Defesa & Geopolítica

Livres: Leste da Líbia declara autonomia

Posted by

Tradução e adaptação:

Plano Brasil, E.M.Pinto

A Cirenaica, a região oriental da Líbia, elegeu um congresso regional e declarou autonomia da capital Trípoli .

Milhares de grandes líderes tribais e comandantes de milícias participaram de uma cerimônia de comemoração na região do centro de Benghazi.

O congresso afirmou que Cirenaica sofreu décadas de marginalização sob as mãos do governante Muammar Gaddafi. Agora, a região rica em petróleo que se estende desde a cidade costeira de Sirte a fronteira com o Egito está tomando as suas fortunas em suas próprias mãos.

O congresso nomeou Ahmed al-Zubair Ahmed, que foi prisioneiro políticode Gaddafi e atualmente é membro da NTC (Conselho Nacional de Transição), como líder do seu conselho governativo, a informou a rede do Qatar, Al Jazeera. Apesar de ser uma parte do corpo da Líbia na decisão oficial , Al-Zubair comprometeu-se a proteger os direitos da região oriental.

O NTC da Líbia, que começou a revolta contra Gaddafi em Benghazi e se mudou para Tripoli após a sua derrubada, repetidamente expressou oposição à autonomia planejada. Eles disseram que a transformação da Líbia em um Estado federal abre caminho para a eventual cisão do país norte Africano.

O Oriente, no entanto, está pressionando por um retorno a um sistema de governo que existia antes do golpe de 1967 que levou Khadafi ao poder. Na época a Líbia foi dividida em três estados – Tripolitânia ocidental, do sudoeste e da Cirenaica Fezzan oriental (ou Barqa em árabe).

A co-fundador do movimento para a autonomia, Abu Bakr Baaira, apontou que um sistema federal não levou a uma divisão de países como os EUA e a Alemanha.

“São os EUA, Suíça e Alemanha dividida?” Baaira disse. “Esperamos que eles não nos forçem a uma nova guerra e derramamento de sanguenovamente. Esta é a última coisa que nós procuramos. “

Barqa seguirá uma forma pacífica de fazer Tripoli  e a NTC reconhecer sua autonomia. Baaira não exclui a possibilidade de ir à ONU para esse reconhecimento.

Os orientais já formaram um exército próprio, o  Supremo Conselho Militar de Barqa, que é independente da NTC. O exército é composto de revolucionários que lutaram contra Gaddafi no ano passado. E agora as forças estão prontas para lutar pela autonomia, segundo informou o comandante do xército Barqa o Coronel Hamid Al-Hassi.

“Mesmo se tivéssemos que tomar sobre os campos de petróleo, implantando as nossas forças lá ou arriscar outra guerra, nós não hesitaremos em prol da Barqa”, disse Hassi à Associated Press.

Não está claro quantos orientais realmente apoiam a idéia de autonomia. Embora cerca de 5.000 pessoas já teriam tomado parte no “Congresso do Povo de Cirenaica” na cerimônia, na segunda-feira, hove vários milhares protestavam contra ela em Benghazi.

A Líbia parece estar desmoronando como a NTC e está tentando descobrir uma nova lei eleitoral antes das eleições parlamentares em junho. O mais recente projeto da lei atribui apenas 60 assentos no país, o Conselho Nacional seria formado por 102 membros do Oriente, enquanto o Ocidente terá 200 representantes. O “Congresso do Povo de Cirenaica” rejeitou este último projeto, aparentemente devido à sua natureza discriminatória.

A Líbia se desmorona e se divide, tendendo a uma nova e saguinária guerra, quem irá libertá-los agora?

Fonte: RT

20 Comments

shared on wplocker.com