Peter van Uhm: Porque eu escolhi uma arma

Sugestão:Gérsio Mutti

Peter van Uhm é o Chefe de Defesa dos Países Baixos, mas isso não significa que ele seja a favor da guerra. No TEDx Amsterdam ele explica como sua carreira é formada pelo amor a paz, não pelo desejo de derramamento de sangue — e porque nós precisamos de exércitos se queremos paz.

General Peter van Uhm é o Chefe de Defesa da Holanda. Biografia:  http://www.ted.com/speakers/peter_van_uhm.html

Observação: Para ver o vídeo com legendas clique no link que segue e escolha as Legendas em Português do Brasil, clicar em “Subtitles Available in / Portuguese (Brazil)” abaixo do vídeo.

http://www.ted.com/talks/peter_van_uhm_why_i_chose_a_gun.html

Fonte:TED

14 Comentários

  1. Os que apoiam o desarmamento da população deveriam ver este vídeo!..
    Encontrei esta informação faz tempo.
    A sociedade norte-americana vive um momento ímpar no que diz respeito ao posse e uso de armas, visto que 49 dos 50 Estados daquele país atualizaram suas legislações de modo a facilitar o porte de armas pelo cidadão comum. Em quatro destes Estados (Alaska, Arizona, Vermont, Wyoming) não é nem ao menos necessário qualquer procedimento burocrático para o porte de armas: basta adentrar à loja, comprar uma arma e sair com ela na cintura.
    Nos demais Estados a burocracia é variada, mas sempre simples e rápida. Normalmente se resume a cumprir exigências simples como ter mais de 18 anos de idade, colher impressões digitais, ter seus dados pessoais inseridos num programa que realiza uma busca por indivíduos procurados ou fugitivos, e pagar uma pequena taxa administrativa para custear a emissão do documento.
    E com todas estas facilidades para o porte de armas – a aquisição é livre – as taxas de crimes vêm despencando, sendo que no ano de 2011 os índices de criminalidade na maioria dos Estados caíram para patamares iguais aos dos idos de 1960! – isto segundo relatório de uma instituição com uma certa credibilidade, o FBI.
    A única exceção a esta situação de queda nos índices de criminalidade, é claro, é o Distrito de Columbia, onde o porte de armas é proibido e a legislação para aquisição de armas é restritiva como no Brasil, sendo curiosamente este o lugar mais violento dos EUA… Interessante seria ver certas ONGs desarmamentistas nacionais – que nem de longe gozam da credibilidade que tem o FBI – tentarem explicar isso.
    ================================================
    E um adendo!… Os escusos interesses de um país ou um bloco de países não mancham o real valor e importância do emprego da defesa para a salguarda de um povo.

  2. Diarum, o problema no Brasil é que nossos políticos ainda não se deram conta que bandido não compra arma em loja nem troca seu fuzil por cesta básica…

  3. A questão que nos remete não é a de permitir ou não o armamento no Brasil. E sim, se nos a sociedade brasileira, a massa do povo, está apta a lidar com tal responsabilidade. Vejamos, da mesma forma que não damos a nossos filhos/crianças uma faca ou tesoura, pois ela poderá ferir a si ou outrem, por não está apta a lidar com tal responsabilidade. O quão apto está uma sociedade medíocre que pouco possui valores morais – éticos – sociais e muito menos culturais, a comprar uma armar em supermercado e sair com ela na cintura? Antes de aspirar construir uma sociedade de primeiro mundo com grandes responsabilidades, aspirar uma cadeira permanente na ONU, a liberdade de possuir armas e de usar drogas, é necessário construir ao longo de muitos anos e trabalho, um base que possa sustentar toda essa estrutura social. Hoje a base social brasileira é de pau-a-pique com alguns tijolos furados.

  4. A alguns anos atras, para ser exato em 2000, o editor de um grande jornal de São Paulo matou a tiros a namorada por sinal varios anos mais nova.
    Bom foram dois tiros um nas costas e outro na cabeça, ele falou isso em juizo e não foi preso, se não me engano foi detido o ano passado apos inumeros recursos, e não vai ficar tres anos na cadeia. Cito tambem o caso de um juiz lá do nordeste que atirou na nuca de um vigia de supermercado e “não deu nada”.
    Concordo com o acesso do cidadão de bem a armas, com algumas restriçoes, mas o caso é temos que melhorar muito nossa legislação antes disso ou se corre o risco da coisa ficar pior do que esta (o que eu acho muito dificil, mas é possivel), como diz o Sr Solaris a nossa sociedade esta apta a lidar com tal responsabilidade ? Nos EUA os dois casos que citei seriam tratados de forma impar pela justiça exatamente para garantir o direito ao porte de arma do cidadão,e aqui só vai para cadeia pobre.

  5. Alguns membros do Clube Militar, adeptos da tradição da virada de mesa e do desrespeito a vontade do povo manifesta nas urnas deviam assistir este vídeo.

  6. As armas ajudam a formar a moral!

    Se um ladrão não perceber que adquirir uma arma ilegal e roubar casas (2 coisas erradas) é algo que não se deve fazer segundo a moral ocidental e que isso pode ter consequências.

    Eu acho que uma AR15 apontada pelo proprietário fazia logo com que o ladrão quisesse cumprir a moral da sociedade!



  7. quem não consegue ver com legenda…

    entre no link indicado .. no campo SUBTITLES AVAILABLE IN:

    escolha.. Portugues Brasil..

    PS. por “default” a legenda esta desligada sendo necessário sua ativação…

  8. Blue Eyes, Na Resistência
    A maior parte, creio que a nota 10! Heheh, seja do site que tirei este texto, faz tempo! Eu copiei e colei este argumento falando dos estados norte-americanos, que tinha feito a meses atrás no tópico sobre o desarmamento. Infelizmente não tenho o site para dar os devidos créditos.

  9. Alguns membros do Clube Militar, adeptos da tradição da virada de mesa e do desrespeito a vontade do povo manifesta nas urnas deviam assistir este vídeo. (2)

  10. Wavatar André Oliveira disse:
    09/03/2012 às 11:54

    Alguns membros do Clube Militar, adeptos da tradição da virada de mesa e do desrespeito a vontade do povo manifesta nas urnas deviam assistir este vídeo.=====Respeito a lei, a democracia, sempre. Sds.

Comentários não permitidos.