Boeing propõe parceria à Embraer

A Boeing está disposta a se associar com a Embraer para fabricar no Brasil componentes aeronáuticos destinados a suas operações em todo o mundo, e a criar um centro de aviônica avançada no país, além de aumentar a cooperação em áreas tão distintas quanto treinamento de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais e o funcionamento dos sistemas de monitoramento das fronteiras e do mar territorial brasileiros.

O anúncio foi feito pelo principal executivo da companhia para a área militar, Christopher Chadwick. Em visita a Brasília, ele teve encontros com representantes da Embraer e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para defender a proposta da Boeing de venda do jato F-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. A viagem estava marcada antes do anúncio, pela Força Aérea dos Estados Unidos, do cancelamento da compra de Super Tucanos da Embraer, atendendo a queixas da concorrente americana, Hawcker Beechcraft. O executivo foi acompanhado da nova presidente da Boeing para o Brasil, Donna Hrinak, do vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Estratégias da Boeing, Christopher Raymond, e do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon.

“A decisão (do cancelamento da compra dos Super Tucanos) nada tem a ver com a Embraer; tem a ver com a revisão de procedimentos do processo de licitação”, disse Shannon. Ele garantiu que permanece o interesse do governo americano no avião brasileiro. A compra dos aviões da Embraer transformou-se em assunto na campanha eleitoral americana, apresentado como perda de empregos no país.

“A oferta de tecnologia da Boeing acompanhando o avião F-18 é inédita na relação entre Brasil e EUA e equivale à transferência de tecnologia que oferecemos aos melhores aliados dos EUA na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”, disse Shannon. Autoridades brasileiras se queixam, porém, de que não conseguiram compromisso da empresa em abertura dos códigos-fonte de sistemas essenciais, que permitiriam ao Brasil desenvolvimento próprio e adaptações dessas tecnologias.

“Estamos aqui para o longo prazo para construir muitas parcerias com a indústria, universidade, centros de pesquisa brasileiros, sobretudo enfocadas na tecnologia”, disse Donna Hrinak, ao repetir a afirmação de Chadwick, que uma eventual derrota na licitação dos FX não modificará muitos dos planos da Boeing para o Brasil.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

47 Comentários

  1. velha troca de espelho por ouro . pura conversa fiada , Boeing e um atraso nese fx-2 . alem de ser um dino arcaico vem com uma colera de nao e atraso pro Brasil . bye bye DINO

  2. Se for o caso da Dilma escolher o SH não podemos desprezar o impacto da introdução da Boeing no que diz respeito aos processos produtivos da Embraer. Mas creio que seria interessante não efetivar na integralidade todos os pedidos de novas aeronaves. 36 para a FAB e 48 para a MB, tudo bem. Mas as complementares aos anseios da FAB para completar os 120 devem ter outro fornecedor, quem sabe um projeto autóctone. Seria burrice termos somente SH na linha de frente. Pergunto: possuímos os códigos-fonte dos A-1, F-5M? No caso de uma resposta afirmativa, não podemos realizar up-grade para uma nova plataforma?

  3. Olha ai pessoal! O melhor vencerá! hahaahah F-18! é irracional uma escolha que seja diferente ! Rafale é uma Piada!
    Abraços a todos amigos do Blog!

  4. Seria digno aceitar esta proposta da Boeing com o aval do senado estado unidensse é sábio ver e entender que eles já enxergam o Brasil como um país de potenciais futuros tecnológicos apesar dos problemas internos que ainda temos mas tendemos a caminhar para um Brasil mais coerente vai depender do joguinho direita x esquerda ou vice versa ao longo dos anos, se eles os USA querem investir em defesa aqui no Brasil a um nível jamais antes visto pelas nossas autoridades é bom que o GF de meia curva e aceite a proposta da Boeing já antes que entregue nossa força aérea aos franceses que de longe já são conhecidos por suas jogadas nada honestos no setor de defesa.

  5. Não tenho duvidas de que, nesse instante, a escolha do F-18 seria a mais pragmática. E um acesso garantido ao maior mercado aeronautico do mundo também não pode ser ignorada.

  6. Eu não sei se o F-18 é o melhor, eu mesmo prefiro o Rafale, mas seja lá quem for o ganhador da concorrência, vamos ter que aplaudir na esperança de termos feito um grande negócio com absorção de tecnologia .

  7. Sem transferencia de tecnologia,sem codigos fonte o país não pode integrar outras armas no caça,misseis nacionais,russos,franceses,israelenses,somente armamento americanos sujeito a vetos e limitações de alcance.Não sejam burros os que defendem os EUA nessa questão pois já se sabe à muito tempo que eles não são de confiança,não rezão a mesma cartilha o tempo todo e mudão ao sabor dos interesses deles.Pra mim RAFALE é a única opção dentro dos finalistas.

  8. Nobres colegas, ninguem tá enxergando a coleira americana?
    Além da venda de aviões está em jogo o dominio cultural americano sobre a sociedade brasileira. Com a compra de caças Russos vai se abrir não apenas o mercado brasileiro para aviões russos. Pode haver haver uma grande expansão do intercambio cultural com a Russia. Isto quebra o monopolio americano.

    pensem mil vezes antes de propor negocios com os EUA.
    A china e India fizeram negocios com a Russia. o setor aeroespacial do Brasil é superior ao da China e India?

    Aguardo opiniões.

  9. Cilada! É incrível como os americanos repetem sempre os mesmos engodos e nego ainda acha esses caras confiáveis.

  10. Se isto se confirmar vamos estar colocando uma coleira pro resto da vida, sera o mesmo que colocar o lobo cuidar do galinheiro, o melhor para o Brasil entre os dois concorrentes é o Rafale.

  11. F-18 para a MB com TOT integral é a melhor opção.
    SU-35 para a FAB com TOT integral seria a melhor opção. Como infelizmente o avião russo não consta da listagem de finalistas do FX2, teremos de ir de Rafale mesmo.
    Não citei o Gripen NG pois este não existe/atende as nossas necessidades.

  12. Antes de fechar o contrato, o discurso é um.

    Depois de fechar o contrato, o discurso é outro.

    Não vão fazer nada do que prometem, não vão repassar TT porcaria nenhuma, pelo contrário, se puderem atrasar ainda mais os nossos próprios desenvolvimentos, melhor será.
    Compraremos os SH e eles ainda por cima não comprarm os ST, fecham com a Beechcraft e o pior.
    Aumentam o poder de controle sobre nossa indústria aeronáutica.

    O raciocinio é simples.

    “Não podemos deixar esses índios crescerem, ainda mais bem abaixo de nossos narizes. Uma china já é muito, outra “China” em pleno quintal americano é sandiçe”.

  13. Tudo o que eu queria ver é como iria ficar: Embraer associada à Boeing e o Brasil comprando o Rafale.

    Pode ser que eles achem que a Embraer seria a única a MONTAR aviões no Brasil. Se for assim o tiro é certeiro. Senão, o tiro é no pé (da Embraer).

  14. Enfiem esse F-18 no C.!! Americanos FDP! Tem gente que acredita ainda que eles vão fazer isso mesmo que eles estam dizendo…kkkk…vocês são tão ingênuos..nossa.
    Não se esqueçam, esses são os mesmos que disseram que o Brasil não precisa de submarino nuclear!! Lembraram agora???
    Hoje, na área espacial, os americanos não querem nem vender, eu disse VENDER(não é passar tecnologia não) peças estratégicas, imaginem transferir algum tipo de tecnologia!! hahahaha

  15. A criticas que fazem ao Estados Unidos é válida para a
    Russia, China, França ou qualquer outra país que deseja
    vender tecnologia militar ao Brasil. Ou acham que todos
    são bonzinhos e só os Estados Unidos é lobo mal? Tenha dó!
    Vamos tentar fazer o melhor possivel e dentro de uma realidade construtiva para nossa nação, e deixar de lado
    o jingoismo.

  16. Eu ainda acho que a melhor opção é o pacote do Gripen NG que alguns dizem não existir se ele tem prototipo que voa a mais de 3 anos então o J20 tambem não existe,o T-50 tambem não éxiste e o F35 tambem não existe.Sempre afirmam as mesmas coisas e quando se fala dos MIs 35 as mesmas ladainhas e do EC725 tambem as mesmas afirmações e tem gente que cita fonte militar e etc e tal em blabla enquanto isso essa merda chamada Brasil so vive de fantasiar ilusões para quem sabe um dia concluirmos e nos certificarmos que é obsoleto rsrs rsrs Sexta economia chegando a quinta economia ainda em 2012 e uma nação recheada de otarios iludidos por bandidos espertinhos.Sempre chega na portinha e cai esse Brasil meia-bomba.Quer mole?Senta no colo do Brasileiro que ele é inofencivo e brochado rsrs rsrs esta garantida a inviolabilidade de teu furingo rsrs Que a Embraer se associe com a Boeing afinal são merdas da mesma bunda e a Embraer sempre so fez tudo na vida segundo ao que a agrada ou não agrada a Boeing.

  17. O Brasil deveria fazer assim: Compramos os 36 SH mas queremos transferência de tecnolocia TOTAL do radar AESA e das tubinas o resto vem de prateleira… Pois os avionicos podemos desenvolver em 1~2 anos, a eletronica vem da China(assim como nos EUA) e a parte estrutural botariamos a Embraer para desenvolver um Caça Brasuca usando turbinas do SH + AESA e no padrão que quisermos, com as armas que desenvolvermos.

    Do contrario não vale nada pois caso entremos em guerra temos certeza que será contra alguem da OTAN.

  18. Nem de graça esse dino nos serve, virá chipado.
    O Judas niponico continua fazendo o jogo dos yanques. Pede pra sair Jaspion, deixe a aeronautica se oxigenar com gente nova.
    Que venham os caças russos.

  19. EUA não transfere tecnologia?
    O que os 3000 brasileiros que lá estão na pós-graduação estão fazendo? Turismo na Disney?
    Ah! Eles não vendem peças sensíveis??
    Plagiando a Chiquinha: Ah! Que peninha!!!!
    E nós? Será que se os argentinos quiserem comprar o seeker do MAR-1 ou do MAA-1B a gente vende pra eles?
    É cada pérola!!!

  20. Eles vão nos passar, o que sempre fizeram. Uma rasteira. Vão passar a tecnologia das asas das rodas. Uma beleza.

  21. Essa oferta da BOING a verdadeira intençao é controlar nossos passos vam repassar o que for de interesse deles com própria Inglaterra que sao seus aliados estrategicos eles nao repassaram tecnológias do caça F35 solicitada pelos ingleses que estao nesse projeto. A melhor opçao é o rafale

  22. O seu Jos de freitas nogueira…a França está fazendo o que com o Brasil na área de submarinos convencionais e nucleares(esses mesmos que os EUA não querem que nós tenhamos) e até mesmo na de helicópteros?? Os EUA são os piores! Isso eu te garanto! Bosco…nós estamos falando da área de defesa, nuclear ou espacial e não de outras áreas, você generaliza tudo…pelo que eu saiba na área nuclear, nós estamos aprendendo com a França. Veja esse vídeo antes de falar :
    http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
    Eles não se dizem parceiros do Brasil?? E quanto a suposições eu não discuto! Eu discuto a realidade! Se Se Se…quando acontecer eu te digo.

  23. Pra Muitos ficarem fazendo Roda e asa e tela de lcd e um baito do BIG DEAL ,mais fazer o Aviao e ter o controle dos Codigos que bom Nao os interesa so pq e Yanke,
    nesa altura do campionato a Boeing ja devia ter se comprometido com iso.
    Afinal iso e a principal Exiegencia do FX-2 ou a Boeing nao leu esa clausula ?
    for mercy

  24. O Brasil já deveria ter se livrado desse incomodo que representa é ter esses mui amigos se dizendo otimos parceiros. Lógico, dentro do obvio interesse se proprõem aliados perfeitos, a diferença é que não permitem decisões soberanas de daqueles países que aceitam o jugo.
    O Brasil deve ser polido com eles, que não são confiaveis, mas firme em seu caminho de buscar cada aqueles parceiros que entendam a necessidade de confiança, equilibrio e compartilhamento nos conhecimento, de que se propõe parceiro e amigo.

  25. O Brasil já deveria ter se livrado desse incomodo que representa ter esses mui amigos se dizendo otimos parceiros. Lógico, dentro do obvio interesse se propõem aliados perfeitos. A diferença é que não permitem decisões soberanas de daqueles países que aceitam o jugo.
    O Brasil deve ser polido com eles, que não são confiaveis, mas firme em seu caminho de buscar sempre aqueles parceiros que entendam a necessidade o significado de confiança, e que equilibrio e compartilhamento nos conhecimento fazem parte disso, de quem se propõe parceiro e amigo.

  26. Os EUA vai se afastar da UE e até mesmo dos Ingleses se eles continuarem em receção, dai a causa dessa procura desesperada da Boing pelo Brasil.
    Vendendo ou não o F-18SH eles não tem escolha e vão ter de investir aqui.

  27. Pros pró boeing, memória curta, USAF cancela contrato com a EMBRAER. Notícia da semana, mas parece q muitos já esqueceram mais este lembrete de como é a relação dos EUA c o Brasil.

  28. Desde quando a EMBRAER é uma empresa brasileira, não é verdade??? Então, TODOS nós sabemos quem controla a EMBRAER, não é verdade??? Pra que PARCERIA com IANQUE, não é verdade?????

  29. É fogo um monte de comentários pró EUA e sua promessa de transferência de tecnologia. Ao longo da história os EUA já sabotaram seus aliados como GB, Turquia e Canadá, vetaram até Israel de tecnologias sensiveis.

    Já no caso dos Rafales quando os Franceses fecham um contrato eles tem a tradição de cumprir.

    Até a tecnologia Sensivel de Osirak que Israel fez um carnaval para a França vetar os contratos a França cumpriu.

  30. Bom comentário senhor Bosco. A demais, vamos tomar vergonha na cara, compramos o que necessitamos de acordo com a conveniência, pois o suprimento de meios se faz URGENTE ou EMERGENTE e posteriormente aplicamos em P&D. O programa de reequipamento das forças não pode ser fundado em um plano que se eterniza, é para ontem, pois condições de parcerias á oportunidade nos trará know how. O exemplo da Índia e China deve ser seguido, admitamos, não somos capazes, porem contato com tecnologia habilita-nos.

  31. Aqui no Brasil as bolsa de pesquisa são uma merreca .os eua ivestem uma fortuna em suas universidades e tem tecnologia extraordinarias.Esta na hora de o brasil investir em seus pesquisadores .
    o brasil quer comprar toda tecnologia ..bobinho nós brasileiros

  32. Mayer, não fala besteira por favor. O F-22 é de uso exclusivo dos EUA e nem aliados podem comprar, além do mais o F-18 é a espinha dorsal da marinha norte-americana e não só lixo para aliados. O F-18 é um excelente caça e realmente a única coisa em que esbarramos é a TT. Mas pelo menos o que for decidido acredito sim que seja cumprido pelos americanos. Não é ser bonzinho. O que vale na política mundial é o jogo de interesses, coisa que 90% dos colegas aqui do PB não entendem. Só tem na Cabeça ” se for americano não presta”. Acontece que o Brasil vem se projetando no mundo tanto economicamente quanto politicamente. Isso sem falar da ambição de elevar seu nível militar também. Levando tudo isso em consideração é interessante aos americanos formar uma aliança com o País (Brasil) que vem se tornando uma grande potência regional e quem sabe futuramente mundial também. Então duvido muito que tenhamos problemas com a TT dos americanos pois como todos sabem “uma mão lava a outra” e eles tem ciência disso.

  33. “MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM” Na internet ta circulando um video feito por um oficial da FAB no CTA, sobre embargos de tecnologia aeroespacial por parte dos americanos este video é recente, se não estou enganado menos de um ano, é estranho eles abrirem F/A-18 inclusive o radar AESA, para o F/X da FAB.

  34. QUEM QUER AVIÃO CHIPADO?… Eu não quero, então by, by,…
    Ja falei em outro Post: Os estrangeiros (EUA e ISRAEL), querem por várias formas (empresas) fazer parceria com as empresas nacionais de defesa importantes, desta forma acabam sufocando e obstruindo o crescimento tecnológico do Brasil e assim limitam nossa soberânia. Explico: uma importante de lá domina uma área tecnológica e se associa com a equivalente nacional, em outra área acontece o mesmo e assim quantas forem necessárias. No final esta tudo dominado e não tem como o país cair fora da interferência deles. Eu não me cego. Mas tudo bem, o jogo é para ser jogado, burro dos brasileiros que aceitam e jogam desta forma.

  35. Bosco.. paquistão e mais algum outro país que não me recordo o nome já encontraram chips de rastreamento se não me engano em alguns de seus f-16…
    Eles poderiam sim nos transferir tecnologia do avião em si e ainda assim lucrar com a venda de armas para as aeronaves… Mas imagino que nem a tecnologia(ja não tao moderna) para a construção dos sistemas de informação do caça eles nos passariam…
    .
    E esse negocio de pós graduação é mais complexo: eles anunciaram esse projeto ainda não deve ter muita gente lá. Nosso proprio governo está pagando para nossos estudantes irem pra lá e para outros países…
    3 mil vagas em universidades de ponta é muita coisa, mas é bem artificial essa iniciativa. Nos parece a velha política de dar espelhos aos primitivos e trocar pelo ouro que eles possuem…
    .
    Mas o meu comentário, claro, está arraigado com a visão que tenho de Estados Unidos.. Voce eu creio que tem uma visão diferente.. tomara que você esteja certo. Pois o lobby deles em nosso congresso é muito forte e se as promessas de ToT não se concretizarem, teríamos mais uma decepção com eles.

  36. Porque ao meu ver, mesmo se 3 mil estudantes brasileiros na pós de lá estarem na área da tecnologia, quem é da área sabe, a tecnologia fica amarrada à universidade, à o país sede, e à empresa que está financiando a pesquisa, portanto, tem nada de TOT nisto, pode ter no máximo capacitação de recursos humanos. E nada garante que os brasileiros voltem para o Brasil ou fiquem por lá absorvidos em alguma empresa estrangeira.

Comentários não permitidos.