Plano Brasil, E.M.Pinto
A Índia anunciou que testará a partir desta semana um míssil balístico a partir do novo submarino nuclear balístico (SSBN). O míssil Sagarika K-15, é um SLBM de crto alcance, possui 10 ton, 10 m de comprimento e um diâmetro de 1 m é capaz de transportar uma ogiva convencional de 500 kg ou uma ogiva nuclear. O Míssil é uma versão naval do míssil que equipa as forças terrestres da Índia, possui um alcance de 750 km.
O Sagarika efetuou o seu primeiro disparo subaquático em fevereiro de 2008 o ensaio foi efetuado a partir de um submarino submerso. Um segundo disparo do mesmo tipo está programado para esta semana no Oceano Índico.
O novo míssil irá equipar os novos submarinos da classe Arihant, os SSBN são os primeiro navios nucleares produzidos pelos indianos.
O primeiro destes navios foi entregue em 2009, ele mede 120 m de comprimento, 14 m de largura e possui um calado de 10 m.
Segundo as autoriddes indianas os Arihant deslocam cerca de 7.000 ton submerso.
Os submarinos estão equipados com seis tubos de torpedos pesados 533mm e silos quatro verticais para o lançamento de até 12 SS-N-27 Sagarika.
O comissionamento do Arihant está prevista para final de 2012.
Ao todo, a Índia planeja construir até 5 SSBN desta classe sendo que os quatro navios irmãos do Arihant vão receber os n ovos mísseis balísticos K-4 de 20 toneladas, com um alcance de 3500 km e com capacidade de transportar uma ogiva de 1 ton.
O segundo SSBN indiano, o Aridhaman, foi entregue em maio 2011, a sua chamada para o serviço ativo está prevista para 2015. O terceiro submarino estratégico deve, por sua vez, estar operacional até 2020.
23 Comments