Tempo se esgota para interromper programa nuclear iraniano, diz Netanyahu

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que está “chegando ao limite” o tempo de pôr fim ao programa nuclear do Irã.

Em discurso em uma conferência pró-Israel nos EUA, Netanyahu disse que não pode permitir que seu povo “viva sob a sombra a aniquilação” – em referência a uma frase atribuída ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de que Israel deveria ser “varrido do mapa”.

Tanto Israel como potências ocidentais acusam o Irã de usar seu programa nuclear para buscar a bomba atômica. Já Teerã diz que o programa tem fins energéticos pacíficos e que não pretende suspendê-lo.

A tensão provoca especulações sobre um possível ataque “preventivo” por parte de Israel contra instalações nucleares iranianas.

O presidente americano, Barack Obama, afirmou anteriormente não descartar a opção, mas agregou que ainda há espaço para democracia.

Já Netanyahu disse nesta terça que seu país está “determinado a prevenir que o Irã obtenha a bomba nuclear”.

“Israel esperou que a diplomacia funcionasse, que as sanções (contra o Irã) funcionassem. Ninguém pode se dar ao luxo de esperar por muito mais tempo”, declarou o premiê ao Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelense (Aipac, na sigla em inglês).

Fonte: BBC Brasil

13 Comentários

  1. Esse louco do tal do bibi vai desencadear um guerra q ele sabe como vai começar e nunca como terminar.Espero q o debilóodes dos iangleses ñ deem apoio a essa insanidade;e dizer q possivelmente td o planeta pague o preço por essa temeridade…d Deus (YHWH) dê bom-senso a esse malucos. Trágico.Sds.

  2. Utilizando-se da lógica israelo/anglo/americana, se um outro Estado Soberano planeja um ataque. Ao “suposto” Estado vítima é lícito um “Ataque Preventivo”, os israelenses/britânicos/americanos, ameaçam diariamente o Irã (“não pode ultrapassar essa linha, senão…, todas as opções estão sobre à mesa…, não permitiremos isso, ou aquilo, etc”). A contrario senso, seria lícito um “Ataque Preventivo” do Irã a Israel, visto que este já manifestou inúmeras vezes a intenção de atacar aquele. Porém, quando estão envolvidos Israel, USA, UK, França, Alemanha (a dita comunidade internacional, ou Ocidente), “pau que bate em chico, não é o mesmo que bate em francisco”. Não defendo um ataque do Irã a Israel, nem um de Israel ao Irã. Acho que Israel e Irã, são apenas peças de um jogo mais complexo, que são manipulados, primeiro pelo UK, de pois por UK, USA. Abraços!

  3. Quem aqui acha que o Irã já tem umas unidades de ogivas nucleares dá um joinha! =b
    Só está faltando tecnologia de ponta em mísseis balísticos, para contrapor as defesas anti-mísseis.
    Mas o Hezbollah vai dar conta do recado.

  4. Torço para que as coisas melhorem e não haja outra guerra,outra coisa pelo que já analisaram as áreas onde o Irã enriquece uranio é muito resistente e protegida assim ataque de aviões talvez não resolvam e sim somente uma invasão do país e das instalações por terra,não sei más acho que só assim destruiriam as usinas!

  5. No site http://www.debka.com de hoje 06 de março , existe a afirmativa da inteligência israelense no sentido de que o Iran não tem apenas uma Usina de Enriquecimento nos moldes da de Fordow que é enterrada na montanha mas sim 10 usinas desse tipo no total.
    Se para uma usina já estava difícil imagina para 10 usinas !!
    Eu particularmente acho que devem ser muito mais que 10 instalações secretas que o Iran deve ter e acredito também que o Iran já deva ter enriquecido muito mais urânio nessas instalações secretas.
    Enquanto isso em um país deitado em berço esplêndido !! zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  6. Caro CRSOV, o Irã enriquece urânio há mais ou menos 3 anos, o Brasil já está no ramo há 30 anos, desde 1989 oficialmente enriquecemos urânio a 20%, ou seja, 23 anos fazendo o que o Irã faz a três, vc acha que estamos em berço esplêndido? Até os gringos ianques já jogaram a toalha, é só olhar matéria postada aqui hoje mesmo, não acham que devem fazer vistorias mais profundas ou que o Brasil tenha que assinar tratados extras de fiscalização pois “confiam” no Brasil, o fato é que essa janela que o 1 ministro Israelense fala já se fechou a muito tempo aqui, e não é vantagem criar uma disputa sobre isso com um aliado como o Brasil, é melhor fazer vista grossa como fazem com Israel. Abcs cordiais.

  7. O gente, parem de acreditar em duendes. Israel não teme armas nucleares no Irã, pois sabe que eles não tem e com tanta vigilância e cobrança internacional não terão mesmo. Já disse e repito aqui: Israel teme mesmo é a pujância econômica, social, cultural e democrática do país persa. Um Irã próspero e rico é um pesadelo para a supremacia israelense, mesmo com todo o apoio dos EUA. Imaginem como ficaria os valores ocidentais e sua influência no Oriente médio se o Irã se desenvolve e se consolida por fora do sistema internacional hegemônico?. Blau, blau império americano.

  8. JCláudio,
    Sua análise foi primorosa.
    Sem dúvida é lícito ao Irã atacar preventiva ou preemptivamente Israel, antes que esse o ataque.
    O problema é que as relações internacionais não são, o que podemos dizer, um paraíso de justiça ou um monumento ao bom senso.
    Impera a força, o poder, os interesses, as alianças.
    As relações internacionais se mantém na base da política do galinheiro. Enquanto uns levam bicadas de todos os lados, outros só distribuem bicadas.
    Feio? Com certeza. Mas o mundo é como é, e tem sido assim por séculos. Mas está melhorando, não tenha dúvidas disso.
    Fosse em outros tempos, com o poder bélico que dispomos hoje, já teríamos nos extinto e sobrariam apenas as baratas pra contar a história.
    Até mesmo o gênero humano tem melhorado, mesmo que na base da força. Fossemos 7 bilhões de seres como eram nossos antepassados há 4000 anos atrás e o mundo estaria mergulhado na idade do terror.
    Bem ou mal, as organizações internacionais, como a ONU, por exemplo, tem cumprido o seu papel de colocar certa ordem no caos e só de estarmos vivos hoje, somos prova disso.
    Voltando ao assunto em pauta, infelizmente, os iranianos não coaptaram apoio de outros países não alinhados com Israel e com os EUA, e num processo paralelo, resolveram peitar esses dois atores de peso no cenário internacional.
    Claro que o Irã, como país soberano que é, pode resolver atacar Israel e todas as bases americanas ao redor do seu país, mas eles não têm condições de que tal operação, de tal porte, seja factível. Também não saberiam quais as consequências de tal ação.
    Agora, assim como você, eu afirmo e defendo até a morte que direito de fazê-lo, eles têm, mas em nome do bom senso, não os aconselho que exerçam esse direito.
    Um abraço.

  9. O “bibi”, você quer uma fralda nova?? Se essa está suja não continua usando pois vai dar assaduras na bunda. Cara o cheiro de diarréia em TelAviv deve estar insuportável…
    .
    O Obama deu pra trás igual ao Bush, ele foi chorar na AIPAC?? Que desespero!kkkkkk…Tá feia a coisa mesmo.

  10. Agora sério. Mesmo que o Irã AINDA não tenha a Bomba; com seu armamento convencional+químico+”bomba suja”. Já é suficiente para aniquilar completamente aquele país minúsculo com complexo de superioridade, feito de Lego e sustentado pelos Homer Simpsons estadunidenses…Esse é o motivo de o Irã não ter sido atacado até hoje!
    .
    O Irã nunca ameaçou riscar Israel do mapa, isso é um engono. Foi uma resposta a um ataque verbal/argumentativo do mesmo sentido feito contra os persas. Não sejamos infantis. Isso é um jogo de mídia que alguns no Ocidente vem fazendo a anos, para conseguir apoio mundo a fora em uma ataque contra o Irã. Existe uma grande comunidade judaica vivendo no Irã e não são molestados. Tudo o que vemos na mídia é MENTIRA descarada vinculada para manipular a opinião pública.
    .
    Israel não respeita a ONU, tratados ou os Direitos Humanos! Assassina vários cientistas no Irã, tendo inclusive fortes suspeitas de ter assassinado um cientista brasileiro que trabalhava no nosso programa nuclear! Assim afirma sua família em reportagem mostrada nesse site a pouco tempo. Se tem algum vilão nessa história é Israel, que rouba terras, assassina civis, bombardeia cidades, usa armas químicas em centros urbanos super populosos, tortura, e pratica genocídio e Apartheid na Palestina.
    .
    São tratados como parias, porque são parias mesmo!!! Tentam se esconder atrás da cortina do “preconceito”, da “perseguição”, “dá legítima defesa”, etc. Mas fora das TVs, Cinema e Globos da vida. Fica praticamente impossível tapar o Sol com a peneira.
    .
    Ladrões de terras, Parias e Marginais sempre serão tratados como tal, não importa a aura de coitadinhos que se queira pintar neles!! A internet acabou com o controle da informação…A verdade vaza todos os dias 24hs por dia, não dá mais pra esconder.

  11. Eu ia elogiar o comentário do bosco, mas o do Nobu RJ já completou toda a idéia:
    Tudo isso é uma grande hipocrisia, uma novela, o mundo sempre funcionou assim e talvez sempre funcionará. Exige quem pode, obedece quem tem juíso.
    Uma pena que essa briga entre o travesti histérico e o cafetão vai resultar em milhares de mortes cedo ou tarde. Mas o travesti não anda tão bem armado como o cafetão, mas em contrapartida o traveco já tem agora uma gangue de “parceiras” pra ajudar se o bixo pegar….. Aí vai ser pior que briga de foice no escuro.

  12. Desde que o homem passou a formar “estados” e estes passaram a fazer comércio entre si que há normas supra-nacionais tácitas ou não que devem ser seguidas.
    Desde então, também sempre houve estados mais fortes e mais fracos, fazendo valer a velha política do galinheiro e fazendo cumprir essas normas supranacionais.
    Sempre houve e sempre haverá, enquanto humanos formos, estados beligerantes e estados mais ou menos hegemônicos.
    Hoje, não é diferente.
    Querendo ou não, há estados mais poderosos que outros, que fazem valer seus interesses em detrimento dos interesses de outros.
    Se não for os EUA, será a China, se não, será a Rússia, etc.
    Simplesmente não há como acabar com eles e vivermos na utopia de cada um por si, sem que haja exploração ou injustiças. Isso não ocorreu no passado, não ocorre hoje e não ocorrerá amanhã, enquanto humanos formos.
    E sempre os que estiverem no topo da cadeia alimentar fará papel de vidraça dos insatisfeitos.

Comentários não permitidos.