brasileiro Yousef Nadarkhani foi preso em 2009, acusado de “apostasia” — renunciou ao islamismo—, e foi condenado à morte. Deram-lhe, segundo a aplicação da sharia, três chances de renunciar à sua fé, de renunciar a Jesus Cristo.
    irã paizinho de merdas

  12. *****
    KLM
    AJ
    ****
    Concordo plenamente com vocês. E todos os que negam essa corja de ONU CS OTAN e Sionismo. Pois para saber o quanto eles mentem é só ouvir do que eles não falam.

  13. Juninho o pastor era brasileiro mesmo?

    Pois no Paquistão um Brasileiro entrou gritando em uma mesquita iria ser morto, mas a Embaixada Brasileira conseguiu a deportação.

  14. BBC! Porque a AIEA nunca teve interesse algum em visitar as instalações nucleares de Israel?? Logo eles que são um Estado agressor e terrorista. Violador sistemático dos Direitos Humanos e das Resoluções da ONU?? Porque?? É só uma leve curiosidade minha…
    .
    Hipócritas!!
    ————–
    A AIEA visitou as instalações, os israelitas é que alteraram as instalações de modo a que os inspectores não vissem nada, e quando pediriam para verem o reactor eles disseram que não era possível naquele momento

    E desde quando é que eles um estado agressor e terrorista, pelo que a historia conta eles sempre foram atacados por múltiplos países e Israel sempre esteve em desvantagens numérica, eles apenas defendem os seus, tal como o Irão

  15. Wavatar diarum disse:
    09/03/2012 às 07:10

    Dá-lhe photoshop! Só assim mesmo para os judeus não serem sacrificados por conta dos planos perversos sionistas.
    ====== E tenho vontades de escrever sionista + sinitros…a censura e phoda…Sds.

Comentários não permitidos.