Marinha dá os primeiros passos para ter seu submarino nuclear

A Tribuna – Porto e Mar – C1

LYNE SANTOS Após ingressar na seleta lista de países com um portaaviões, o Brasil vai integrar um grupo ainda mais restrito, o das nações com um submarino nuclear. A previsão é que a embarcação esteja pronta para os primeiros testes de mar em 2023.
Atualmente, o projeto passa pelas fases de construção do protótipo do reator nuclear e produção do combustível, que devem ser concluídas em dois anos. Essas etapas são desenvolvidas no Centro Experimental de Aramar (CEA), unidade da Marinha localizada na cidade de Iperó, a 125 quilômetros de São Paulo. No local, visitado pela Reportagem de A Tribuna, é feita parte das atividades de pesquisa da Armada. OCEA também abrigará instalações onde serão testados os equipamentos nucleares a serem implantados no submarino.
Um dos futuros prédios, por exemplo, será um protótipo, em terra, do próprio veículo. De acordo com o projeto, nesse imóvel, serão recriados os ambientes da embarcação e será testado seu reator, responsável pela produção de energia que a movimentará.
“O nosso reator protótipo será utilizado para testar o projeto, ver se ele funciona de fato. Se funcionar, vamos reproduzi-lo exatamente igual e colocar a bordo do submarino. Se não, vamos fazer as modificações apropriadas para que a segurança e o desempenho sejam aqueles requeridos”, explicou o superintendente do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil, o contra-almirante e engenheiro naval Luciano Pagano Junior.
Será a primeira vez que o Brasil construirá integralmente um reator nuclear. Os principais equipamentos para sua montagem foram adquiridos ao longo dos anos, já que a ideia de ter um submarino com esse tipo de propulsão surgiu no País há mais de duas décadas.
O primeiro submarino nuclear do mundo foi o Nautilus, fabricado pelos Estados Unidos em 1954. Quase 60 anos depois, apenas cinco países contam com esse tipo de embarcação ¬ Rússia, China, Inglaterra e França, além dos Estados Unidos. Todos integram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A Índia também tem um projeto em andamento.
O grupo é mais seleto do que o dos países com porta-aviões, tipo de embarcação presente nas marinhas de dez nações atualmente. SUBMARINOS Segundo o contra-almirante Pagano Júnior, o submarino brasileiro será montado no estaleiro em construção nas proximidades do Porto de Itaguaí, às margens da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro. Na área, também será implantada uma base naval.
A estimativa da Marinha é que os empreendimentos sejam finalizados em meadosde2015. Ao todo, serão investidos 6,7 bilhões (cerca de R$ 15,4 bilhões, com base na cotação de ontem) na implantação de todo o projeto. Esse montante inclui os gastos com a construção da base naval, do estaleiro, do submarino nuclear (sem o reator) e de quatro submarinos convencionais. Estes últimos vão substituir os que a Marinha tem hoje e já estão comida de avançada ¬ Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna. O primeiro deve ser lançado ao mar em 2017.
Assim como o submarino nuclear, os convencionais serão fabricados a partir de um contrato firmado com a França em 2008. Pelo acordo, os franceses são responsáveis pela construção dos equipamentos e da tecnologia não-nuclear. MOTOR A principal diferença entre os submarinos convencionais e os de propulsão nuclear está no motor.
Enquanto o primeiro se movimenta graças a um motor a diesel, o segundo utiliza um reator nuclear. O submarino brasileiro não usará armamento nuclear. Isso se deve, principalmente, ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), assinado pelo País em 1968 e que impede a uso dessas armas pela nação. De acordo com contra-almirante Pagano Junior, a construção de um submarino nuclear garante à Marinha novas condições para defender o mar territorial brasileiro. Para ele, a embarcação é um instrumento de trabalho de qualidade e eficiência.
“É mais ou menos como você defender o seu forte apache com ar coe flecha e, em seguida, passar para armas de fogo”, exemplificou. São as características do motor que asseguram as principais vantagens dessa embarcação. O equipamento permite que o submarino permaneça meses submerso e ainda atinja uma maior velocidade. Os diferenciais são essenciais no caso de fuga ou perseguição a um inimigo.
O tempo que ele ficará embaixo d’água dependerá apenas do estresse da tripulação. “A vantagem do submarino em um conflito é que ele não é detectável enquanto está submerso. Já quando está fora, é totalmente vulnerável. O tempo de submersão é a proteção do submarino”, explicou. O oficial reiterou ainda que o submarino é um fator inibidor para possíveis inimigos. “Do ponto de vista do que se entende que é o poder naval, o exercício da capacidade de defender, o submarino é peça fundamental”.

31 Comentários

  1. Muito bom mesmo…. mas… Podíamos Adiar Isso neh? Para a Copa… E Também adiar os convencionais encomendando mais algumas daqui do Brasil…. E… para melhor mais ainda a Marinha… Começar logo o PA A16…. E… trazer mais umas Lanchas e Fragatas e Corvetas

  2. Eis ai o Elefate Branco descritos pelos Yankes.
    .
    coisa que turma da Disney da Inlusao fecha os olhos (entreguistas)
    .

  3. Que a Marinha está certa em desenvolver e construir seu SubNuclear(espero que seja apenas o primeiro), não há dúvidas.

    A questão é se ela será capaz de sustentar a operação do mesmo. Se atualmente não conseguimos manter o A-12 plenamente operacional, como será com um Sub Nucler, ou melhor 4 Sub Nucleares, 18 Escoltas modernas, 2 PAs de 50.000 tonelads e demais navios de apoio e patrulha?

    Se não houver uma mudança radical na mentalidade do governo, todo esse aparato ficará mais tempo no cais e estaleiro que navegando.

    []’s

  4. Nick, acredito que os governantes e legisladores estão trabalhando nesta mentalidade.

    Para mim um sub-nuck é como uma estação espacial. Tem muita tecnologia nela envolvida que tem muito a ver. Uma vez dominando este veículo, pode-se abrir os horizontes para até construir bases submarinas secretas, silos submarinos, veiculos submarinos nao tripulados armados com mísseis, estas coisas. Pois para qualquer catástrofe mundial, o fundo do oceano é um porto seguro, muito mais até do que uma estação espacial. Um submarino nuclear portanto é muuito mais do que o seu nome significa.

  5. O Brasil é um eterno aprendiz.
    O pior de tudo é que com o argumento que está construindo, deixa de comprar itens essenciais a defesa da soberania brasileira. Por isso é que não temos aviões de caça sofisticados e nenhum outro equipamento importante.
    Quando acabarem de construir esse submarino nuclear, ele já estará defasado tecnologicamente.
    O mesmo acontece com o atual FX-2: o Brasil vai começar a comprar aviões de quarta geração quando já estará voando os de quinta.
    Será que esse país será sempre atrasado?

  6. Esse sub poderá lançar mísseis de cruzeiro???
    não consegui uma informação certa sobre isso… pois não vejo efetividade, caso não possua essa capacidade, tendo em vista o custo altíssimo. Seria melhor investir em um maior número de convencionais.
    Fico grato pelas respostas, att.

  7. Neves,
    Como ele deverá ter tubos de torpedos de 533 mm compatíveis com uma série de torpedos modernos, tudo indica que ele também poderá lançar mísseis de cruzeiro por eles, notadamente mísseis anti-navios (ASCM).
    Se ele irá adotar ou não mísseis de cruzeiro de ataque terrestre (LACM), só o tempo dirá.
    Agora, tubos de lançamento vertical ele não tem.

  8. Parabéns ao Brasil..

    Vai ter o primeiro subnuc (ou sub ecológico) do mundo dentro de um prédio..

    A vantagem disso é que se explodir não poluí a vida marinha nem os mares..

  9. Pessoal nervosinho por aqui…o novo estaleiro não está pronto ainda e já querem uma frota de sub pra ontem? Ah vá…As coisas estão sendo feitas, tem de ter paciência teremos sim uma frota de respeito ate 2030…quem viver verá!!! Basta o Brasil continuar investindo nas infra-estruturas que possibilite a construção de todas as maquinas de guerra e seus componentes! INFRA-ESTRUTURA é a palavra da hora.

  10. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    08/03/2012 às 11:19

    Boa pergunta Rafael… alguem se habilita responder?…
    .
    EU, EU, EU ,DEIXA, EU ,EU ,E DINHEIRO AMIGOS PARA OS POLITCOS

  11. 11 anos meus caros,mesmo que nosso subnuke saia atrasado,ainda estaremos a frente de muitas das marinhas do mundo.

    Força a MB.

  12. ” O primeiro submarino nuclear do mundo foi o Nautilus, fabricado pelos Estados Unidos em 1954. Quase 60 anos depois, apenas cinco países contam com esse tipo de embarcação ¬ Rússia, China, Inglaterra e França, além dos Estados Unidos. Todos integram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A Índia também tem um projeto em andamento. ” Se ter submarino nuclear e bomba atômica ,fôr condição necessária e suficiente, então a Índia será o próximo membro do permanente do Conselho de Segurança da ONU. Já o país do futebol e carnaval, ficará só com o carnaval, e olhe lá !!!!

  13. Prezado NEVES, esse sub não terá capacidade de lançar misseis balisticos, uma vez que o Brasil é signatário do TLP, no entanto, o conceito destes subs padrão scorpene é modular, ou seja, a qualquer momento pode-se acrescentar mais um segmento(módulo) ao casco, o que resolveria o problema deste tipo de armamento se necessário.

  14. Porque vai demorar tanto? Resposta simples: porque não é prioridade política no Brasil (há outros assuntos que dão mais ibope em terras tupiniquins).
    .
    É uma maravilha estamos desenvolvendo isso, mesmo que a passos lentos, pois o desenvolvimento tecnológico, inclusive aplicado a àreas não militares, será enorme. Abrirá um enorme mercado de exportação de tecnologia para o Brasil.
    .
    E quanto à manutenção de 4 sub-nucs se hoje não mantemos nem o que temos? Bom, tem que começar a mudar né? Se formos só olhar para os desfeitos passados e desistirmos de dar qualquer passo, não chegaremos a lugar algum.

  15. Vejo aqui gente insatisfeita com a lentidão com que as coisas ocorrem no Brasil, mas não vejo nenhum questionamento dos porques, a não ser pela surrada critica contra os politicos, obviamente, nada melhores, nem piores do que qualquer politico mundial, mais insufladas pela midia perniciosa e interesseira que qualquer outra coisa, ou seja alienados. Gostaria muito de ver minhas FAs, muito bem equipadas como a maioria dos Brasileiros que aqui transitam, mas antes quero ver minha gente com possibilidades de ter senso critico, e isso só acontece quando as necessidades, principalmente as basicas, estão saciadas. Historicamente relegaram a maioria do nosso povo a condição de miseraveis, e percebo que principalmente aqueles que nunca passaram por isso são os que mais falam mal das prioridades. Acredito não poder haver desequilibrio entre a insituição familia brasileira e as vidas de suas outras instituições juridicas. Que se vivemos este momento é por que o dirigentes publicos e privados de sempre sempre foram miopes, acreditaram que poderiamos ter instituições ricamente equipadas com um povo miseravel. Isso só fez bem a alguns. O Brasil é para todos.

  16. Salve Mineirinho e Rafael,eu me habilito em parte,mas deixarei vcs tirarem as suas conclusões,vou mostrar dois Arguivos da página da Marinha,um relacionado a escolha do Scorpene a outra do processo de andamento do ProSub,meu caro Rafael eu sou um defensor dessa parceiria com a França pois até hoje ela foi honesta com o Brasil,no caso do Sub ela disse que se quisermos realmente projetar submarinos modernos teriamos que construir um Estaleiro de ponta e não fazer cambiaras no Estaleiro da Marinha que atualmente usamos,mas vamos aos arquivos.

    Escolha do Scorpene:

    http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/submarino_Escorpene.html

    http://www.youtube.com/watch?v=hIuWViHhMaE&feature=related

    Andamento do ProSub:

    http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/prosub-completo.pdf

    Video da Base nova sendo com ajuda da França:

    http://www.youtube.com/watch?v=Q_Tol9UqiBU

    Essa é a verdade meus caros amigos,e não as mentiras de alguns idiotas que sempre lançam suspeitas mas nunca mostram os fatos,são verdadeiras fofoqueiras…

    OBS:O VIDEO E OS TEXTOS SÃO LONGOS MAS VALE A PENA .

  17. P. tem uns 30 anos que a MB está dando os primeiros passos para construir esse Submarino Nuclear !!
    A Índia em menos de 10 anos projetou e construiu o dela !!
    Quanta falta de seriedade com a Defesa Nacional !!

  18. Julio, vc é brasileiro mesmo… aceita tudo caladinho… ao que parece não vão mudar nunca… adoram se enganar… sempre jogando pedras nas arvores erradas…

  19. “Marinha dá os primeiros passos para ter seu submarino nuclear”

    Legal, mas a 50 anos eles fizeram o que?? Além claro de torrar nosso dinheiro….

    O pior não é isso, o pior é saber que lá pro ano 3000 vão lançar 1 (um) sub nuclear. hahahahaha

  20. este projeto da marinha nos deu mais conhecimento estrategico na area nuclear do que um unico submarino, parabens a marinha do BRASIL.

    -e vamos dar nomes aos bois, se não fosem os desgovernos de JOSE SARNEYNTO, COLLOR CONFISCANDO DE MELO, E ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, ja teriamos uma frota de subs desta categoria, e não estariamos iniciando a costrução de um trinta anos depois da concepção do projeto,não adianta as forças armadas planejarem nada, se quem assina o cheques são um bando de revanchistas nojentos.

  21. Eu penso que projeto dessa grandesa, tem ser mantido em segredo militar, do começo até o inicio de testes operacionais ai sim fala que começou o projeto a 10 anos e todo mundo fica feliz. O MAU DO BRASILEIRO E DAR SATISFAÇÃO DE TUDO QUE FAZ, e isto nem sempre ajuda.

  22. Se não tiver um sistema de armas descente , equipamento de guerra eletrônica , armas , mísseis nacionais .
    Pra mim ,realmente será uma ” Baléia Branca ” , e pra piorar , se ainda for realmente itilizado para patrulhar Zona Econômica Exclusiva , irá confirma o que penso !
    Espero que não, que utilizem a capacidade desse méio de defesa , em toda sua plenitudi ( leia-se ai , patrulha da rota maritíma internacional de navios Brasileiros , ou a serviço de empresas nacionais , Atlântico sul , pacífico , defesa de nacionais em áreas de crise , infiltração de mergulhadores de combate & Comanf,s etc.. ).

  23. 09/03/2012 às 23:28

    Se não tiver um sistema de armas descente , equipamento de guerra eletrônica , armas , mísseis nacionais .
    Pra mim ,realmente será uma ” Baléia Branca ” , e pra piorar , se ainda for realmente itilizado para patrulhar Zona Econômica Exclusiva , irá confirma o que penso !
    Espero que não, que utilizem a capacidade desse méio de defesa , em toda sua plenitudi ( leia-se ai , patrulha da rota maritíma internacional de navios Brasileiros , ou a serviço de empresas nacionais , Atlântico sul , pacífico , defesa de nacionais em áreas de crise , infiltração de mergulhadores de combate & Comanf,s etc.. ).==Um (1) só e chover no molhado, é o mesmo q ñ ter nada, eramos p estarmos contruindo pelo 3 subNucks no mínimo e p ontem.sds.

Comentários não permitidos.