Conheça o Prosub da Marinha do Brasil

Clique aqui para acessar ao Prosub

Clique na imagem para conhecer o Prosub.

Em final de ano é inevitável um olhar reflexivo sobre o passado recente, analisando fatos, revendo passagens significativas, avaliando o que fizemos e o que poderíamos ter feito. Invariavelmente, o senso crítico poderá nos impor a sensação de que era possível ter feito mais, ter ido muito além do dever cumprido. Penso que seja melhor assim. A insatisfação com o próprio desempenho é fonte de busca e de crescimento.
Da mesma forma que a passagem do ano nos induz a visitar o passado, também nos estimula a projetar um olhar esperançoso para o tempo futuro, desenhando planos e vislumbrando novas realizações. Neste meu exercício de navegante do tempo, o PROSUB aparece em várias fases, desde os primeiros passos, quando era um ideal, até o início de sua concretização, com o desenvolvimento consistente das obras da UFEM, do Estaleiro e da Base Naval.
Pelas mãos de milhares de trabalhadores nasce em um ponto privilegiado da Baía de Sepetiba o empreendimento que permitirá ao Brasil fabricar e operar seus próprios submarinos, com utilização da tecnologia de propulsão nuclear, viabilizada por meio de um acordo com o Governo da França. Com o PROSUB, nosso País dá um enorme passo estratégico, que possibilitará à Marinha do Brasil assegurar o controle efetivo da nossa Amazônia Azul e consolidar nossa posição soberana ao lado das principais nações do mundo.
Parte importante da história recente do PROSUB está contada neste álbum de fotografias mostrando as obras do empreendimento em toda sua grandiosa dimensão.


JOSÉ ALBERTO ACCIOLY FRAGELLI
Almirante-de-Esquadra
Coordenador-Geral

44 Comentários

  1. Com a notícia que o nosso subnuke provavelmente saia em 2023-24,o assunto agora deixou de ser os caças e agora foi pros submarinos.

  2. Aleluia!…………….
    Até que fim uma coisa otima!
    estamos vendo que nao ficou so no papel ta ficando muito bom a base!
    Agora só falta a Dilma resolver o FX-2!
    Vai Dilma escolhe um!!!
    Agora o submarino nuclear nao vai demorar muito nao?
    Tenho 43anos até la vou ter 54anos! Será que estarei vivo??? Se estourar uma grande guerra e a e como fica???
    É tenho que esperar para ver por que amanha pertence a Deus!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  3. “A insatisfação com o próprio desempenho é fonte de busca e de crescimento.”
    .
    Que católico te disse isso? Isto demonstra que és incapaz. Para um Governo e para a Defesa de um país este discurso é para fracassados. Eu não permito isso para um país tão rico por DEUS.

  4. Essa base é de 1º mundo, deve ser o melhor estaleiro de submarino nuclear que existe: colocaram uma montanha inteira separando a parte com risco nuclear do restante, ligadas por um túnel isolado, para proteção!
    .
    Parabéns Brasil, não é atoa que damos inveja ao mundo todo em várias áreas!!!

  5. Esse eh um programa grandioso. Mas tem uns “jenios” que entendem muito do assunto. Num outro site, sentaram o porrete. Trata-se de gente que não sabe nem sequer apertar um parafuso, mas dão pitaco com as mais variadas grosserias.
    Cambada de zé ruelas da vida repleta de frustrações, isso sim.

  6. Mas como o Brasil fez acordo com a França, se segundo alguns aqui todos todos os paises são iguais aos Estados Unidos, ou seja, não transferem tecnologias sensiveis?? Eu realmente não entendo…o que a França está fazendo nesse projeto então??? Vocês me fazem rir mesmo…Aos cegos está aí a resposta.

    “O submarino movido a energia nuclear é desenvolvido com tecnologia altamente sensível, dominada por um seleto grupo de países. Atualmente, apenas China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia detêm esse domínio tecnológico. Com o PROSUB, o Brasil passará a integrar essa lista, já que o SN-BR terá reator nuclear e propulsão desenvolvidos pelo próprio país.”

  7. bela ”base”…. uns podem reclamar dos custos do projeto …24bi de EUROS .. (seria caro d+ ??).. outros da localizaçao em si … mais aos trancos e barrancos estamos caminhando ….ao meu ver acho q a Marinha n deveria abandonar o projeto ”TIKUNA”…acho q subs dessa classe ainda podem ser de grande serventia mesmo num teatro de operaçoes futuras ….pessoal gosta de reclamar .. mais ja imaginaram o q um ”argentino”pensa quando le esse tipo de materia ?? heheheheh

  8. Deixem o PSDB voltar ao Governo Federal e tudo volta como antes(ou pior).

    FHC queria nossas FAs equivalentes ao do Canadá, no máximo.

    Max como é a primeira vez, solicito que leia as regras do site antes de postar.
    Sds
    E.M.Pinto

  9. Corbim valha-me Deus,24 bi-por um corte de chapa de um submarino e um projeto de engenharia com assistencia na solda,do dito cujo sbn ,é de arepiar.mas emfim voce ,nós etc etc que vamos pagar. né. tsc tsc

  10. São 24 bi para uma base que pode construir e manter submarinos, 4 subs convencionais, 1 nuclear, transferência do da tecnologia do casco nuclear, motor nuclear(desenvolvido pela marinha), assistência na produção da base e do submarino, produção dos convencionais aqui. Não é algo caro para tudo que foi acordado. E os próximos nucleares provavelmente terão sistema de lançamento de misseis vertical. E como a base abriga até 10 subs é de se esperar que vem um mucado mais ae.

  11. General lee…Se é tão fácil assim “cortar chapa”, por que é então que apenas esses países citados detem a tecnologia para a construção dos mesmos?? hein hein? Por favor né!! Além disso tem a parte de software…Do jeito que você fala parece facinho “cortar chapa”…A parte toda não-nuclear será francesa com tranferência de tecnologia…design…tudo…não é só “cortar chapa”…O colega Rorschach já te respondeu também. Infelizmente nem todos conseguem enxergar além de números…Só para fechar eu te pergunto: Quanto vale nossa soberania?

  12. Rorschach
    concordo plenamente com vc ….pra um prejeto desse ”tamanho” n acho q tenha sido caro .. longe disso .. ”São 24 bi para uma base que pode construir e manter submarinos..sendo q nesse pacote tem .. 4 subs convencionais os scorpeneBR .sao os maiores do tipo ”scorpene” alem dos casco do ”barracuda”pro nosso sub-nuclear, fora toda a transferência do da tecnologia.. a estrutura em si da base e grandiosa .. n tenho medo de afirmar q sera a maior e mais completa base da MB ….. um grande investimento .. digno de MB .. mais ha quem discorde .. fazer o q .. ou n conhece a estrutura em si ….ou so gosta de reclamar ….

  13. Só espero q façam uma arma de verdade, capaz de lançar td e qlq tipo de missil e torpedos, td ele mt bem armado, e ñ 1 só + pelo menos 10, afinal somo a 6ª econômia do planeta e à caminho de sermos a 5ª em 2013. P Ontem.Sds.

  14. Temos a oportunidade de um futuro brilhante para as próximas gerações,naturalmente muitos países estão preocupados com isso,muitos não,poucos,talvez um ou dois.Tem gente se aproveitando da comissão da verdade para insulflar qualquer coisa que possa paralizar,interromper,etc… ,este projeto ambicioso nacional.
    Os que extrapolaram durante o regime militar que constituam advogados para se defenderem.A instituição é eterna, quem passa são os que nela servem.O que não pode é servir de cabeça de ponte para tumultuar o ambiente nacional.Quem não deve não teme.

  15. Valeu Lula!

    Se dependesse dos traidores da patria da quadrilha PSDB/DEM (Especialmente o FHC e o Collor) que paralizaram nossos prgramas espacial e nuclear por ordem dos EUA, ainda estariamos apenas sonhando em ter nossos submarinos nucleares(alias, nem submarinos teriamos mais, porque naquele tempo nem verba pra comprar comida pra tropa tinha).

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1289700-5601,00-LULA+E+SARKOZY+ASSINAM+ACORDO+PARA+CONSTRUIR+SUBMARINO+NUCLEAR+BRASILEIRO.html

  16. As Forças Armadas se deixarem tem muitos mais projetos belos deste porte pra deixar de queixo caído a população!.. Pena que o Brasil tem que lutar contra forças externas e também contra pandemias internas.. aí é por demais trabalhoso!

  17. Investir nas forças armadas em equipamentos de alta tecnologia é demorado e custa caro, muito caro. O que não pode acontecer, como acontece sempre no brasil em outras áreas (veja a copa do mundo)é passado esta fase de euforia, o dinheiro for rareando e o que está previsto para 10 anos levar 30 anos, sendo que quando ficar pronto já estará totalmente defasado. Dinheiro tem, de sobra. Mas no brasil dinheiro e políticos!!!

  18. Eu já tinha visto esta base e seu vídeo na integra, que fazem parte do complexo portuário á qual Eike Batista é patrocinador, esta área de Sepetiba irá se valorizar muito, com os centenas de projetos de sustentabilidade oferecido pela MB e as empresas do grupo EBX.

  19. Apesar de muitos “marinheiros” serem contra esta “aventura” da MB, face, principalmente, ao histórico de penúria orçamentária que acaba por comprometer toda a operacionalidade e manutenção dos meios da Força… E também, mesmo não podendo mais contar com as elucidações precisas sobre o assunto do falecido Almirante Nelson(meu velho avô), digo que, baseado nos meus parcos conhecimentos e esperançoso por tempos melhores, sou totalmente favorável e otimista com esta empreitada da MB objetivando uma futura frota de submarinos convencionais e, principalmente, nucleares (pelo menos umas 3 unidades) compatível com as nossas necessidades para garantir um real poder dissuasório com relativa projeção de poder, em prol da soberania sobre os nossos mares… Só espero não me decepcionar e continuar vivo para assistir esta realização… AMÉM!

  20. Na verdade o ideal seria aumentarmos com o tempo o número de encomendas de submarinos convencionais. Não vale a pena investir no momento em mais de 1 nuclear. Será o primeiro projeto desse tipo no Brasil com o primeiro reator nuclear nacional. Com certeza após o comissionamento do nosso SNBR teremos muito a aprender, muito a melhorar no projeto, coisas que só poderemos observar com ele operacional. Depois de solucionarmos todos os problemas que com certeza surgirão durante os testes de mar e o inicio de sua vida operacional aí sim poderemos projetar um verdadeiro Sub nuclear “no estado da arte” e quem sabe produzi-lo em serie. Então a um primeiro momento seria um desperdício de dinheiro construir mais que um sub nuclear.

  21. R22, mas será exatamente isto que ocorrerá… Por isso que, à princípio, apenas a construção de 1 subnuc foi contratada… E este servirá como uma espécie de “laboratório in action”, antes de partirem para a construção dos outros.

  22. E pensar que tudo começou na decada de 70 com os militares… os esquerdistas levaram 26 anos para chegar a compra de um projeto estrangeiro ao custo modico de 24 BILHÕES… isso que é força de vontade e empenho a melhora da defesa… e os caças?… mais 26 anos?… 16 ja foram… so faltam 10… e a que custo?… VERGONHA…



  23. como fonte de estudo e desenvolvimento nuclear… ok

    como arma eficaz para defender nossa “amazonia h2o”… é pífio.

    e essa cartilha é que nem os 60 F-16 da Coreia do Sul levantando voo na mesma base…. é um cartão postal do alvo… Fato !

    gastamos bilhões num sub nuclear … e o resto das FAs.. sucateadas , pegando fogo.. na M.. mesmo.

    vai ser a repetição do porta sucatas… existe mais serve para o que mesmo ??? levar “teco-teco” para passear nos verdes mares do Brasil … ou receber pintura piromaniaca. kkk (sim a culpa do fogo é da tinta..nunca na historia desse pais..kkk)… e logo após sair da “reforma geral”…triste mesmo.

    não temos satelite militar ..nao temos armas eficazes para o sub N (aliás temos alguma arma eficaz ???) … e duvido muito que teremos ate 2050 …

    quando o Moby-Dick … sic.. nosso Sub N.. estiver singrando os Mares… solitário ..sem armas para se defender dos navios, submarinos e aviões que o caçaram… e provavelmente meio cego sem um satelite militar para “o guiar”… vão chamar quem ??? o pintura flamegante ???

    resumindo … esse Sub como arma..na penúria que nossas FAs se encontram……é o mesmo que ter um TV-HD de 60″ dentro de uma oca no Alto Xingu …

    o QG de nossas FAs é muito passional…

    “As paixões são os ventos que enfunam as velas dos barcos, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam singrar”. — Voltaire

  24. Construir subnuk pra que? Quantos iremos construir? quantos iremos ter? Que tal comprar 10 modernos convencionais ao inves? istoo sim seria capaz de policiar nossa aamazonia azul! Vamos gastar bilhoes, com sorte construir 1 e depois o que? Mal avancamos na construcao de convencionais e ja vamos largar sem mesmo conseguir fazer por completo por nos mesmos e partiremos a um novo projeto? nao sei nao. Mais parece que daqui a 20 anos teremos um subnuke e nada mais.Ou poderiamos ter 10 convencionais. A escolha e sua!

  25. prosub … guarani .. o fuzil IA2…kc-390…projeto leopard com KMW se instalando por aki e quem sabe um leopard made in BRA ….os 250 leo 1A5 … acho pouco .. o exercito deveria pensar em adquirir pelo menos uns 120 leos 2A7.. mais ai e a opçao da força …n os quer .os EC-725 .a compra dos P-3 (opçao da FAB) blackhawk .S-60/70 ..etc etc ….a ”coisa” ta andando ….pra alegria de uns e tristeza de outros q se acustumaram a reclamar .. o resultado desses programas so vira pra daki a 5/15 anos .. ate la paciencia …..temos muito q reclamar ?? ctz … mais estamos caminhando …n vamos ter todo equipamento q sonhamos da noite pro dia … a n ser q compremos tudo de pratelira .. feito o Chile …tem muta coisa errado ?? ctz .. mais tb temos q reconhecer o valor em si de cada projeto .. e elogia-lo como e o caso do prosub ..tinhamos. 3 opçoes Alemães com seus ”IKL-214” ..base sem modificaçao dos ”214” padrao .. russos .. hehehe .. e franceses .. com um projeto completo dos SCORPENEBR .. os maiores do tipo ..achei correta tal decisao … ou alguem aki acha q os EUA iram nos vender alguns ”Los Angeles ” hehehehehe ….

  26. Mais de 3 décadas passaram Blue Eyes, e não foi só esquerdista que atrapalhou ou resolveu… Sobre o preço módico, ou é isso ou são outras 3 décadas ou mais reinventando a roda, e o detalhe é que o preço módico foi o de quem quis vender o que nós queríamos comprar… Quando a fonte é única paga-se o que se pede infelizmente…

    E temos de pensar no quesito “um passo de cada vez” Xtreme, as coisas podiam ser piores… Acho que a comparação com a TV não é muito feliz, creio que seria mais lógico comparar à um tubarão sem dentes… o que é triste, mas ao menos tem o tubarão, só vai precisar do dentista para por a dentadura…

  27. Parabéns ao Brasil e a Marinha!! Só queria que o projeto andasse mais rápido, precisamos desses armamentos com urgência. E cadê as defesas anti-aéreas ( S-300) para defender essa base???

  28. Parabéns MB. Mas o fato não termos satelite militar atrapalha e muito. É hora de investirmos em um todo e não em uma arma. Mas mesmo assim parabéns.Que marinha, exercito e aeronaltica recebam meios para crescer e nos dar segurança verdadeira.

  29. xtreme,
    Com certeza você faz parte do time do se não fizer eu reclamo, se fizer eu vou reclamar também…
    Como o R22 e o Nelson corretamente afirmaram a estratégia da MB é construir, comissionar e testar exaustivamente o 1º SubNuc BR, a fim de obter experiência construtiva e operacional, visando ao longo do tempo adquirir o necessário “know-how” das “ProjMod”, que irão possibilitar a definição dos aperfeiçoamentos a serem adotados na construção dos demais Nukes da MB.
    Este processo é penoso e custoso, porém os R$ 24Bi não passam de uma gota no oceano quando comparados as reservas do pré-sal estimadas até a presente data entre R$ 3/5 Tri. No futuro não muito distante, teremos de defendê-las da cobiça internacional e o faremos com NAEs, Fragatas, Corvetas e Subs modernos, capazes e construídos no Brasil.
    Ou será que, em nome da falta de visão de muitos, dos cortes e contingenciamentos de gastos do GF, tenhamos de engolir goela abaixo uma rendição incondicional futura que nos será imposta?
    Soberania tem preço e este terá de ser pago, de um jeito ou de outro.

  30. Bom… Se o “tubarão” terá dentes fortes ou não eu ainda não sei… Só sei que, mesmo tendo sido um mergulhador profissional, eu não me lançaria ao mar, sem pensar mil vezes, caso me informassem da presença de um tubarão branco, mesmo que velho e banguelo… Pois sei que mesmo sem dentes, a sua “bocada” tem a pressão de algumas toneladas e ele poderia, facilmente, prender a presa com suas mandíbulas e levá-la ao fundo, matando-a afogada… COM TUBARÃO NA ÁREA, POR CAUTELA, A PRAIA FICA INTERDITADA!
    🙂

  31. Submarinos: Essa é a verdadeira arma do futuro. Até a Bolívia deveria ter um, embora não tenha litoral. Os subs custam caro, mas se considerarmos que não precisam de escolta… não são tão caros assim.
    Precisamos colocar ogivas nucleares nele. A Constituição nos proíbe de fabricar. Mas, será que nos proíbe de comprar? Difícil seria alguém vender, eu sei. Só que grana é grana. O Irã poderia nos vender, assim que conseguir fabricar a sua. Tenho certeza que venderão algumas ogivas para a Venezuela. Duvidam?

  32. Carcará, a realidade é uma trituradora de metaforas… em 26 anos e 24 BI, até a Bolivia, com interesse politico e determinação consegue o que compramos e não sabemos como desenvolver… comprar projeto pronto não é o mesmo que desenvolver o produto, uma industria de defesa e tecnologia… podemos constatar um exemplo disso na industria automobilistica… construimos carros mas não temos uma industria 100% nacional…

  33. Carcará, complementando, o diarium falou com propriedade uma verdade:
    diarum disse: 09/03/2012 às 07:16 “Porque ao meu ver, mesmo se 3 mil estudantes brasileiros na pós de lá estarem na área da tecnologia, quem é da área sabe, a tecnologia fica amarrada à universidade, à o país sede, e à empresa que está financiando a pesquisa, portanto, tem nada de TOT nisto, pode ter no máximo capacitação de recursos humanos. E nada garante que os brasileiros voltem para o Brasil ou fiquem por lá absorvidos em alguma empresa estrangeira.”
    Como disse, desenvolver não é o mesmo que “comprar pronto”… mas entendi o que vc quis dizer: “é isso ou são outras 3 décadas ou mais reinventando a roda”… saudações…



  34. faço sim parte do time que.. não come o angu só porque “dizem” que é bom…

    volto a perguntar…temos alguma arma realmente eficaz – algo como o sistema Bastion russo p.ex ???

    compramos “tanques” da alemanha.. helicopteros russos…navios ingleses…e estamos na mesma em termos de defesa real de nossa integridade física…..ou seja nada…

    não sou contra ARAMAR e tudo que esta sendo e será feito lá… apoio enfaticamente.

    sou contra ao que chamo de “prioridades passionais”… esse Sub N.. me parece mais fruto de paixões egocentricas de “alguns” militares …do que uma visão correta das reais necessidades de nossas FAs…

    ps. sobre o Tubarão Branco….hj em dia o mesmo é caçado a ponto de estarem estudando formas para evitar sua extinção…somente dentes não salvam os que os tem…Fato!

  35. o oceano é o ultimo lugar inexplorado ,o brasil tem que aprender a construçao dos subnucleares pois esse é o futuro ,ainda bem que muitos do site ja perceberam que alguns fingem ser patriotas mas na verdade torce contra sempre ,sobre o tempo de aprendizagem de construçao dos subsnucleares ,nao nos tira a possibilidade de encomendar alguns dos subnucleares russos.

  36. Valeu Lula!

    Se dependesse dos traidores da patria da quadrilha PSDB/DEM (Especialmente o FHC e o Collor) que paralizaram nossos prgramas espacial e nuclear por ordem dos EUA, ainda estariamos apenas sonhando em ter nossos submarinos nucleares(alias, nem submarinos teriamos mais, porque naquele tempo nem verba pra comprar comida pra tropa tinha).

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1289700-5601,00-LULA+E+SARKOZY+ASSINAM+ACORDO+PARA+CONSTRUIR+SUBMARINO+NUCLEAR+BRASILEIRO.=====Falou e disse amigo, sds.

Comentários não permitidos.