IMAGENS: USAF e ROKAF mostram poder aéreo com 60 caças F-16 taxiando na pista

Os 60 caças F-16 de esquadrões da Força Aérea dos EUA e de uma unidade da Força Aérea da República da Coreia taxiam na pista da Base Aérea de Kunsan, Coreia do Sul. (Foto: Senior Airman Brittany Y. Auld / U.S. Air Force)

Nem mesmo o sol teve a chance de nascer, e os aviadores da Base Aérea de Kunsan, na Coreia do Sul, começaram o seu trabalho durante um exercício combinado de geração de combate, no dia 2 de março de 2012, entre as forças aéreas dos Estados Unidos (USAF) e da República da Coreia (RoKAF). O exercício foi chamado de Elephant Walk.

Os caças F-16 se preparam para taxiar na pista de Kunsan. (Foto: Senior Airman Brigitte N. Brantley / U.S. Air Force)

“O objetivo do exercício é para testar a capacidade de nossa equipe para executar a nossa missão de combate em qualquer momento”, disse o coronel Craig Leavitt, comandante do 8° Grupo de Operações.

“Isso mostra a vontade que temos como uma equipe, as forças dos Estados Unidos e da República da Coreia, para defender a República da Coreia, a qualquer momento”, acrescentou.

O exercício serivu para demonstrar a capacidade de acionamento de um grande poder aéreo no caso de uma nacessidade na região. (Foto: Senior Airman Brittany Y. Auld / U.S. Air Force)

Do início ao fim, as aeronaves foram acionadas como se fossem para operações de guerra. O exercício ajuda a prática da Força Aérea enquanto várias peças de um quebra-cabeça muito maior são reunidas num movimento rápido, o que representa um ciclo de eventos primordiais para a defesa global da região.

Descrevendo-o como um “evento bilateral”, o coronel Stephen Williams, vice-comandante da 8ª Ala de Caça, comentou sobre as longas horas passadas nos bastidores, e que produziram o poder de combate aéreo visto entre as cinco unidades. No total, o exercício incluiu aeronaves dos 35° e 80° esquadrões de caça da 8ª Ala de Caça, da Base Aérea de Kunsan, Coreia do Sul, do 421° Esquadrão de Caça Expedicionário da 388ª Ala de Caça, da Base Aérea de Hill, Utah, e o 55° Esquadrão de Caça Expedicionário da 20ª Ala de Caça da Base Aérea de Shaw, Carolina do Sul, e do 38° Grupo de Caça da Força Aérea da República da Coreia.

Os caças F-16 que participaram do exercício Elephant Walk vieram de quatro esquadrões da USAF e uma unidade da Coreia do Sul. (Foto: Senior Airman Brittany Y. Auld / U.S. Air Force)

“Pilotos de todos os grupos estão participando – do Wolf Pack inteiro – e nem sempre conseguimos ver o final do exercício”, disse Williams.

Um final digno, a “parte final” do evento, iniciou-se com o som estrondoso de caças enquanto eles taxiavam pela pista como que numa procissão pronta para combate.

Esta não é a primeira vez que o Wolf Pack exerce um acionamento completo de combate, e certamente não é o último, mas trabalhar com as defesas de poder aéreo do país anfitrião nos trouxe uma associação mais pessoal para a importância do exercício.

Uma visão de trás da fileira de caças F-16 na pista da Base Aérea de Kunsan. (Foto: Senior Airman Brittany Y. Auld / U.S. Air Force)

“Esta é a pátria coreana”, disse Williams, lembrando a Força Aérea que o Wolf Pack é parte de um interesse em defender a República da Coreia de forças inimigas.

“Quanto mais trabalharmos juntos, melhor vamos ser se formos chamados ao norte para luta”, disse Williams.

Fonte: CAVOK

25 Comentários

  1. Pense? nesta foto tem mais força aérea que 90% das nações do planeta, isto sim é “Dissuasão” (parafraseando o ex ministro Nelson Jobim).
    sds
    E.M.Pinto

  2. Pois é Metade dessa frota ja conseguiria penetrar nas nossas defesas aerias e dominar os ceus do brasil facilmente

    E a Presidente dilma e suas Assistentes que nao fazem nada e ainda nao kerem ser questionadas —-‘

  3. Isso faz o novo líder norte-coreano pensar direito. E isso é só parte do efetivo. Pra dar conta disso só uma bomba nuclear mesmo.



  4. quanto tempo leva para todos esses 90 caças levantarem voo devidamente armados

    qual a distancia desta base aérea da fronteira com a coreia do norte..

    esse exercício é de dissuasão ou de …se for nos atacar antes “Kim Jong-un” escolha bem seus alvos…kkkk

  5. Os yankes mostrando força mais uma vez os caras são f. ; irã bota os peitos contra os donos do mundo; Brasil tem que seguir o exemplo dos caras tem que investir pesado na nossa defesa e garantir a soberania ; mais se for depender dos proprios brasileiros isso nunca vai acontecer; ou então é ficar vendo super esquadroes desfilarem mundo afora.

  6. Russia e China participam do embargo a Coréia do Norte. Para a China a Coréia do Norte é um aliado indesejado, pois afeta a paz na Asia e seus negocios. A Coréia do Norte com o embargo, esta com suas forças armadas obsoletas e sem reposição de peças. Sua força aérea está em frangalhos, o lider da Coreia do Norte viajou para a Russia e China, na tentativa de comprar novos caças e material belico, recebeu um não de ambos. Por isso e por estar falida, sem dinheiro e com seu povo passando fome. A Coreia do Norte resolveu abandonar seu programa de armas nucleares. Caso a Coreia do Sul ataque a Coréia do Norte esta seria arrasada pela Coréia do Sul. E essa é a realidade.

  7. xtreme seis minuto cada aeronave eu acho depende do armamento mais não serve pra muita coisa uma bombinha da coreia do norte ja limpa tudo. imagina toda frota russa a maior força aeria do mundo deve ser de fu….

  8. agora que eu me lembro a coreia do norte tem mais aviões de combate que a do sul antes que alguem venha dizer que a maior força aeria do mundo é americana não com diz com a realidade só por causa de um fato ele conta os aviões de combate aqueles que estão no cemitério de aviões.

  9. Meu caro, cure-se desta síndrome do pinico na cabeça que anda se alastrando. o link que eu te passo agora está desatualizado, de lá pra cá a Coréia do SUl aumentou o seu poder com a aquisição de caças novos enquanto a do norte, se não estabilizou perdeu mais alguns por conta da corrosão
    http://planobrasil.com/2010/12/19/tensao-na-asia-breve-comparativo-do-poder-belico-das-coreias/
    Veja o link e confira em outras fontes, mas por favor, não entre na onda dos aloprados.
    Sds
    E.M.Pinto

  10. kkkkkkk E.M.Pinto quem bebeu aqui foi você kissuki eu disse que a força aeria da coreia do norte tem mais aviões do que a coreia do sul eu não disse que os aviões da do norte era melhor ou superior da do sul bebeu sim que eu vi olha a prova que você me deu.

  11. Nada de mais normal até para um país que vive sob ameaças, quem conhece bem como funciona a defesa aérea da coréia do sul sabe que eles tem um inimigo em potencial, não acredito que a CN usaria armas nucleares , porque os mesmos explodiriam antes de serem lançados de seu próprio território, ou explodiriam ainda ainda em seus céus, pois a CN sabe que a US navy tem uns navios da classe EAGIS capaz de neutralizar qualquer ameaça balística a centenas de quilômetros com mísseis, cujo o Japão tem estes sistemas comprado dos USA para sua proteção anti-balística, há esqueci nesta operação ver-se apenas os F-16 com os upgrades mais recentes imaginem se juntam os F-15K rsrs acabou a festa para a CN.

  12. Sem dúvida esse é o tipo de imagem que vale mais do que mil palavras… Um recado claro e contundente aos potenciais inimigos… Será que algum dia ainda veremos alguma coisa parecida por aqui?!?

  13. Uma centena de milhares de pequenos drones voadores poria isso tudo no chão em questão de horas…devemos buscar uma nova mentalidade de tecnolodia de defesa…esquecermos as ideias dantescas do passado tecnológico!!!

  14. Que imagem bonita, espero viver par ver uma semelhante com aviões brasileiros 🙂 Ou melhor, com centenas de drones stealth brasileiros

  15. Quantos ‘kamikazes’ norte-coreanos. Vão saturar os radares e provocar uma ‘zona’ aérea. Teremos então, para os sobreviventes da primeira onda, a fuga tipo ‘asas para que te quero’. E os sul-coreanos entrarão num corredor com fogo cruzado. Qual é o inventário do armamento anti-aéreo da Coréia do Norte? No Vietnã houve uma grande abate de aeronaves e helicópteros dos EUA. Os norte-coreanos devem ter uma doutrina parecida com a dos vietnamitas já que contam majoritariamente com aeronaves da época. Não existe muita alternativa, as máquinas tem o seu limite operacional.

  16. A verdade é que a coréia do norte tá mais preocupada no momento é com o próprio estômago. A rússia e a china que sempre foram seus aliados, tão nem aí prá esse bastião do atraso.

  17. Bela oportunidade da coréia do norte mirar sua artilharia nesta base e dizimar grande parte da força aérea inimiga.

  18. Amigo Edilson, somente hoje vi seu comentário…hehe Realmente tive que procurar pelas fotos. Na matéria da USAF somente tinham 3 decentes. As outras fui atrás.

    Abraço,

    Fernando Valduga
    Editor Cavok Brasil

Comentários não permitidos.