Livres: Leste da Líbia declara autonomia

Tradução e adaptação:

Plano Brasil, E.M.Pinto

A Cirenaica, a região oriental da Líbia, elegeu um congresso regional e declarou autonomia da capital Trípoli .

Milhares de grandes líderes tribais e comandantes de milícias participaram de uma cerimônia de comemoração na região do centro de Benghazi.

O congresso afirmou que Cirenaica sofreu décadas de marginalização sob as mãos do governante Muammar Gaddafi. Agora, a região rica em petróleo que se estende desde a cidade costeira de Sirte a fronteira com o Egito está tomando as suas fortunas em suas próprias mãos.

O congresso nomeou Ahmed al-Zubair Ahmed, que foi prisioneiro políticode Gaddafi e atualmente é membro da NTC (Conselho Nacional de Transição), como líder do seu conselho governativo, a informou a rede do Qatar, Al Jazeera. Apesar de ser uma parte do corpo da Líbia na decisão oficial , Al-Zubair comprometeu-se a proteger os direitos da região oriental.

O NTC da Líbia, que começou a revolta contra Gaddafi em Benghazi e se mudou para Tripoli após a sua derrubada, repetidamente expressou oposição à autonomia planejada. Eles disseram que a transformação da Líbia em um Estado federal abre caminho para a eventual cisão do país norte Africano.

O Oriente, no entanto, está pressionando por um retorno a um sistema de governo que existia antes do golpe de 1967 que levou Khadafi ao poder. Na época a Líbia foi dividida em três estados – Tripolitânia ocidental, do sudoeste e da Cirenaica Fezzan oriental (ou Barqa em árabe).

A co-fundador do movimento para a autonomia, Abu Bakr Baaira, apontou que um sistema federal não levou a uma divisão de países como os EUA e a Alemanha.

“São os EUA, Suíça e Alemanha dividida?” Baaira disse. “Esperamos que eles não nos forçem a uma nova guerra e derramamento de sanguenovamente. Esta é a última coisa que nós procuramos. “

Barqa seguirá uma forma pacífica de fazer Tripoli  e a NTC reconhecer sua autonomia. Baaira não exclui a possibilidade de ir à ONU para esse reconhecimento.

Os orientais já formaram um exército próprio, o  Supremo Conselho Militar de Barqa, que é independente da NTC. O exército é composto de revolucionários que lutaram contra Gaddafi no ano passado. E agora as forças estão prontas para lutar pela autonomia, segundo informou o comandante do xército Barqa o Coronel Hamid Al-Hassi.

“Mesmo se tivéssemos que tomar sobre os campos de petróleo, implantando as nossas forças lá ou arriscar outra guerra, nós não hesitaremos em prol da Barqa”, disse Hassi à Associated Press.

Não está claro quantos orientais realmente apoiam a idéia de autonomia. Embora cerca de 5.000 pessoas já teriam tomado parte no “Congresso do Povo de Cirenaica” na cerimônia, na segunda-feira, hove vários milhares protestavam contra ela em Benghazi.

A Líbia parece estar desmoronando como a NTC e está tentando descobrir uma nova lei eleitoral antes das eleições parlamentares em junho. O mais recente projeto da lei atribui apenas 60 assentos no país, o Conselho Nacional seria formado por 102 membros do Oriente, enquanto o Ocidente terá 200 representantes. O “Congresso do Povo de Cirenaica” rejeitou este último projeto, aparentemente devido à sua natureza discriminatória.

A Líbia se desmorona e se divide, tendendo a uma nova e saguinária guerra, quem irá libertá-los agora?

Fonte: RT

20 Comentários

  1. Cade os comentarios do tipo:

    “AH a cia ta por tras disso”

    ou

    “o imperio anglo-americano malvado esta atras do petroleo”

    ou outros comentarios de natureza anti-ocidente. aff do de saco cheio de nego ficar criticando os eua e israel . putz nego acha que e melhor viver tipo mundo ao estilo russia , ou china ou pior uma coreia do norte da vida . pqp .

  2. A Líbia sedesmorona e se divide tendendo a uma nova e saguinária guerra, quem irá libertá-los agora?


    os “herois libertadores da otan” deveriam responder isso agora, eu acredito sempre que revoluções de nações devem ser tocadas pelo seu povo, para que tenham legitimidade, e não infladas por “forças externas”,na siria estão cometendo o mesmo erro, la tando oposiçõa, quanto situação são lixo e estão cometendo atrocidades, me digam quem vai acolher os sirios-cristãos quando o idiota do assad cair, e a sharia começar a perseguilos ?? um iraniano foi condenado a morte por ter se convertido ao cristianismo, e a irmandade muçumana e da mesma corrente ideologica que os aiatolas iranianos, o mundo real e muito mais complexo do que as briguinhas bestas dos” americanofilos x antiamericanos, e os “libertadores do mundo livre hipocrita” não dão a minima para refugiados, se desem a africa central não era o que e !!!

  3. Antes de contarem a resenha do filme Alice no País das Maravilhas… perpetrado pela a mídia dos sanguessugas… vejam este site oficial internacional sobre o índice de desenvolvimento humano da líbia perante o restante do mundo e tirem suas próprias conclusões: http://hdrstats.undp.org/en/countries/profiles/LBY.html
    Vale ressaltar que são dados da época do ‘sanguinário’ gaddafi no poder.

  4. O PROBLEMA NÃO É SER LIVRE MAS SIM COMO SER. ESSE ESTADO PRECISA DE LEIS E ORGANIZAÇÃO.
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Aquino, por favor ao escrever desbloqueio o caps lock, escrita em maiúsculas além de dificultar a leitura configura-se como falta de educação entendido na net como gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Estão certos. Cada povo tem o DEVER de buscar a liberdade de quem pisa nele.
    Será que um dia o sul terá culhões para fazer isso?
    As pesquisas dos movimentos separatistas sempre indicam que a maioria dos sulistas é a favor da independência do Brasil. Vão botar a cara a tapa?

  6. Bom agora ficou livre para os EUA influenciar essa parte da população que vai querer de qualquer forma ter apoio de onde quer que venha, só falta esta parte que se diz autônoma ser representada por pessoas inescrupulosas e que vai aproveitar para venderem a suposta liberdade do povo para um país estrangeiro a fim de se beneficiar !

  7. Olha aí o legado dos “libertadores” do povo líbio. Lembro que tentaram até criar uma nova bandeira para o Iraque depois da conquista. São uns vampiros desgraçados, agora vai ser cada vez mais fácil abocanhar o petróleo. Acorda pra vida Brasil!! A gente com esse território enorme, após uma invasão jamais conseguiríamos retomar o antigo mapa. Bombas W-87 + submarinos para ONTEM!!

  8. PEDRO
    =
    Libia era um pais nao estados Independentes como ESTES querem

    =

    Por tras de toda revolta da Libia ta o comercio de Arma Americano e Europeu.

    e o Oil

    -Moral da hestoria gracas CIA YANKES E O PARASITA INGLES
    ese Cenario e Possivel
    .
    Recomendo a vc que sai da Disney da Inlusao que vc vive

  9. E mais uma vez o continente africano sai perdendo.
    ****
    Cumpriremos o Dever
    Eu moro em Santa Catarina e sabe qual a solução para separatistas do sul?
    UM TIRO DE FAL OU DO NOVO IA2 NA CARA DE QUALQUER SEPARATISTA IDIOTA!

  10. Wavatar marc disse:
    06/03/2012 às 13:13

    adorei a pergunta respondo o pessoal vai estar entretido “libertando” a Síria========================Age é a x da Siria, td q os judeus + desejam e e ele fikem ” ad eternum ” nessa guerra civil..Trágico.sds.

  11. A guerra assimetrica é coisa de louco!!!

    Essa declaração de separação Líbia tem um nome Moammar Kadaffi, mesmo sendo um cachorro safado que uns acham que está morto e outros acham que está vivo na Libéria vendo o circo pegar fogo.
    .
    .
    O exercito regular da Rep Socialista da Libia que não tinha nada de regular, pois grande parte de seu treinamento era puramente guerrilha e está acabando com as forças armadas do NTC que não tem legitimidade nenhuma, apenas fora da Libia. O oeste libio ao longo do tempo vai votando as mãos dos pró gaddafistas, assim como a parte sul do estado da cirenaíca (kufra, terra dos negros líbios) que está na parte que o NTC quer dividir e mesmo na região central da parte dividida ainda há combates.
    .
    .
    O NTC antes consguiu se expandir devido a ajuda da OTAN que inicialmente abriu espaço e manda armamentos que vão sendo roubados pelo gurrilheiros verdes a guerra não acabou a OTAN continua atuando na líbia e como sempre matando civis verdes e os próprios rebeldes do NTC por se parecerem com forças irregulares contrárias.

  12. Novo Brazuk disse:
    06/03/2012 às 12:22
    Será que isso é efeito colateral não previsto? Ou seria aquela máxima de dividir para conquistar?
    .
    Com certeza os mocinhos dessa vez serão os povos da região rica em petroleo. O Ocidente dará total apoio para as organizações da região petroleira da líbia..
    Afinal, eles (líderes rebeldes) e a British Petroleum entre outras garantirão seu dindin, e em dólares

  13. Adriano disse:
    06/03/2012 às 21:48Cumpriremos o Dever
    Eu moro em Santa Catarina e sabe qual a solução para separatistas do sul?
    UM TIRO DE FAL OU DO NOVO IA2 NA CARA DE QUALQUER SEPARATISTA IDIOTA!


    adriano voce e um brasileiro do maravilhoso estado de SANTA CATARINA que nos enche de orgulho, ficamos bem mais traquilo ao saber que nossos patriotas do sul do brasil estarão sempre vigilantes para o surgimento de focos de traidores, e aos traidores nada mais do que manda nossa constituição, O FUZILAMENTO !!!

  14. A COLHEITA MALDITA
    .
    .

    O que se verá agora são sementes para futuras guerras na região.
    .
    Pequenas “cidade-estado” surgirão na Líbia e na Síria,será o normal pois,com o desmantelamento e o desmembramento das nações naquela região;que foram construídas pelas circunstância dos antigos impérios europeus(Iraque,Líbia,Síria,Israel…etc);todas estarão correndo o risco do revisionismo que tomou a sua própria dinâmica, fugiu do “controle” da prostituta ONU.
    .
    Com essas “semente” da beligerância,o comércio de armas terão umas ótimas colheitas e a raça humana novas guerras,para se deleitar e morrer nelas.
    .
    A pergunta é,o quê nós nos tornaremos?
    .
    Muitos dos sem-noções que idolatram o “deuszinho”;das armas,das guerras,da morte,do ódio,da mentira,da servidão,…etc;esquecem quem pagará o sacrifício profano,será a raça humana com a sua vida e a liberdade.

  15. A OTAN é mestre nisso,quando é pra derrubar ditador “doido” é num instante e depois deixa o povo as moscas.

    Quem me conhece sabe que dês de o começo das tensões na Líbia a um ano eu era pró-khadaffi,agora eu quero ver nego que tava defendendo os “revolucionários” dá as caras.

Comentários não permitidos.