Israel pediu material bélico aos EUA para atacar o Irã, diz jornal

Segundo diário israelense Haaretz, premiê Benjamin Netanyahu solicitou aeronaves de abastecimento e bombas para secretário de Defesa Leon Panetta.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu em Washington ao secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, que aprove a venda do material bélico necessário para bombardear o Irã, segundo o jornal israelense Haaretz.

Foto: AP

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Barack Obama, têm reunião no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (5/3)

De acordo com o diário, durante uma reuinião, Netanyahu solicitou a aquisição de aeronaves de abastecimento e bombas antibunker GBU-28, necessárias para destruir os principais centros do programa nuclear iraniano.

Pró-conflito: Maioria dos pré-candidatos republicanos defende guerra contra Irã

A instalação de Fordo, próxima da cidade de Qom e na qual Teerã enriquece urânio, está construída parcialmente dentro de uma montanha, enquanto a de Natanz, ao sul da capital, se encontra oito metros sob o nível do solo, protegida por várias camadas de cimento.

O jornal, que se baseia em informações fornecidas por um alto funcionário americano, assinala que o presidente americano, Barack Obama, encarregou Panetta de trabalhar diretamente sobre o ministro de Defesa israelense, Ehud Barak.

Um documento diplomático revelado pelo site WikiLeaks assinala que, durante reunião de novembro de 2009, Israel e EUA falaram sobre a “entrega a Israel de bombas GBU-28, apontando que a transferência deveria ser feita com discrição para evitar alegações de que o governo dos EUA estaria ajudando Israel a preparar um ataque contra o Irã”.

Aliados

Na terça-feira, em discurso ao Comitê de Assuntos Públicos Estados Unidos-Israel (Aipac, na sigla em inglês), Panetta disse que os EUA estão decididos a garantir que Israel mantenha sua “superioridade militar” sobre seus adversários, no momento em que os israelenses enfrentam a ameaça de um Irã com armas nucleares.

“Esse é um compromisso inabalável, de que os EUA darão o apoio que for necessário a Israel para manter sua superioridade militar sobre qualquer Estado ou coalizão de Estados, assim como frente a atores não-estatais”, disse Panetta ao comitê em Washington.

Já o presidente americano, que esteve na segunda-feira com Netanyahu, reiterou o compromisso de seu governo com Israel, mas tentou defender-se de críticas dos pré-candidatos presidenciais republicanos que reivindicam uma posição mais dura de Washington em relação às ambições atômicas iranianas.

Diplomacia: Irã é tema central de reunião de Obama e Netanyahu na Casa Branca

“Pela segurança de Israel, dos EUA e pela paz e segurança do mundo, agora não é tempo de tumulto”, disse Obama a milhares na conferência política anual do Aipac. “Agora é o momento de deixar nosso aumento de pressão fazer efeito e sustentar a ampla coalizão internacional que construímos.”

Em encontro com Obama, Netanyahu defendeu a soberania de Israel sobre o Irã e disse que “Israel deve continuar sendo mestre de seu próprio destino”. “Temos de ser capazes de nos defender, sozinhos, de qualquer ameaça”, afirmou Netanyahu ao lado de Obama.

*Com EFE e AP

Fonte: Último Segundo

30 Comentários

  1. Sabia, Israel é um país de vermes, eu disse aqui em outros posts que Israel só ia atacar o Irã pq tem EUA pra paga as conta e é o que ta acontecendo, Israel nao venceria nem Venezuela numa guerra de verdade sao todos uns lixos humanos.

  2. “De acordo com o diário, durante uma reuinião, Netanyahu solicitou a aquisição de aeronaves de abastecimento e bombas antibunker GBU-28, necessárias para destruir os principais centros do programa nuclear iraniano.”

    .
    .
    A forma como é colocado esse pleito de Israel,é como eles jogariam as tais bombas e acertando o alvo, destruindo tudo nele proto,voltariam para casa felizes para sempre_Rsrs…..
    .
    É assim como muitas cabecinhas desmiolada dos néscios “raciocinam” por ai.
    .
    Só que a história não é tão curta e tão simples assim,muitos sabem disso.
    .
    O quê os sionistas querem como sempre,mais dinheiro, extorsão ou seja,ou vocês nos dão mais mai$$$$ material ou então melamos tudo por lá!
    .
    Quando os EUA fecharam um acordo com a Arábia Saudita de U$ 60 bilhões em armamento,tiveram que “pagar” o ágil,(convencendo-lhe,os dando mais armas e naquele pacote,a jaca F35),para os sionistas senão eles melariam tudo.
    .
    Mais uma vez o capanga se Vê na situação de extorsão;onde há ganhos em todo os lado menos,para o lado do sofrido contribuinte e espoliado trabalhador americano.
    .
    E assim,“o velhaco vai despenando o pato gordo”_Rsrs…

  3. Israel tem o inalienável direito de se defender e à sua população mas a essa altura do campeonato sanções são mais produtivas que um ataque militar unilateral

  4. Acredito que russos e chineses vão assistir a um ataque ao Irã e a Síria e não vão fazer nada porque eles não têm ainda capacidade militar contra os amerticanos e a Otan. E num futuro bem próximo serão a bola da vez e estão na defensiva porque serão somente eles dois contra o resto do mundo.

  5. Engraçado.
    O Irã pode compra S-300 da Mãe Rússia que todo mundo bate palminha.
    Israel comprar bombas dos States não pode.
    Chorões.

  6. HMS TIRELESS, Uma pergunta:

    – Quem está atacando e quem é que vai ter que se defender???

    Fato e especulação são coisas bem diferentes…

    E se invez de Israel fosse o Iran o maior aliado dos EUA no OM e fosse descoberto que Israel busca arma nuclear?
    Ai também seria válido o ataque preventivo? Ao que indica a lógica americana sim!

    Mudam as marionetes mas nunca o ventriloco.

  7. Não há novidade nenhum nisso Israel faz isso desde que fundou seu estado legitimo sempre pediram e teve apoio yanke no que se refere a adoção de armas dos EUA, agora convenhamos Israel tem que tomar nota de um seguinte fato sei que os dois fatos ocorridos entre a Síria e Irã estão ligadas as duas causas do principal foco yanke e hebreu a derrocada ou a eliminação de seus lideres e esquecem que os russos estão no porto de Tartus só esperando no que vai dar estes fatos todos.

  8. .
    .China preocupa os EUA. Hillary quer exemplos ‘concretos’ da China de suas intenções no mundO

    .
    A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira que a China demonstre com exemplos “concretos” que perseguirá um “roteiro construtivo” em assuntos como a crise na Síria, observando sua crescente influência geopolítica.
    .
    “O mundo quer que a China represente um papel correspondente a sua nova posição, e isso significa que não pode ser seletiva” nos desafios que enfrenta o mundo, disse Hillary durante um discurso no Instituto de Paz dos Estados Unidos.
    .
    A chefe da diplomacia americana indicou que os poderes emergentes “têm a obrigação especial de demonstrar de forma concreta que perseguirão um roteiro construtivo” para o bem das nações.
    .
    Hillary aplaudiu a liderança da China em assuntos como o combate à pirataria e a recuperação econômica mundial, mas considerou que a nação asiática ainda deve “abraçar plenamente” seu novo papel no mundo para demonstrar que “representará um papel positivo, que realçará a segurança, a estabilidade e a prosperidade”.
    .
    Desta forma, a secretária pediu ao governo chinês que, por exemplo, exerça mais pressão frente à crise na Síria e faça cumprir as normas do comércio mundial.
    .
    “A China usará seu poder para ajudar a pôr fim à brutal violência contra civis em locais como a Síria? Explicará seu crescente acúmulo militar e as metas finais de suas estratégias, políticas e programas militares para ajudar a manter a segurança regional?”, questionou Hillary.
    .
    Nos EUA, pegou mal o veto inicial da China, junto à Rússia, a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para forçar a renúncia do presidente sírio, Bashar al-Assad. Posteriormente, a nação asiática promoveu um plano para pôr fim à violência, mas sem prever a queda de Assad.
    .
    Por outro lado, Hillary renovou seu pedido para que a China resposta às preocupações dos EUA sobre a manipulação de sua divisa, o que, segundo Washington, prejudica suas exportações.
    .
    A secretária de Estado fez essas declarações durante um evento para comemorar o 40º aniversário da histórica viagem de uma semana que o então presidente Richard Nixon realizou à China em 1972.
    .
    Foi uma viagem, em plena Guerra Fria, que deu início a uma frutífera relação bilateral e que, segundo lembrou Hillary, inspirou todo um leque de debates, análises, filmes, obras de teatro e até canções.

  9. Israel surgiu (para usarmos uma metafora com o oriente), pelas mãos de um Xeique, que possuia uma harem com quinhentas mulheres, vendo-se na necessidade de ajudar ao seu mais fiel sudito virgem a sair dessa situação, num ato de suprema generosidade lhe permite possuir a unica mulher de seu vizinho, raptado e preso.

  10. Bosco,

    Não queria te dizer isso mas existe uma diferença dramática de função entre o S-300 e bombas…
    Quem compra S-300 quer evitar que caiam bombas nas cabeças de seu povo.

    Não quero defender a democracia nada democrática do Irã, mas creio que estamos diante de um novo Iraque e será novamente uma vergonha bater em cachorro magro e atacar dando uma razão que daqui a 10 anos pode ser que não exista…

  11. Carcará,
    Compreendo perfeitamente meu amigo.
    Mas tanto eu quanto você sabemos que os iranianos também têm armas ofensivas (mísseis balísticos de médio alcance) e estão a pouco de construírem uma arma nuclear.
    E também sabemos quem forneceu a tecnologia e alguns desses mísseis para os iranianos, tais como os norte coreanos, etc.
    Ou seja, se eles têm direito de se armarem ofensivamente, os israelenses idem, e cada um vai às compras atrás do que precisa.
    Quanto ao Iraque, compartilho a indignação contigo e tenho a mais absoluta certeza que os americanos mentiram descaradamente, mas a culpa deles para aí. Eles invadiram o Iraque pelo motivo errado, isso não quer dizer que ele não deveria ter sido invadido pelo motivo certo.
    O que não concordo é colocarem o Saddan como uma vítima indefesa lutando contra os sedentos imperialistas para defender seu país. Mentira!
    Não tem cabimento descontextualizar a invasão do Iraque em 2003 com a invasão do Kuwait em 90, de forma premeditada por parte do Saddan e de todos os acontecimentos que se sucederam.
    Cada um colhe o que planta e todos sabíamos ser inevitável que os americanos terminassem o que deveriam ter feito em 91, pelo motivo certo.
    Por outro lado, nossos colegas do blog deveriam ter apenas um discurso para que pudéssemos ter uma discussão mais produtiva. Hora dizem que os americanos estão falindo porque invadiram o Iraque e hora dizem que eles invadiram o Iraque para roubarem seu petróleo.
    Ora! Qual das duas versões é verdadeira?
    Se invadiram para enriquecerem, por que empobreceram?
    Se empobreceram, por que não roubaram o petróleo?
    Algo não está certa nessa conta de padaria.
    Mudando de assunto, a lógica israelense é diferente da sua e da minha e eles não irão esperar pra ver se dentro de 10 anos eles estavam certos ou errados.
    Se hoje o Hamas lança foguetes em israel e são financiados pelos iranianos, o que garantiria a segurança de Israel com um futuro Irã nuclear?
    E nem quero entrar no mérito da questão palestina, que não vem ao caso.
    Vem ao caso a responsabilidade de um líder israelense em defender seu país hoje.
    O que você faria na hipótese de ser o Primeiro Ministro Israelense?
    Ou você também acredita na versão da mentira da mídia internacional manipulada pelos sionistas, que subverte os fatos e o teor dos discursos pacíficos do Armadinejadh apenas para justificar o ataque ao paradisíaco Irã?
    Um abraço meu amigo.

  12. Como você aguentou o cheiro da diarréia Obama?? Espero que tenha mandado lavar aquela cadeira depois da reunião. hauahuahaua!!!
    .
    Ahhh e pede para o tio Jacó dessa vez PAGAR essa bombas, ok? Chega de presentinhos; já está fazendo 70 anos que ganha mesada, está na hora do filhinho começar a trabalhar para pagar as contas….

  13. Tudo dentro da normalidade,isto faz parte da politica de dissuadir, pena que a turminha apaixonada pela foice e martelo nao conseguem raciocinar utilizando as duas metades da cabeça ,chamar Israelenses de povinho escoria e´de uma imaturidade que nem os vira-latas CAPA _PRETA seriam ingenuos nesta afirmaçao ! Quanto a Israel pagar pelas armas ,vale lembrar aos incaltos deque oque nao falta nos EUA sao banqueiros judeus,alias a america e´financiada por judeus !

  14. Puts, a Jihad faz escola aqui. É tão ridículo ler um comentário do tipo desse tal de RICARDO anti-sionista semi-analfabeto que não sabe nem o que diz. Pra ele Israel perderia uma guerra pra Venezuela, rsrs, só no mundinho esquerdista dele. Só pra ele ter uma idéia do poderio militar Israelense, Israel tem mais carros de combate do que toda a AMÉRICA DO SUL JUNTA!!! Sem contar que Israel também é um dos países que se mantém na vanguarda da tecnologia militar.

  15. ..esse tal de bibi e um porre, e com tendências homicida. Ker armas p atakacar os Persas..sózinhos ñ tem essa valentia toda, e é bom ñ eskecerem dos Palestinos e do Hesbollah….vai ser uma baita carnificina. Coitado dos n empregos e dos países em recessão, vão afundar e ficarem por uns 3/4 anos nesse mar de lama…Quem viver vera.Trágico.Sds.

  16. O CHORO DA ALICE,NA RESISTÊNCIA
    .
    .

    Ora! Qual das duas versões é verdadeira?
    .
    Se invadiram para enriquecerem, por que empobreceram?
    .
    Se empobreceram, por que não roubaram o petróleo?
    .
    Algo não está certa nessa conta de padaria”

    .
    .
    Qual é a grande dúvida da chorona Alice….Rsrsss
    .
    Se você se refere ao EUA de Wall Street,a indústria bélica americana,as industrias petrolíferas americanas com toda a aristocracia conservadora americana;pois estes estão mais ricos de que nunca e a cada dia com as guerra eles fazem.Hahha….Santa ingenuidade.
    .
    A América mais pobre é o povão,que vive nas barraquinhas ou nos carros,onde famílias inteiras passaram a morar,porque perderam as sua casas para os agiotas financistas.
    .
    Esses que vão para os frontes de batalha para morrerem por lá e assim enriquecer os vampiros que sugam toda as riquezas das nações por onde eles passam.
    .
    Então a pobre Alice,na resistência esta confusa?_“Ora! Qual das duas versões é verdadeira?”
    .
    Resta saber de qual das America se refere_Hahaha…!
    .
    Aquela dos seus sonhos ou aquela que você não quer vê?
    .
    Me lembrei da estorinha da princesa Fionda,que se assustou ao acordar do seu sonho mágico e viu o rosto do Ogre que a beijou…Hahaha….bem vindo ao mundo real Alice,na resistências….Haha…..!
    .
    .
    .
    É impressionante tamanha ingenuidade….Hahaha…só falta agora o burro-falante azul aparecer dá a sua versão do seu mundinho….Hahaha
    .
    .
    **************
    .

    .
    Homem Primata
    Titãs
    .
    .
    Desde os primórdios
    Até hoje em dia
    O homem ainda faz
    O que o macaco fazia
    Eu não trabalhava
    Eu não sabia
    Que o homem criava
    E também destruía…
    .
    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)
    .

    Eu aprendi
    A vida é um jogo
    Cada um por si
    E Deus contra todos
    Você vai morrer
    E não vai pro céu
    É bom aprender
    A vida é cruel…
    .
    Homem Primata
    Capitalismo Selvagem
    Oh! Oh! Oh!…(2x)
    .
    Eu me perdi
    Na selva de pedra
    Eu me perdi
    Eu me perdi…

    .
    .
    .

    .
    .
    http://letras.terra.com.br/titas/48977/
    .
    .
    Hahahahahahahahahahhahahahahah……….!

  17. israel e uma nação cercada de inimigos por todos os lados, a questão e sobrevivencia, seus vizinhos não querem negociar, dominar, expulsar, querem maar todos os israelençes ate a extinção, e

  18. obvio que absurdos como os exessos na faixa de gaza são condenaveis, mas se fossemos um opequeno pais cercados por inimigos por todos os lados, que querem não nos dominar ou expulsar, mas nos matar ate a estinção, será que não fariamos de tudo para sobreviver ? e quando se trata de sobrevivencia, ideologis politicas e religiosas não significam nada !!!

  19. tem muito MASTROODONTE de cabeça EXTREMISTA e primitiva que faz de tudo para chamar atenção rsrsrs, deve ser carencia rsrs, não adianta mudar de nick, sua mascara não cola mais, e suas ideias não correspondem aos fatos, voce não tem importancia !!!

  20. Lucena,
    Você já foi mais inteligente.
    Que que foi? Tá perdendo o olho de tigre?
    Tô abalando suas convicções?
    O livrinho vermelho do partidão não tá te dando todas as respostas?
    É assim mesmo meu filho. Mas não suicide não quando chegar a conclusão que foi manipulado a vida inteira pelos neocomunistas de Rolex no pulso e contas secretas em paraísos fiscais, que apesar de tudo a vida vale a pena.
    Ânimo! Supere essa má fase!
    Gostava de você mais combativo e menos melancólico.
    Agora tá preocupado até com os americanos empobrecidos e morando em barracas? Eles tão tirando seu sono?
    Não conhecia esse seu lado sentimental.
    Assim eu fico com dozinha e nem vou querer mais te magoar.
    rsrsrs
    Um abraço.

  21. PARA NÃO DEIXAR POR MENOS…..
    .
    .
    **************(TRECHOS DO ORIGINAL)

    .
    Georges Bourdoukan: Israel caminha para o despenhadeiro
    .

    Afinal o que Bibi Netanyahu foi fazer nos Estados Unidos? A mídia dominante diz que ele foi pedir ao presidente Obama permissão para atacar o Irã. Bobagem. Ele quer é recursos para que Israel não acabe como uma nação de quarto mundo. De terceiro, o país já é.
    .
    (*)Por: Georges Bourdoukan, em seu blog
    .
    .
    ___________________________
    .
    (…)Um país onde mais de 10 por cento da população está desempregada, onde os sobreviventes do holocausto realizam manifestações por sentirem-se abandonados pelo governo onde o nível de pobreza já supera os 20 por cento, é ou não um sintoma típico de Terceiro Mundo?
    .
    Israel caminha para um despenhadeiro sem fundo.
    .
    E achar que a salvação está nos EUA, um país a beira do precipício é realmente não entender o que se passa.
    .
    O melhor que Israel pode fazer é deixar de ser uma nação guerreira e parasita e buscar conviver harmoniosamente com seus vizinhos.
    .
    Começando por pedir desculpas aos palestinos por invadir e ocupar sua terra.
    .
    Tenho certeza que os palestinos, um povo bondoso, aceitará as desculpas. Esse é o melhor caminho para os dirigentes de Israel.
    .

    ****************
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=177525&id_secao=9
    .
    .
    Essa tropa da “resistência” é uma graça de piada…Hahaha…

  22. Senhores, até onde vocês achavam que iria esse devaneio ridículo de um “estado judeu”, onde acharam que ia dar essa M***? começou errado e vai terminar em sangue.
    A destruição de Israel é questão de tempo. O gigante chinês está vindo aí e vai exigir a cabeça de Israel em favor de seus aliados iranianos e Sírios e os EUA vão entregar em prol dos próprios interesses. No fim será assim, as potências apertando as mãos e o paiseco judeu morrendo à míngua. O Obama já disse anteriormente que o Netanyahu era um impecilho, é isso, Israel é um impecilho.

  23. o dia que os mulçumanos destruirem israel eles destroem o resto do mundo.
    vcs sabem que para eles os ocidentais sao infieis ..o que me adimira é esse monte de merda tornando se mulcumanos aqui no ocidente.
    nos deveriamos apredejar cristaos que viram mulcumanos ,ou bater em mulheres que dirigem carro …ou destruir religioes e simbolos nao mulcumanos.
    o isla é uma praga

  24. juninho, basta procurar na folha online para ver que os israelenses picham as igrejas cristãs de Israel com frases como “matem todos os cristãos” e “vamos crucificar todos vocês”… Se dependesse dos judeus, o nosso fim (cristãos) seria o mesmo pretendido pelos muçulmanos… A questão do apoio dos EUA à Israel é outra, é a fé maior: $$$$$$$

  25. Falamos diariamente essa verdade, caro juninho, mas os trolobitas nacionais, por questões de alinhamento ideologico fazem ouvido de mercador para essa verdade… é estupidez, eu sei, mas infelizmente eles são assim, ignorantes da realidade… acham bonito ser revolucionarios romanticos, defensores de supostos frascos e comprimidos… otarios… vão ser engolidos pela nuvem de gafanhotos procriadores…

  26. Esse Netanyahu é um cretino total, e um imbecil como disse Sarkozi, “Israel sempre se defendeu sózinho”, é incrível o quanto eles mentem tão descaradamente, eu gostaria de ser tão cara de pau como esses caras, daí muitos de meus problemas estariam resolvidos tamben.
    Quem vai queimar Israel vai ser os EUA, como Roma o fez na antiguidade. Pois sabemos como acabam as amizades de amigos bandidos e gananciosos.

Comentários não permitidos.